Autor Tópico: Ajuda com escolha de Scooter 125cc  (Lida 8232 vezes)

Peixinhu

  • Visitante
Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« em: 14 de Julho de 2016, 14:52 »
Boa Tarde, sou novo aqui no forum e pretendo comprar uma scooter, contudo tenho algumas duvidas.

O meu orçamento: 2.000€
Percursos: Terriola e cidade, entre 10km a 30 km diarios.
Objectivos: Poupança, Conforto e Qualidade
Tipo de Mota: Tenho Visto entre a PCX, N-Max, Burgman, estou a aberto a sugestões
Cilindrada: 125cc

Um aspeto muito importante é a dimensão da scooter, terá de ser dentro da PCX, não sei se a Burgman é muito maior, tenho duvidas. Eu até gosto mais das MaxiScooters, contudo não serei o único a andar na mesma e a minha mulher tem medo dessas maiores. A N-MAx pareceu-me a melhor mas ultrapassa em 1.000€ o meu orçamento, contudo seria totalmente nova, tem o ABS, 2 anos de garantia, será que justifica essa diferença de preços??
Será a primeira scooter que teremos, em termos de altura estamos entre 1.60 e 1.70, e cerca de 55KG e 65KG.

Obrigado pelas ajudas  :D

- Crieri este mesmo topico noutro lado, peço desculpa, não tinha visto este sub-topico _anjo_

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2016, 15:04 »
A burgman é bem maior que a PCX ou N-Max. Pode ser chamada de maxi-scooter.
Quanto a N-Max penso que com orçamento de 2000 € não consegues, ainda, comprar nenhuma.
Sendo assim a tua única opção será a PCX.

Boas Curvas

rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2016, 15:43 »
PCX sem dúvida por vários motivos
Consumos, provas dadas, praticabilidade e como fazes apenas 10-30km em cidade não justifica uma maior.
Por 2000€ consegues comprar na boa, a minha custou isso em novembro do ano passado e agora vou vende-la por 1800 +/- e comprei-a com vidro alto e top casa.

Se testares vai ajudar a decidir

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #3 em: 14 de Julho de 2016, 15:59 »
Sem dúvida que a PCX é uma mota equilibrada, dada a estatura e pesos de cada um, para os percursos que referiste.

Será um problema caso pretendam fazer percursos/viagens a dois em cima da mota, não porque ela não aguente, mas ao fim de algum tempo de viagem precisarão ambos de uma boa massagem (até pode ser positivo)  _careta_

Mas se andarem à vez, então sim, é um bom investimento, e dentro do orçamento que traçaste.

Já agora, permite-me que desmistifique um ponto que salientaste: as dimensões da scooter...

Há mais de 20 anos que não pegava numa mota (nem bicicleta) e fui buscar esta semana uma SYM GTS que, não sendo das maiores, é bem grandita.

E acredita, ao fim de 5 minutos esqueces-te que é grande, e até agradeces por ter estabilidade suficiente para não te mandar contra uma parede à mínima rajada de vento...

E do mesmo género tens outras, como a Daelim ou a Kymco Downtown.

Gastam um nadinha mais que a PCX, mas garantem outra estabilidade, e em termos de assitência, os serviços costumam ser bons.

O melhor conselho que te posso dar, é de reservares umas horinhas para visitares um stand, fazeres uns test-drives a PCX ou outras maiores, ou pelo menos ires vendo aquilo que te apaixona.

Para uns, a mecânica é que conta. Para outros (como eu), a estética tem uma palavra fundamental...

Já que vais gastar dinheiro, compra algo que te apaixone, que cumpra as tuas necessidades e que saibas que é um bom investimento.

Ah, e embora seja uma tentação agarrar logo a primeira oportunidade que surge, tem calma. Não faltam bons negócios por aí, e por experiência própria, aconselho-te a procurares sobretudo stands que te garantam garantia.

Comprar a particulares é um risco quase desnecessário...

Entretanto vieste ao fórum certíssimo para que todas as tuas dúvidas se dissipem.

Qualquer coisa, é só apitar!!

Um abraço

NRoque23

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #4 em: 14 de Julho de 2016, 16:18 »
Boas amigo.

O pouco que te posso ajudar é mesmo dizer-te para ires ás marcas e fazeres os test drives, mesmo que não vás comprar nova, eles não precisam de saber isso  _Rolley_

Só posso opinar sobre a N-Max, pois o meu irmão tem uma, excelente para a cidade! Na minha opinião tem a suspensão um pouco rija, mas eu estou habituado á minha que é uma maxi (Majesty 250) e tem sempre tendência a serem mais confortáveis que as citadinas puras (PCX e N-Max), em relação a consumos é excelente, batendo-se taco a taco com a PCX.

