Olá e bem vindo.Penso que estás quase decidido ao tipo e modelo de veículo que pretendes. Por aqui recomendo-te a ler os DB que por aqui existem para tirares mais algumas conclusões.Deves, na minha opinião, experimentar o veículo que mais de "apela", sentires a máquina e ver como te "relacionas" com ela. Pelo que deves deslocar-te a um stand e experimentar.Recordo-te que uma coisa é teres máquina para umas voltinhas ou andar ao fim-de-semana outra coisa é diariamente conviver com ela e na forma como te "colocas" no trânsito com ela.Não descures no equipamento, aposta em material durável e porque não completo.Boas escolhas.
Mesmo sabendo que já colocaste de lado as scooters, para uso diário (inverno incluído) as scooters são a única solução que te dá um excelente conforto. Quase não sentes o vento, com punhos aquecidos e um vidro decente à frente é conforto total. E há scooters que andam muito bem...
Para primeira mota a sv650 é uma ótima opção, o consumo anda pelos 4, mexe-se muito bem na cidade, tem o assento mais baixo da gama, tem 76 cv. É uma ótima mota convencional naked . Não tem o conforto das scooters nem a caixa automática da NC. E não tem o vidro alto protector que pode fazer a diferença no inverno em dias de chuva. Ah e tens o sistema de apoio ao arranque que é à prova do vulgar "deixar ir abaixo". Eu tenho uma e não consigo tirar o sorriso dos lábios quando surfo nas ruas do Porto agora para as viagens Setúbal - Lisboa a serem feitas quotidianamente incluindo chuva a recolha mais racional é mesmo uma scooter ou uma mota com bom vidro. No meu caso a escolha não foi muito racional mas não estou nada arrependido. Adoro viajar neste conceito original de mota e as naked andam por aí BTW: ando em via rápida sem problemas com a chuva, só precisas de bom equipamento
Companheiro, acho que já tens alguns modelos em vista.Como te foi sugerido é fazer testes a esses modelos e ver como te sentes na sua condução.Para esses kilometros diários que dizes ir fazer, uma 125 fica curta ainda mais se utilizares AE para fazeres lisboa-setubal.As nc talvez sejam as mais poupadas nessa cilindrada. Modelos até 500cc podem ser interessantes pelo iuc mais baixo, seguro, etc.
Pois, o facto de ser uma boa mota para principiante, mas com características de condução que ajudam a que não se farte dela deixou-me um pouco a pensar.Teria que lhe meter um vidro alto e talvez uns protetores de pernas, se é que isso existe para esse modelo. O facto de não ter nenhuma campanha com 0% juros também pesa um pouco, apesar de ter poupanças preferia usá-las noutras coisas de momento. Vou ver se consigo um teste numa a ver... Quem sabe me apaixone Obrigado pela sugestão. Eu também tinha debaixo de olho uma CB500X, mas no meu caso não sei se tem muita vantagem para além de ser mais leve e manobrável face à NC. O IUC rapidamente abato pela diferença de manutenção e combustível. O seguro por acaso não calculei qual seria a diferença, mas acho (posso estar enganado) que não é enorme.E não tem o met-in que dá jeito. Aliás, o met-in é uma das grandes vantagens da NC a meu ver. Marquei um test-drive ali na Motorway à NC. Deixa lá ver se realmente me seduz e tenho unhas para ela
Eu iria para a CB 500X. Acho-a mais bonita que a Nc. Cuidado ao conduzir na Ponte, vejo com cada barbaridade que até assusta.Boa sorte.
Eu faço Palmela Lisboa todos os dias, acredita que não queres comprar um 125. Não é de todo indicada para fazer tanta AE. Se vais andar de verão e Inverno, a protecção aerodinâmica é muito importante. Eu gosto muito da NCX, mas acabei por comprar um Integra. Nunca molhei as botas :-)Enviado do meu Redmi Note 3 através de Tapatalk
Bom dia Serg__rpsExperimenta dar um salto ao Ondamil em Almada para veres a CB 500 X...não darás o teu tempo por perdido. Aliás, se tens tempo para gastar, então visita o máximo de concessionários até encontrares o negócio mais vantajoso. É o conselho que te dou.Em relação às motas referenciadas, a meu ver, aquela que tem a melhor protecção para o frio é a NC 750 X. A irmã CB 500 X não é tão eficaz neste capitulo, com as pernas e pés a sofrerem com o vento. Mas tem um motor... Gostei também da suzuki SV 650...mas meu caro, aquilo é que levei porrada do vento quando a experimentei...safa, estranhei muito porque não estava habituado.A minha Forza 125 fazia 2.2 de média aos 100... Era bastante económica. Se tens em mente esta preocupação, com este modelo não ficas desiludido de certeza e até aos 120 kms vai de certeza.Só um pequeno à parte, foi na Ondamil que a minha Forza ficou...as novidades virão depois.Boas curvas para todos.
A Forza sofre do mesmo mal que a Integra... é uma scooter (neste fórum não posso repetir isto muitas vezes ). Um dia mais tarde considerarei uma .
Poder podes, até porque o CPM é um fórum bastante democrático se bem que diplomático e metódico, como todos deveriam ser...E como se costuma dizer..."Uma mentira repetida muitas vezes, a certa altura começa a ser verdade...!"... só que não!
Opá, eu disse aquilo totalmente na brincadeira, espero que não tenha sido mal interpretado ou levado a sério . Registei-me no fórum precisamente porque do que tenho lido é bastante bem frequentado .Sou da opinião que cada um gosta do que gosta, é preciso é haver respeito .
Respondendo à tua questão inicial, não acho que faças mal em ir para uma moto maior. Na minha situação pessoal decidi arranjar logo uma mota de maior cilindrada como primeira moto tendo a escolha recaído por uma xt 660R. A escolha pelas trail deve-se ao facto de as achar motas muito versáteis pois tanto andam em alcatrão, como andam em terra.Não é que não goste de 125 mas procurava algo mais apimentado e como moro perto do trabalho acabo por usar a moto mais para situações de lazer e principalmente para fazer tiradas até ao Alentejo.Ao principio tive algum cuidado pois apesar de não ser uma moto muito potente é potente o suficiente para arranjar problemas, principalmente nas mãos de quem não tocava numa mota à uns anos.Por ironia do destino e contrariamente à tua opinião gosto bastante de scooters e agora que já tenho uma "mota" ando com grande vontade de arranjar uma (isto uma pessoa nunca está bem com o que tem ) mantendo claro a minha montada, com o objectivo de ir para o trabalho e dar descanso ao enlatado que já está a acusar a idade.Por isso testa bem o que realmente queres e faz alguns testdrives para veres que tipo de mota se adequa a ti a nível funcional e a nível sentimental, pois no fim o coração é que manda
Companheiro Serg_rps:Pelo trajecto que indica, a vontade expressa de querer uma mota "convencional", a sua altura (um pormenor que pode ser relativizado pela idade e habituação), a forma como se identifica como um motociclista que dá de barato o campeonato da velocidade a outrem, a melhor opção será sem dúvida a Honda NC750S. Acho que se refere a esta:http://www.honda.pt/motorcycles/range/street/nc750s-2016/overview.htmlPor quê? Pelas características gerais da mota para uma utilização... generalista. E sobretudo pela economia: um trajecto diário de cerca de 40 quilómetros vai constar de forma indelével no orçamento mensal, e, convenhamos, a gasolina "ao preço da chuva" é coisa do passado.A nova 650 da Suzuki é bonita, tecnologicamente interessante (aquele sistema anti-derrapagem, por exemplo), é algo mais baixa (atenção, não atender só à altura do banco mas também à largura - mais uma vez: não há nada como experimentar), e até pode dar mais gozo em determinados regimes, não duvido. Eu gosto.Por outro lado, dizem os testes, e ao contrário do que é costume na marca, há quem duvide da eficácia da forma como vem "calçada" (nada que não se possa alterar aquando da compra).De outro ponto de vista, que não sei se consta da sua preocupação, trata-se de uma marca que oferece menos possibilidades de escolha de concessionários (certo, não interessa ter muitos concessionários mas ter bons), menos valorizada na altura de uma retoma, por razões que nem sempre são objectivas, isto é, menos relacionadas com a qualidade intrínseca do produto e mais com "modas" e sobretudo "diz que diz" comercial, sem objectivamente deixar de lado outras situações de atendimento pós-venda que só o representante nacional da Suzuki saberá responder.O pormenor da defesa em relação aos elementos: "apanhar com vento" faz parte da escolha mas suponho que haverá no mercado protecções que possa somar à NC para que o peito fique menos exposto; quanto às pernas, esqueça, nada a fazer, umas boas calças com algum grau de impermeabilização e, sobretudo, com protecções.Esta é uma opinião desapaixonada, conforme pode verificar aí ao lado pela máquina que escolhi para mim.Razão sem coração e coração sem razão? Ao contrário de noutras situações da vida, quando se fala de motas que são para andar e não para mostrar, a opção certa está algures a meio.
boas, tive uma NC750x em que desde Junho passou dos 14.000kms para uns modestos 28.000kms em Novembro. Usei para transporte utilitário e uma ida a Gibraltar no verão. Dando aqui a minha modesta opinião e de quem já fez 2 meses Quinta do Conde - Aeroporto (70kms ida e volta), diariamente, numa NC750x. Faça chuva ou sol, apenas ando de mota. E se vai ser também o teu caso, não optes pela NC. Sim a NC é uma mota quase perfeita, não faz rigorosamente nada mal que até enerva mas para uso diário, aconselho vivamente uma scooter. Para além da proteção aerodinâmica tens um baixo custo de manutenção. O que é idêntico na NC, mas para uso diário, prefiro scooter, como uso agora. Se realmente a ideia for uma mota com embraiagem, a NC750x de todas as que estão no mercado neste momento, é sem dúvida alguma, a melhor opção que podes fazer para transporte utilitário.EDIT: ps.: Uma scooter praticamente não tens de colocar extra nenhum a nível de conforto, numa NCx se não tiver extra nenhum, prepara-te para ser sempre uma coisa aqui outra ali, outra aculi só para tentares ter conforto para as viagens diárias boas curvas e bons kms!
....... Se investires num bom equipamento de inverno ( no Verão não precisa ser tão artilhado ) o clima deixa de ser fator determinante para a escolha da mota...... Uma NC750X ou Integra ou S (naked ) são excelentes opções para esse percurso que irás fazer, ainda tens outras hipóteses porreiras como por exº a Suzuki V-Storm 650, Kawasaki Versys 650 ( está com 1 campanha agora ) ou mesmo a Honda CB500 x que são motas versáteis e polivalentes além de terem cilindradas comedidas e com isso os consumos também são bons versus performances e ainda dão para uma perninha em off-road ligeiro.Se fosse eu a escolher seria uma NC750x ( com DCT ) ou a Integra ( com DCT ) para não desfigurar o meu sapato do lado esquerdo, hehe.1 abraço e Boas festasScooterado 35==»36
Tenta testar uma T-MAX 530 é um scooter mas excelente para esse trajeto