Boa companheiros Symianos,
A minha Symone andava com os mesmos sintomas de luz da bateria, ligava e desligava constantemente e nunca descobria qual o problema, até ao dia que não mais desligou e começou-me a deixar apeado, decidi verificar a fundo o que se tratava.
Tendo em conta que as luzes vermelhas são de perigo e alerta. verifique se a bateria estaria a receber carga suficiente a cada aceleração. Claro que não !
Então comecei o diagnóstico de descarte.
Verificar se não era o estator em curto-circuito, teste simples de fazer sem grandes ferramentas: dois fios e uma lampada da mesma mota (retirada previamente)
desconectar os bornes do rectifcador de corrente os 3 amarelos e ligar o dois fios a lampada e as extremidades (que vem do interior a mota) em dois dos bornes dos três fios amarelos e ir alternando entre os três em todas elas a lampada tem de acender (nunca acelere a mota pois caso contrario via arrebentar com a lampada, a tensão ronda os 60 a 80 Volts. Por isso não acelere) , seguinte com um fio no quadro da mota, e com o outro percorre-se novamente os três bornes dos fios amarelos e em nenhum deles poderá acender a lampada caso contrário o ESTATOR (Alternador) está em curto-circuito. E será para substituir valor ronda 120 a 180 euros.
Assumindo que tudo está bem com o Estator( Altenador ). Passamos para o ponto seguinte que é verificar o Rectificador de tensão.
Retiramos o Rectificador de Tensão encontra-se do lado direito da mota por cima do escape (na Sym Gts 125 Evo) e com um Multímetro, vamos fazer umas medições. Com o multimetro na escala de diodos (
http://static.yoreparo.com/imagenes/subidas/884362-DSC00869.jpg ) colocamos a ponta preta no cabo verde e percorremos todos os cabos restantes , preto, vermelho e os três amarelos e em todos eles o valor terá de ser 0 ou infinito, que é representado por um (1) a esquerda do multímetro.
Caso obtenham qualquer leitura o Rectificador de Tensão está nas lonas, sendo assim diagnosticado o sintoma da luz acesa e de não carregar a bateria.
O Rectificador de Tensão estando estragado não carrega a bateria e as luzes e piscas começam a enfraquecer a medida que a bateria vai sendo descarregada até ficarem apedados ou em casos extremos começarem a danificar outros componentes da mota que serão bem mais caros que um Rectificador de Tensão que anda na vota de 60€. da marca é claro.
Assim depois da peça substituída verificamos com o multímetro ( na escala de Volts) se a bateria já está a carregar. (Com a mora ligada dá-se uma aceleradelas e o multímetro terá de indicar valores entre 12.8 a 14.7 volts, indicação que a bateria está a receber carga.)
Se alguém tiver alguma duvida é só mandar uma msg, E terei todo o gosto em ajudar.
Espero ter ajudado a solucionar mais um dor de cabeça.
