Autor Tópico: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v  (Lida 12136 vezes)

Luis Marques

  • Visitante
Olá pessoal de novo.

Neste momento a Scooter tem 2650 km mas agora deparei com problema que acho estranho.
Antigamente a velocidade máxima que atingia (marcada no conta quilómetros) era de 118 Km\h fosse em reta ou a descer e cortava a injeção, mas neste momento está a cortar por volta dos 112 - 114 Km\h e mesmo a descer não dá mais.
Porque será?
Já lhe mudei a vela por uma igual porque me parecia que estava um pouco amarela no isolante mas não resolveu nada.
Também por vezes se ouve um silvo que após verificação, é da bomba de gasolina a puxar a mesma.
Falei com a oficina e disseram que o ruído é a bomba que pode estar desforrada naquele momento e está a puxar.
Será que a bomba não debita a gasolina suficiente para a velocidade naquele momento?
Numa outra oficina da marca (onde comprei a vela) disseram que também pode ser a correia de transmissão, mas com a actual quilometragem não pode ser.
Nesta mesma oficina disseram que se fosse a bomba a luz da injeção acendia a avisar mas isso não acontece.
Gostaria de saber se alguém teve este problema.
Boa curvas para todos.

Offline Arlindobar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Maia
  • Marca: PIAGGIO
  • Modelo: BEVERLY 350 ST ABS/ASR
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #1 em: 24 de Julho de 2016, 22:09 »
Tenho uma liberty com o mesmo motor e também me deparei com o mesmo problema. O sintoma teve a ver com a correia de transmissão. O desgaste lateral que sofre faz com que reduza a sua espessura originando perda de velocidade máxima, embora se ganhe na aceleração de ponta 😀. O corte de ignição também ocorre maia cedo. Como exemplo, a minha com correia nova aproxima-se do 105, quando a substitui, aos 14.000 ( mas atenção aos parâmetros de revisão pois podes ter que substituir de 10 em 10.000) aproximava-se dos 85km.  Por isso é que compensa substituir de 10 em 10.000km.😊

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

De 09/2014 a 01/2017 - Piaggio Liberty 125 3V - 0 Km - 22289 Km.
De 02/2017 a 04/2018 - Piaggio Medley125 - 4425 Km a 17.200 Km.
De 04/2018 a .... - Piaggio BEVERLY 350 ST ABS/ASR - 7030Km a ...
" Vida boa não me abandones"

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2016, 02:51 »
Olá.
Obrigado pela sua explicação na loja onde comprei vela nova também disseram que podia ser a correia mas com aquela quilometragem não era normal, agora vejo que talvez será normal.
Acho estranho que com 2650 km a correia já esteja com desgaste até porque normalmente ando devagar devido à tipologia de estrada onde ando, só em um troço de via rápida passo dos 100 km\h.
Será que na garantia substituem a correia por uma nova?
A scooter ainda está na garantia.
Quando mudou a correia a velocidade máxima voltou ao normal e durante quanto tempo?
Estou a ver que a correia dura pouco tempo em bom estado.
Alguém no fórum tem uma scooter igual?
Qual a velocidade máxima que atinge no velocímetro?
Boas curvas para todos.


Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2016, 09:47 »
Companheiro, é verdade que o desgaste na correia vai diminuir a velocidade de ponta.
O maior desgaste tem a ver com o esforço a que a obrigas, seja em velocidade máxima, nos arranques ou na carga que a sujeitas.
À partida parece-me que com esses poucos kilometros podes ter outros problemas. Não é razoável que seja apenas desgaste na correia...
A melhor sugestão que posso dar é acionares a garantia e não mexeres mais .
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2016, 12:58 »
Boas companheiro será que a scooter foi alvo de alguma intervenção ou atualização de software na altura da revisão?

É que não é normal é ela dar quase 120 km/h no velocímetro ou tinha muito erro e foi calibrado a tal atualização de software ou então estava a cortar muito tarde e passou a cortar rotação mais cedo da bomba de gasolina não acredito que seja pois caso ficasse sem gasolina o motor começava aos soluços e não tinha grande performance.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2016, 19:42 »
Boas companheiro será que a scooter foi alvo de alguma intervenção ou atualização de software na altura da revisão?

