Não conhecia este tipo de filtro, vou ver se encontro feedback sobre a marca na net.Pelo que li pareceu-me bastante bem, estou tentado a experimentar na Burgman...
Este tema não é novo e é algo polémico.De um lado temos a ligeireza de comentários pseudo-técnicos do tipo "o motor respira melhor" do outro temos... factos.Como podes imaginar, marcas como a Honda, Yamaha, Suzuki e por aí a fora não andam a dormir. Têm recursos tecnológicos e financeiros que marcas como a Sprinter Filter só podem sonhar.Repara, não achas estranho que todas as marcas as marcas de motas, modelo atrás de modelo, nunca mais acertem com a admissão de ar? E ainda por cima fazem, aparentemente, sempre um erro tão básico que qualquer tipo sem nenhum conhecimento de mecânica ou dinâmica de fluidos consegue melhorar a admissão com um canivete Suíço e um filtro de ar de aftermarket...Nem o argumento dos custos de produção faz qualquer sentido. Mesmo em máquinas exóticas de alta performance, como a Ducati Panigale ou Yamaha R1M, em que se usam peças caríssimas em titanio , magnésio e carbono não são usados filtros de ar "especiais".A principal função de um filtro de ar é... filtrar o ar. Curiosamente no teste que publicaste não é medida a eficiência da filtragem. Noutros testes disponíveis online em que se mede a qualidade da filtragem, invariavelmente os resultados são os mesmos: A eficácia da filtragem varia inversamente com o fluxo de ar.http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm Esses filtros high-flow são, de facto, menos restritivos à passagem de ar e, claro, a particulas nele suspensas. Esse "´pó" vai acelerar o desgaste do motor.A famosa K&N afirma que os seus filtros retiram 99% de partículas comparando com um filtro OEM, um valor claramente otimista de marketing.Mesmo assim, 99%, significa que seria o equivalente a em cada 100km andas um sem filtro no motor, em 1000 andas dez e em 10 mil andas 100 km sem filtro.Se, como testes independentes mostram, a eficácia da filtragem anda nos 87% em 10 mil km "andaste" 1300 km sem filtro. Qualquer filtro de ar original fornece todo o ar que o motor necessita. Basta mudar o filtro nos intervalos recomendados e... siga. Para quê complicar?https://youtu.be/PAIxeQUSg-Q?t=7m33shttps://youtu.be/ThmW2SW1I-k
Entretanto mudei o filtro de ar à Xmax.Por €6 leva um filtro novo.Se em cada 20k gastar €6 até compensar um filtro"especial" são precisos muuuuitos kms