Autor Tópico: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo  (Lida 11883 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« em: 31 de Maio de 2017, 23:20 »
Teste Filipe Pombo e Tmaxer

Este texto do ponto de vista do utilizador: Filipe Pombo
Fotografias: produção conjunta Filipe Pombo e Tmaxer

Tempo com a Xmax300: 4 horas
Meteo: tempo seco
Vento_ Moderado a forte
Velocidade máxima atingida 150 kms/h AE  (registo no odometro)
Stand : MJPaiva / Estoril
Valor chave na mão: 6,400€

Video https://youtu.be/qLaQOnVn2y0





Ontem recebi um telefonema da MJPaiva, Estoril, a perguntar se queria experimentar a novidade, acabadinha de chegar ao stand.

Dada a minha larga experiencia de proprietário das Xmax 400 e Xmax 250 , penso que serei uma das pessoas mais indicadas para experimentar  e comentar a novidade da Yamaha , a Xmax 300.



Afinal de contas esta máquina da Yamaha apresentada no último mês de Novembro internacionalmente e recentemente na feira de motas lisboeta ainda tem andado apenas entre jornalistas da especialidad, e ainda sem vendas pelo nosso mercado.

À primeira vista a Xmax 300 que conhecia da FIL,  segue a linha das anteriores, perfil desportivo, arrojado e com linhas que não deixam ninguém indiferente… com a traseira robusta e finalizada em forquilha com o triangulo a arrematar o assento e a marca distinta da Yamaha em metalizado.

A Xmax 300 que me foi concedida para teste, poderei dizer que faz lembrar a Tmax Bronze..pelo que deve andar pelo mesmo nome..não sei..

A este teste, como tem vindo sendo hábito, faço parceria com o companheiro Tmaxer a quem deixo as considerações mais técnicas e que recomendo a leitura.

Não deixando, eu próprio de comentar sempre a minha opinião com quem sabe da" poda” e de aprender mais umas coisitas.



Hoje de manhã dirigi-me ao stand na minha Xmax 400 e como alguém teria levado a Xmax 300 , aproveitei para dar uma voltita de 30 kms com uma Tmax de 2012 com variador J.Costa e Akrapovic..mota em segunda mão e que perfaz apenas 5,400 kms ..mau começo..a máquina é infernal e dá um gozo que só visto..a aceleração brutal que este exemplar tem ..e o ressoar do escape é uma experiencia que aconselho a quem sofre deste mal de espirito Scootard ..


Depois desta larga voltinha… vi as coisas mal paradas para experimentar..uma 300 com pretensões a económica…..mal me sentei na Xmax 300 a primeira sensação foi de que como na restante familia Xmax , este modelo não foi pensado para pessoas com menos de 1,78 m ..de resto foi perceber o quanto tinham mudado as coisas desde a geração anterior..a começar pelos manómetros..mais modernos e com a informação mais completa..computador de bordo, a dar-nos as boas vindas em inglês.. num "Welcome a board” que percorre o écran de LCD monocromático.



Ainda no parque: As informações do écran são desde a temperatura do ar , médias.. temperatura motor, nível de combustível..conta-rotações e odómetro com formato analógico.





Como inciado na Tmax , este modelo não utiliza a tradicional chave  apenas um emissor que permite à mota identificar que estamos próximo e permitir colocar a Xmax a funcionar, a já tão falada Smart Key, Sistema de ignição sem chave



Assim o fiz, e o motor começa a roncar suavemente e como um relógio Suiço de qualidade (os há de má qualidade e que embora caros andam sempre desafinados) .. mal se ouve..mas lá está…a Xmax 300 é uma mota com cerca de 170 kgs e que se nota comparativamente à pesada Xmax 400, já com a Xmax 250 o peso é semelhante e a posição de condução semelhante.

Antes de partir à aventura, nota para o assento, super confortável, mais do que as antecessoras, mais apoio lombar, sem ser o sofá das Bugas ou SYM, mas mais apoio e altura.. e o material, nota-se que é um gel que vai dar alegria a quem utilizar regularmente está máquina.



Detalhes como o Xmax gravado no apoio lombar, dá aquele toque de requinte.. tal como o led interior do largo baú, com uma base mais direita do que as anteriores gerações e com igual espaço  para dois capacetes integrais mais qualuqer coisa no meio, já que permite ainda ter pequenas carteiras ou objectos no intervalo entre cavidades .




O selector de funções da consola, comanda a ignição, a abertura do assento, do depósito ( requer hábito)  e controlo das luzes de parque. Já uma nota negativa para a tradicional falta de travão de parque ..comum a todas as Xmax.

O Selector do multifunções no lado direito do guiador, permite avançar ou retroceder nas informações uma a uma.

Ainda na consola, podemos observar dois compartimentos, um no lado esquerdo fechado pelo fecho central que abre através do botão central e que tem uma saída USB e um  outro no direito que não tem chave …

Na estrada… :

Uma vez ligado o motor através da ignição que é novidade neste modelo, já que é accionada pelo botão de emergência (novidade) vermelho.





A Xmax 300 tem um trabalhar suave como referi, o seu arranque nada brusco é feito progressivamente a fazer lembrar a Xmax 250, confortável e maneirinha a Xmax 300 revela-se quando se dá ao punho, torna-se endiabrada e deixou algumas PCX a ver navios pelos semáforos ..ainda algumas tentaram fazer-lhe frente a pensar que se trataria de uma 125 cm3 ..mas depressa desfizeram essa ideia quando esta bonequinha atingia os 100 Kms/h  , ainda as rainhas dos semáforos estavam a descolar…

Pronto aqui se percebe que se trata de uma mota rápida no arranque quando se lhe pede para acelerar, mas no entanto é muito suave e discreta quando se quer..resultado da nova tecnologia deste motor..que permite um redimento máximo com menor consumo em baixas rotações e libertar o consumo conforme se vai exigindo do motor de 292 cms3 da mais alta tecnologia.

A iluminição full led, deixou de ser zarolha, e passou a contar com os dois médios ligados em permanência e um máximo originalmente colocado ao centro que aumenta significativamente a quantidade de luz emitida.



As rodas mais altas não são tão largas como a Xmax 400 o que lhe dá alguns laivos laterias quando em acelações rápidas ..o que será rápidamnete corrigido pelo sistema de controlo de tração TCS , este sistema inovador em scooters desta gama, será muito útil, visto que senti algumas vezes (em estrada mais ingreme) a traseira a dar de si, sempre que chamava a potência para arrancar ao que este sistema prontamente corrigia ..portanto muito útil, face ao potencial que este motor oferece para a estrutura leve da Xmax 300.

Nota negativa para a travagem..como referi a Xmax 300 sabe ser suave a arrancar..mas se for chamada pode ser um caso sério..de subida de rotações.aí ..meus amigos (as) estes travões não me ofereceram confiança..até lhe alteraria o nome para abrandadores..apesar do ABS ..o disco isolado da frente pareceu-me claramente insuficiente para a velocidade que esta Scooter atinge rapidamente.



Considerando que o preço até pode ser justo, embora um pouco puxadote para o nosso mercado nacional, a Xmax 300 pareceu-me uma boa hipótese que consideraria se fosse hoje comprar uma scooter dessa gama..

A evidente qualidade de construção da Xmax 300 justifica em parte o seu valor, que sumando aos novos “gadgets" como a suspensão de mota, controlo de tração, computador multifunções, torna esta Scooter uma pretendente ao trono dumas melhores Scooters acima dos 200 cms.



De qualquer modo, pessoalmente se fosse hoje poderia considerar, mas sabendo o que sei..preferia na mesma por mais 300€ ter a Xmax 400 ..primeiro porque para longas viagens que faço..é mais pesada , estável e confortável.. com vento não tem nada a ver ..a Xmax 300 mostrou-se muito mais sensível à estrada aberta, embora o novo desenho do vidro frontal tenha absorvido melhor o vento de frente, mas em contrapartida, senti mais o vento nos joelhos e pernas.

