Autor Tópico: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo  (Lida 4370 vezes)

soundjack

  • Visitante
Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« em: 24 de Agosto de 2016, 00:57 »
Olá pessoal,

Adquiri muito recentemente a K-XCT 125i (primeira mota) e estou muito content com ela. Há apenas um pequeno pormenor que não gosto tanto e que achei estranho quando reparei, que é o facto de ter só um farol médio (lado esquerdo) e um máximo (lado direito), apesar de serem dois faróis. Quando cheguei a casa até pensei que fosse defeito mas rapidamente me foi clarificado que é mesmo assim. Não que faça diferença a nível prático, mas esteticamente (claro que isso também conta ;)) não fica tão bem.

Não sei bem porque razão terão feito esta escolha, ou se isto é comum noutras motas com faróis semelhantes, talvez alguém por aqui saiba, só por curiosidade.

De qualquer forma, o que queria mesmo saber era se alguém por acaso sabe (ou se já tentou) modificar os faróis de modo a ficar com 2 médios, ou se isso é de todo possível/viável. Se não fosse muito caro talvez até ponderasse fazê-lo  :)

Obrigado desde já por qualquer dica!

pjmartinho

  • Visitante
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #1 em: 24 de Agosto de 2016, 01:26 »
Tens muitas outras scooters que têm o mesmo sistema de luzes. Normalmente são chamadas de "zarolhas".

Quando comprei a minha Kymco, pus de parte a K-XCT por causa disso mesmo, uma vez que não gostava do efeito final pois parece que anda com uma lâmpada fundida (actualmente tenho uma scooter que é zarolha).

Se as duas lâmpadas forem iguais, e as opticas também, então consegues por as duas a funcionar em simultaneo mas, nesse caso, aconselho a trocar as lâmpadas por umas de LED pois têm menos consumo de eletricidade, e assim não se corre o risco de queimar nada.

soundjack

  • Visitante
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #2 em: 24 de Agosto de 2016, 23:10 »
Fico contente por saber que não sou o único a não gostar das zarolhas! Acho que a compraria na mesma, mas de qualquer forma adorava conseguir por o médio do outro lado também.

As ópticas são rigorosamente iguais, as lâmpadas é que já não sei. O facto de acender uma de um lado e outra do outro leva-me a pensar que é a forma como elas estão ligadas internamente e não as lâmpadas em si.

Alguma sugestão sobre sítios em Lisboa onde poderiam dar uma olhadela e ver o que se pode fazer?

Obrigado!

pjmartinho

  • Visitante
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #3 em: 24 de Agosto de 2016, 23:20 »
Essa operação poderá não ser assim tão facil pois depende do tipo de lâmpada que a mota usa. Se usar lâmpadas de 2 filamentos (H4 por exemplo), então é mais fácil fazer isso do que se usar lâmpadas de 1 filamento (H7, H8 por exemplo).

Neste 2ª caso, será necessário mudar a lâmpadas para umas de 2 filamentos e consequentemente o encaixe na óptica e respectivas fichas.

Na minha Downtown tive de subir as luzes pois elas vinham muito baixas de origem, e fez uma diferença muito grande (em termos de área iluminada). Depois coloquei lâmpadas de LED e a diferença (para melhor) foi ainda maior.

soundjack

  • Visitante
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2016, 21:56 »
Pelo que consegui descobrir esta scooter vem com lâmpadas H7. Em termos de ligações deverá ser possível acender as duas ao mesmo tempo porque o botão para fazer sinais de luzes acende o máximo e mantém o médio ligado. Apenas quando se liga o máximo de forma permanente no respectivo interruptor é que o médio se desliga. Vou falar com o stand/garagem onde a comprei para ver se é possível fazer a modificação.

Obrigado!

pjmartinho

  • Visitante
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2016, 22:00 »
Posso estar enganado mas penso que as lâmpadas H7 só têm 1 filamento

soundjack

  • Visitante
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2016, 22:02 »
Sim penso que tens razão, portanto o que terei que fazer provavelmente é o que sugeriste antes e alterar os dois faróis para H4.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2016, 22:47 »
O problema é a ótica, se está preparada para H7 não deve focar bem uma H4, que tem dois filamentos. A minha Honda também é zarolha mas, estética à parte, dá uma boa luz, e ainda não mudei para led.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Kymco K-XCT 125i - apenas 1 farol médio e 1 máximo
« Responder #8 em: 30 de Agosto de 2016, 23:40 »
Boas companheiros,eu também tenho a kxct.
A alteração é possível mas vai arruinar a bateria por causa da descarga das 2 lâmpadas,a não ser que coloques led.
Atenção que os faróis vêm muito baixos,pede para levantar e a iluminação é boa.
É muito difícil de chegar as lâmpadas,tens de tirar o vidro,plasticos e não é nada fácil.
Mais vale investires num kit h7 cree led e deixares as ligações de fábrica,na minha opinião,claro.
Obs,o motor só depois da segunda revisão fica melhor,tal como os consumos.
Abraço.

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves