Autor Tópico: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)  (Lida 9795 vezes)

Opera_Phantom

  • Visitante
Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« em: 16 de Abril de 2017, 18:18 »
Ora boa tarde a todos.

É mais um daqueles tópicos comuns nesta zona do fórum. Antes de mais, dizer que li bastante o que o pessoal foi dizendo por aqui, investiguei, vi videos/reviews e só agora é que venho cá dizer qualquer coisa porque estou na fase final da decisão.


Pretendo adquirir uma Scooter 125cc que se integre nos seguintes aspectos:

- Máximo 3000€, se for menos pela mota que me permita nesses 3000€ incluir a documentação e o equipamento pessoal que terei de comprar, melhor;
- Que me permita fazer casa - trabalho - casa (+/- 30kms) de forma relativamente confortável e segura, atendendo a que o percurso será feito na 2ª circular ou IC17;
- Não tenho prática nenhuma em conduzir motas/scooters. Quando digo nenhuma, é literalmente zero. Só andei à pendura umas 3 ou 4 vezes;
- Tenho 1,90m, logo preciso de uma scooter que me permita conduzir numa posição confortável.



Na minha procura fiquei interessado em 2 especialmente: a "clássica" PCX e a Yamaha NMax. Se a escolha se reduzisse aos pontos que conheço, escolheria a NMax, que do que fui analisando, me parece mais segura, pelo ABS e pelos pneus mais largos. A minha questão aqui prende-se no preço, já que penso que ultrapassará os 3000€.

Em relação a outras marcas, estou um bocado às cegas. Vi pela net falar das Sym GTS, mas o preço andará na onda da NMax, o que me deixa um bocado confuso.


Ainda não fiz test-drives. porque queria reduzir a escolha a 2 ou 3 modelos e depois focar-me nisso e nas condições de venda de cada uma delas.


Se alguém me puder dar umas luzes sobre o assunto, indicar-me outras marcas porreiras dentro deste âmbito, preços das que referi, etc, agradecia imenso.


Abraço e obrigado.
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 18:21 por Opera_Phantom »

MrGutierrez

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2017, 18:28 »
Vou seguir o teu tópico com atenção porque tenho as mesmas dúvidas..

Outra que tenho é como marcar os Test Drive sem ter experiência nenhuma e saber o que é necessário para isso.. Na verdade ainda não fiz nenhum.

Boa sorte na aventura da escolha!

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2017, 18:42 »
Pois, isso do test-drive também vou ver. Não me queria mandar para um stand e dizer que quero experimentar as scooters sem prática nenhuma. Mas o pessoal que conheço com scooters, anda tudo de Forzas e coisas do género...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2017, 19:36 »
Para desbravar terreno o melhor é o test-ride das duas para confirmar se alguma delas dá para a tua altura, receio que possas ficar um pouco curvado
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

MrGutierrez

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2017, 19:48 »
No MotoShow as que mais gostei foi a Xmax 125 e a Forza 125 mas o preço é um bocado impeditivo..

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2017, 20:01 »
A PCX é uma excelente opção, a NMAX também e está em campanha (2995 + docs). A PCX tem 0% juros!

Boa escolha, com qualquer uma delas ficas bem servido, mas é bom experimentares primeiro.

Eu experimentei as duas e senti-me mais à vonade e gostei mais da PCX.
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 23:26 por marb »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Rodinhas

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #6 em: 17 de Abril de 2017, 15:29 »
Oi! Estou na tua situação.
No fim de semana fiz o curso de condução na escola da Honda e gostei muito. Deu para enraizar o bicho para experimentar motos num circuito fechado e ambiente controlado.
Não sou tão alto como tu (1,84m), mas gostei mais de conduzir a SH que a PCX.
No entanto, vou experimentar mais motos e ver qual a que gosto mais. Só não estou a pensar comprar moto nova porque se me adaptar bem tiro a carta de motos e então aí invisto em algo com mais cilindrada.
Abraço!

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #7 em: 17 de Abril de 2017, 19:15 »
Ora bem eu em 2015 passei exatamente pelo mesmo que tu.

Zero em experiência e também queria fazer os testes, sem saber bem para onde me virar.

O único problema que senti foi no primeiro arranque ao sair do stand, porque não conhecia a força da aceleração. Passados os primeiros metros (acho que foram mesmo apenas metros) ganhei confiança e acabei numa via rápida para sentir o vento.

Se souberes andar de bicicleta em termos de equilíbrio é igual, apenas tens de controlar a aceleração com o punho. Além disso vais notar que as motos são muito equilibradas e que mesmo a baixas velocidades.

Na altura testei a NMAX e gostei bastante da moto e estive muito perto de a comprar.

Por motivos vários, decidi esperar e o ano passado em setembro comprei uma forza 125 usada

Acho que nem que seja ao te sentares numa moto vais ter noção do conforto que irás sentir.

Com a tua altura na NMax ou PCX ou similares compraria um vidro alto, para evitares o vento frontal e teres uma viagem mais confortável.

Procura no mercado de usados alternativas, pode ser que a diferença te dê para comprar o equipamento e a mudança de dono são 75€ (se não estou enganado)

Eu pelo menos acho que tive bastante sorte na compra da minha.

Se conheceres alguem que perceba de motos que te acompanhe para ver o estado geral da moto e te ajudar na decisão

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #8 em: 17 de Abril de 2017, 22:00 »
O meu "medo" principal em relação a motas, nem tem a ver tanto com o equilíbrio, porque acredito que no fundo seja mais ou menos como andar de bicicleta (com as distinções óbvias).

O meu receio é mais a parte da travagem, por não saber sequer a melhor maneira de o fazer. Mas claro, basta começar a experimentar que suponho que se apanhe logo o jeito.


Estou a pensar 4ª feira à tarde ir dar uma voltinha pelos stands e olhar para as opções mais de perto.

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #9 em: 17 de Abril de 2017, 23:12 »
A travagem é preciso ter cuidado, mas funciona como nas bicicletas.

Evitar travagens bruscas especialmente se não tiver ABS e as travagens com o travão da frente em curva.

Outra coisa que fiz na altura das duvidas, foi alugar uma PCX durante um dia e andei com ela para ver se realmente era o que queria e se gostava de andar de moto




Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #10 em: 18 de Abril de 2017, 06:45 »
Já pensei nisso e provavelmente irei alugar também uma durante um dia para ver se me habituo.

Por curiosidade, onde alugaste a PCX?

Já agora, sei que a PCX tem um sistema de travagem combinado. Isso significa que travando com a mão esquerda o sistema usa o travão de trás e o da frente, correcto? Mas e no caso da Nmax, como funciona? Travão de trás do lado esquerdo e o da frente do lado direito?

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #11 em: 18 de Abril de 2017, 08:21 »
Eu aluguei no porto, por isso fica algo longe para ti, mas não deve faltar sítios para o fazer

Sim é trás manete esquerda e frente manete direita

Nuno23

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #12 em: 18 de Abril de 2017, 09:16 »
Boas companheiro eu sou suspeito para falar mas a x max é o topo das maxi no seguemento das 125 a pcx é a rainha dos consumos muito em conta mesmo a n max tb tem tido muito boa saida mas ai já vai depender do gosto pessoal e dos euros se bem se fizeres uma pesquisa já encontras alguns negocios interessantes pela net...

abraço e boas curvas

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #13 em: 18 de Abril de 2017, 10:40 »
Já pensei nisso e provavelmente irei alugar também uma durante um dia para ver se me habituo.


Em Lisboa tens:

http://www.scootersolution.com.pt/

Na Lopes & Lopes também alugam, mas só lá indo ou telefonando, não tem site. Com jeito até te deixam fazer o test-ride durante algumas horas. MAs não tenhas problemas, vais habituar-te concerteza, é muito fácil e intuitiva de conduzir!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #14 em: 18 de Abril de 2017, 13:10 »
Para alugar em Lisboa:
   - HM em Algés
   - Lombas e Curvas - Praça de Espanha, (entre outras)
Consultando os sites poderá tomar conhecimento das condições e preços.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #15 em: 18 de Abril de 2017, 15:15 »
- Tenho 1,90m, logo preciso de uma scooter que me permita conduzir numa posição confortável.

Na minha procura fiquei interessado em 2 especialmente: a "clássica" PCX e a Yamaha NMax. Se a escolha se reduzisse aos pontos que conheço, escolheria a NMax, que do que fui analisando, me parece mais segura, pelo ABS e pelos pneus mais largos. A minha questão aqui prende-se no preço, já que penso que ultrapassará os 3000€.

Em relação a outras marcas, estou um bocado às cegas. Vi pela net falar das Sym GTS, mas o preço andará na onda da NMax, o que me deixa um bocado confuso.

Se alguém me puder dar umas luzes sobre o assunto, indicar-me outras marcas porreiras dentro deste âmbito, preços das que referi, etc, agradecia imenso.

Com essa altura, tanto a PCX ou a NMax são para esquecer pois a ideia é ser a scooter a transportar-nos e não o contrário. Tenho 1,85m e acho a PCX pequena para mim.

Scooters para pessoas "grandes" tens a X-Max, a Forza, a Sym GTS e a Kymco Downtown e acredito que existam mais modelos além destes. Os preços naturalmente que variam, mas pelo orçamento de 3000€ já se encontram algumas usadas e em bom estado.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #16 em: 18 de Abril de 2017, 22:43 »
Já agora, sei que a PCX tem um sistema de travagem combinado. Isso significa que travando com a mão esquerda o sistema usa o travão de trás e o da frente, correcto? Mas e no caso da Nmax, como funciona? Travão de trás do lado esquerdo e o da frente do lado direito?
A travagem combinada distribui a força pelas duas rodas, evitando que todo o esforço seja feito na roda da frente, para reduções de velocidade é optimo. Mas quando precisares de travar mesmo é o da frente que te vai fazer parar. POr isso deves usar sempre os dois, mais a mão esquerda para correções de velocidade e mais a mão direita quando precisares de uma boa travagem. Atenção que a pcx não tem ABS , por isso em piso molhado ou escorregadio aument um pouco  o uso da mão esquerda.
De resto existem  milhares e milhares de pcx na estrada, é a scooter mais vendida há anos e não se ouve falar de acidentes  _lool_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #17 em: 19 de Abril de 2017, 09:47 »
Com essa altura, tanto a PCX ou a NMax são para esquecer pois a ideia é ser a scooter a transportar-nos e não o contrário. Tenho 1,85m e acho a PCX pequena para mim.

Scooters para pessoas "grandes" tens a X-Max, a Forza, a Sym GTS e a Kymco Downtown e acredito que existam mais modelos além destes. Os preços naturalmente que variam, mas pelo orçamento de 3000€ já se encontram algumas usadas e em bom estado.


Pois, percebo o que dizes. Mas ainda assim, será boa ideia uma pessoa sem prática mandar-se logo para uma maxi? Sem pensar nos preços sequer.



@Pombo

Eu tenho a noção que se apanhar o jeito e gostar, mais cedo ou mais tarde terei o desejo de fazer o upgrade para uma maxi, por todos os motivos que referiste. Mas entrar nestas andanças com uma Forza por exemplo, penso que será mais complicado para habituação, por ser maior.
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 09:50 por Opera_Phantom »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #18 em: 19 de Abril de 2017, 10:39 »

Pois, percebo o que dizes. Mas ainda assim, será boa ideia uma pessoa sem prática mandar-se logo para uma maxi? Sem pensar nos preços sequer.



@Pombo

Eu tenho a noção que se apanhar o jeito e gostar, mais cedo ou mais tarde terei o desejo de fazer o upgrade para uma maxi, por todos os motivos que referiste. Mas entrar nestas andanças com uma Forza por exemplo, penso que será mais complicado para habituação, por ser maior.

A resposta é um rotundo SIM - quem puder financeiramente deve ir logo para uma maxi. Eu percebo a tua inquietação e duvidas, mas todos nós (ou a maioria) já passámos por isso e chegámos à conclusão que se soubéssemos o que sabemos hoje tínhamos poupado uns cobres indo logo para uma maxi em vez de nos iniciarmos nas citadinas. Para CC, tal como o Pombo, comecei numa PCX a fazer Cascais-Lx-Cascais e ao fim de 2 ou 3 meses já estava  a pensar num upgrade...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #19 em: 19 de Abril de 2017, 11:22 »
Eu sou um caso como tu...

E como te disse a minha experiência era 0

Fiz 3 test-drives dois a uma nmax em stands diferentes e uma à forza.

Alugei a pcx e acabei por comprar a forza.

Eu quando fiz um test-drive da N-MAX acabei por testar logo depois uma Kymco de serviço com imensos quilometros e pouco conforto porque a suspensão era quase nula... mas mesmo assim deu para perceber as vantagens dos pneus maiores e que a forma de conduzir pouco ou nada mudava.

Acho que apenas se pensares em scooters de maior cilindrada é que podes ter alguma diferença devido ao peso

Resumindo eu tenho uma forza e apesar ter gostado da N-max, agora acho que a NMAX seria demasiado pequena para as minhas necessidades.

Eu tenho 1,83 e vou colocar um acrescento ao vidro da givi para desviar o vento frontal do capacete

Foi por ter essas mesmas duvidas que tu que acabei por adiar um ano a compra e agora tenho algo que realmente é o que mais preciso.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #20 em: 19 de Abril de 2017, 11:28 »

Pois, percebo o que dizes. Mas ainda assim, será boa ideia uma pessoa sem prática mandar-se logo para uma maxi? Sem pensar nos preços sequer.



@Pombo

Eu tenho a noção que se apanhar o jeito e gostar, mais cedo ou mais tarde terei o desejo de fazer o upgrade para uma maxi, por todos os motivos que referiste. Mas entrar nestas andanças com uma Forza por exemplo, penso que será mais complicado para habituação, por ser maior.

