No outro dia fui á oficina mudar os travões e chamaram.me á atenção que tinha o nível do óleo ligeiramente baixo..Mediram á minha frente e estava uns 3 mm do nível máximo... mais perto do meio...perguntei-lhes se tinham feito o preliminar da Xmax 400 que é ligar o motor deixar a trabalhar um pouco e deixar descansar um minuto e aí verificar o óleo..."...não...não é nada disso..o óleo tem de ser visto a frio..." disseram-me.. retorqui que o manual indicava a operação conforme eu descrevia..também me disseram que não tinham lido o manual, mas não tinham dúvidas Mostrei-lhes o parágrafo onde descreve a operação de verificação e engoliram em seco ... afinal , é normal estes especialistas Yamaha não lerem os manuais das motas... Posso dizer que foi noutra oficina Yamaha na região de Lisboa que não a Motor7
Ainda não entendi como é que se cobram com 40€/h +IVA e depois fazem estes serviços sem qualidade. Ainda me metem uma nota para mudar o óleo dali a 3000 km e dizem que é recomendação da yamaha... li o manual todo e não vem nenhuma referencia à mudança de óleo intermédia (3000km)... Enfim
Realmente é triste, eu por outro lado perguntei agora na revisão da minha se tinham visto que de fábrica vem com a vareta a meio:" sim e como são só 1000km nos não queremos fazer misturas de óleo. "Depois da revisão perguntei que óleo colocaram "recomendado que é o 5w40 sintético " quando cheguei a casa verifiquei passados 5 min como refere o manual e está correto, mesmo a roçar o indicador de máximo. Aqui a operação foi bem feita.pena serem poucos assim
A XMax 125 não tem revisões nem inspecções intermédias, quando se compra nova, faz a 1ª rev. aos 1 000 kms, depois aos 7 000 e sucessivamente a intervalos de 6 000 kms.
José, essas são intermédias ...são apenas mudança de óleo e verificações técnicas (eventualmente pastilhas) as dos 12,000, e 24,000 são as revisões
O óleo acaba por ser queimado ou encaminhado para fora através dos respiros do motor... Dependendo do motor ele vai acabar na admissão, na atmosfera ou num canister Obviamente, há que observar algum bom senso... Não metam um litro de óleo a mais e esperem que a situação se resolva pelo respiro Já agora... Quanto é que será em quantidade de óleo os 3 mm na vareta?A Nmax deve levar 0,7 de oleo...3mm estao o que 50 a 100 cc?
Não discordo de se medir o óleo a frio e essa é a minha preferência.Quanto ao óleo ficar ligeiramente acima, é facilmente identificável o problema pelo método usado para encher: meter a quantidade indicada O problema é que o óleo antigo pode não ter saído todo.Outro problema, é que ao adicionarmos o óleo demora sempre algum tempo até este assentar e esse acrescento se reflectir no nível da vareta...Portentos... Não é uma ciência exacta Filipe... Este último parágrafo é um clássico do CPM