Autor Tópico: Honda X-ADV - Test Drive  (Lida 7958 vezes)

Offline JPA

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Honda X-ADV - Test Drive
« em: 14 de Maio de 2017, 23:10 »

Hoje é dia Honda, e nada melhor que ir pela fresca passear com objetivo de testar 2 modelos únicos, com a expetativa de perceber alguma lógica e enquadramento comercial.

Começo pela nova e radical X-ADV , que ainda em 2016 se começou falar desta realidade de um novo conceito ainda em fase de protótipo...


... e longe vão os tempos do conceito que germinou com esta "paddock scooter"

Quem se lembra?



É certo que já existe muita informação sobre este modelo, e como tal não quero entrar em considerações técnicas pois um teste drive deve ser feito na ótica do condutor/ utilizador, e o mais isenta possível.

A X-ADV, marca um conceito que para muitos é deslumbrante e para outros é mais do mesmo, design único numa base motriz  mais que conhecida.

 Certo é que a tentativa desafiadora da Honda em colocar uma fasquia algo elevada num modelo com características únicas, poderá a médio prazo almejar algum destaque ou um flop que se traduzirá num problema, mas a Honda sabe bem que por vezes novos conceitos podem demorar algum tempo a serem usuais... quem não se recorda da Integra? Pois é...!!! 


Se num passado tive em pensamento a ideia de que a X ADV se tratava de um produto de "nicho", após uma breve experiencia de meia hora neste test drive verifico que é uma "hipótese".

São demasiados "ses", para um novo produto tecnologicamente muito avançado, caro para o enquadramento no mercado, demasiado caro para as pretensões, mas com algo muito subtil que nos faz pensar...


Não signifique que seja algo menos bom, muito pelo contrário, mas pelo preço praticado deveria ter algo mais a oferecer ou mesmo por ser um referência inicial ( por enquanto ainda única) neste conceito, tanto mais que adopta o mesmo  bicilindrico de 750cc de outros modelos da marca, cuja capacidade de resposta não sendo fulgurante é sem dúvida  ávido em binário.


Ergonomia:


 - É preciso olhar com alguma cautela antes de treparmos para cima do banco, pois fica-se com a ideia de que ela é baixa o que não é bem assim.

 Mal se recolhe o descanso lateral, sente-se logo a compressão na suspensão, e a posição dos braços é excelente... é mesmo à trail! Parece que por intuição já vimos isto em algum lado ( falo por mim...), pois tudo é simples como se quer, nunca esquecendo e volto a referir que estamos "lá em cima".

Os botões nos punhos é que podiam ser mais clássicos, buzina e piscas estão invertidos ! 

O banco é confortável qb, mas nada de deslumbrante, e o met in é pequeno... é algo que para o "conceito" pretendido nem deveria existir pois obriga desde logo um alargar de "ancas" em termos de quadro, quando deveria ser mais esguia.


Os 2 estrados laterais para colocar-mos os pés  não são a melhor escolha, pois deveriam ser mais largos para dentro – uma bota trail com biqueira reforçada deve ser complicada. A posição dos joelhos é algo elevada com uma tendência para se afastarem e requer habituação.

Quem tiver perna curta pode ter alguma dificuldade em manobrá-la, ou mesmo parada vai requerer alguma habituação.  Puxá-la para trás é mais difícil do que parece, pois exige um certo esforço... esta moto é pesada na traseira, o que afasta a mera hipótese de se tratar de um "brinquedo".


O display é muito interessante e dá ares de  "road-book" pois é largo com bastante informação , mas por vezes pouco visível pois espelha em demasia a incidência do sol. 

Adorei a regulação do vidro, muito fácil de ajustar... um must que deveria ser mais comum a todos os modelos da marca e não só - em estrada má, é notável a estabilidade do  conjunto, sendo a a qualidade do acrílico  excelente.




Chave eletrónica agregada ao HISS, pode ser prática mas faz-me um pouco de confusão. Um gadget que encarece o custo final, mas que para mim é dispensável. Nada melhor que uma chave clássica com canhão... não havia necessidade, penso eu!


Ciclistica:


Distância entre eixos longa, e altura do banco elevada, tudo articulada com umas belíssimas  suspensões frontais com algum curso e um mono amortecedor traseiro que é algo seco, pois sente-se alguma pancada  em estrada menos boa -talvez um bocado menos de compressão no regulador e ficaria perfeito.

Para as pretensões de algum "off road", deveria até ser mais alta, não me pareceu propriamente apta para uma trialeira cujo o longo curso das suspensão é condicionante, para evitar o bater no fundo ou mesmo danificar o cárter


 - Os pneus utilizados são uns clássicos e já antigos  trail wing numas jantes raiadas, cuja apetência é clara para terreno misto. 

Estranho a opção do tamanho escolhido da roda traseira, que me pareceu pequena... mas está bem enquadrada.


A travagem é sem dúvida muito boa, responde à mínima solicitação com bastante força, sobretudo na frente, pois a opção do duplo disco a exemplo da Africa Twin é excelente não obstante que o motor com o grande binário consegue desacelerar quase sempre sem manias, isto derivado ao fabuloso desempenho e comportamento da caixa DCT (já la vamos!) - uma segurança digna de distinção. Não senti o ABS mesmo em travagem súbita - é algo que destaco de forma positiva para eventuais "maus caminhos".

 
Motor:


Trata-se de um bloco já conhecido, competente, mas que na minha opinião peca neste modelo por alguma falta de alma. Para o preço pedido, mais uns cavalitos e era o "sweet spot" capaz de chamar a atenção. Para um projeto tão ambicioso, faz falta algo que estabeleça o aspeto mais dinâmico capaz de mudar uma opinião e definir uma tendência. A eterna filosofia da Honda...sobriedade!

O arranque é pouco sedutor, para não dizer outra coisa, mas por vezes nota-se alguma incoerência -  estranhei, mas nada que atrapalhe

Ou é calma de mais e previsível  ou por vezes fica mais brusca do que é expectável... falta alguma linearidade neste automatismo, o que requer alguma habituação.


A caixa DCT é sem dúvida um dos grandes trunfo deste modelo, é uma delicia sentir o "evoluir do motor" e observar as mudanças a subirem com uma suavidade fantástica, assim como as reduções se bem que por 2 vezes senti algum "desentendimento" ao reduzir da 2ª para 1ª isto numa paragem mais forte e súbita até imobilizar totalmente.   

Existem 3 modos da caixa, a D, a S, e a manual nas patilhas ( nem testei ). Para mim neste teste nem 500 m fiz em modo D, pois o modo S ( o meu preferido) é que consegue colmatar alguma "asma" e assim garantir um aspeto mais "fun" à X –ADV.



Os consumos devem estar algo alinhados com o que a Honda confere em outros modelos com o mesmo motor, mas será mesmo assim? 

Veredicto:

Uma moto muito dócil, com uma excelente caixa DCT  muito equilibrada. O design é deslumbrante com uns acabamentos impecáveis... uma montra de qualidade.

O potencial comprador, deve perceber que este conceito pretende uma polivalência em vários campos, mas na minha opinião o uso deve ser mais urbana e estradista do que outro tipo de pretensões.


Só o sucesso e algum volume das vendas é que ditarão o futuro deste modelo, pois foge ao conceito clássico das maxis contemporâneas promovendo deste modo este conceito, mas que não sendo 100% pleno, consegue chamar alguma atenção, pelo menos o design é francamente positivo. _pol_  _palmas_ _palmas_


É algo cara  para aquilo que oferece, pois atinge quase  12.000 €  com documentação( salvo erro)... acho que por menos há outras escolhas mais racionais o que reverte em muitos litros de gasolina, equipamentos, etc.

NOTA: Trata-se de um opinião meramente pessoal, e como tudo, vale o que vale...

( Os meus agradecimentos ao stand J&M Motos em Pombal, que simpaticamente ainda fizeram um check up gratuito à minha Suzuki...  _pol_)

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Offline rumabrica

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2017, 23:45 »
Boas;

Hoje também tive oportunidade de andar com uma e subscrevo tudo o que foi dito,não foi uma grande surpresa para mim porque já estou habituado a andar numa mota semelhante(Integra).
Claro que existem diferenças mas nenhuma das diferenças me levaria a trocar a integra pela X-ADV.
Em comparação com a integra:


A Favor:

=>Posição de condução mais trialeira.
=>DCT mais apurado(achei perfeito).
=>Suspensão da frente.
=>Mais maneável talvez devido à roda mais pequena traseira.
=>Painel de instrumentos com mais informação.
=>Maior espaço de carga.
=>Capacidade de travagem na frente.
=>Não notei nada de muito especial em termos de performance.

