Autor Tópico: Scooter não arranca quando acelero com o punho  (Lida 7212 vezes)

nsbarros

  • Visitante
Scooter não arranca quando acelero com o punho
« em: 02 de Dezembro de 2016, 23:34 »
Andei à procura no fórum por um tópico similar mas não encontrei, por isso aqui vai.
Há um mês atrás, estava num semáforo pronto para arrancar, aparece o verde, rodo o punho e por uma fração de segundos a scooter não me responde. Achei que a luva poderia ter escorregado por isso não liguei.
Uma semana depois, novamente num semáforo, aparece o verde e zero! Desta vez a scooter não arrancou. Como uso tampões no ouvido não sei dizer se o motor foi abaixo ou não.
Em risco de levar uma valente buzinadela em plena av. roma, desliguei na chave e voltei a ligar, rodei o punho e estava em marcha outra vez.
Isto já aconteceu a alguém? O meu variador foi todo trocado há 7.500 km atrás. Será do cabo do acelerador? E porque é que tendo desligado e voltado a ligar a scooter o problema (aparentemente) resolveu-se?
Nunca mais aconteceu o mesmo, mas também tenho andado pouco nas duas últimas semanas...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2016, 08:23 »
Lixo na gasolina? O desligar e ligar obriga a bomba a puxar outra  vez .
Andava assim no carro da Maria mas como tem filtro tirei e assustei me...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

interceptor

  • Visitante
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #2 em: 03 de Dezembro de 2016, 10:57 »
Isso leva me a crer que é um sistema de defesa da injecção.  Se pensares bem nem há necessidade de acelerador para colocar o motor em funcionamento... Da uma vista de olhos no manual do utilizador e diz nos qualquer coisa.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #3 em: 04 de Dezembro de 2016, 14:03 »
Olá.
Teu relato é incompleto e assim difícil de apontar um possível problema.

Era importante saber se quando isso acontece se a moto vai abaixo ou pelo contrario o motor acelera sem resposta da transmissão. Neste ultimo caso podes ter a correia a passar-se (larga demais ou preste a partir) ou gordura na mesma.
No caso de se ir a baixo pode ser vários motivos...lixo no combustível, entrada de ar, problema eléctrico.....
Do cabo quase de certeza que não é pois é algo fisico e se partir, nunca mais funciona. Se tiver preso, sentias.....
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

nsbarros

  • Visitante
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #4 em: 06 de Dezembro de 2016, 09:49 »
Olá a todos,
Tenho estado fora pelo que nem tenho andado de scooter nem tenho vindo ao fórum.
Gasolina: desde que tenho a scooter atesto sempre na mesma estação. Como gasto 20 a 25 litros por mês, a despesa é pouca e por isso ponho sempre a evologic da Galp (e com o cartão do _scp_ tenho desconto imediato de 6 cent.). Tenho feito as revisões religiosamente mas o facto é que a máquina foi comprada em 2ª mão. De qualquer forma, ela já andou nas minhas mãos o mesmo número de Km que o dono anterior (e em metade do tempo). Tenho que perguntar ao mecânico sobre o estado filtro do combustível...
Motor: da primeira vez que aconteceu, a scooter arrancou sem desligar na chave pelo que parece-me lógico dizer com alguma certeza que o motor não foi abaixo. A minha dúvida é se houve aumento das rotações do motor quando rodei o punho. Eu não me lembro de sentir a vibração do motor, especialmente, aquando da segunda vez (e nem me lembrei de olhar para o conta-rotações), mas também admito que qualquer vibração poderá vir do variador e que o motor seja silencioso se não estiver ligado à transmissão.

Hoje de manhã tive que fazer um recado à esposa e peguei na scooter logo de madrugada. Quando acelerei, senti uma forte vibração vinda do variador que com a viagem foi desaparecendo.
Acho que logo à tarde vou ao mecânico. Depois digo qualquer coisa.

nsbarros

  • Visitante
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #5 em: 06 de Dezembro de 2016, 23:10 »
Boa noite,
A menina já está na oficina. O mecânico vai testar a máquina a frio e depois a quente para ver se provoca algum problema. Diz que o mais provável é o ralenti estar demasiado baixo e excluiu problemas com o cabo do acelerador. Eu pedi-lhe para, de qualquer forma, ver o variador. No final da semana dou notícias.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro de 2020, 17:16 »
É pena (alguns) companheiros, em algumas situações, levantarem questões no sentido de serem ajudados, há partilha no sentido de entre-ajuda, depois resolvem o problema que deu origem ao tópico e não partilham a solução do mesmo, todos perdemos com isso.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2020, 17:32 »
Concordo Paulo, por vezes teem 1ou 2 mensagens no Cpm, entram no CPm porque têm um problema, e mal se desenrascam, desaparecem...  _Zang_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2020, 19:52 »
Concordo Paulo, por vezes teem 1ou 2 mensagens no Cpm, entram no CPm porque têm um problema, e mal se desenrascam, desaparecem...  _Zang_
Não é só aqui. Acontece o mesmo noutros fóruns e em grupos do Facebook.
Acontece mesmo no próprio local de trabalho, em que muitos colaboradores pedem ajuda quando têm algo que não conseguem resolver e depois, tendo o problema resolvido, não partilham como conseguiram ultrapassar. Alguns inclusive, perante um pedido de ajuda de outros colegas, fazem de conta que não sabem ou nem se dão sequer ao trabalho de tentar perceber o problema para verificar se podem ajudar, já que isso vai roubar tempo ao seu próprio trabalho.
E mais caricato ainda, quando alguns de nós encontram um problema grave, por exemplo um defeito de fabrico de uma moto ou de um carro e vêm para estas comunidades relatar o problema, ainda somos criticados por estar a levantar alarmismos, por estarmos contra a marca x ou y.......

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Scooter não arranca quando acelero com o punho
« Responder #9 em: 26 de Fevereiro de 2020, 11:42 »
Não é só aqui. Acontece o mesmo noutros fóruns e em grupos do Facebook.
Acontece mesmo no próprio local de trabalho, em que muitos colaboradores pedem ajuda quando têm algo que não conseguem resolver e depois, tendo o problema resolvido, não partilham como conseguiram ultrapassar. Alguns inclusive, perante um pedido de ajuda de outros colegas, fazem de conta que não sabem ou nem se dão sequer ao trabalho de tentar perceber o problema para verificar se podem ajudar, já que isso vai roubar tempo ao seu próprio trabalho.
E mais caricato ainda, quando alguns de nós encontram um problema grave, por exemplo um defeito de fabrico de uma moto ou de um carro e vêm para estas comunidades relatar o problema, ainda somos criticados por estar a levantar alarmismos, por estarmos contra a marca x ou y.......


Sim Rui ,há sempre os defensores incondicionais desta ou daquela marca .... o pior cego é aquele que não quer ver...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018