Autor Tópico: Descondução - Sinais do tempo  (Lida 4815 vezes)

RCEu

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Descondução - Sinais do tempo
« em: 07 de Novembro de 2016, 11:59 »
Este texto não pretende de forma alguma criticar ninguém em particular, até porque a quantidade de situações é tão grande e vasta que nem sequer era capaz de identificar quem quer que seja, em particular ou até no género ou na raça.
Mas se formos por aí, a imaginação feminina bate records, enquanto a masculina se fica mais pela conversa ao telemóvel com este discretamente colado ao ouvido. Já em termos de raça, é mais frequente ver negros e brasileiros com o som bem alto, o que impede a audição periférica e diminuem a atenção. Agora o género feminino é exímio em inventar situações para se “entreter”, como se conduzir não fosse por si só um bom entretém.
Cada vez mais se assiste a um aumento de infrações a conduzir. O velho rádio é por excelência o único meio de comunicação onde se consegue ter outra atividade enquanto é consumido. Podemos conduzir, comer, ler, usar um computador, um telemóvel, enfim, uma serie de atividades enquanto ouvimos rádio. Doutra forma não conseguimos trabalhar e ver televisão ao mesmo tempo. O problema é que o contrário acontece e mais relacionado com a condução.
Hoje foi a gota de água que me fez escrever este texto. Quem faz uso das duas rodas, fica mais atento e embora não pareça, mais defensivo na condução. Quem está na posição privilegiada, sentado em cima duma mota, consegue observar com relativa facilidade o que se passa dentro de um carro.
Ainda esta semana um companheiro foi atirado ao chão porque uma senhora resolveu ignorar por completo um traço contínuo e focar o olhar num lugar de estacionamento como se fosse o Santo Graal. O que estaria a fazer para não ver o companheiro nem o traço contínuo, só Deus saberá.
Mas adiante. Hoje foi o dia em que vi uma senhora, no túnel do Marquês a conduzir, na faixa da esquerda, com um livro aberto em cima do volante. E lá ia calmamente a ler e a conduzir, enquanto os restantes condutores queriam era chegar mais depressa ao emprego. Já tenho visto homens a fazer a barba com máquinas eléctricas , senhoras com o retrovisor virado para a cara e pinturas no colo e pincel na mão, a pala de sol para baixo para ver se têm o cabelo bem arranjado, etc.
Faz tempo que vejo, com maior assiduidade, senhoras a olhar para baixo. Certinho e direitinho. Não é nenhuma nódoa na saia e também não é nenhuma meia com um pegão. É um smartphone e com o ecrã naquele azul que todos conhecemos.
Selfies. Vejam quantas andam pelo Faceboque. Elas não aparecem por acaso. E as que cantam sempre a olhar em frente como se fossem muito atentas? Mas pararam o carro para fixar o telemóvel na posição certa e em modo de gravação? Então mas não é proibido parar em auto-estradas? As senhoras ou têm medo que lhes roubem o telemóvel, ou têm medo de conduzir e sentem-se sozinhas. Enquanto se dirigem para o carro, não falam. Assim que se sentam ao volante, ligam o carro, colocam o cinto, pegam no telemóvel, ligam para a maior amiga e dão início à marcha. E à conversa que precisam de por em dia. Os homens arrancam e se alguém lhes liga, atendem. Todos respondem a mails.
Depois existe uma mania enorme (eu já o fiz e aqui assumo que já o fiz) de circular na faixa do meio. Se fizeram isto com 3 faixas e eu quero andar devagar, tenho de ir na faixa do meio. Porque quero ser cumpridor, andar devagar e a faixa da direita é para quem tirou a carta agora. E para os camionistas. Caramba… tenho carta há 20 anos. Isso dá-me direito a pertencer ao grupo dos gajos fixes que andam na faixa do meio. A da direita é para “meninos”. Até porque no meio é que está a virtude. Qu’é lá isso de ir na direita??? No meio é que eu vou. Daqui não saio. Ainda por cima agora instalaram aqueles radares e quanto mais longe melhor. Pode ser que não vejam bem a matrícula se eu for mais depressa.
Estes são só alguns exemplos que apanho diariamente. Cada vez mais. E já tenho tido alguns sustos.
Por isso se quiserem aumentar a coleção de achados na estrada, sintam-se à vontade para o fazer e enriquecer este tópico. Ao mesmo tempo pode ser que se revejam nalguma destas situações e esta é uma oportunidade de reflectir e pensar que em cima de duas rodas a circular, por muito desatento que pareça, existe um ser humano.