Por outro lado, em performance a Xmax 400 mostra claramente a garra e quando a Xmax 300 vai já em esforço nos 140-150, atingi com esta fácilmente os 140, mais esforço para os 150, velocidade máxima onde começou nitidamente a recusar avançar , apesar das rotações estarem aquém do limite. A Xmax 400 encontra aí a sua velocidade cruzeiro com capacidade ainda de ultrapassar sem dificuldade até aos 165-170 kms/h aqui vi grande diferença… apesar do motor da Xmax 300 ser muito, mas muito mais suave e o da Xmax 400 ter sempre aquele trabalhar de trator que causa vibrações que a 300 nem sequer abana...

Para a Xmax 250..tudo é melhor, nem comento, menos os travões que comparativamente com a minha Xmax 250 ABS esta Xmax 300 perde bastante na potência de travagem.





Os consumos com condução mais desportiva e em estrada aberta da Xmax 300 com velocidades entre os 110-130 foi de 3,8 / 4 litros  e com transito e velocidade mais moderadas até aos 110 foi de 3,3 l/100 já a Xmax 400 faz-me em média 4,2 lts , portanto mais gastadora..
« Última modificação: 03 de Junho de 2017, 22:10 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2017, 23:38 »
 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Grande teste, Filipe e TMaxer, embora podiam ter-me dito que estavam pela minha zona... _martelada_ _martelada_ _martelada_

Devo ter sido o primeiro a fazer TD nessa X-Max 300 no MJPaiva, no dia em que chegou, e a minha experiência, de cerca de 30 minutos de teste, vai no mesmo sentido da tua descrição/opinião.

Muito ágil, leve qb e espigadote a subir de rotações e velocidade até aos 140/145 km/h. Qualidade geral excelente apesar de alguns pormenores poderem ser melhores (aquele descanso lateral parece de uma NMAX) mas podemos considerar que é uma XMAX v3, enquanto a minha e a tua serão v2 (ou quanto muito v2.5)

Mas os travões, enfim, deviam ser os das 400...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #2 em: 31 de Maio de 2017, 23:52 »
_pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Grande teste, Filipe e TMaxer, embora podiam ter-me dito que estavam pela minha zona... _martelada_ _martelada_ _martelada_

Devo ter sido o primeiro a fazer TD nessa X-Max 300 no MJPaiva, no dia em que chegou, e a minha experiência, de cerca de 30 minutos de teste, vai no mesmo sentido da tua descrição/opinião.

Muito ágil, leve qb e espigadote a subir de rotações e velocidade até aos 140/145 km/h. Qualidade geral excelente apesar de alguns pormenores poderem ser melhores (aquele descanso lateral parece de uma NMAX) mas podemos considerar que é uma XMAX v3, enquanto a minha e a tua serão v2 (ou quanto muito v2.5)

Mas os travões, enfim, deviam ser os das 400...

Pois podíamos, mas nem me lembrei..estávamos ambos entre reuniões .. mas tens razão sobre o descanso..por acaso não gostei muito..pouparam algum níquel neste descanso...

Os travões se fossem os da 400 eram maravilha..infelizmente , acharam que não havia necessidade de duplo disco..é pena.. _martelada_

O João falou-me que já tinha tido a 300 mas teve de a devolver, esta vem do parque de imprensa e não é recomendável a compra  _Rolley_  deste item...
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 23:53 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2017, 00:10 »
Muito bom Filipe... irei postar a minha opiniao sobre a maquina brevemente... foi muito positiva, se estivesse comprador de uma moto nos 125-300 cc seria esta que comprava  _pol_ _pol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4431
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2017, 07:35 »
Grato pela partilha a ambos
Ainda não tive a oportunidade de a testar nas está para breve...
Quanto ao preco.... pagas o simbolo , etc....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pfc

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #5 em: 01 de Junho de 2017, 09:36 »
Muito bom! Parabéns.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1897
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer9/GTS300
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2017, 09:38 »
Mais uma excelente reportagem como o Filipe e o TMaxer já nos habituaram. Essa Xmax 300  ficava muito bem ao lado da minha Tmax na garagem. Era perfeito para mim como segunda scooter.   _pol_
 
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014 XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015 Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022 Tracer 7  julho 2022/ setembro 2024; Vespa 300GTS julho 2022; Tracer 9 GT setembro 2024,

JViegas

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2017, 09:55 »
Obrigado pela partilha de experiências com esta máquina, ainda mais quando tens já uma vasta experiência no uso destes modelos.