É que não é normal é ela dar quase 120 km/h no velocímetro ou tinha muito erro e foi calibrado a tal atualização de software ou então estava a cortar muito tarde e passou a cortar rotação mais cedo da bomba de gasolina não acredito que seja pois caso ficasse sem gasolina o motor começava aos soluços e não tinha grande performance.

Cumps
Boa tarde companheiro,
O velocimetro é analogico penso que não deve ter influencia, também já depois da revisão a velocidade era a mesma, isto só se verificou depois dos 2400 Km e a revisão foi aos 1000 Km.
Também já consegui ver o teste que a motojornal fez quando foi lançado este modelo e a velocidade que eles atingiram foi precisamente a mesma de 118 Km\h que era a a que atingia com a minha.
Em relação à correia desgastada se for devido a esse motivo então parece que duram pouco tempo sem desgaste, mas como devo fazer uma revisão ainda este ano vou reclamar esta situação, uma vez que ainda se encontra em garantia ate 07/2017, mas é um facto estranho, uma vez que no livro de instruções ela só de deve trocar aos 20000 Km, ora com 2700 Km que tenho e se já tem de facto desgaste então vou ter de a trocar muito mais cedo, especialmente se continuar a perder velocidade.
Também já me lembrei que como o pneu já tem algum desgaste (meio uso) a relação de transmissão é ligeiramente mais curta, ou seja menos velocidade e mais aceleração, mas penso que isso não é relevante, mas também nunca tive uma mota com um motor tão pequeno para poder aferir isto.
Gostaria de saber se alguém no forum tem esta scooter ou conhece alguém que tem ou tenha tido para poder ter um termo de comparação e se teve um problema semelhante.
Boas curvas para todos.

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2016, 19:46 »
Boas companheiro será que a scooter foi alvo de alguma intervenção ou atualização de software na altura da revisão?

É que não é normal é ela dar quase 120 km/h no velocímetro ou tinha muito erro e foi calibrado a tal atualização de software ou então estava a cortar muito tarde e passou a cortar rotação mais cedo da bomba de gasolina não acredito que seja pois caso ficasse sem gasolina o motor começava aos soluços e não tinha grande performance.

Cumps

Boa tarde companheiro,
O velocimetro é analogico penso que não deve ter influencia, também já depois da revisão a velocidade era a mesma, isto só se verificou depois dos 2400 Km e a revisão foi aos 1000 Km.
Também já consegui ver o teste que a motojornal fez quando foi lançado este modelo e a velocidade que eles atingiram foi precisamente a mesma de 118 Km\h que era a a que atingia com a minha.
Em relação à correia desgastada se for devido a esse motivo então parece que duram pouco tempo sem desgaste, mas como devo fazer uma revisão ainda este ano vou reclamar esta situação, uma vez que ainda se encontra em garantia ate 07/2017, mas é um facto estranho, uma vez que no livro de instruções ela só de deve trocar aos 20000 Km, ora com 2700 Km que tenho e se já tem de facto desgaste então vou ter de a trocar muito mais cedo, especialmente se continuar a perder velocidade.
Também já me lembrei que como o pneu já tem algum desgaste (meio uso) a relação de transmissão é ligeiramente mais curta, ou seja menos velocidade e mais aceleração, mas penso que isso não é relevante, mas também nunca tive uma mota com um motor tão pequeno para poder aferir isto.
Gostaria de saber se alguém no forum tem esta scooter ou conhece alguém que tem ou tenha tido para poder ter um termo de comparação e se teve um problema semelhante.
Boas curvas para todos.

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2016, 22:52 »
Pois sendo assim não tenho nenhuma explicação para tal é uma questão de ver se continua a perder velocidade.  _pol_

Mas anda bem para a potencia tem quase o mesmo top speed da X7 que é de 15 ou 14 cv.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #8 em: 04 de Agosto de 2016, 01:38 »
Boa noite a todos
Estive a pesquisar a causa de não atingir a dita velocidade e parece que ser de facto algum desgaste na correia, aqui no fórum também que tem a PCX existem alguns comentários idênticos de falta de velocidade,no meu caso só acha estranho devido à pouca quilometragem que tenho.
Já alguém teve o mesmo problema com menos de 3000 km?
Se for a correia vai durar pouco tempo.
Será que mais tarde posso instalar uma de kevlar?
Uma vez que é mais resistente penso que deve durar mais.
Não sei se também pode ser algum problema com o variador, no entanto como ainda tenho 1ano de garantia e vou fazer ainda uma revisão vou reclamar esta situação.
Boas curvas para todos.

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #9 em: 09 de Agosto de 2016, 01:31 »
Boa noite,
Uma outra razão que me disseram na oficina onde comprei a vela nova tem a ver com folga na correia de transmissão.
A correia pode ter folga?
Pode fazer  com que reduza a velocidade máxima?
Gostaria de saber se alguém teve o mesmo problema com esta quilometragem ou se é uma situação normal.
Boa curvas para todos.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #10 em: 09 de Agosto de 2016, 10:13 »
Com tão poucos kms não é normal mesmo com correias fracas, a não ser que o conta rotações mostre rotações altas mas a velocidade baixou, aí sim é a correia, nestes casos geralmente notamos que sobe melhor e tem mais arranque mas esgota depressa as rotações.

Se as rotações não chegam ao red line e notas dificuldade em chegar aos 120 verifica o nível do óleo, se estiver a mais a pouca expansão dos gazes poderá originar perda de velocidade.

Li por aqui casos em que colocaram um litro na Sym Gts ( também tive uma ) em vez de 0.8 na muda e perdeu velocidade.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #11 em: 09 de Agosto de 2016, 10:15 »
Não será  um exagero procurar explicação para um desvio de 6Kmh em relação à  maior velocidade de ponta alguma vez registada??
A mota não é um computador

Será  da gasolina, será das  _convivio_    ;D

A não ser que a vel. De ponta continue a diminuir n me preocupava muito com isso  ;)  a menina precisa e de km em cima
Abraço

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #12 em: 09 de Agosto de 2016, 15:19 »
Esquece isso porque é normal. Uma 125 de 11cv não é feita para andar a mais de 90kmh e com tão pouca potencia qualquer pequena perda na correia ou roletes nota-se logo no desempenho

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #13 em: 13 de Agosto de 2016, 19:23 »
Esquece isso porque é normal. Uma 125 de 11cv não é feita para andar a mais de 90kmh e com tão pouca potencia qualquer pequena perda na correia ou roletes nota-se logo no desempenho

Boa tarde,
A scooter Piaggio fly 125 3v não tem 11 cv mas sim 12,1 cv, segundo o site da marca e para atingir os 90 Km/h basta meio acelerador ou talvez nem isso, portanto é capaz de manter velocidades de cruzeiro de 100 Km/h (só condutor) mesmo em subidas (menos nas muito íngremes).
O problema mantém-se só acho estranho a reduzida quilometragem e já ter (pelo que parece desgaste na correia ou nos roletes) mas tenho de esperar pela próxima revisão para tentar resolver de vez o problema.
Boas curvas para todos.

Ricardo Castro

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #14 em: 20 de Agosto de 2016, 01:09 »
Boas  companheiros,eu tenho esse mesmo problema na minha GTS 125 e na oficina disseram-me que seria do desgaste lateral (julgo eu que foi assim que me disseram) da correia...falta "meia duzia" de km´s para a mudar e depois vou ter a certeza se é disso ou não...

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #15 em: 22 de Agosto de 2016, 22:14 »
Boas  companheiros,eu tenho esse mesmo problema na minha GTS 125 e na oficina disseram-me que seria do desgaste lateral (julgo eu que foi assim que me disseram) da correia...falta "meia duzia" de km´s para a mudar e depois vou ter a certeza se é disso ou não...

Boa noite
Agradeço o seu feedback.
Quantos km tem a GTS?
A minha neste momento tem 3050 Km e reparei neste problema com cerca de 2500 Km.
Depois de mudar a correia agradeço o seu feedback e se a velocidade, voltou ao normal.
Há dias consegui atingir cerca de 115 Km/h no velocimetro por duas vezes mas daí em diante voltou à velocidade que agora atinge entre 112 - 114 Km/h, no entanto os 118 Km/h nunca mais atingi, continua a cortar naquela velocidade.
Também noto que os ultimos milimetros que sobra de acelerador quando chega a essa velocidade é escusado acelerar porque já vai a cortar, antigamente não acontecia isto.
Tenho uma scooter 50 cc.(Kymco Yup) que tem 31000 Km e isto também acontece mas a dita correia nunca foi mudada portanto é normal ter desgaste e também anda cerca de 6 Km/h a menos antigamente dava 80 Km/h e agora cerca de 72 - 74 Km/h a direito mais do que isso só a descer porque não corta.
Obrigado e boas curvas para todos.

Ricardo Castro

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #16 em: 31 de Agosto de 2016, 17:36 »
Boa noite
Agradeço o seu feedback.
Quantos km tem a GTS?
A minha neste momento tem 3050 Km e reparei neste problema com cerca de 2500 Km.
Depois de mudar a correia agradeço o seu feedback e se a velocidade, voltou ao normal.
Há dias consegui atingir cerca de 115 Km/h no velocimetro por duas vezes mas daí em diante voltou à velocidade que agora atinge entre 112 - 114 Km/h, no entanto os 118 Km/h nunca mais atingi, continua a cortar naquela velocidade.
Também noto que os ultimos milimetros que sobra de acelerador quando chega a essa velocidade é escusado acelerar porque já vai a cortar, antigamente não acontecia isto.
Tenho uma scooter 50 cc.(Kymco Yup) que tem 31000 Km e isto também acontece mas a dita correia nunca foi mudada portanto é normal ter desgaste e também anda cerca de 6 Km/h a menos antigamente dava 80 Km/h e agora cerca de 72 - 74 Km/h a direito mais do que isso só a descer porque não corta.
Obrigado e boas curvas para todos.

Na próxima 3f já vou à Mototrofa tratar disto e depois comunico qualquer coisa para confirmar se sempre é derivado da correia ou não....segundo eles,é...só depois de mudada é que posso ter a certeza!Vamos acreditar que sim.....

Luis Marques

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #17 em: 06 de Setembro de 2016, 21:54 »
Boa noite a todos,
O problema continua a verificar-se e parece que está a ficar pior, pois hoje voltei a fazer um troço de via rápida que faço casualmente e a velocidade máxima atingida quer a direito ou a descer continua a diminuir, agora só consigo atingir cerca de 110 Km/h portanto já vão 8 Km/h de diferença.
O ruído da bomba de gasolina também se mantém, não sei se será daí o problema, uma vez que a frequência deste cada vez é maior, pode existir uma falha no débito de gasolina e daí cortar mais cedo(não sei se isto pode acontecer).
Hoje também notei com o motor parado um ruído que me parece proveniente da transmissão tipo "clack - clack" ou pelo menos proveniente da roda de trás e da zona da transmissão (eixo da roda ou perto), pareceu-me tipo alguma folga ou algo que parece desapertado, também pode existir aí algo de estranho.
O certo continua a perder velocidade e amanhã vou accionar a garantia para verem o que se passa, vou ligar para o stand para onde a comprei e reclamar e mais tarde darei noticias.
Também  noto que cerca do último 1/4 de volta de acelerador é escusado acelerar mais porque começa a cortar e não dá mais nem a descer e antigamente não acontecia.
O motor dá um impulso final e esse impulso antigamente acontecia por volta dos 105 Km/h até ao máximo e agora esse impulso começa por volta dos 95 Km/h (cada vez esse impulso é mais cedo), portanto a rotação aumenta mas a velocidade não (isto é o que me parece porque não tenho conta - rotações).
Se realmente existe um problema na transmissão (roletes, correia ou até no variador) é tudo muito estranho porque só tenho neste momento 3150 Km.
Já alguém teve uma situação semelhente (aparentemente com a transmissão) com esta quilometragem?
Boas curvas para todos.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2016, 22:20 por Luis Marques »

Ricardo Castro

  • Visitante
Re: Problema para atingir a velocidade máxima Piaggio Fly 125 3v
« Responder #18 em: 12 de Setembro de 2016, 13:22 »
Correia nova....vida nova...
responde rapidamente e anda mais um pedaço do que andava....já estava "cansada" a correia!