Offline Paulo Silveiro

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2016, 12:11 »
Companheiro Élio, o teu texto retrata o que, infelizmente, todos nós assistimos diariamente nas nossas estradas. Mas relembro uma situação, ocorrida há uns anos atrás, quando verifiquei que um senhor seguia muito devagar pela faixa do meio, de repente uma cabeça levanta-se do colo do referido senhor........ _Rolley_

Hoje estamos na era dos teclados, e todas as distrações são provocadas pelos telemóveis, seja de carro ou a pé.  _thumbdown_
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 14:14 por Paulo Silveiro »
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draculas_bride

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2016, 12:16 »

Mas adiante. Hoje foi o dia em que vi uma senhora, no túnel do Marquês a conduzir, na faixa da esquerda, com um livro aberto em cima do volante. E lá ia calmamente a ler e a conduzir, enquanto os restantes condutores queriam era chegar mais depressa ao emprego.

Eu já vi vários homens a ler apontamentos. Ou não leram em casa ou iam para uma reunião e estavam a rever a matéria...
Acho que a distracção ao volante é igual para ambos os géneros.
Apenas noto um ponto positivo relativamente aos homens vs mulheres ao volante. Há uma percentagem de 80% para 20% relativamente aos condutores que se desviam para deixar passar as motas, no transito parado.

RCEu

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #3 em: 07 de Novembro de 2016, 12:25 »
Eu já vi vários homens a ler apontamentos. Ou não leram em casa ou iam para uma reunião e estavam a rever a matéria...
Acho que a distracção ao volante é igual para ambos os géneros.
Apenas noto um ponto positivo relativamente aos homens vs mulheres ao volante. Há uma percentagem de 80% para 20% relativamente aos condutores que se desviam para deixar passar as motas, no transito parado.


Boa.
Mais uma para acrescentar ao rol.

Eu não considerei o desvio porque isso faz parte da condução e boa vontade, mais propriamente, do que a falta de atenção ou distracção.
Mas sim, noto maior vontade nuns casos e falta dela noutros. Não consegui definir quem faz mais o quê.

pjmartinho

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #4 em: 07 de Novembro de 2016, 13:06 »
E aqueles que quando vão a pastar na faixa do meio, se vier alguem mais depressa atrás e lhes fizer sinais de luzes, eles não se desviam... quando o condutor que vem atrás muda para a faixa da esquerda para ultrapassar, eles aceleram (falo no masculino, mas também pode ser feminino).

Foi aqui falado de negros e brasileiros com musica em altos berros... a estes ainda há que somar pessoas de raça branca com bonés de pala. Regra geral, vêm todos de um mesmo bairro e conduzem carros mais ou menos merdosos, com mais de 20/25 anos, cheios de escapes carvalho e alerons matias e acham que o seu chasso é o carro mais rápido na estrada.

TMaxer

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #5 em: 07 de Novembro de 2016, 13:52 »
Companheiro Élio, o teu texto retrata o que, infelizmente, todos nós assistimos diariamente nas nossas estradas. Mas relembro uma situação, ocorrida há uns anos atrás, quando verifiquei que um senhor seguia muito devagar pela faixa do meio, de repente uma cabeça levanta-se do colo do referido senhor........ _Rolley_

Hoje estamos na era dos teclados, e todas as distrações são provocadas elos telemóveis, seja de carro ou a pé.  _thumbdown_


O Paulo... Peço-te imensa desculpa!!!

Não repare que ias atrás de mim  _lol_ _lol_



Fora de brincadeiras: os parabéns ao Elio pela abertura de tão acertado topico.... Infelizmente cada vez se parece que é menor a capacidade exigida para conduzir

Offline piedade

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #6 em: 07 de Novembro de 2016, 15:45 »
Mas isto do "multitasking" não é só nos carros, também encontramos bons exemplos nas duas rodas,

Ainda não fez um mês, estava eu parado no vermelho  no cruzamento da Defensores de Chaves com a Visconde de Valmor e eis que passa uma maxi com o motard alegremente a escrever qq coisa no telemóvel.


Alguém se acusa  _lol_

Offline NunoMM

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #7 em: 07 de Novembro de 2016, 16:10 »
 

O Paulo... Peço-te imensa desculpa!!!

