Autor Tópico: [Ajuda] Perda de força em subidas  (Lida 25923 vezes)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #50 em: 07 de Outubro de 2020, 22:15 »
admissão e escape tem a mesma folga nas gts ?

ok, já vi que sim 0.12 +- 0.02  _pol_
« Última modificação: 07 de Outubro de 2020, 22:23 por piedade »

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #51 em: 07 de Outubro de 2020, 22:47 »
Exato.. ia colar foto com isso mesmo :)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #52 em: 08 de Outubro de 2020, 11:34 »
Também pensei que folgas das válvulas fosse diferente..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #53 em: 09 de Outubro de 2020, 14:52 »
Testando a mota depois da revisão feita.. reparo que em subida ela perde velocidade mas as rotações se mantem estáveis.. ainda ontem a subir com diferentes níveis de inclinação ela salvava dos 55km/h para os 70km/h sempre nas 7100RPM.
Pergunta. motor à mesma rotação a velocidade não devia ser constante? ou devido ao sistema perde eficiência em "Esforço"?

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #54 em: 09 de Outubro de 2020, 17:59 »
Em recta quando já se ganhou velocidade fica constante, em subida já poderá variar..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #55 em: 09 de Outubro de 2020, 18:07 »
Testando a mota depois da revisão feita.. reparo que em subida ela perde velocidade mas as rotações se mantem estáveis.. ainda ontem a subir com diferentes níveis de inclinação ela salvava dos 55km/h para os 70km/h sempre nas 7100RPM.
Pergunta. motor à mesma rotação a velocidade não devia ser constante? ou devido ao sistema perde eficiência em "Esforço"?
Isso parece-me o comportamento normal...
No meu entendimento o sistema de transmissão das nossas Maxis comporta-se como um sistema "elástico" a transmissão CVT não traduz de imediato uma mudança de regime do motor num incremento instantâneo da velocidade da roda para a velocidade final correspondente, isso vai acontecer mas de forma gradual ao contrário do que acontece numa transmissão por corrente ou veio. Nas transmissões por CVT quando se altera o regime do motor a abertura/fecho dos "pratos" no CVT é gradual e em função da velocidade do eixo do motor e da velocidade que entretanto se desenvolve na roda até que se atinja um novo ponto de equilíbrio.





Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #56 em: 09 de Outubro de 2020, 22:16 »
O sistema de transmissão que as nossas meninas tem é elástico mas não tanto.

Não me recordo de alguma vez a minha ter feito isso, salvo num arranque em subidas inclinadas e só até estabilizar.

Parece mesmo que há aí uma correia ou uma embraiagem a deslizar.

Amanhã de manhã devo sair com a minha e já faço alguns testes.

Um deles será na estrada que vai do topo ao fundo da barragem do castelo de bode e depois deixo aqui o relato. Mais inclinado que aquilo é difícil encontrar.

E conheço por aqui mais algumas subidas com diferentes inclinações para fazer o teste.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #57 em: 09 de Outubro de 2020, 23:17 »
O sistema de transmissão que as nossas meninas tem é elástico mas não tanto.

Não me recordo de alguma vez a minha ter feito isso, salvo num arranque em subidas inclinadas e só até estabilizar.

Parece mesmo que há aí uma correia ou uma embraiagem a deslizar.

Amanhã de manhã devo sair com a minha e já faço alguns testes.

Um deles será na estrada que vai do topo ao fundo da barragem do castelo de bode e depois deixo aqui o relato. Mais inclinado que aquilo é difícil encontrar.

E conheço por aqui mais algumas subidas com diferentes inclinações para fazer o teste.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
;)
Pelo que percebi o companheiro não se estava a referir a arranque mas sim já em andamento entre os 55 e 70kmh. Se a essa velocidade a embraiagem ou até a correia desliza então estão nas lonas ou contaminados com algum lubrificante. (Estou recordado de uma vez ter feito a limpeza da embraiagem, mas exagerei na quantidade de massa, que acabou por passar pelos retentores e contaminou a embraiagem, só ficou novamente em condições quando troquei os 3 calços por uns novos)

mas acredito que na oficina tambem já verificaram o estado da embraiagem, por isso... mistério!  _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_
« Última modificação: 09 de Outubro de 2020, 23:26 por piedade »

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #58 em: 10 de Outubro de 2020, 23:31 »
E hoje, aproveitando as voltas que tinha a dar, lá fui passar por várias subidas, com inclinações diferentes, em velocidade constante e em recuperação.

As únicas 2 vezes que a mota deu mais de (+-)6500rpm a 50km/h ou menos foi em arranques a fundo, a partir de 0km/h em subida. Mas isto apenas por 1 a 2 segundos, estabilizando logo a seguir para rotações entre 5000 a 5500, com 50km/h.

Por uma vez, entrando numa subida já com boa inclinação, a 20km/h e puxando acelerador a fundo, a rotação do motor foi às 6250(+-) mas logo a seguir estabilizou, descendo para 5250(+-) à medida que a velocidade subia.

Ou seja, o comportamento que tem na sua, de as rotações andarem a subir e descer com a mesma velocidade parece mesmo fora do normal.

Essas diferenças tão elevadas de rotação para a mesma velocidade deveriam acontecer apenas em momentos de grande aceleração e só até a transmissão atingir um novo equilíbrio.

Do pouco que sei destas mecânicas há algo que não está bem nessa transmissão.
Correia ou embraiagem a deslizarem, um variador ou uma embraiagem cujo prato não se está a deslocar de forma correcta, roletes que não se mexem de forma uniforme...

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #59 em: 11 de Outubro de 2020, 09:48 »
Eu começaria mesmo por dar uma boa atenção a essa transmissão.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #60 em: 11 de Outubro de 2020, 11:16 »
Eu concordo, o sintoma parece o tipo de problema na transmissão, correia ou variador, ainda por cima mexeram nisso, mais uma razão
Não existindo problemas na montagem é uma questão de ver in loco se as peças colocadas correspondem às faturadas e se estas estão nas especificações da máquina.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #61 em: 11 de Outubro de 2020, 11:41 »
Até à própria correia pode ser de origem é não ser adequada ao modelo em questão..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #62 em: 13 de Outubro de 2020, 11:15 »
;)
Pelo que percebi o companheiro não se estava a referir a arranque mas sim já em andamento entre os 55 e 70kmh. Se a essa velocidade a embraiagem ou até a correia desliza então estão nas lonas ou contaminados com algum lubrificante. (Estou recordado de uma vez ter feito a limpeza da embraiagem, mas exagerei na quantidade de massa, que acabou por passar pelos retentores e contaminou a embraiagem, só ficou novamente em condições quando troquei os 3 calços por uns novos)

mas acredito que na oficina tambem já verificaram o estado da embraiagem, por isso... mistério!  _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_


Um à parte, vendem as maxilas com os calços à parte?

A minha agora começou a fazer outro barulho.. Mais um.. quando desacelero parece barulho de algo a roçar em plástico mas a verdade é que não está nada a roçar.. Este sábado vou desmontar a embraiagem para dar uma vista de olhos.. pois já que tenho filtro de ar para mudar.. vou fazer isso.. talvez aproveite e mude o filtro do combustível pois nunca o fiz..... Vou fazer umas gravações para colocar aqui....

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #63 em: 13 de Outubro de 2020, 11:25 »
O variador levou "pratos novos à 10.000km pois os antigos foram danificados por um dos parafusos da proteção interior do kicko.. um dos parafusos soltou-se e arrasou as palhetas e tive de comprar pratos novos.. "águas passadas".
Mas com tudo isso. não sei se a campânula externa da embraiagem está ou não direita. pois pelo que percebi uma das causas dos chocalhares metálicos pode ser as molas ou mesmo a campânula que ao estar torta entra em contacto com os calcos em momentos diferentes..

Mas sim talvez estas alterações de velocidade mantendo as mesmas rpm provavelmente devem estar ligadas à perca de eficiência da correia com vocês scooter_ referiram. apesar de ser uma correia da original comprada na euroc@rrei@s. Têm 10.000 e a semana passada olhei para ela e pareceu-me impec.. mas irei confirmar no sábado novamente.


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #64 em: 13 de Outubro de 2020, 12:06 »
O variador levou "pratos novos à 10.000km pois os antigos foram danificados por um dos parafusos da proteção interior do kicko.. um dos parafusos soltou-se e arrasou as palhetas e tive de comprar pratos novos.. "águas passadas".
Mas com tudo isso. não sei se a campânula externa da embraiagem está ou não direita. pois pelo que percebi uma das causas dos chocalhares metálicos pode ser as molas ou mesmo a campânula que ao estar torta entra em contacto com os calcos em momentos diferentes..

Mas sim talvez estas alterações de velocidade mantendo as mesmas rpm provavelmente devem estar ligadas à perca de eficiência da correia com vocês scooter_ referiram. apesar de ser uma correia da original comprada na euroc@rrei@s. Têm 10.000 e a semana passada olhei para ela e pareceu-me impec.. mas irei confirmar no sábado novamente.

o barulho a roçar pode ser a junta de papel da tampa do variador (11395-H9A-000) pode estar a encostar em alguma das partes moveis… por exemplo na campânula da embraiagem. Essa junta rasga-se facilmente quando se retira a tampa do variador… ou ficar mal colocada.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #65 em: 13 de Outubro de 2020, 12:07 »

Um à parte, vendem as maxilas com os calços à parte?

