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escala de velocidades vs consumo otimizado
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catalaopaulo:
Caros companheiros,
Ao fazer viagens ao Gavião, reparei numa coisa engraçada (ou não), a "besta" consome a 115 km/h perto de 5 litros, e a 130km/h uns reduzidos 3.6 litros.
A ideia com que fico é que no 115 estava no limite de uma suposta "mudança", e no 130 estava no início de uma nova "mudança" mais alta.
Existirá algo gráfico que me diga qual é o inicio de cada "mudança" para eu dessa forma conscientemente otimizar o meu consumo? ou é mesmo sensibilidade e ir testando?
Se alguém conseguirá ajudar-me?
obrigado
rcsf:
Mais que velocidade, acho q as rpm são melhores para aferir isso.
António Teles:
Viva Companheiro,
Não conhecendo essa máquina, desconheço se tem conta rotações, caso tenha podes verificar se a 130 está com uma rotação inferior á rotação do motor a 115km/h.
Também a temperatura ambiente por vezes altera os consumo.
Boas curvas
pjmartinho:
Encontrei este gráfico na internet para exemplificar o que vou escrever.
Não se ele corresponde exactamente à tua scooter ou não, mas independentemente das curvas do motor da tua mota, a ideia básica é a mesma.
Em qualquer motor, a rotação "mais económica" é a rotação onde é dado o binário máximo do motor, quero dizer, esta é a rotação onde consegues a melhor relação velocidade/consumo, pois naturalmente se andares quase ao ralenti, os consumos serão mais baixos, mas a velocidade também o é.
Muitas vezes lemos por aqui escrito que "a velocidade mais confortável para a scooter é xxxKms/h" ou "ela gosta de andar nos yyyKms/h" pois, a essa velocidade o motor irá dentro da faixa de rotações de binário mais alto, ou seja, anda depressa e sem ir em esforço.
Andando abaixo desta rotação, é sempre necessário fazer pequenos ajustes ao acelerador para compensar qualquer ligeira inclinação na estrada, a fim de manter a mesma velocidade... e este constante "abre e fecha" do acelerador reflecte-se nos consumos.
Por outro lado, andando-se dentro de uma gama de rotações próximas da rotação a que é dado o binário máximo os consumos quase não têm variação pois a necessidade de compensar com o acelerador quaisquer inclinações no terreno é diminuta.
No teu caso, provavelmente, ao andares a 115Kms irás por volta das 4500rpm, onde o binário é mais baixo o que obriga a mais frequentes correcções com o acelerador, e a 130kms já irás mais perto das 6000rpm, onde o binário já está proximo do seu valor máximo o que não obriga a tantas correcções com o acelerador para manter a mesma velocidade.
Não sei como está o teu inglês, mas deixo aqui uns videos que abordam (não directamente) este assunto mas aplicado às transmissão CVT das scooters e
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