Autor Tópico: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!  (Lida 9983 vezes)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #25 em: 27 de Setembro de 2018, 07:51 »
Companheiro das escolhas que referes eu iria para a Forza 300 , para mim a melhor relação preço qualidade , tenho uma Sym mas acho que neste caso a cruisym já tem o valor muito perto da Honda , e assim sendo escolhia a forza , pois uma maxi tem melhor proteção contra a intemperie e mais pratica no transito sem duvida....
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Luis Costa

  • Visitante
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #26 em: 27 de Setembro de 2018, 09:24 »
Pois é caros companheiros, ontem andei na Honda NC750X e sem duvida que é uma excelente mota, fácil de conduzir e anda mais que o suficiente, curti mesmo, mas acho que estou mais virado para uma maxi, neste caso a Forza 300 por todas as razões aqui referidas por vocês... adoro andar de mota é verdade mas penso que irá entrar aqui o mais logico para o meu caso, quero conforto, protecção aerodinâmica, espaço para poder levar tudo e mais alguma coisa e acima de tudo economia e nesse caso, nada melhor que uma 300  _pol_

pfc

  • Visitante
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #27 em: 27 de Setembro de 2018, 10:16 »
Pois é caros companheiros, ontem andei na Honda NC750X e sem duvida que é uma excelente mota, fácil de conduzir e anda mais que o suficiente, curti mesmo, mas acho que estou mais virado para uma maxi, neste caso a Forza 300 por todas as razões aqui referidas por vocês... adoro andar de mota é verdade mas penso que irá entrar aqui o mais logico para o meu caso, quero conforto, protecção aerodinâmica, espaço para poder levar tudo e mais alguma coisa e acima de tudo economia e nesse caso, nada melhor que uma 300  _pol_

Totalmente de acordo! _palmas_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #28 em: 27 de Setembro de 2018, 11:08 »
Disseste tudo companheiro , parece me uma excelente escolha . _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Tormentinha

  • Visitante
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #29 em: 27 de Setembro de 2018, 11:34 »
Companheiro Luís Costa.

Tens aqui uma opinião sincera sobre as maxiscooters ,,, apelidado por muitos como aspiradores,,,secadores etc. _thumbdown_




Boas curvas.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2018, 11:37 por Tormentinha »

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Lisboa
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #30 em: 27 de Setembro de 2018, 11:59 »
Eu neste momento tenho uma scooter e uma mota, já tive Maxiscooters

Acho que não existe o ideal, vai depender do uso de cada um

Vejamos durante a semana faço 95% dentro do centro da cidade a maxi scooter era boa mas é pesada uma scooter pequena é muito mais manobrável econômica e deixamos em qualquer lado.

Ao fim de semana gosto de agarrar na minha Maria dar umas voltas apanhar umas praias uns estragões de terra caso seja necessário, na maxiscooter não me punha em grandes aventuras nestes caminhos, não era feita para isso.

Malta que vem de fora da cidade etc apanha a A5, A1 vias rápidas para essa utilização seria perfeito a maxiscooter.

Ou seja com isto não existe motas ideais as necessidades de cada um fazem a mota ideal, hoje durante a semana ando de Pcx e gosto bastante é perfeita para o meu dia a dia citadino (11 kms para o trabalho sempre por dentro da cidade) ao fim de semana simplesmente não a uso quero uma máquina para poder relaxar sair por esta estrada fora, não consegui um dois em um e abdiquei de um dos carros lá de casa para ter duas motas, a minha Maria diz que sou maluco nesta opção , mas neste momento sou feliz com o que tenho.

Só um pequeno a parte , eu de mota também andava bem na cidade mas tinha um problema não passava em todos os buracos no trânsito (nomeadamente os suvs são uma porcaria) também tinha o problema de a deixar na rua no emprego nunca ficava 100% descansado e o meu problema maior era que dentro de cidade o meu consumo era quase 5L/100 e as manutenções iam chegar muito mais depressa e o material de desgaste ia ser muito maior. Se só pode-se ter um veículo era difícil para mim ser só a mota

Luis Costa

  • Visitante
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #31 em: 27 de Setembro de 2018, 12:08 »
Ou seja com isto não existe motas ideais as necessidades de cada um fazem a mota ideal

Que mais se pode dizer?? É isso mesmo!!

