Autor Tópico: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)  (Lida 8888 vezes)

Hugoriba

  • Visitante
Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« em: 09 de Setembro de 2016, 22:50 »
Boas noites.
Venho aqui pedir ajuda na resolução de um problema que surgiu agora na minha nova Forza 125.
Quando vou em desaceleração, em baixa velocidade, se retirar as mãos do volante o pneu da frente ganha vida própria e treme como se estivesse descalibrado.
Chega ao ponto de me obrigar a colocar as mãos no guiador pois corro o risco de ir ao tapete.
Esta situação já me aconteceu na anterior PCX.
O único ponto em comum é que só acontece com a top case montada.
Esta semana coloquei uma top case que comprei e depois de a montar, vou dar uma volta e tenho estes sintomas. Se a retirar, não acontece nada..
Alguém com os mesmo sintomas ou que saiba solucionar isto?

LuiZ

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2016, 00:35 »
Boas,

Na minha Honda SH também noto isso. Parece que se largarmos as mãos do volante ele oscila para ambos os lados rapidamente, descontrolando a mota.

Só experimentei andar sem a Topcase, para tirar esta excelente foto de perfil!  _pol_

Neste modelo de 2009 a 2011, não tenho espaço por baixo do banco suficiente para acomodar um capacete.  _thumbdown_

De acordo com o relato que fizeste, essa vibração não é proveniente do pneu. Parece que se inicia desde a roda frontal e alastra-se de seguida por todo sistema de direcção até aos teus punhos do volante.

Se notas que sem Topcase não tens esse problema, provavelmente essa descompensação é causada pela baixa eficácia aerodinâmica da mala, que cria um turbilhão de ar com a velocidade, descompensando a mota.

Quando tiver oportunidade experimento andar sem a Topcase e verifico se acontece o mesmo com esta mota.  scooter_

Abraço

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2016, 10:16 »
Quem anda nas motos á alguns anos sabe que os Top Case desestabilizam as motos e de que maneira.

Sempre usei quando necessário uma mochila.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Hugoriba

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2016, 13:59 »
E eu que sempre pensei que a minha anterior PCX tinha algum problema de direção...  >:(
Só me apercebi que era da TopCase quando montei nesta e reparei de imediato na diferença.
É impensável retirar as mãos do guiador a baixa velocidade ou a descer. Parece que o pneu está descalibrado e aquilo começa a vibrar até ao ponto em que se torna mesmo impossível de segurar a scooter.
Luis, é muito provável que notes a diferença com e sem TopCase..
Só não consigo entender como é que aquele acessório influencia tanto a condução.  _pensador_

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2016, 19:15 »
Olá Companheiros

Quero apenas informar que sendo proprietário de uma Forza 300 ABS já há dois anos e tendo tido anteriormente uma S.Wing 125, apenas uma ou duas vezes retirei a top case e nunca senti qualquer vibração na roda da frente.
Estou convencido que isso se deve a que ambas as scooters têm instalados pesos nos guiadores. Foram os próprios concessionários honda que os instalaram e quando fizeram a entrega, em nova, já traziam os pesos instalados.

Penso ser um teste que poderão fazer e espero que resulte.

Abraço
TG

Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.

Offline limaeco

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2017, 11:25 »
Boas a minha PCX é a mesma coisa com top case trepida sem top case vais direitinha por isso já não ligo pois o mesmo acontece com muitos companheiros a solução é tentar junto do concessionário mas acho que não fazem nada de alteração,o melhor é mesmo manter as maos no guiador  ;D

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2017, 15:10 »
Boas noites.
Venho aqui pedir ajuda na resolução de um problema que surgiu agora na minha nova Forza 125.
Quando vou em desaceleração, em baixa velocidade, se retirar as mãos do volante o pneu da frente ganha vida própria e treme como se estivesse descalibrado.
Chega ao ponto de me obrigar a colocar as mãos no guiador pois corro o risco de ir ao tapete.
Esta situação já me aconteceu na anterior PCX.
O único ponto em comum é que só acontece com a top case montada.
Esta semana coloquei uma top case que comprei e depois de a montar, vou dar uma volta e tenho estes sintomas. Se a retirar, não acontece nada..
Alguém com os mesmo sintomas ou que saiba solucionar isto?


Acontece-me o mesmo na Xmax 400. Curioso que nos últimos dias houve várias referencias a isso aqui pelo Forum. Não conheço nenhuma solução, mas bem gostava! Às vezes algo tão simples como fechar o capacete torna-se perigoso devido a essas vibrações!

Abraços!

ZeP

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2017, 01:18 »
Da minha experiencia quanto mais velho o pneu mais se sente ,na xmax que tive não adava com top case e quando o pneu da frente estava nas lonas tremia muito se tirasse as mãos do guiador, quando meti um pneu novo deixou de vibrar.

JViegas

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2017, 12:54 »
O "wobbling" é um sintoma com diferentes razões: pressão errada nos pneus, desgaste dos mesmos, topcases, etc. etc.

Recomendo uma leitura de alguns artigos sobre o assunto, basta pesquisarem.

Tive esse problema no passado (relatado no meu DB) e deveu-se ao facto do desgaste dos pneus, associado ao uso da top case.

Existe no mercado algumas soluções para esse problema, penso que alguns companheiros já colocaram por aqui nas suas montadas uma pequena peça, que se coloca na frente (direção) e que serve para minimizar os efeitos do wobbling.

petervivas

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #9 em: 10 de Abril de 2017, 11:39 »
Viva Rapaziada ....isso pode dever-se e muito aos pneus.

Um colega meu do "nada" começou a ter esses sintomas na mota, mudou pneus (ambos ja estavam e muito além da vida util) e ficou NOVA!!!

Tenham cuidado, a mota so tem dois pneus, nao brinquem com a aderencia e tempo de vida dos mesmos.

Abraço a todos  _pol_

Pat

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #10 em: 20 de Outubro de 2018, 13:07 »
Olá!
Peço desculpa por desenterrar o tópico.
Tenho uma Honda Forza 125, com cerca de 4 mil kms, que apresenta este problema desde nova. O guiador vibra, quase salta, a partir dos 45km/h só desaparecendo a velocidades acima dos 70 km/h. Isto acontece em piso liso.  :-\

Apresentei o problema na oficina logo na primeira revisão e por mais duas vezes. Ajustaram os amortecedores da frente e de trás, segundo me informaram, mas nada mudou. Esta semana voltou para fazer testes para enviar à Honda e aguardo uma resposta que poderá passar por troca de pneus, pois não encontram qualquer problema.

Alguém teve uma solução por parte da Honda, que efectivamente resolvesse o problema?

ps- não tenho topcase instalada

saraiva

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #11 em: 20 de Outubro de 2018, 14:15 »
Procura no youtube o canal de vídeo do Josezito. Ele mudou da Forza 125 para a 300 e teve exatamente o mesmo problema.

Também fizeram várias tentativas para resolver e acabaram por conseguir. (Não me lembro o que foi)

A solução deve estar no vídeo da PCX125 que foi a mota que ele teve de substituição. se não é por aí um vídeio antes ou um ou dois depois.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2018, 14:20 por saraiva »

Pat

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #12 em: 20 de Outubro de 2018, 15:55 »
Boa! Vou dedicar-me, obrigada! ;)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #13 em: 20 de Outubro de 2018, 18:59 »
Troca o pneu frontal!

Vê este vídeo do início ao fim e vais perceber a razão de fazer esta recomendação.
Basta haver uma ligeira deformação para sentir isso.


https://youtu.be/0ezFXKzTWK4

Pat

  • Visitante
Re: Vibração Pneu da frente (Honda Forza 125)
« Responder #14 em: 21 de Outubro de 2018, 14:46 »
Obrigada Sapiens21 e Saraiva.
Já falei com o Josezito e estou a par da situação, vamos ver se se resolve.
Vou dando novidades ;)