É sempre fixe verificar as diferenças encontradas por alguém que anda diariamente em maxiscooter.

Não creio que esta maxiscooter tenha aspirações desportivas no entanto o espírito está lá. O controlo de tração é um must, pois é cada vez um sistema de ajuda à condução muito útil em piso em mau estado ou escorregadio.

Se estivesse comprador de um modelo entre os 250/400 em maxiscooter, este era um modelo a considerar, se bem que a Kymco com a 400 e a SYM com a Cruisym (acho que 300?) têm igualmente boas propostas, quanto a mim.






Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2550
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2017, 11:56 »
Mais uma vez um trabalho apresentado 5*, parabéns aos dois.
Agora já posso comentar porque estou no "patamar acima"......... _lol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

cgomes

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #9 em: 01 de Junho de 2017, 14:06 »
Grato pela partilha.
Fiquei com a ideia que será uma boa proposta no segmento, com o senão do disco único à frente. Mas, como isto não está para andar a grandes velocidades, creio que isso não constituirá problema.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4431
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #10 em: 02 de Junho de 2017, 08:13 »
Fiquei ontem a saber que na linha vai haver uma em segunda mão, alguém comprou e não gostou,troca por uma 400 de outra marca....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #11 em: 02 de Junho de 2017, 11:01 »
   Colega Filipe Pombo,

   Obrigado pela partilha deste teste.  _pol_
   Muito útil, dada a tua experiência com as outras X-Max.
   A scooter parece estar mesmo no ponto de equilíbrio entre a parte económica e emocional.

   Cumprimentos e continuação de bons kms para ti.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

RCEu

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #12 em: 02 de Junho de 2017, 11:30 »
Parabéns pelo trabalho em prol do CPM.


Excelente partilha.


Obrigado

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4431
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #13 em: 02 de Junho de 2017, 18:23 »
Pronto , já a testei e formulei a minha opinião que irei colocar no tópico correspondente .
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #14 em: 02 de Junho de 2017, 20:49 »
Fiquei ontem a saber que na linha vai haver uma em segunda mão, alguém comprou e não gostou,troca por uma 400 de outra marca....

informação relevante



 _pol_







Espirito Aventura

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #15 em: 04 de Junho de 2017, 09:37 »
Parabéns a ambos pelo teste muito abrangente.  _convivio_

Pela diferença de preço e caso estivesse comprador de um modelo do género, também creio que iria para a 400, mas esta trás já algumas melhorias para a gama X-Max.  _pol_

O painel de instrumentos está bem conseguido e o design também é "jovem e desportivo".

Quanto à travagem, percebo que talvez seja o lado melhorável e que portanto menos impressionou, mas quiçá não se note tanto numa condução mais tranquila.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #16 em: 09 de Junho de 2017, 18:24 »
Parabéns a ambos pelo teste muito abrangente.  _convi
Quanto à travagem, percebo que talvez seja o lado melhorável e que portanto menos impressionou, mas quiçá não se note tanto numa condução mais tranquila.

Acho que se nota sempre, mais a mais é uma scooter nervosa que obriga a travagens frequentes..deixou-me algo decepcionado neste campo...   _pensador_
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #17 em: 15 de Junho de 2017, 18:02 »




Com algum atraso deixo aqui as minhas impressões sobre a nova X Max 2017. Pela frieza de participação no tópico, deduzo algum desinteresse dos companheiros pela máquina possivelmente fruto de 2 situações: o CPM estar a ficar cada vez mais dividido entre os companheiros dos 125 e aqueles que optam por cilindradas maiores e que o preço de PVP em Portugal afasta potenciais interessados.
 
 
Mas vamos falar naquilo que interessa: A Xmax 300.




