Testando a mota depois da revisão feita.. reparo que em subida ela perde velocidade mas as rotações se mantem estáveis.. ainda ontem a subir com diferentes níveis de inclinação ela salvava dos 55km/h para os 70km/h sempre nas 7100RPM.Pergunta. motor à mesma rotação a velocidade não devia ser constante? ou devido ao sistema perde eficiência em "Esforço"?
O sistema de transmissão que as nossas meninas tem é elástico mas não tanto.Não me recordo de alguma vez a minha ter feito isso, salvo num arranque em subidas inclinadas e só até estabilizar.Parece mesmo que há aí uma correia ou uma embraiagem a deslizar.Amanhã de manhã devo sair com a minha e já faço alguns testes.Um deles será na estrada que vai do topo ao fundo da barragem do castelo de bode e depois deixo aqui o relato. Mais inclinado que aquilo é difícil encontrar.E conheço por aqui mais algumas subidas com diferentes inclinações para fazer o teste.Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
Pelo que percebi o companheiro não se estava a referir a arranque mas sim já em andamento entre os 55 e 70kmh. Se a essa velocidade a embraiagem ou até a correia desliza então estão nas lonas ou contaminados com algum lubrificante. (Estou recordado de uma vez ter feito a limpeza da embraiagem, mas exagerei na quantidade de massa, que acabou por passar pelos retentores e contaminou a embraiagem, só ficou novamente em condições quando troquei os 3 calços por uns novos)mas acredito que na oficina tambem já verificaram o estado da embraiagem, por isso... mistério!
O variador levou "pratos novos à 10.000km pois os antigos foram danificados por um dos parafusos da proteção interior do kicko.. um dos parafusos soltou-se e arrasou as palhetas e tive de comprar pratos novos.. "águas passadas". Mas com tudo isso. não sei se a campânula externa da embraiagem está ou não direita. pois pelo que percebi uma das causas dos chocalhares metálicos pode ser as molas ou mesmo a campânula que ao estar torta entra em contacto com os calcos em momentos diferentes..Mas sim talvez estas alterações de velocidade mantendo as mesmas rpm provavelmente devem estar ligadas à perca de eficiência da correia com vocês referiram. apesar de ser uma correia da original comprada na euroc@rrei@s. Têm 10.000 e a semana passada olhei para ela e pareceu-me impec.. mas irei confirmar no sábado novamente.
Um à parte, vendem as maxilas com os calços à parte?A minha agora começou a fazer outro barulho.. Mais um.. quando desacelero parece barulho de algo a roçar em plástico mas a verdade é que não está nada a roçar.. Este sábado vou desmontar a embraiagem para dar uma vista de olhos.. pois já que tenho filtro de ar para mudar.. vou fazer isso.. talvez aproveite e mude o filtro do combustível pois nunca o fiz..... Vou fazer umas gravações para colocar aqui....
Já compraste o filtro de gasolina?
E hoje, aproveitando as voltas que tinha a dar, lá fui passar por várias subidas, com inclinações diferentes, em velocidade constante e em recuperação.As únicas 2 vezes que a mota deu mais de (+-)6500rpm a 50km/h ou menos foi em arranques a fundo, a partir de 0km/h em subida. Mas isto apenas por 1 a 2 segundos, estabilizando logo a seguir para rotações entre 5000 a 5500, com 50km/h.Por uma vez, entrando numa subida já com boa inclinação, a 20km/h e puxando acelerador a fundo, a rotação do motor foi às 6250(+-) mas logo a seguir estabilizou, descendo para 5250(+-) à medida que a velocidade subia.Ou seja, o comportamento que tem na sua, de as rotações andarem a subir e descer com a mesma velocidade parece mesmo fora do normal.Essas diferenças tão elevadas de rotação para a mesma velocidade deveriam acontecer apenas em momentos de grande aceleração e só até a transmissão atingir um novo equilíbrio.Do pouco que sei destas mecânicas há algo que não está bem nessa transmissão.Correia ou embraiagem a deslizarem, um variador ou uma embraiagem cujo prato não se está a deslocar de forma correcta, roletes que não se mexem de forma uniforme...Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk