Boa partilha, companheiro.É isso mesmo, companheiro Eduardo Chong, se a coisa for feita com calma não é preciso nenhum engenheiro aeroespacial e poupa-se algum dinheiro.Gostei da ferramenta para bloquear o variador. Reparei que o variador da Sym tem dois orifícios onde se pode encaixar a ferramenta, o que é óptimo. O variador que tenho na Burgman (da Pollini) não tem, e a "luta" é maior para imobilizar o variador para desapertar/apertar.Já agora, algo que tenho feito e tem resultado comigo. Partilho:- Na campânula da embraiagem, bem como nas patilhas (à antiga: os "ferodos"), não usar lixa, agarra-se na parte verde de um esfregão da loiça e... esfrega-se com cuidado. Aprendi isso na "net", limpa e é menos abrasivo - não faz sulcos, como uma lixa fará por fina que seja.Já agora, antes costumo limpar o conjunto com óleo "Bala" de limpeza de travões, mais barato, e dou-lhe uma sopradela. - Antes de montar os roletes (cuidado com a posição, não é "igual ao litro", a parte das inscrições, mais aberta, fica virada para a esquerda, no sentido retrógado, isto é, contrário ao dos ponteiros do relógio), passei Massa de Lítio no eixo do variador e cavidades dos roletes, até mesmo uma besuntadela nos próprios roletes. A massa de Lítio é uma massa que aguenta altas temperaturas e lubrifica sem espirrar/sujar o sistema, a Pollini vende uma pasta "especial" que não passa afinal de massa de lítio. Há no Aki e não é demasiado cara,Como a cada muda de óleo, seis em seis mil quilómetros, costumo desmontar e limpar a zona do variador/embraiagem, reparei que os roletes (Bando, desde há 7000 mil quilómetros) estavam como novos.Aqui, atenção: li que há alguns roletes que não são lubrificáveis, convém saber.Outra coisa.Uma vez que usaste uma ferramenta de bloqueio, deduzo que não usaste chave de impacto (eléctrica ou pneumática) para desapertar as porcas.Para todos os efeitos, convém saber-se a força certa de aperto. Nas oficinas, temo que não haja grande preocupação com este pormenor. Será o "mais ou menos" e até o "pouco antes de partir" da prática, algo idêntico ao que se passa nas oficinas de pneus - já alguém os viu calibrar a chave para a pressão correcta do modelo da viatura? Pois, e depois é convidar a família toda para subir para cima da chave quando há que mudar o pneu aquando de um furo...No meu caso, comecei por "investir" numa Chave de Impacto pneumática do LIDL. Talvez por associação à secção/comprimento do tubo de ar, e até ao aperto exagerado que trazia da oficina, não tive sucesso, só valeu pelas chaves de caixa do "kit"... Também nunca mais experimentei a chave, depois de passar a ser eu a apertar manualmente com uma Chave Dinanométrica que encontrei a bom preço. Para quem não está familiarizado, trata-se de uma chave parecida com as de "caixa" mas tem uma escala de aperto regulável, dá um estalido quando atinge a força pré-seleccionada.
- Na campânula da embraiagem, bem como nas patilhas (à antiga: os "ferodos"), não usar lixa, agarra-se na parte verde de um esfregão da loiça e... esfrega-se com cuidado. Aprendi isso na "net", limpa e é menos abrasivo - não faz sulcos, como uma lixa fará por fina que seja.Já agora, antes costumo limpar o conjunto com óleo "Bala" de limpeza de travões, mais barato, e dou-lhe uma sopradela. - Antes de montar os roletes (cuidado com a posição, não é "igual ao litro", a parte das inscrições, mais aberta, fica virada para a esquerda, no sentido retrógado, isto é, contrário ao dos ponteiros do relógio), passei Massa de Lítio no eixo do variador e cavidades dos roletes, até mesmo uma besuntadela nos próprios roletes.
Companheiro kymbusa, as minhas desculpas, só agora dei pela pergunta.O que vou responder está de acordo com o que faço e tenho lido:
Boas, alguém pode facultar essa chave maravilhosa?Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk
N tnh maq soldar.. se alguem de valongo tiver.. é so um diaEnviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk
Ou então pistola de rodas de impacto , se tiveres compressor .
Tenho a eléctrica do lidl, ainda não a experimentei.Vai ser testada aquando da troca da correia. Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
Ou uma electrica.Por acaso estiveram a pouco tempo no lidl, e não comprei a electrica parkside 450, a pensar que não era nada de jeito, mas a coisa de duas semanas quando fui trocar o pneu de trás a oficina, eles com a pistola de impacto a ar não conseguiram desapertar, virou-se para mim o rapaz que estava a fazer a troca e disse vou buscar o animal, apareceu-me com a aparafusadora de impacto 450w , eu perguntei isso é alguma coisa de jeito, ele disse é o nosso tira teimas, mas tb disse que as antigas aquela eram melhores que as novas, mas que fazem um belo trabalho.Ora por 39,99€ quando aparecerem de novo vou comprar uma.