 
 
A Xmax 250 era a aposta da Yamaha neste segmento de scooters de tamanho e cilindrada médio, de vocação  mais citadina mas que com a cilindrada extra face as suas congéneres 125 consegue melhor fazer frente a utilização em via rápida e auto-estrada.
 
 
A 250 ja estava em termos de mercado um pouco arredada da luta apesar de ser uma excelente máquina, mas a concorrência aposta nas motorizações de 300cc com potências mais perto dos 30 cavalos. O intervalo de mudança de oleo nos 3 mil Kms também era penalizador.
 



 
Assim em 2017, a Yamaha decidiu avançar para uma proposta nova, começando numa folha em branco para chassis e motor. Nasce assim esta XMax 300 como um motor e estética unica na gama Xmax. o novo motor tem agora uma potência de 28 cavalos sendo as medidas de pistão de 70 x 75,9, medidas privilegiam uma boa curva de binário.
 
A nivel de equipamento, a Yamaha fez algo de novo mantendo o DNA das XMax em termos de espaco de carga, qualidade de materiais e do comportamento dinâmico. A Xmax vem carregada com todos os extras que tem vindo a ser introduzidos nos topos de gama de 2 rodas: controlo de tração, luzes led, computador de bordo, chave sem fios, etc.
 
 



O primeiro contacto que tive com a unidade foi estatico no salão da EICMA tendo ficado agradavelmente surpreendido pela estética e qualidade, e agora quando do contacto dinâmico tive nova oportunidade enquanto o Filipe fazia o seu trabalho de ir admirando todos os pormenores. E sao muitos... desde a qualidade de construção e forma complexa das formas e encaixes das carenagens até ao cuidado e atenção demonstrado em algumas superfícies, passando por coisas que deixamos passar num primeiro olhar tais como a forma do escape para reduzir a volumetria do mesmo à forma e posição do “máximo”.
 

Para alem disto, os manometros e computador de bordo espantam o mais exigente pela quantidade de informação fornecida (temperatura, tempo de viagem, voltímetro, , quase que arriscaria que apenas falta o GPS integrado!

 


 
 
Aos comandos, a resposta ao rodar do punho é rápida, suave e muito linear dos 300cc definem a forma de a conduzir, tal como esperado a Xmax 300 guia-se com muita facilidade, mas não sendo nenhuma desportiva, nem tendo qualquer pretensiosismo a se-lo.
 
A ergonomia é típico das Xmax, sendo o banco largo mas relativamente baixo e nao colocando grandes dificuldade em assentar os 2 pes no chão. A proteção aerodinâmica é boa mesmo em velocidades mais elevadas, havendo para os mais altos a possibilidade de subir o ecrã.
 


 
Dada a curta distância entre eixos e aliada à agilidade do motor, a Xmax 300 é muito rapida e facil de conduzir em ambiente urbano. A taragem da suspensão dianteira é firme o que permite algum feeback no guiador sobre a accao do eixo dianteiro e a traseira tinha a mola numa posição intermédia, o amortecedor tem uma boa capacidade de digerir o mau piso não passando tanto as compressões mais violentas de forma tao directa como acontece no modelo anterior.
 
A travagem é na minha opinião o ponto em que esta nova scooter se afasta mais do referido DNA Xmax... a accao das manetes é dura e curso quase inexistente. A potência de travagem não é má, mas é preciso fazer alguma força na manete. Muito provavelmente isto acontece devido ao desenho das novas bombas de travão que foram reduzidas em tamanho. O ABS é muito eficaz sendo que o seu comportamento é mais pro-activo estando pronto a entrar em acção para evitar que existam quaisquer derrapagens ou derivas (da traseira).
 
 
A Xmax vem com uns pneus Dunlop Scootsmart que tem tido por partes dos companheiros merecidos elogios tanto em seco como em molhado, eram novos (a scooter tinha 1500 kms) pelo que ainda estavam a 100% das suas capacidades tendo sido uns bons aliados durante o teste.