Tens aqui uma opinião sincera sobre as maxiscooters ,,, apelidado por muitos como aspiradores,,,secadores etc. _thumbdown_


Mais um excelente video do grande Josezito  _pol_ e ele tem uma máquina  ;)

Obrigado companheiros pelas vossas mensagens

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #32 em: 24 de Março de 2019, 19:41 »
Este topico já tem uns bons meses, mas algo que já me questionei, o que será um melhor upgrade de uma 125cc-

Será uma maxi 300cc ou para  uma nc750x DCT  _pensador_

Como foi dito são diferentes, uma versão oferece mais protecção aerodinâmica a outra não, a outra tem a vantagem que em caso de queda tem muitos menos dados que uma maxi ( neste caso é uma pipa de massa para uma carnagem)-

Uma absorve melhor as irregularidades a outra não.

Uma tem correia mas por norma muda-se de 12 a 15mil, a outra tem corrente que faz no mínimo 20mil.

A nível de andar em cidade entre transito acho que sendo a nc750x em versão DCT é ela por ela.

Depois é a questão de uma não pagar IUC  _pensador_

A escolhas na nossa vida que as vezes são difíceis, e acredito que esta é uma delas  _lol_





Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #33 em: 24 de Março de 2019, 19:54 »
A opção é sempre individual.
Uma scooter  300 cc e uma NC 750 é uma escolha  limitada.
Não equacionas uma mota com caixa manual? Alguma razão? O conforto de não fazer mudanças de caixa?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #34 em: 24 de Março de 2019, 20:10 »
A opção é sempre individual.
Uma scooter  300 cc e uma NC 750 é uma escolha  limitada.
Não equacionas uma mota com caixa manual? Alguma razão? O conforto de não fazer mudanças de caixa?

Eu sempre andei em motas com mudanças, até a 2 anos ter comprado a scooter, e apanhei o gosto de andar na cidade sem a preocupação de andar a reduzir ou meter mudanças.

A Nc750x DCT gosto da moto, depois tem a vantagem de ser tipo scooter e o extra ainda para quem quiser poder usar a caixa em modo manual.

Mas também apaixonei-me pelo visual da xmax 300cc  _pensador_

MAs moto2cool, gosto também de andar em motas e numa viagem também se diga de passagem que numa viagem não se anda sempre a por ou reduzir as mudanças, mas como o meu irmão tem uma Intruder 1800 M90 e passa mais tempo parada do que andar, sempre a posso usar para uns passeios fora da cidade e ai matar as saudades.

MAs sim prefiro para o uso que dou de ir para o trabalho e casa ser automática, torna-se muito mais pratica para cidade.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #35 em: 24 de Março de 2019, 21:01 »
A minha questão é mesmo essa, para o fim que pretendes a scooter é a opção :) , escolher  mota é que punha em questão se fazia sentido limitar à NC
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #36 em: 24 de Março de 2019, 21:13 »
A minha questão é mesmo essa, para o fim que pretendes a scooter é a opção :) , escolher  mota é que punha em questão se fazia sentido limitar à NC

Pois eu também acho a scooter talvez seja melhor até porque ficava logo a poupar no IUC.

A minha maior preocupação é o valor para que já vai uma 300cc, e se alguma vez existir o azar de cair, ou deixar-mos a scooter em algum lado parada e alguém empessar nela e cair, se partir uma carnagem é logo mais um balúrdio, ai a Nc tem mais vantagem, até porque já vêm com as barras de protecção, o gasto não iria ser tanto.

É verdade que não podemos andar a pensar nisso, mas na realidade são situações que podem acontecer, e é ai a minha preocupação.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #37 em: 25 de Março de 2019, 15:58 »
Pois eu também acho a scooter talvez seja melhor até porque ficava logo a poupar no IUC.

A minha maior preocupação é o valor para que já vai uma 300cc, e se alguma vez existir o azar de cair, ou deixar-mos a scooter em algum lado parada e alguém empessar nela e cair, se partir uma carnagem é logo mais um balúrdio, ai a Nc tem mais vantagem, até porque já vêm com as barras de protecção, o gasto não iria ser tanto.

É verdade que não podemos andar a pensar nisso, mas na realidade são situações que podem acontecer, e é ai a minha preocupação.

Se pensarmos na maioria das situações possiveis de acontecer ficamos doentes, sem tempo nem vontade para gozar a vida.
O valor do IUC varia sempre com cilindrada. Mesmo que acabem as atuais isenções uma 750cc pagará mais que uma 300cc.
O valor de seguro da 750cc tenderá a ser mais alto, bem como o custo de utilização.
Se uma será melhor que a outra? Certamente que sim, caberá a cada um escolher a sua melhor opção.

Para mim, por ex, num projeto de longo prazo iria escolher mota pela facilidade de manutenção.   

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #38 em: 25 de Março de 2019, 17:42 »
A Nc não tem as crash bars de origem. São cerca de 150 euros, mas valem cada cêntimo.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #39 em: 25 de Março de 2019, 19:37 »
A Nc não tem as crash bars de origem. São cerca de 150 euros, mas valem cada cêntimo.

Acho que todas as motas deviam ter esse acessório inclusive as scooter

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #40 em: 25 de Março de 2019, 21:48 »
Bom eu larguei a enorme mas porreira trk 502 e desci a xmax 300 mesmo pela versatilidade de ser scooter .
Acabo por andar nas mesmas velocidades que  andava e gasto metade em combustível, ando mais protegido , gasto menos em manutenções também,so fica a faltar ir para a terra que com a xmax nao convém
Em 3 meses mais de 5000km feitos , se fosse na trk ha tinha gasto uma pipa de massa....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #41 em: 26 de Março de 2019, 08:56 »
Bom eu larguei a enorme mas porreira trk 502 e desci a xmax 300 mesmo pela versatilidade de ser scooter .
Acabo por andar nas mesmas velocidades que  andava e gasto metade em combustível, ando mais protegido , gasto menos em manutenções também,so fica a faltar ir para a terra que com a xmax nao convém
Em 3 meses mais de 5000km feitos , se fosse na trk ha tinha gasto uma pipa de massa....

Bem em relação ao combustivel a diferença entre a scooter e a nc750 não é grande, pelo menos falo pelo consumo que fazem as SYM que tirando uma ou outra pelo que li no forum não fazem menos de 3,3lts

A nivel de manutenção não vejo diferenças pois o que se muda numa não se muda na outra logo acho que fica ela por ela, onde vejo que realmente pode haver mais uns custos é na diferença do seguro e no IUC, mas talvez no que se poupa em algumas mudanças ao fim de duas manutenções fica ela por ela.

Agora a nivel de proteção de chuva e frio ai sim uma scooter é uma scooter protege mais, mas como dizes se quiser-mos fazer mais umas explorações pelo campo já ficamos um pouco limitados, não é que não o possamos o fazer mas ai podemos danificar alguma coisa.

Para que faça mais cidade scooter sem duvida, para que faça cidade e passeios e percursos pelo campo, sem dúvida que uma mota com DCT é capaz de ter mais vantagens e a longo prazo compensa nesse sentigo.

Acho que pelos valores que já andam a nivel de uma 300cc ou uma nc750 DCT, tem que se pensar muito bem o que queremos realmente e o uso que vamos dar, para não estar-mos limitados que queremos fazer.


NunoMiguel

  • Visitante
Re: Maxiscooter ou mota?? Nada melhor que a vossa opinião!!
« Responder #42 em: 26 de Março de 2019, 14:22 »
Concordo com tudo o que o PSH72 escreveu.

Mas são produtos diferentes. Uma scooter tem um lado inequivocamente mais pratico, mas para mim a mota é muito, mas muito mais divertida de conduzir.
Comecei a andar de 2 rodas quando precisava de me deslocar para Lisboa todos os dias, nessa altura só uma scooter fazia sentido para mim. Hoje as 2 rodas para mim são passeio, divertimento, já não me vejo numa scooter.

Claro que é a minha opinião, apenas