Nota: Nenhum destes atributos a favor me levaria a comprar por troca da integra porque nenhum deles é escandalosamente melhor.

Contra:

=> Banco , tem uma inclinação meia para a frente que me dava cabo do coccix como  na x max, com a integra nunca mais tive problemas.
=>Menor proteção aerodinâmica principalmente nas pernas.
=>Pouco espaço para os pés, experimentei andar em pé e não me senti confortável, talvez por falta de habituação, não sei.
=>Muito cara embora ache que o equipamento explique o seu preço.


No entanto acho que para quem não tenha experiencia com a integra vai ter uma agradavél surpresa!!!!

E na minha opinião é muito bonita!
Mas mais um esforço temos sempre á espreita um AT, podia ter experimentado mas resisti _lol_


Cpts
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Offline Pianoman

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #2 em: 15 de Maio de 2017, 09:59 »
Só um reparo: há 3 modos S. Deves ter andado apenas no S1. Para mudares para os outros, tinhas que ficar a carregar no botão mais tempo.

Ahhh e os botões de piscas e buzina não estão invertidos! Todas as Hondas dos últimos anos são assim. As outras marcas todas é que estão trocadas! Hehehehehe

(Questão polémica...)
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 12:30 por Admin19 »
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JViegas

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #3 em: 15 de Maio de 2017, 11:36 »
Excelente partilha. É sempre bom ler as impressões de quem experimenta esta máquina.

Ainda ontem estive a ver vários reviews de companheiros motards que se encontram a experimentar esta máquina e apesar de ser reconhecidas as qualidades da máquina e da inovação da Honda penso que existe uma espécie de stand by sobre se o modelo/conceito irá "arrancar" ou não, bem como a postura conservadora relativamente à opção do motor/potência.


Offline JPA

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2017, 15:50 »
...

No entanto acho que para quem não tenha experiencia com a integra vai ter uma agradavél surpresa!!!!

E na minha opinião é muito bonita!
Mas mais um esforço temos sempre á espreita um AT, podia ter experimentado mas resisti _lol_


Cpts
RC

... eu aproveitei e testei a Africa Twin, que brevemente partilho noutro post.

Mas se puderes é dar uma volta na AT. Não vale a pena resistir... é outra coisa !!!   _lol_

Só um reparo: há 3 modos S. Deves ter andado apenas no S1. Para mudares para os outros, tinhas que ficar a carregar no botão mais tempo.

Ahhh e os botões de piscas e buzina não estão invertidos! Todas as Hondas dos últimos anos são assim. As outras marcas todas é que estão trocadas! Hehehehehe

(Questão polémica...)


LOOOOL... Só no modo "S" é que realmente a X-ADV espevita e se havia outros modos, desconhecia. Mas até nem precisa de tanto, o DCT merecia um motor mais ágil.

Polémicas à parte, mas é irritante aqueles botões - é de mau feitio mesmo


Excelente partilha. É sempre bom ler as impressões de quem experimenta esta máquina.

Ainda ontem estive a ver vários reviews de companheiros motards que se encontram a experimentar esta máquina e apesar de ser reconhecidas as qualidades da máquina e da inovação da Honda penso que existe uma espécie de stand by sobre se o modelo/conceito irá "arrancar" ou não, bem como a postura conservadora relativamente à opção do motor/potência.

Também sou da mesma opinião, pois a  postura conservadora da opção do motor pode ser condicionante na opção de compra.

Existem claramente alternativas mais económicas e racionais...  _pensador_
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Offline Pianoman

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2017, 19:45 »



Polémicas à parte, mas é irritante aqueles botões - é de mau feitio mesmo

Ao que parece, esta solução resulta (obviamente) de um estudo onde a Honda concluiu que a actual disposição era melhor.
Claro que nos primeiros dias me fartei de buzinar quando queria mudar de direcção...
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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2017, 20:59 »
Obrigado pela partilha do teste e impressões.
Foram muitos os aspetos abordados.

Falei com muita gente que a testou também enquanto por lá estava no concessionário (fui nos 2 dias)....e a verdadeira crítica, ou seja, aquela que o fosse mesmo e que lhe apontavam mais, era o ser mais alta do que esperavam. Por acaso achei o mesmo...

Não era propriamente da altura do banco a bem dizer, mas sim da sua largura. Foi no fundo o compromisso possível, para acomodar naquele local um capacete.
Se não tivesse esse espaço e até lhe colocassem um banco mais estreito, porventura choveriam críticas de que não tinha espaço nem para a carteira.
É curioso que para um lado mais bem pensado, há sempre quem o veja do lado oposto...
É algo que se constata inclusivamente na sociedade e já o vejo como normal. :)


(....)
Existem claramente alternativas mais económicas e racionais...  _pensador_

Alternativas económicas e racionais??

Quem procura este modelo não pode de maneira nenhuma pensar dessa forma...e é bom que não o faça, pois para isso - economia e racionalidade puras - mais vale ir para um motociclo puramente utilitário.  _pol_

A compra deste modelo faz-se com base noutros pressupostos diferentes q.b. da racionalidade e é preciso entender a "extravagância" do conceito da X-ADV e que parte desde logo da sua maior polivalência.
Quem a compra sabe que fica com algo diferente, com outra capacidade em termos de deslocações (na variedade possibilitada) e na tecnologia que pisca o olho a quem gosta da modernidade ao invés de contemplar com satisfação a normalidade do que todos os outros fazem. É no fundo para o cliente que procura algo diferente e não se importa (ou faz o esforço financeiro) para satisfazer essa necessidade que cria em si mesmo...

Sim, tem um motor económico, espaçamento entre revisões e uma manutenção que não assalta a carteira, mas não é por aí que terá as suas vendas ou sucesso. É por outra via... :)

Offline Sapiens21

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2017, 23:30 »
(...)o DCT merecia um motor mais ágil.

(....)

Vou até mais longe naquilo que acho da caixa DCT...  :)  _pol_

...eu acho que deveria abarcar muitos mais segmentos, com mais e também menos potência.

Já testei esta caixa na CrossTourer 1200, na CTX700, na NC700S, na NC700X, na NC750X, na Integra 700, na Integra 750, na Vuktus NM4 e no mais recente lançamento da marca do estilo "crossover"...e creio que haveria clientes para a CB500F, CB500X, CRF250 Rally, CB650F, CBR650f, VFR800F...etc...se a marca disponibilizasse a caixa DCT para as mesmas.

Não tenho a menor dúvida...

Apostaria uma nota de €100 (sem o mínimo receio de perder), em como se venderiam mais CB500X se surgissem com caixa DCT por comparação às de caixa tradicional... ;)

Offline Miguel Rosinha

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #8 em: 16 de Maio de 2017, 00:10 »
Também a fui testar.
Conceito interessante.
Gostei dos travões.
Acho que a "D" necessitava de um raport mais longo.
Para quem está habituado ao silêncio, a uma rotação mais alta e para o meu gosto houve-se demasiado o escape.
A protecção aerodinâmica não é má.
A altura ao solo é para pessoas de pernas compridas.
Falta algo nos modelos da Honda, mas na minha opinião não isto.
Opiniões e ainda bem que nem todos gostam do amarelo.

JViegas

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #9 em: 16 de Maio de 2017, 10:31 »

Apostaria uma nota de €100 (sem o mínimo receio de perder), em como se venderiam mais CB500X se surgissem com caixa DCT por comparação às de caixa tradicional... ;)

E uma FORZA 500 com DCT? Ou uma SWing 600/750 com DCT?
E uma Deuville?

Nem sei porque é que andam (Honda) "à volta" em algo que pode ser um sucesso de vendas atendendo que o DCT já é mais do que conhecido.

(desculpem o off topic)






Offline Sapiens21

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #10 em: 16 de Maio de 2017, 12:51 »
E uma FORZA 500 com DCT? Ou uma SWing 600/750 com DCT?

Hum...DCT nessas referidas acho que continuaria a funcionar melhor o variador.
(....)
E uma Deuville?
[/quote]

Ui....quando, quando!  _pol_ _pol_
Seria muito bom tanto o regresso da mesma, como também a possibilidade de ter (em opção) o DCT.  :)


(....)
Nem sei porque é que andam (Honda) "à volta" em algo que pode ser um sucesso de vendas atendendo que o DCT já é mais do que conhecido.


Também acho o mesmo. Às vezes penso no que estão à espera para o colocar ao serviço de outros modelos... _pensador_

Offline mpaneves

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Re: Honda X-ADV - Test Drive
« Responder #11 em: 03 de Abril de 2018, 20:16 »
Aqui deixo um re-make make pois apaguei um dos vídeos sobre a X-ADV
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Marco Neves