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Gilera - Typhoon 50

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Paulo chaveiro:
Ola marco desculpa incomudar mais uma vez mas o que e que tenho que mudar ou fazer para meter a corrente continua.
Obrigado

mpaneves:

--- Citação de: Paulo chaveiro em 26 de Julho de 2016, 20:55 ---Ola marco desculpa incomudar mais uma vez mas o que e que tenho que mudar ou fazer para meter a corrente continua.
Obrigado

--- Fim de Citação ---
Não é muito complicado se perceberes um pouco de electricidade auto/moto mas é melhor falares com um electricista.
Mas de uma maneira simples eu fui com um busca polos próprio (tipo agulha)aos fios que levam corrente aos manómetros assim que ligas a ignição,descobri e no Butão das luzes o fio dos mínimos liguei lá ,com ligações próprias para não estragar nada é é sempre reversível.assim quando ligo a chave os mínimos ligam logo,os manómetros acendem e a luz traseira,so não liga os médios pq era outro fio,mesmo que desligue o botao os mínimos ficam sempre ligados,como está tudo em led não há problemas de consumos elevados no circuito,mas se queres na totalidade fala com um especialista pq leva relé e é complicado de te explicar embora o tenha feito na minha ex cbf 125

Marco Neves

cross:
Boas,

Uma pequena correção se me permitem. Não conheço a Typhoon 50 mas de qualquer modo assumo que tem uma bateria e um rectficador/regulador de corrente para a carregar quando está em andamento.

Isso significa que o circuito funciona a corrente continua!!! O que não acontece neste modelo como em outras, é que não passa pela bateria antes de alimentar os diversos componente da mota. Não se trata de mudar nada para por corrente continua.
 A função do rectificador é rectificar a onda corrente alternada gerado pelo alternador e transformar em continua na saída. O circuito normalmente inclui também uma função de regulação com filtros para evitar baixas ou alta tensões que danifiquem os componentes a jusante. Este regulador por vezes com a temperatura e o tempo avariam e tem que ser substituidos. Isso pode provocar problemas nas baterias e sistema eléctrico.

Sobre o problema da luzes como não passa pela bateria onde poderia fornecer uma corrente constante no caso de alimentado diretamente do rectificador/regulador depende da rotação do motor/volante magnético que gera a energia.

Num alternador deste tipo comparando com uma velhinha FAMEL não deve passar dos 80W se tanto o que ao relanti se tiver os mínimos ligados, a traseira, o painel de instrumentos, o nível da boia combustível, etc... e ainda carregar a bateria não dá para muito por isso normal que ligando os piscas com 25 W se note e muito.

Uma possibilidade seria ligar um LED com uma potência mais baixa que consome menos e dá mais luz para a mesma potência que numa incandescente e ligar diretamente à bateria.
Por segurança como já mencionado deveria ter um relé e entre a bateria e o botão, no meio para garantir que as luzes Medias/max só se ligavam se a mota tiver com a chave ou eventualmente a trabalhar e a carregar a bateria para não drenar a mesma rapidamente.

Esta solução não deve apresentar problemas se as lâmpadas não gastarem mais que o rectificador/regulador possa carregar/alimentar a bateria senão eventualmente vai "comer" baterias pelos mais ciclos de carga e descarga das mesmas. Portanto escolher LED com 60 e 80W não deverá ser opção.

boas curvas





Paulo chaveiro:
O que eu acho estranho e que a luz de  stop e os piscas estao ligados a bateria

mpaneves:
Sim há e houve muitas assim ,pois esse circuito tinha mesmo de ser corrente contínua

Marco Neves

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