Autor Tópico: Apps Android para acompanhar intercomunicadores  (Lida 5636 vezes)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« em: 20 de Janeiro de 2017, 22:03 »
Caros,

Surgiu a questão sobre atender as chamadas por voz em intercomunicadores (aliás, sobre a falta dessa opção) e lembrei-me que muitos dos modelos mais em conta não trazem essa funcionalidade.


Seguindo o espírito que sempre acompanhei aqui no fórum, venho partilhar com vocês umas dicas sobre como ultrapassar essa questão, desde que usem um smartphone conectado ao intercomunicador.


Obviamente a utilidade dependo do tipo e funcionalidades do Intercomunicador que possuem. O meu não tem comandos por voz, por isso uso isto para atender automaticamente chamadas de certos números pré-definidos.


Vou falar de aplicações para Android mas tenho a certeza que  devem existir equivalentes para Windows Phone ou iOS/iPhone.


Existem aplicações que nos permitem automatizar operações mediante certas condições e parâmetros. Basta definir umas quantas regras, e facilmente se consegue que o smartphone atenda uma chamada de forma automática, por exemplo após 3 toques, e apenas se detectar que está ligado a um dispositivo por bluetooth.


Começo pela mais simples:

Agent - do not disturb & more

Link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tryagent


No modo Drive além de outros automatismos úteis, permite definir regras para:

1) Atendimento (ou rejeitar) automático ou por voz (falar para atender, versão em testes)
2) Respostas padrão automáticas por SMS (vou a conduzir, ligo mais tarde, etc)
3) Definir períodos de operação (7h às 20h, etc)
4) Ler automaticamente SMS e/ou mensagens por voz
5) Selecionar conjunto de contactos para usar nos atendimentos automáticos (rejeita os que não estão nessa lista)



Esta é mais complexa de configurar, mas com um pouco de paciência conseguem-se resultados excelentes e tornar o nosso (suposto!) "smart" phone realmente..... SMART!

Macrodroid

Link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.arlosoft.macrodroid


Esta app permite criar virtualmente todas as acções automáticas que precisamos, relacionadas com tudo o que o nosso smartphone consegue disponibilizar!

Para perceberem melhor, explico com um exemplo práctico.


Nos primeiros tempos em que dei início a esta aventura das duas rodas que a Maria, naturalmente, ficava preocupada de manhã e exigia(!) que eu lhe enviasse sempre um SMS quando chegasse ao trabalho.


Como sou muiiiiitaaaa preguiçoso, deitei logo mãos à obra para não ter que me lembrar de me lembrar de enviar o dito SMS!!!



Resumindo, bastou instalar o MacroDroid e configurar assim:

1) Acção: enviar SMS para 96xxxxxxx

2) Trigger/gatilho:
Quando detectar a rede WIFI do trabalho com o nome XPTO

3) Constraints/Condicionantes: entre as 07h e as 20h, apenas dias de semana

4) Mostrar notificação que o SMS foi enviado

Feito!!!

Desta forma, nunca mais me preocupei em não me esquecer de enviar o dito SMS: assim que entro no meu piso, a app MacroDroid encarrega-se disso por mim  _pol_


Para os mais atentos, sim, tive que brincar um pouco com variáveis (true/false) e mais umas acções para evitar que sempre que fosse à rua ao café e voltasse a entrar, lá ia novo SMS para a patroa!   _Rolley_


Com uma sequência de acções resolvi o assunto:
> Quando entro no trabalho e se liga ao WifI XPTO a macro verifica se a variável WORK=FALSE e envia o SMS; em seguida marca a variável WORK=true;
> A partir daí, a cada vez que se volta a ligar ao mesmo WifI no mesmo dia (saídas e entradas), executa o conjunto de acções definidas excepto enviar o SMS (porque WORK=true);
> Ao entrar em casa, tenho outra acção que corre ao ligar-se a rede WiFi de casa e simplesmente marca a variável "WORK=false"
> Assim, no dia seguinte WORK=false na primeira vez que entrar no trabalho -- e envia o SMS ;)


Como existem utilizadores a partilhar conjuntos de "macros" (sequências de acções) rapidamente chegam lá, com base em uma delas.



Para configurar o atendimento automático fazer algo deste género:

1) Acção: atender chamada + aumentar volume max

2) Trigger: ao chegar chamada voz

3) Condições: se dispositivo [nome do intercomunicador] estiver ligado por Bluetooth + se a chamada for de um dos números da lista X, etc.



Para configurar leitura por voz das SMS, fazer algo deste género:

1) Acção: aumentar volume + ler por voz SMS

2) Trigger: ao chegar SMS

3) Condições: se dispositivo [nome do intercomunicador] estiver ligado por Bluetooth + se SMS for enviada por um dos números da lista X, etc.



Só uma nota sobre o consumo de bateria:

Este tipo de aplicações tem a má fama de consumir bastante bateria nos smartphones - e com alguma razão, se abusarmos.

O problema por norma prende-se com o uso excessivo do GPS / serviços de localização, que nos permite facilmente despoletar acções com base no local onde estamos.

O que não podemos é ter uma ou mais macros a verificar a posição GPS a cada 5 minutos sem consumir mais bateria que o normal!
Não fazendo uso disso consome o mesmo que qualquer outra app em operação.

Razão pela qual optei por usar como trigger a detecção das redes WiFi em vez da localização do meu escritório ;)



Explorem a app!

Vale a pena e tenho a certeza que vão encontrar outros usos bem úteis não relacionados com condução  :))




Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #1 em: 20 de Janeiro de 2017, 22:33 »



Espectacular!! Obrigado pela partilha, irei efectuar alguns testes  _pol_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #2 em: 20 de Janeiro de 2017, 23:00 »

Obrigado pela partilha.  _pol_
Irei certamente utilizar algumas das sugestões mais simples.
Abraço
 _convivio_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2017, 23:00 »
Qualquer dúvida metam aqui que eu tento ajudar no que for possível  _convivio_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #4 em: 21 de Janeiro de 2017, 14:17 »
Formidável :). Obrigado pela partilha vou experimentar.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline M.F.

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 352
  • Localidade: Laranjeiro/Almada
  • Membro CPM nº 4398
  • Marca: HONDA
  • Modelo: Deauville NT650V
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2017, 20:36 »
Obrigado pela partilha. Excelente explicação!

Enviado através de Tapatalk

_slb_  O condutor de uma Honda Deauville será sempre um condutor muito baril!! _slb_

Marcial Ferreira
Suzuki GN250-»Yamaha XJ600 N-»Yamaha XV1100-»Jonway Shark 125-»AJS DD125E MKII-»Yamaha XV535-»Yamaha XV1100-»Honda Deauville NT650V...

dpedro

  • Visitante
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #6 em: 21 de Janeiro de 2017, 22:07 »
Muito bom parece bastante útil não só para os intercomunicadores , vou experimentar   :))

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #7 em: 21 de Janeiro de 2017, 22:39 »
Caros,

Acabei de partilhar nos Templates do MacroDroid algumas macros que podem servir para testarem o que sugeri acima. Basta irem adaptando à medida das vossas necessidades.

Começam todas por CPM - nome macro.
Se partilharem algumas façam da mesma forma, fica mais fácil encontrar ao pesquisar por CPM ;)

Abraço

dpedro

  • Visitante
Re: Apps Android para acompanhar intercomunicadores
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2017, 00:28 »
Caro antonio,

Obrigado pela partilha, quando me entreter a fazer umas macros, partilho também ;)