Encontrei este gráfico na internet para exemplificar o que vou escrever.
Não se ele corresponde exactamente à tua scooter ou não, mas independentemente das curvas do motor da tua mota, a ideia básica é a mesma.
Em qualquer motor, a rotação "mais económica" é a rotação onde é dado o binário máximo do motor, quero dizer, esta é a rotação onde consegues a melhor relação velocidade/consumo, pois naturalmente se andares quase ao ralenti, os consumos serão mais baixos, mas a velocidade também o é.
Muitas vezes lemos por aqui escrito que "
a velocidade mais confortável para a scooter é xxxKms/h" ou "
ela gosta de andar nos yyyKms/h" pois, a essa velocidade o motor irá dentro da faixa de rotações de binário mais alto, ou seja, anda depressa e sem ir em esforço.
Andando abaixo desta rotação, é sempre necessário fazer pequenos ajustes ao acelerador para compensar qualquer ligeira inclinação na estrada, a fim de manter a mesma velocidade... e este constante "abre e fecha" do acelerador reflecte-se nos consumos.
Por outro lado, andando-se dentro de uma gama de rotações próximas da rotação a que é dado o binário máximo os consumos quase não têm variação pois a necessidade de compensar com o acelerador quaisquer inclinações no terreno é diminuta.
No teu caso, provavelmente, ao andares a 115Kms irás por volta das 4500rpm, onde o binário é mais baixo o que obriga a mais frequentes correcções com o acelerador, e a 130kms já irás mais perto das 6000rpm, onde o binário já está proximo do seu valor máximo o que não obriga a tantas correcções com o acelerador para manter a mesma velocidade.
Não sei como está o teu inglês, mas deixo aqui uns videos que abordam (não directamente) este assunto mas aplicado às transmissão CVT das scooters
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