Esta "evolução" é sem dúvida maravilhosa! Está linda e acho bastante importante não pensarem só na 650 mas também nos outros modelos
Tentativa de tradução do texto reproduzido pelo Sapiens (com a devida vénia...):- Um projecto completamente revisto, mais compacto e desportivo- Um "chassis" mais rígido.- Geometria revista, mais desportiva.- Dupla óptica e luz traseira em LED.- Uma sela mais espessa em 20 mm para o conforto (altura 750 mm, ou + 40 mm)- Um assento e um piso mais estreitos para facilitar o acesso aos de pequena estatura.- O encosto do assento do piloto pode ser ajustado.- A ergonomia do piloto revista, pernas mais baixas e tronco mais vertical.- Cofre sob o assento de 42 litros para 2 capacetes.- Novo painel de bordo multifunções com placa de indicador de condução económica.- 2 compartimentos no "tablier".- Travão de estacionamento e ponto de fixação para sistema anti-roubo.- Melhor desempenho do motor, Euro 4.- caixa de entrada de ar de maior volume (0,8 l) para favorece os médio-regimes e agradabilidade de condução... e som!- O "Suzuki’s Automatic Idle Speed Control" (ISC) (ISC) está sempre presente.- Vela de "Iridium" para uma melhor combustão e menos poluição.- 3 discos de travão combinados com um novo ABS (Central Nissin ABS, mais leve - 750 gr)- Nova suspensão traseira a "biela", amortecedor ajustável em 7 posições (amortecimento)- Nova jante dianteira de 15 polegadas (anteriormente era de 14 polegadas) para uma melhor estabilidade.Agora uma apreciação ao que me é dado ver(sem qualquer conotação sexual)Ao nível da aparência exterior, há o desaparecimento do prolongamento do patim que vinha do condutor até ao pendura. Agora há um poisa-pés para o passageiro. Talvez fique mais exposto uma vez que a mota estreitou. Mas o espaço destinado ao condutor não sofre alterações;Desaparece o imenso guarda-luvas que caracterizava o modelo anterior. Os dois espaços no "tablier", mantêm-se e daqui parecem mais profundos;A "Buga" deixa de ser "zarolha": passa a ter duas luzes para a frente; ao mesmo tempo, o bloco luminoso traseiro foi achatado, ficou mais pequeno, e também leva LED.Os piscas, à frente, deixam de ser o prolongamento das ópticas e passam para a uma esquina, à laia do "restyling" na 125.Ficam mais visíveis mas também num local muito mais exposto. Só vendo ao vivo, gosto mais de como estavam.Dizem que o chassis ficou mais compacto e rígido. A Suzuki tentou adaptar a estradista ao gosto "desportivo".Sobe-lhe o tamanho das jantes e também sobe a altura do assento (tinha 710 mm, uma altura acessível só comparável na Forza 300, e passa a 750 mm, apenas mais 1 centímetro do que uma Sym. Apesar de tudo, acessível, não tendo nada a ver com o que se vai fazendo por aí (lembro a nova e bela XMax, da Yamaha... o escadote será de série ou opção?).O painel de instrumentos... hum... será que lhe puseram a luz "eco" e tiraram-lhe o termómetro como fizeram na 125? Se fizeram, fizeram mal. Nem todos são "pastilhados" fascinados por luzinhas, há quem goste de informação a sério!O cofre dá para dois capacetes, na antiga também... e integrais. Malinha atrás, nem pensar! A 400 em vigor consegue ter uma mala ainda maior do que a 650... e esta?!Como lhe mexeram atrás é possível que tenham roubado alguns centímetros cúbicos, mas continuará a ter uma boa mala, a julgar pelo aspecto.O travão de parque da Buga acual é um "must", faz mesmo jeito. Mesmo parado numa subida, se precisar baixo-o e a mota fica firme e hirta - os enlatados ficam perplexos com a força que tenho entre as pernas para segurar a mota num plano inclinado (para os mais malandros: esta observação não tem qualquer tipo de conotação sexual). Continua a estar no melhor local possível, à frente. Isto é, não é preciso "dar uma volta ao bilhar grande" para accioná-lo.Ah! E colocar ali uma fixação para um anti-roubo, num sítio onde um tipo não se esquece de tirar, é um "Ovo de Colombo".Quanto ao motor... "caixa de ar maior"... o "Suzuki’s Automatic Idle Speed Control", ou lá o que isso é... Tudo para nos dizerem:"Meus caros, agora é que é, a "buga" já não salta feita doida às 3000 rotações. Depois de já termos resolvido o assunto nas anteriores edições da Burgaman 400 anterior... Imaginem, voltámos a resolvê-lo!".Conselho de amigo: não sejam os primeiros a correr para o "stand". Ainda tenho o rabo a escaldar e o meu nome do meio é "gato".Mais uma vez: "gato" não tem nenhuma conotação sexual.Em resumo: roda da frente maior, mais estreita, mais alta, mais desportiva... um motor cujo bloco não é novidade, mais que testado e trabalhado para fazer face aos novos desafios do euro 4.E com vela de irídio! E a malta a colocar disso em barda há anos nas motas a desafiar "anos de investigação tecnológica pelas marcas". Se calhar, idem para o aumento de fluxo de ar do motor... Atenção, eu não sou engenheiro, apenas tento ser bom observador (mais uma vez: isto não tem nenhuma conotação sexual).[editado] Nota-se que a "gola" da carenagem frontal está mais elevada, possivelmente reforçando a protecção. O "pára-brisas" é mais baixo, mais "sport", não sei se tão eficaz como o anterior, certamente vibrará menos a alta velocidade (só mesmo a alta velocidade, nada que incomode). E reparo que no espaço central do guiador há aquilo que parece ser algo parecido como a preparação para um suporte GPS/smartphone (se for, boa ideia).No geral, um desenho que mantém a traça do anterior, actualizando-o de acordo com os novos gostos... e concorrência.Prova dos nove.Gosto do desenho? ...sim, apesar dos piscas naqueles sítio onde toda a gente os coloca. Gostos...Nesta cor preto e vermelho fica bem.Compraria? Não sei, só depois de ver as alternativas.- Bolas! Gostas ou não gostas?!- Prontos, tá bem, gosto! Apesar de ser uma Suzuki.Para esclarecer a afirmação anterior, eu adoro a minha "Buga"... apesar de ser Suzuki.Sou mesmo um gajo estranho: Há gajos que antes de verem a mota já gostam da marca.Agora sim: tem uma conotação sexual ("Por esta não esperavam!...")