A minha agora começou a fazer outro barulho.. Mais um.. quando desacelero parece barulho de algo a roçar em plástico mas a verdade é que não está nada a roçar.. Este sábado vou desmontar a embraiagem para dar uma vista de olhos.. pois já que tenho filtro de ar para mudar.. vou fazer isso.. talvez aproveite e mude o filtro do combustível pois nunca o fiz..... Vou fazer umas gravações para colocar aqui....


Aparamente para a GTS apenas se vende o conjunto (22300-RA1-000)

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #66 em: 13 de Outubro de 2020, 12:49 »
Estive há pouco tempo num site onde tinha as peças todas e dava para comprar só as axilas. Mas havia 2 referências diferentes e com preços bem diferentes.
É preciso ter conhecimento para se saber o que se está a comprar.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #67 em: 13 de Outubro de 2020, 20:24 »

Um à parte, vendem as maxilas com os calços à parte?

A minha agora começou a fazer outro barulho.. Mais um.. quando desacelero parece barulho de algo a roçar em plástico mas a verdade é que não está nada a roçar.. Este sábado vou desmontar a embraiagem para dar uma vista de olhos.. pois já que tenho filtro de ar para mudar.. vou fazer isso.. talvez aproveite e mude o filtro do combustível pois nunca o fiz..... Vou fazer umas gravações para colocar aqui....

Já compraste o filtro de gasolina?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #68 em: 14 de Outubro de 2020, 12:25 »
Já compraste o filtro de gasolina?

Não.. ontem comprei apenas filtro de ar, n levei as medidas do filtro de gasolina. tenho de procurar. :P

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #69 em: 14 de Outubro de 2020, 15:29 »
Quando comprares, publica foto se puderes.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #70 em: 17 de Outubro de 2020, 15:34 »
Já tenho o filtro, logo já coloco foto

Descontei tudo e medi a espessura da correia. 18,5mm
Também reparei que os meus pins do cvt estão com MTA folga.
Coloquei post aqui sobre isso

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,39370.0.html

Vou dar uma limpeza nisto 🙌😁.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #71 em: 17 de Outubro de 2020, 15:35 »
Boa partilha, e depois com fotos já fica como registo para ajudar alguém.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #72 em: 17 de Outubro de 2020, 23:00 »
Aqui vai a foto do filtro.
Os filtros apenas variam nos mm da entrada e saida da mangueira.. por norma os filtos rondam os 2 ou 3 euros..

este até foi 1,80€





Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #73 em: 17 de Outubro de 2020, 23:58 »
Foi barato..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline FabioEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Ermesinde
Re: [Ajuda] Perda de força em subidas
« Responder #74 em: 27 de Dezembro de 2020, 12:54 »
E hoje, aproveitando as voltas que tinha a dar, lá fui passar por várias subidas, com inclinações diferentes, em velocidade constante e em recuperação.

As únicas 2 vezes que a mota deu mais de (+-)6500rpm a 50km/h ou menos foi em arranques a fundo, a partir de 0km/h em subida. Mas isto apenas por 1 a 2 segundos, estabilizando logo a seguir para rotações entre 5000 a 5500, com 50km/h.

Por uma vez, entrando numa subida já com boa inclinação, a 20km/h e puxando acelerador a fundo, a rotação do motor foi às 6250(+-) mas logo a seguir estabilizou, descendo para 5250(+-) à medida que a velocidade subia.

Ou seja, o comportamento que tem na sua, de as rotações andarem a subir e descer com a mesma velocidade parece mesmo fora do normal.

Essas diferenças tão elevadas de rotação para a mesma velocidade deveriam acontecer apenas em momentos de grande aceleração e só até a transmissão atingir um novo equilíbrio.

Do pouco que sei destas mecânicas há algo que não está bem nessa transmissão.
Correia ou embraiagem a deslizarem, um variador ou uma embraiagem cujo prato não se está a deslocar de forma correcta, roletes que não se mexem de forma uniforme...

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Minha mota ficou assim quando o mecânico trocou a correia e os rolete. Não colocou de origem.
Os roletes eram mais pesados.
Eu perdia o embalo em subidas. Por mais que levasse o acelerador ao fundo. A rotação não passava dos 5.000rpm.
Logo um motor 125. Se não tiver giro. Não vem potência.
Troquei pelos roletes de origem e acabou o problema.