Tem atenção aos espaços de arrumação! Ai a Burgman ganha!!! Na N-Max só cabe um capacete debaixo do banco e tenho ideia que na PCX acontece o mesmo.

Eu não conhecia a Burgman, mas depois de a testar, fiquei apaixonado! E não sou muito fã da Suzuki.

Em termos de dimensões, testa vários modelos. Como já foi referido, as maxi são maiores, mas em andamento pouco notas, ao fim de 2/3 dias já estás habituado. Eu antes de comprar a minha, também tinha receio do peso e tamanho mas ao fim de 2/3 dias isso foise.

Vê os videos do CagerontwoWheels no youtube, ele testou as 3 (Burgman, PCX e N-Max), dá para ficares com uma ideia.

Em ultimo, com esse orçamento, só mesmo PCX ou Burgman. N-Max ainda não. Como já foi dito, vê várias!!! Em stand e particulares, Não compres a primeira que te aparecer á frente! Pode correr bem como ser um tiro no pé.

Espero ter ajudado com este testamento!

Abraço e boas curvas.

Peixinhu

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #5 em: 14 de Julho de 2016, 16:37 »
Obrigado pelas respostas até agora.

Eu gosto muito da Daelim S3, a Burgman e a Sym GTS, contudo a minha mulher está com receio de ser muito grande e pesada e de não a conseguir manobrar. Depois pergunta-me, como vou fazer marcha atrás naquilo? e se caiu?

Tanto essas Maxi como a PCX encontro a cerca de 1.800€ a comprar a particular. A comprar nova ou em stand penso que será dificil arranjar a cerca de 2.000€. Por isso fiz a questão sobre a N-Max, pois a comprar nova fica-me em 3.000€, contudo a garantia, o ABS e o travão de disco atras valem esses 1.000€?

Mais uma questão, parte do percurso é em paralelo, será problemático neste tipo de scooters?

meloy

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #6 em: 14 de Julho de 2016, 17:07 »
e velocidades pensas em atingir...

a n max ou a pcx acima dos 70 km/h são desconfortáveis... pelo vento que apanhas e pela estabilidade (ventos laterais)
a pcx tem uns pneus pouco recomendáveis de origem (os famosos irc) que não serão uma grande escolha para o empedrado especialmente molhado.

a sym gts tem muito espaço de arrumação dá para ir às compras de trazer 2 ou 3 sacos (sem top case)

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #7 em: 14 de Julho de 2016, 17:13 »
a sym gts tem muito espaço de arrumação dá para ir às compras de trazer 2 ou 3 sacos (sem top case)

Confirmo!!!  _pol_ _pol_ _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #8 em: 14 de Julho de 2016, 21:02 »
Olá, se me permites a sugestão, a pcx é a que melhor de adapta para os teus pressupostos, tens algumas recentes a preços baixo, perto dos 2 k. Para começar é uma boa opção.
Se comprares nova, a pcx já não tem os IRC referidos aqui, mas sim o Michelin city grip, que são espectaculares, sou testemunha que em dias de chuva, nem notas a não ser que te molhes   _careta_  _lol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2016, 21:17 »
Pelos 2000€, tem sempre q ser usada.

A tua história é parecida com minha. Eu e a minha esposa nunca andamos de mota. A mota foi fazer percursos para o trabalho a solo e alguns passeios até Ponte de Lima (80km).
Avisaram-me que para os passeios era curta e confirmo.
Mas como a minha esposa foi andar numa sym gts e como era maçarica sentiu muita dificuldade para equilibrar a mota.
São cerca de 40 a 60kg de diferença, entre pcx e maxis. A minha esposa  (1,60 e 63kg) já teve 2 pequenas quedas mas pegou na mota relativamente bem e sem precisar de ajuda.
Por isso decidimos o seguinte compramos uma pcx porque havia muitas no mercado (comprei a minha por 2000€ com 3anos) e quando nos sentirmos confrtáveis com o mundo das 2 rodas mudamos e assim temos a vantagem de ser fácil vender a PCX por há bastante procura.

Ao fim de 8 meses de dia a dia com a PCX já nos sentimos confortáveis e por isso é q pensamos numa maxi e só pensamos investir mais 1000€.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #10 em: 15 de Julho de 2016, 10:04 »
Creio que já tens aqui bons conselhos, testar o máximo que puderes.
Desses modelos que enuncias por 2000€ só pode ser usada estando a n-max está de fora pois será mais cara.
Alêm disso tens de verificar, pessoalmente e com teste, se a opção de maxi ou mais pequena.
Os medos vencem-se  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #11 em: 15 de Julho de 2016, 10:51 »
Eu tenho uma Kymco Downtown 125i, pesa 167 kgs. Eu meço, 1,68 e peso 64 kgs. De inicio tinha algumas dificuldades em manobrar a mota, com  o passar do tempo fui deixando de ter, por vezes a fazer marcha atrás em locais com alguma inclinação, tenho que sair da mota e puxa-la atrás, nada de grave!

Não o percurso em paralelo não é problemático, Viana do Castelo cidade/centro é paralelo, a única coisa a fazer é passar na oficina com mais alguma frequência para apertar parafusos.
« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 12:13 por Nuno Robin »

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #12 em: 15 de Julho de 2016, 11:04 »

mmouramendes

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #13 em: 15 de Julho de 2016, 19:44 »
Boa tarde,

A tua esposa que não tenha problemas. Até aos 42 anos nunca tinha andado de moto mas meti na cabeça que para passar a Ponte 25 de Abril era a melhor opção e não descansei enquanto não comprei uma: a minha SYM 125 EVO. Há um ano fiz um test drive para saber se era capaz de conduzir uma scooter, porque tive medo que não fosse capaz de a tirar do sítio. Testei tb a N-Max mas achei-a muito nervosa.

Confirmo o espaço. Então com uma top case dá para levar comodamente computador e muito mais. Por baixo do acento cabe o capacete, uma mala de senhora e ainda tenho lá a capa da moto.

Quanto à condução é fantástica, bastante estável, nomeadamente para as rajadas. É grande, é um facto, pesada, igualmente, mas dou graças por isso, pois permite-me sentir estável. Dá 110km/h em autoestrada, sobe Monsanto a 80km/h.

Tenho 1,55m de altura e peso 58kg, mas garanto que os 175kg da moto não são problema. Para chegar ao chão tenho que sentar à ponta do banco. Aprende-se facilmente a relação peso/viragem. Andar para trás tb, mas sempre sentada em cima da moto, para controlar o seu peso.

Espero ter ajudado.

Francisco XMax

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #14 em: 15 de Julho de 2016, 21:42 »
Boas .

Eu também sou novato. Nunca tinha andado de mota até comprar a Xmax. Experimenta este modelo, é espectacular.

Aconselho vivamente, quase que vira sozinha.

Quanto ao peso tenho-me habituado pouco a pouco.  A primeira que a agarrei sem estar no descanso quase que me levava ao chão.

Hoje já é diferente. É uma óptima experiencia.

Boas curvas

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #15 em: 15 de Julho de 2016, 23:14 »
No meu caso tinha uma Gts e tive de trocar por uma Pcx pois o peso nota-se e muito. Pelo menos no meu caso que tenho +/-  a estatura da tua namorada.
A não ser que ela já tenha experiência.

Peixinhu

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #16 em: 15 de Julho de 2016, 23:38 »
Obrigado pelas respostas. Ao que tudo indica iremos optar por uma Pcx usada. Contudo tenho mais umas perguntas a fazer.

Existe muita diferença entre o modelo de 2012 e o de 2014? Podem me indicar quais.

Essa diferença compensa uma diferença e valores de 300euros?


rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #17 em: 16 de Julho de 2016, 05:14 »
As diferenças principais são:
Estetica dos farolins
Deposito mais em cerca de 3l
Pneus de origem

Peixinhu

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #18 em: 16 de Julho de 2016, 10:46 »
Ja fui realizando alguns contactos de momento tenho as seguintes propostas:

Honda PCX 2013 - 12.000KM - Oferta Top Case - 2.150€
Honda PCX 2014 - 3.500KM - Oferta Capacete - 2.300€
Honda PCX 2014 - 15.000KM - A Pneu Novo atras Michelin - 2.200€
Honda PCX 2012 - 27.000KM - Muitas Ofertas(Top Case, Punhos Aquecidos, Filtro KN, Pneus Dunlop Novos, Vidro Frontal, Mantes Biker, Alarme, Lampadas frontais luz branca, Variador j.costa Correia Malossi) - 1.900€

Esta ultima tem tantas ofertas que eu nem sei o que são algumas, o que faz o filtro KN? Variador j.costa Correia Malossi? Como funciono
a o alarme nas scooters?

Desculpem lá a trabalheira
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, 11:19 por Peixinhu »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #19 em: 16 de Julho de 2016, 11:08 »
A pcx 2015 (?) tem vantagens como relógio, novo quadrante, iluminação full led, start-stop com controlador de carga bateria, banco diferente, depósito maior, etc.
Se é melhor que o modelo anterior? Claro que sim.
Se é de desconsiderar a versão antiga? Não, mas depende de valores que se fala.
A pcx nova deve estar nos 3000€ com docs, com campanhas a 0% juros pode ser interessante face a modelos com 3-4 anos sem garantia e sem histórico. Geralmente é possivel negociar equipamento, 1ª revisão, etc.
A questão de extras é subjetiva, se não precisas de topcase para ti terá pouco valor, capacete é objeto pessoal, um jogo de pneus custará 100-120euros e é material de consumo. Variadores especiais e embraiagens de corrida fazem-me fugir, não sei porquê  _Rolley_
Não fies apenas no fator preço, vê o estado, tenta ver se tem revisões em dia, estado geral e orgãos mecânicos, garantia suplementar honda, numero donos anteriores, veiculo sem reserva propriedade, etc
E, claro, nunca compres sem um bom passeio nela.
Boa escolha
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, 11:09 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Peixinhu

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #20 em: 16 de Julho de 2016, 11:20 »
A pcx 2015 (?) tem vantagens como relógio, novo quadrante, iluminação full led, start-stop com controlador de carga bateria, banco diferente, depósito maior, etc.
Se é melhor que o modelo anterior? Claro que sim.
Se é de desconsiderar a versão antiga? Não, mas depende de valores que se fala.
A pcx nova deve estar nos 3000€ com docs, com campanhas a 0% juros pode ser interessante face a modelos com 3-4 anos sem garantia e sem histórico. Geralmente é possivel negociar equipamento, 1ª revisão, etc.
A questão de extras é subjetiva, se não precisas de topcase para ti terá pouco valor, capacete é objeto pessoal, um jogo de pneus custará 100-120euros e é material de consumo. Variadores especiais e embraiagens de corrida fazem-me fugir, não sei porquê  _Rolley_
Não fies apenas no fator preço, vê o estado, tenta ver se tem revisões em dia, estado geral e orgãos mecânicos, garantia suplementar honda, numero donos anteriores, veiculo sem reserva propriedade, etc
E, claro, nunca compres sem um bom passeio nela.
Boa escolha

Então segundo essa analise, escolhias qual, das que coloquei em cima?

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #21 em: 16 de Julho de 2016, 11:42 »
Então segundo essa analise, escolhias qual, das que coloquei em cima?

Essa pergunta é ingrata, uma vez que a tua realidade pode não ser igual à minha e isso faz toda a diferença, como deves imaginar.
Com os valores que apresentas e sem mais detalhes sobre as respetivas opções EU ia procurar uma nova, se fosse para a manter algum tempo-
Estamos a falar de uma diferença de 450euros para uma montada 0km com 2 anos garantia e com possibilidade de pagar a prestações, atenção que tens a documentação a pagar mas, na usada tambêm tens o registo de propriedade a pagar (embora de valor bem inferior).
Mas como cada um é que sabe exatamente a sua situação admito que noutro cenário comprar este ano usada por 1700 e vender daqui a um ano por 1500 pode não ser mau negócio.
Essencialmente tens de fazer o teu roadbook e saber para onde queres ir  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

rcsf

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #22 em: 16 de Julho de 2016, 14:25 »
Mas como cada um é que sabe exatamente a sua situação admito que noutro cenário comprar este ano usada por 1700 e vender daqui a um ano por 1500 pode não ser mau negócio.
Essencialmente tens de fazer o teu roadbook e saber para onde queres ir  _pol_

Foi mesmo isso que aconteceu comigo. Deram-me esse concelho e eu aproveitei. E agora passados 8 meses estamos a pensar mudar porque a PCX é curta. E se eu tivesse comprado nova?, e as pequenas quedas da minha esposa (ai se ela fosse nova). Por isso agora estou a ver preços para uma scooter maior e não perco assim tanto.

Para começar apoio um usada de confiança com historial, numa nova é preciso fazer a rodagem e é uma dificuldade para quem está a começar nas 2 rodas.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #23 em: 16 de Julho de 2016, 15:06 »
Das que mencionaste compraria a de 2014 com 3500km. Se for do modelo recente. Pois a diferença de preço em relação as outras não é muito. E tem menos quilómetros. Além disso se gostarem da brincadeira daqui a uns tempos compram outra e ficam com uma ainda em bom estado.

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Ajuda com escolha de Scooter 125cc
« Responder #24 em: 18 de Julho de 2016, 10:30 »
Honda PCX 2014 - 3.500KM - Oferta Capacete - 2.300€

A meu ver esta será a melhor opção, na medida que te deixam escolher o capacete.
Porque é importante que seja à medida, seja confortável e te sintas bem com ele.

Quanto à mota, com 3500 kms está nova!!!

Mas é apenas a minha opinião...