Autor Tópico: Quem lê e guarda os manuais de instruções?  (Lida 7291 vezes)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4344
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« em: 07 de Março de 2016, 22:04 »
Boas,
Tenho reparado ,aqui e ali,que muitos/muitas,tem dúvidas nos seus veículos que muitas vezes estão explicados nos seus manuais e falo das motas/carros, etc.
Reparo também que ao fim de muito pouco tempo já ninguem sabe deles e quando se vende já não existem mesmo.
Consta que dá trabalho a ler e ninguém está para isso, ler quase uma enciclopédia!!!
Pergunto o porquê desta situação e se o fazem.
Eu guardo sempre tudo para futuras consultas e tiro dúvidas com os mesmos,mesmo não fazendo manutenções nos representantes coloco no respetivo livro a anotação e assino o trabalho de revisão/manutenção executado.
Como já vi muito carro/mota sem nada assinalado ,pergunto ,e vocês? Também vos desaparecem os manuais?
Registam todas as intervenções??

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #1 em: 07 de Março de 2016, 22:13 »
No meu caso, eu não só o li integralmente... como andou inclusivamente bastante tempo junto ao equipamento por baixo do banco. Agora está guardado em casa.  ;)

Considero assim bastante importante a leitura atenta do manual, servindo não só para conhecer melhor o nosso modelo, mas também levar a que se faça uma cuidada e atempada manutenção do mesmo.

Boa partilha Marco. Um tema importante.  _pol_ _pol_

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #2 em: 07 de Março de 2016, 22:30 »
Pois é, assunto interessante este.
Eu, por norma, quando compro algum aparelho (veículos incluídos) a primeira coisa que faço é uma leitura, ainda que diagonal, do manual. De seguida, guardo-o para mais tarde o voltar a consultar.
Para ficarem uma ideia mais correta desta minha forma de lidar com esses livrinhos, de cada vez que procuro algum, é certo e sabido que irei mandar alguns kg papel para a reciclagem à conta de manuais de aparelhos que já "adormeceram".
 _convivio_
Rui

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #3 em: 07 de Março de 2016, 23:17 »
Assunto interessante, não há duvida, mas com duas questões subjacentes.
São elas a própria da leitura do manual referente á maquina/aparelho que se adquiriu, e a segunda que será a sua manutenção e consequentes registos das mesmas.
Da primeira apresento-me como culpado !!!  _Rolley_ Leio, quando tem que ser mesmo ....
Manutenções e registos sou fanático pela questão !!!  _pol_ Exemplo : Vendi a NC700S á dias e para além dos manuais e registos de manutenção, entreguei igualmente os meus registos pessoais actualizadíssimos sobre as médias de consumo, as datas em que atestava, as datas e kms em que oleei a corrente ...

 scooter_ Gosto é de andar de motaaaaaaaaaa  _lool_
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 23:17 por PITEIRA »
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #4 em: 07 de Março de 2016, 23:25 »
Por norma deve-se sempre ler e manter os manuais dentro da viatura, em caso de emergencia se poder tirar
alguma duvida que possa surgir.
Como estou no comercio automovel/motas (vendas) reparo que maioria das viaturas não têm qualquer tipo de
manuais e quando pergunto aos donos pela  pasta com os livrinhos todos dizem que deitei fora, ocupa muito
espaço no porta luvas, não sei o que fiz deles, "isso serve para alguma coisa"? ou guardei-os mas não sei aonde.
Eu acho que deviam manter todos os livros e em especial o das revisões porque este é o historial da manutenção
da viatura seja ela carro ou mota.

Assunto muito importante mpaneves, obrigado pela partilha.

Abraço

Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4344
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #5 em: 07 de Março de 2016, 23:36 »
Por norma deve-se sempre ler e manter os manuais dentro da viatura, em caso de emergencia se poder tirar
alguma duvida que possa surgir.
Como estou no comercio automovel/motas (vendas) reparo que maioria das viaturas não têm qualquer tipo de
manuais e quando pergunto aos donos pela  pasta com os livrinhos todos dizem que deitei fora, ocupa muito
espaço no porta luvas, não sei o que fiz deles, "isso serve para alguma coisa"? ou guardei-os mas não sei aonde.
Eu acho que deviam manter todos os livros e em especial o das revisões porque este é o historial da manutenção
da viatura seja ela carro ou mota.

Assunto muito importante mpaneves, obrigado pela partilha.