Quem conduz uma pcx conduz qualquer outra  scooter_ e como já foi mencionado a nivel de proteção de vento é uma grande diferença, a pcx protege muito pouco.

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #21 em: 19 de Abril de 2017, 11:53 »
Já agora, a equivalente à Forza na Yamaha é a XMax certo?

E preços, alguém tem mais ou menos uma ideia? Falamos de 4000€ +-?

pjmartinho

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #22 em: 19 de Abril de 2017, 12:29 »
Pois, percebo o que dizes. Mas ainda assim, será boa ideia uma pessoa sem prática mandar-se logo para uma maxi? Sem pensar nos preços sequer.

@Pombo

Eu tenho a noção que se apanhar o jeito e gostar, mais cedo ou mais tarde terei o desejo de fazer o upgrade para uma maxi, por todos os motivos que referiste. Mas entrar nestas andanças com uma Forza por exemplo, penso que será mais complicado para habituação, por ser maior.

Regra geral, em todas as scooter e maxis, o centro de gravidade é bastante baixo pelo que o peso só se faz sentir quando está parada e, tendo 1,90 de altura, não custa nada manobra-la. Em andamento o peso não se sente e, relativamente à habituação, é o mesmo tanto seja uma PCX ou uma X-max. O problema vem depois... tomando o gosto por andar de mota/scooter mais cedo, ou mais tarde, lá vem a carta de condução para se poder ter uma mota com cilindrada superior porque as 125cc são muito práticas para andar em cidade e fazer pequenos precursos mais aventureiros para além da cidade mas, para andar com frequência em estrada o motor de 125cc não faz milagres e nota-se a sua timidez.

Já agora, a equivalente à Forza na Yamaha é a XMax certo?

E preços, alguém tem mais ou menos uma ideia? Falamos de 4000€ +-?

É mais para os lados dos 5000€, se for nova. Em 2ª mão já vão para os 4000€.
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 12:39 por pjmartinho »

tparracho

  • Visitante
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #23 em: 19 de Abril de 2017, 12:30 »
Já agora, a equivalente à Forza na Yamaha é a XMax certo?

E preços, alguém tem mais ou menos uma ideia? Falamos de 4000€ +-?

Sim, a X-max é o modelo da Yamaha equivalente à Honda Forza.

preço: 4.895€ + Docs http://www.yamaha-motor7.pt/inst/site/detalhe.php?contentid=558

Para teres uma noção, todas as seguintes são relativamente equivalentes nas suas características, embora haja claras diferenças qualitativas entre elas:
- Honda Forza 125
- Yamaha X-max 125
- Kymco Downtown 125 (esta não tem ABS)
- Sym GTS 125
- Kymco K-xct (também não tem ABS)

os preços oscilam entre os 3.489€ da kymco Downtown até aos 4.900€ da Honda Forza. A todas tens que acrescer os preços de documentação.

tendo a limitação dos 3.000€, recomendo-te que vejas no mercado de usadas.

As minhas recomendações vão no sentido do que já te disseram atrás:

- Uma maxi, mesmo para quem não tem experiência não é nada do outro mundo. O peso assim que começas a andar com elas, deixa-se de sentir. Só quando tentas movimentá-las à força de braços e pernas é que notas o peso adicional.
- O que ganhas em estabilidade e potência para andar em IC ou AE, compensa. isto para não falar do facto de serem mais confortáveis e terem mais espaço de arrumação
- tenta dar primazia a scooters com ABS. Se andares com piso molhado, pode fazer toda a diferença.


Por último, experimenta. Não tenhas receio. Há vários concessionários que não se importam de deixar experimentar mesmo quem nunca andou. No meu caso, foi assim.

Como é óbvio, terás de preencher um termo de responsabilidade e deixar o teu documento de identificação no stand, tal como mostrar a tua carta de condução.

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Sim... É a dúvida do costume! (Scooter 125cc)
« Responder #24 em: 19 de Abril de 2017, 15:26 »

Pois, percebo o que dizes. Mas ainda assim, será boa ideia uma pessoa sem prática mandar-se logo para uma maxi? Sem pensar nos preços sequer.



@Pombo

Eu tenho a noção que se apanhar o jeito e gostar, mais cedo ou mais tarde terei o desejo de fazer o upgrade para uma maxi, por todos os motivos que referiste. Mas entrar nestas andanças com uma Forza por exemplo, penso que será mais complicado para habituação, por ser maior.

Tenho um colega que nunca tinha andado de moto e comprou logo uma X-Max 125 (usada). É uma questão de teres mais cuidado no início! Se podes investir, investe numa X-Max/Forza, ou então compra um PCX usada, pois não perdes muito dinheiro.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS