Vou dar o meu contributo, claro que ando entre as filas de carros e geralmente entre a segunda e terceira faixa, com 4 piscas e a buzinar, penso que é assim que devemos andar e com mil olhos abertos.Quanto ao estacionamento se tiver de estacionar em cima do passeio tento fazê-lo com a mota sempre próximo de um obstáculo, por ex. uma árvore, um mupi, um quiosque etc, por uma questão de civismo e respeito, talvez por deformação profissional, imaginem um invisual que vai na sua caminhada com a ajuda da bengala e que passa todos os dias pelo mesmo trajecto e de repente aparece-lhe um obstaculo no caminho, experimentem em vossa casa ás escuras, que voces conhecem bem e peção a alguem que coloque um obstaculo no meio do caminho sem que saibam onde o vão fazer e depois imaginem o que será quando isso acontece na rua em que a o invisual perde completamente as referencias que tinha.Ah e quando tenho de estacionar num lugar vago faço-o mesmo, afinal pagamos as mesmas taxa que pagam os automoveis logo temos os mesmos direitos, até ja cheguei a tirar bilhete da EMEL para não me chatearem.
Não gosto muito de o fazer, raramente tenho necessidade de o fazer mas das vezes que fiz fui com receio
Eu passo entre os carros, mas só quando a velocidade é reduzida. Avanço tentanto olhar para os retrovisores dos carros à minha frente tentando antecipar alguma manobra que tentem fazer. O pior é quando abre um espaço numa das vias, a probabilidade de alguém se mandar para lá "à bruta" vindo da outra via é grande e torna o nosso andar entre vias muito perigoso.Mesmo parado, semáforos ou quando não dá para passar, nunca fico atrás de um carro (medo!), fico sempre ao lado.
velocidade reduzida não é indicador de mais segurança. indica na melhor das hipoteses que em caso de acidente irás cair a velocidade mais baixa.prefiro olhar para o transito como ditador da minha velocidade. por norma vou 20 a 30 kmh mais rápido do que os carros (tempo seco). E se pautares a tua velocidade pela do transito, acaba por ser a forma mais segura de andar nele.
velocidade reduzida não é indicador de mais segurança. indica na melhor das hipoteses que em caso de acidente irás cair a velocidade mais baixa.prefiro olhar para o transito como ditador da minha velocidade. por norma vou 20 a 30 kmh mais rápido do que os carros (tempo seco). E se pautares a tua velocidade pela do transito, acaba por ser a forma mais segura de andar nele. Eu sei que numa fraçao de segundo consigo equiparar a velocidade do carro com uma ligeira pressão do travão ou simplesmente com travão motor.um transito totalmente parado, deixa-me circular a 30 a 40 kmh. Estas velocidades são as que considero adequadas para a minha mota atual (honda hornet 600) no que diz respeito a agilidade, controlo e capacidade de travagem. Só atinjo os 40 ou a velocidade superior se vejo que não há risco de um carro ou de uma mota se atravessarem (mas nunca é garantido)A situação em que devemos evitar passar é quando existe um buraco/espaço livre na faixa adjacente. Ou seja, se há um espaço para onde um carro consegue mudar de faixa, é preciso desconfiar e abrandar até o condutor perceber que estamos a passar.Outra situação é a que já foi referida pelo companheiro mais atrás... não devemos circular no mesmo eixo do carro... temos que estar alinhados com espaços vazios para o caso do carro travar repentinamente.Alerto também para uma situação básica mas que muitos companheiros das 2 rodas não sabem/esquecem:- não devem filtrar em faixas diferentes das que estão a ser utilizadas pelos colegas que já se encontram a filtrar. ou seja: regra geral filtra-se do lado esquerdo seguindo grosso modo o código da estrada que nos indica para não ultrapassar pela direita. O que acontece é que alguns colegas mesmo vendo que já está uma fila de motas a filtrar na faixa da esquerda, escolhem filtrar na outra faixa.Resultado - os enlatados detectam o colega a filtrar pela direita, e de boa fé, encostam para a esquerda para ceder passagem -> fechando o corredor da esquerda!grande clássico.
Este tópico tem sido muito instrutivo, com muitas e boas recomendações. Só queria reforçar uma preocupação, a passagem entre carros depende muito da colaboração deles. Felizmente o civismo dos companheiros que andam com duas rodas tem melhorado imenso, afastando-se da imagem de "bad boys" que tinham os motoqueiros. Esta evolução tem facilitado a colaboração por parte dos outros utilizadores. Por favor não deitem isto a perder com atitudes impensadas que às vezes vejo na estrada como buzinadelas de reclamação quando não deixam passar, ou passagens a velocidades proibitivas. E quando alguém faz uma asneira, antes de reclamar pensem se não poderiam ser vocês. Eu faço o mesmo trajecto casa/emprego há bastante tempo e tento deixar entrar quem vem da direita, desvio-me para um carro passar ser for mais depressa (mais à frente na fila passo por ele ). Isto tem-me valido muito mais simpatia, cada vez mais eles vêem o meu farol da mota e desviam-se, alguns ainda o não fazem, mas com paciência vou-os educando
É ilegal passar entre os carros porquê? Qual é o artigo no Código da Estrada que o diz? Tirando o facto de não se poder ultrapassar pela direita (tecnicamente significa mudar de faixa e após passar o veículo voltar à faixa original), não estou a ver...Abraço,José Luis Sousa __________________________Motoclube de Torres VedrasK1200S '05Usando o Tapatalk
Dois veículos não podem circular na mesma faixa de rodagem... Isso diz no código alguresEnviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
Artigo 1º que define o que é uma "Via de Trânsito" ou o Artigo 15º que define o "Trânsito em filas paralelas" ou então o Artigo 18º que fala da "Distância entre Veículos".Ou seja (e porque não pesquisei muito) não existe no CE a indicação "preto no branco" de que é proibida/permitida a circulação "normal" entre filas de carros por parte dos veículos de duas rodas, no entanto depreendo que da leitura dos artigos que refiro seja percetível a proibição dessa circulação.Corrijam-me por favor se estiver errado ou qual o artigo específico.