Não repare que ias atrás de mim  _lol_ _lol_



Fora de brincadeiras: os parabéns ao Elio pela abertura de tão acertado topico.... Infelizmente cada vez se parece que é menor a capacidade exigida para conduzir
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Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

José Barradas

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #8 em: 07 de Novembro de 2016, 16:43 »
Efetivamente a condução ou melhor a execução da tarefa associada a um veiculo motorizado que se chama condução, está cada vez mais ausente das preocupações de todos os utilizadores da via. E enfatizo todos os utilizadores, porque para além de ser um utilizador das duas rodas utilizo igualmente as 4 rodas e diariamente assisto a comportamentos indignos de todos os condutores. Para além de tudo aquilo que já a qui foi dito, como utilizador de duas rodas, fico algo perplexo com o comportamento de alguns companheiros das duas rodas, que se julgam acima da lei e do cumprimentos das mais elementares regras de segurança, civismo e respeito pelos outros. Basta para o efeito, fazer diariamente o circuito da IC19, espelho diário de todos os tipos de comportamento, ou melhor in-comportamento.

pjmartinho

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #9 em: 07 de Novembro de 2016, 17:34 »
...Infelizmente cada vez se parece que é menor a capacidade exigida para conduzir

Isso é uma grande verdade e não é só para a carta de condução que isso acontece... veja-se o sistema educativo do nosso país. Antigamente, um aluno na escola tinha de provar que sabia, ter boas notas e, assim, passar o ano. Hoje em dia, basta andar na escola que, só isso, dá direito à passagem de ano.

Imagine-se uma prova de salto à vara... a fasquia é colocada nos 5.80m... os melhores atletas passam por cima da fasquia... os piores não. Com o nosso sistema, em vez de se investir em treinar os piores atletas, o que se faz... baixa-se a fasquia, e assim já todos (ou quase todos) conseguem passar por cima.

Offline Pianoman

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #10 em: 07 de Novembro de 2016, 18:01 »
E do "multitasking" passo para o "no tasking" só para aligeirar a coisa: agora mesmo num semáforo do largo do rato toda a gente arrancou no verde menos um carro. Tudo a buzinar e...nada. Quando passo ao lado dele de mota vi que o condutor estava a dormir ferrado!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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TMaxer

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Re: Descondução - Sinais do tempo
« Responder #11 em: 07 de Novembro de 2016, 18:42 »
Isso é uma grande verdade e não é só para a carta de condução que isso acontece... veja-se o sistema educativo do nosso país. Antigamente, um aluno na escola tinha de provar que sabia, ter boas notas e, assim, passar o ano. Hoje em dia, basta andar na escola que, só isso, dá direito à passagem de ano.

Imagine-se uma prova de salto à vara... a fasquia é colocada nos 5.80m... os melhores atletas passam por cima da fasquia... os piores não. Com o nosso sistema, em vez de se investir em treinar os piores atletas, o que se faz... baixa-se a fasquia, e assim já todos (ou quase todos) conseguem passar por cima.


nao duvides... com a modernice dos "low costs" (que tambem chegou as cartas com a diminuição da qualidade do ensino), hoje tem a carta quem conseguir passar o exame  _pol_ nao quem sabe conduzir.


pelo contrario, quem ja tirou a carta sabe perfeitamente que a preparação para conduzir é mínima e aquila verdadeira aprendizagem que vem com a "tarimba" do volante - vamos lhe chamar "roadcraft" não é passada na escola de conducao.



Depois, a fiscalização na estrada passou de haver "policia à beira da estrada" para haver um "radar atras da moita"... hoje em dia desde o bom condutor é aquele que nao excede os 50 à hora ali nas 3 faixas do campo grande ou da Infante Dom Henrique  _martelada_ _martelada_


Claro que ter de conduzir a conduzir a 50 hora numa via com 3 faixa é o convite perfeito para se passar os olhos no mural do facebook ou para se ligar à namorada  _careta_


Depois disso, temos que cada vez mais as pessoas compram carros maiores e mais altos e cheios de gadgets: GPSs, ecras com informacao varia, sistema BT e 25 airbags... mesmo que bata não há problema  _lool_ _lool_ afinal o carro até se estaciona sozinho (e alguns andam sozinho nas filas)  _lol_ _lol_ _lol_


Piano: Nao me admira o homem adormecer...  so escolheu foi mal a rua: ali na Fontes Pereira de Melo ou Saldanha o homem tinha tempo de fazer uma sesta que ninguem ia dar por isso  _anjo_