 


 
O novo TCS (controlo de tração) pode ser desligado ou ligado (standard). Como era uma das novidades testei-o exaustivamente tendo para isso circulado alguns kilometros pela berma (em terrra) da estrada e apesar de pessoalmente gostar de ligações com a máquina o mais directas possível, reconheço que esta é uma excelente adição a esta scooter pois elimina algumas patinagens mais bruscas que às vezes podem existir em superfícies com pouca aderência, nomeadamente passeios molhados e algumas ruas em empedrado, o que se configura como dia-a-dia desta scooter em muitos mercados onde será vendida em massa.
 
 
 
 
Por fim, o busilis da questão para nós Tugas: 6500 € é muita massa.
 
 
A XMax 300 veio como uma proposta de qualidade para tentar dominar a gama de scooters “mid-size” e a Yamaha apostou carregando a pequena scooter de extras e não cortando na qualidade, até porque se analisarmos muitos dos mercados a que a 300 se destina, aquilo que se vende mais não é o que é mais barato.



 _pol_ _pol_  scooter_ scooter_



« Última modificação: 15 de Junho de 2017, 20:06 por TMaxer »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #18 em: 15 de Junho de 2017, 18:24 »
Tomando como referência o preço da TMax como topo de gama, o preço nem é muito surpreendente  _pensador_ mas nós estamos a ganhar pouco  _thumbdown_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline wime

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 82
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS300i ABS/SS
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #19 em: 15 de Junho de 2017, 18:47 »
Para mim está fora de questão....

Uma topo de gama sem travão de parque ? Obrigado, mas não.

 
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

Mouratti

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #20 em: 15 de Junho de 2017, 18:54 »
Já agora pergunta de rookie o que é um travao de parque?

Enviado do meu X80h(FB5M) através de Tapatalk


TMaxer

  • Visitante
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #21 em: 15 de Junho de 2017, 19:03 »
é o equivalente num carro ao "travao de mao".



Pois... nao tem... mas muitas outras scooters nesta cilindrada de 300cc tambem nao tem  _thumbdown_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Yamaha Xmax 300 uma scooter chamada de desejo
« Responder #22 em: 15 de Junho de 2017, 20:08 »
Antes de tudo, obrigado pela vossa disponibilidade, faziam falta mais testes deste tipo por aqui... _palmas_ _palmas_ _palmas_

é o equivalente num carro ao "travao de mao".

Pois... nao tem... mas muitas outras scooters nesta cilindrada de 300cc tambem nao tem  _thumbdown_

Por falta de hábito, reconheço que não o utilizo muito apesar de estar presente na X-ADV, mas a verdade é que me habituei a contar com a sua falta no posicionamento da scooter/moto aquando o estacionamento.

E inclusive já por 2 vezes andei umas boas dezenas de metros com o mesmo ligado antes de me aperceber que estava ligado...  _corado_

Com algum atraso deixo aqui as minhas impressões sobre a nova X Max 2017. Pela frieza de participação no tópico, deduzo algum desinteresse dos companheiros pela máquina possivelmente fruto de 2 situações: o CPM estar a ficar cada vez mais dividido entre os companheiros dos 125 e aqueles que optam por cilindradas maiores e que o preço de PVP em Portugal afasta potenciais interessados.

Sim, é verdade, as médias cilindradas são muito menosprezadas pelo público alvo do CPM, algo que também têm a ver com o comentário seguinte:

Por fim, o busilis da questão para nós Tugas: 6500 € é muita massa.
 
A XMax 300 veio como uma proposta de qualidade para tentar dominar a gama de scooters “mid-size” e a Yamaha apostou carregando a pequena scooter de extras e não cortando na qualidade, até porque se analisarmos muitos dos mercados a que a 300 se destina, aquilo que se vende mais não é o que é mais barato.
 _pol_ _pol_  scooter_ scooter_

Como o nosso poder de compra é baixo, quem tem carta categoria A tem tendencialmente propensão a adquirir uma moto/scooter que lhe permita outros vos e uma utilização mais alargada, pois as 300cc são maioritariamente citadinas, apenas mais propensas a deslocações em AE que as 125cc. A compra das 125cc de topo como as X-MAX ou as FORZA têm outro enquadramento, e por isso não são comparáveis...
« Última modificação: 15 de Junho de 2017, 20:13 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)