Abraço
É isto mesmo que acontece infelizmente, será assim tão despreocupante ,não sei outro termo o uso ou cuidado da mota/carro?se ocupa espaço? Hoje em dia ja está previsto o seu lugar de permanência na mota ou no carro.
Quando entreguei a xcity ou a CBF lembro de ver fotos online dos manuais assinados por mim em como foi tudo feito ,como manda a marca mas por mim,em jeito de comprovativo em que houve cuidado.
Por vezes é necessário tirar dúvidas e temos de recorrer aos ditos manuais .
Obrigado pelas partilhas...

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #6 em: 08 de Março de 2016, 00:39 »
Comprei muitas motos usadas e espantosamente a sym foi a primeira que vinha com manual, livro de todas as revisões carimbadas as duas chaves originais e até cópias das mesmas! Uma raridade de um proprietário consciencioso.
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #7 em: 08 de Março de 2016, 02:20 »
Eu faço questão de ler os manuais de uma ponta à outra e de os guardar claro.

interceptor

  • Visitante
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #8 em: 08 de Março de 2016, 07:35 »
Eu gosto mesmo de ler os manuais, são uma excelentes companhia na casa de banho :)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4344
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #9 em: 08 de Março de 2016, 08:52 »
Eu gosto mesmo de ler os manuais, são uma excelentes companhia na casa de banho :)
Brincalhão!!!!!
Acho dos melhores sítios para se ler algo visto podemos estar mais concentrados ;D  ;D  ;D

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #10 em: 08 de Março de 2016, 09:08 »
LoL... Benditos momentos de cultura no WC...

Eu então tenho o manual numa bolsa que anda na Scooter, li o mesmo de fio a pavio e inclusive tenho uma versão em pdf no telemóvel que arranjei/solicitei antes mesmo de ter recebido a OMega!

Não sou um bom exemplo!

_Rolley_


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

JViegas

  • Visitante
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #11 em: 08 de Março de 2016, 09:45 »
Li o manual da minha maxi quando a adquirir.
O mesmo está guardado em casa em conjunto com toda a documentação da mesma.
O mesmo já serviu para posteriores consultas.
Tenho igualmente um manual digital no meu trabalho no caso de alguma emergência.

Relativamente aos manuais de instrução de qualquer equipamento que adquiro, gosto sempre de dar uma leitura atenta. Mediante o equipamento consulto novamente ou então fica o mesmo guardado até à inutilização do equipamento ou venda.

A minha mulher é totalmente o contrário. O manual vem depois de me perguntar como é que se faz e depois de eu lhe ter dito para ler o manual de instruções.

Houve há uns anos atrás uma situação que me arreliou (para verem como sou com os livros de instrução): comprei uma máquina fotográfica, que para minha desilusão trazia um pequeno manual de instruções, pelo que as questões mais avançadas, remetia para um link do fabricante para se poder fazer o download do manual na língua de camões. Eram cento e tal paginas... como queria evoluir na fotografia em modo manual... imprimi o manual...  _anjo_ que serviu plenamente para aprender a utilizar corretamente a máquina.  _pol_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #12 em: 08 de Março de 2016, 21:24 »
Pensava que era só eu a ler no WC.

LoL... Benditos momentos de cultura no WC...

Eu então tenho o manual numa bolsa que anda na Scooter, li o mesmo de fio a pavio e inclusive tenho uma versão em pdf no telemóvel que arranjei/solicitei antes mesmo de ter recebido a OMega!

Não sou um bom exemplo!

_Rolley_



Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #13 em: 08 de Março de 2016, 21:26 »
Pensava que era só eu a ler no WC.

+1  ::)
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #14 em: 08 de Março de 2016, 21:33 »
Eu leio o manual na diagonal (pois muita coisa é senso comum ou bastante intuitivo) e guardo junto das coisas da maxi na garagem.
Tento sempre procurar também o manual em questão em formato digital e ando com ele no telemovel para uma consulta rápida, de emergência e em qualquer lugar.

Abraço
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #15 em: 08 de Março de 2016, 23:11 »
Da minha presente moto tenho o manual do proprietário e de oficina em PDF no smartphone, dispenso o manual em papel que está em arquivo numa estante. :)

Tenho sim,  o manual de oficina impresso e encadernado da fantástica  Downtown, que considero um acervo informativo muito completo.



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #16 em: 09 de Março de 2016, 15:28 »
Quando comprei a scooter li-o todo e depois arrecadei-o debaixo do banco, dentro do saquinho original. Além deste ainda tenho em formato digital para tirar duvidas.  _palmas_
_fcp_
 

RCEu

  • Visitante
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #17 em: 09 de Março de 2016, 16:52 »
Já li o meu de forma transversal. Está guardado em casa e como tinha adquirido a Buga em 2ª mão, não foi de facto o mais fiel que trouxe.
Ainda não consigo entender se o manual que tenho é realmente o do meu modelo (os outros são muito iguais) ou de outro. O mesmo aconteceu com a caixa de ferramentas, que estava em falta e que outro companheiro com uma Buga me alertou. Conclusão, acabei por, também aqui trazer uma caixa (saqueta) que não é da Buga.

Mas uma das funções que tive quando trabalhei na Singer e foi, de resto, o que fui fazer quando para lá entrei, foi o controlo de qualidade.
Ora, uma das coisas que fazemos quando um artigo é novo é ler o manual e verificar se tudo o que está lá descrito se consegue fazer no produto.
Portanto também sou um pouco como o Twin. Gosto de saber para que servem as coisas e até onde a garantia do produto vai. Quais são os meus direitos enquanto consumidor e quais são os meus deveres.

Por vezes exagera-se um pouco com os materiais só porque estão na garantia. E depois verificamos que a garantia não cobre determinados comportamentos e exageros que cometemos.

No caso das manutenções das scooters que tive, esta é a única que veio sem livro. Na Suzuki fica tudo registado online. Em cada revisão ou intervenção o serviço fica registado e pelo numero do quadro, qualquer agente tem acesso ao que foi feito. Quando adquiri a Buga, nada se encontrava registado, a não ser uma intervenção qualquer em garantia, que não estava muito específica.
Neste momento, sei que tudo está lá registado. E tem sido por aí que descobri por exemplo, que estou a consumir travões traseiros em excesso, por má utilização da minha parte.
Situação que tenho vindo a corrigir.

Quando troco a máquina, seja carro ou scooter, entrego tudo o que veio com ela.
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 16:53 por Élio »

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #18 em: 09 de Março de 2016, 18:03 »
A minha veio com o manual de instruções, livro de revisões e com as ferramentas no compartimento próprio por baixo do banco e por lá continuam. Surpreendentemente, face aos relatos que já li aqui no fórum, a minha antiga chinesa também trouxe livro de instruções (em português!!!  _confuso_ _confuso_) e bolsa com ferramentas.

Em casa tenho um exemplar em pdf para o caso de necessitar consultar o manual por qualquer motivo. Apenas acrescentei ao manual o diagrama elétrico da mota que obtive na net, que dá imenso jeito em certas situações. Quando a vender irá tudo junto conforme veio.

Tenho ainda em casa o manual de serviço em pdf, só é pena estar em alemão, mas foi o que se arranjou.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4344
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #19 em: 09 de Março de 2016, 18:21 »
E eu como disse guardo tudo,leio tudo,as vezes tem mesmo de ser no WC e também costumo andar com o PDF no smartphone. Quer no carro quer a kxct tem tudo lá no respetivo espaço dentro do saquinho,bolsa ,própria para o efeito e tenho o cuidado de fazer todo e qualquer registo de intervenções .
A kxct trás 2 manuais Um em inglês muito mais bem explícito que o nosso tuga que também contempla umas folhas para as revisões,aqui o importador podia e devia melhorar pois nota-se que o manual é uma cópia encadernada e com algumas omicoes do verdadeiro .

 Marco Neves
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 18:21 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Navegante

  • Visitante
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #20 em: 09 de Dezembro de 2016, 21:46 »
Eu também acho que o manual deve andar na mota, ainda há dias parei a mota para ler o manual uma vez que não sabia alterar uma coisa no painel de instrumentos, li o livro e resolvi a situação.

Marafado

  • Visitante
Re: Quem lê e guarda os manuais de instruções?
« Responder #21 em: 11 de Dezembro de 2016, 18:19 »
Nenhuma das motos que tive/tenho veio com manual, no entanto tenho-os todos em pdf no pc e telemóvel e lidos de ponta a ponta.
Recentemente comprei um Toyota novo e já não trazem manual, apenas uma versão simplificada, o reato está disponível no site da marca em pdf.