Autor Tópico: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi  (Lida 11996 vezes)

Rui Miguel

  • Visitante
Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« em: 13 de Junho de 2016, 22:33 »
Boa noite pessoal,  coloquei um variador Malossi na minha XMAX.
A mola que vem é a amarela.

A minha mota já tem filtro de ar KN e escape Akrapovic

Vinha com 2 jogos de roletes.
Um jogo com 8g
Um jogo com 10g.

Substitui o vareador e a mola utilizei os roletes de 10g.
Resultado não fiquei muito surpreendido ganhei alguma força mas
Mas antes ia a 100k/h nas 8000 agora a 100km/h vou a 8600 rpm/9000, perdi velocidade de ponta e antes atingia velocidades de 135km nas 10000.

Hoje fui outra vez à motobelas e substitui os roletes 10g para os de 8g... Não vejo grande diferença por agora apenas um pouco mais de aceleração e continuo nos 122km/h as 10000/10100.

Estou à espera da Correia malossi que só chega para o final desta semana.

Preciso que me ajudem a perceber se está tudo ok! Esperava uma diminuição das rotações mas aconteceu o contrário. 

Obrigado pelos vossos comentários experientes pois foi a primeira vez que fiz tal coisa, mas estou um pouco desiludido 😞.

Quando mudar a Correia vou mudar o óleo e limpar o filtro de ar.

Devo manter a mola de origem? Ou manter os roletes de origem mantendo a mola malossi amarela?

Estou um bocado à toa pessoal.

Obrigado pela vossa ajuda.

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #1 em: 13 de Junho de 2016, 23:52 »
provavelmente precisa de trocar as molas de contraste pois as mesma ja deram o que tinham a dar..

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2016, 08:24 »
provavelmente precisa de trocar as molas de contraste pois as mesma ja deram o que tinham a dar..
Pois,claro
Mola da malossi e correia nova também para depois tirares conclusões...podes colocar 3 roletes de 8 e 3 de 10 para ficar entremeio,foi o que Fiz a um companheiro numa pcx cá do cpm

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #3 em: 14 de Junho de 2016, 08:37 »
Acredita devo ter para aí uns 300 roletes...  e umas 20 molas..mesmo em motores iguais por vezes não dá para copiar. 





Não é fácil de acertar a variação de um motor e muito menos é uma coisa rápida de fazer.. requer muita paciência, muito material para testar e muita dedicação...
Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk
« Última modificação: 14 de Junho de 2016, 08:41 por Sergio-fininho »

Rui Miguel

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #4 em: 14 de Junho de 2016, 09:42 »
Pois é eu neste momento tenho a mola da Malossi amarela colocada e os roletes de 8g.

Já agora quais as molas que estás a falar? A minha Xmax tem 18000 Km.

Tenho estado a pensar em 2 opções:

Ou meto a mola de origem e deixo tudo o resto.
Ou meto os roletes de origem e deixo tudo o resto.

O problema é que noto neste momento, que a minha mota quer dár mais mas não dá devido ao limitador, deve estar a falhar alguma coisa, eu leio aqui no fórum maravilhas sobre os variador malossi mas eu não estou a ver grandes melhorias, a minha mota anda sempre em altas rotaçõesem relação ao que andava de origem na ordem de quase mais 1000rpm...

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #5 em: 14 de Junho de 2016, 09:57 »
Andas em alta rotação tens de meter roletes mais pesados.. as molas apenas é para compensar o arranque brusco e o retardamento do arranque , ou seja uma Mola de contraste mais forte obriga a mota a ganhar mais rotação ou seja quando as maxilas agarrarem a campanola já o vai fazer por exemplo as 2000 rpms  em vez por exemplo de fazer as a1700rpns com material de origem... outra coisa que vais ter muita dificuldade é conseguires o que vem de origem .... velocidade e baixa rotação..  quando alteras o setup como fizestes tens de escolher  ou velocidade ou forca muito mas muito difícil consegues conjugar as 2... pois o variador que metestes está desenhado para velocidade... 

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk


Rui Miguel

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #6 em: 14 de Junho de 2016, 10:11 »
Sérgio olha muito obrigado pela tua ajuda, parece que já estou a chegar a algum lado...
Então pela lógica, a mola amarela malossi penso que seja 3% mais forte, se voltar a colocar a mola de origem, baixo um bocado as rpms e se voltar a colocar os roletes de 10g ganho ou pouco mais de força recuperando talvez um bocado de ponta, fico com a mota mais equilibrada... é isso?
Ainda me falta substituir a correia da malossi que não havia, la para sexta já a devo ter. Por enquanto ainda ando com a de origem.

Tudo o que escrevi na teoria está correto ou disse uma grande asneira?

Este variador está feito para velocidade mas na realidade perdi e isso não se verifica. :) por isso poderá ter haver com a mola de contraste...

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #7 em: 14 de Junho de 2016, 10:45 »
Ao colocares a mola mais forte mais buscar maior arranque se conpensares com os roletes de 10 gr em princípio vais buscar mais velocidade... mas por vezes quando passas para lá da barreira da pressão das molas isso funciona ao contrário daí  ser preciso algum material para poderes entender até onde podes ir ... eu comecei com roletes de 8,5 e neste momento tenho 14gr montado.. se quiser ser mais rápido atingir a velocidade de ponta meto mais leves mas a mota por exemplo não passa dos 120kh, se quiser mais velocidade  meto mais pesados mas fico mais lento de arranque, e levo mais tempo a conseguir chegar aos 140kh.. ... mas em teoria funciona quase sempre assim... é como te digo nas medidas de roletes da minha maxster devo ter cá uns 6 jogos de roletes... ainda ontem me chegaram uns de 14,5gr  da malossi para testar.. outra cousa pensa em trocar o filtro de ar e vais ver a diferença 😉

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk
« Última modificação: 14 de Junho de 2016, 10:48 por Sergio-fininho »

Rui Miguel

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #8 em: 14 de Junho de 2016, 11:13 »
Hummmm ok.
Em relação ao filtro de ar eu tenho um KN montado que mandei vir do ebay.

Se é assim, quando colocar a correia da malossi vou pedir para trocarem os roletes de 8 para os roletes de origem e ver como fica e mantenho a mola amarela malossi 3%.
Vamos ver...

Que dor de cabeça, já estou arrependido lolololol...

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #9 em: 14 de Junho de 2016, 11:17 »
Lol pois isto não é fácil de afinar ..lol vê o meu diy e vais perceber o que passei até chegar onde cheguei..lol mas eu já venho fazendo isto desde 2003 e por vezes não é fácil....

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk


fmartinho

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #10 em: 01 de Julho de 2019, 22:22 »
Volto a ativar este assunto, é o mais parecido que aqui encontrei com o meu problema.

Então é assim:

Comprei a minha Scooter yamaha xmax 125 abs 2018 em maio de 2018

Há 2 meses, resolvi optar por um kit Malossi. Com base em sugestão da loja,  optei por mandar vir um variador 2000 e roletos (gears), mola amarela e pesos, tudo malossi.

Depois de bastante espera, lá fiz a instalação há dias.

Depois veio a parte de testes : fiz-me à estrada, a ver o que dava este variador Malossi 2000 e os roletos a condizer, montados com pesos de 8 gr.  E também um escape akrapovic emprestado pela oficina, para testar.

Bem...   Uma desilusão quase total. O arranque é muito bom,  claro,  só que perdi uns 10 km/h em velocidade de ponta, máximo 110, quando o original batia os 115/120. E com a pendura atrás, agora mal chega aos 100...

Caramba!, pensei eu: tantos conselhos, tantos testemunhos lidos aqui e ali, só para concluir que a xmax 125 afinal já vem de fábrica com a melhor configuração possível.

Ainda lá vou à oficina para ver se há algo a fazer em termos de pesos, talvez os de 12 gr ou mais?  Não sei.

 Também não sei o que pensar desta experiência : não se fiar nos testemunhos,  e só acreditar nos próprios olhos? É verdade que ninguém me obrigou nem garantiu nada, mas é um pouco tarde.

Desculpem o desabafo. Conselhos bem-vindos

petervivas

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #11 em: 02 de Julho de 2019, 14:25 »
Eu tenho Kymco com variador malossi, não é x-max, contudo.. estranha-me um bocado o peso dos roletes que colocaste.

De 8gr ??? Isso não é leve demais ? Isso explica a perda de ponta, mas aposto que ganhaste e bem no arranque. Correto ?

Eu tenho de 11.5gr na minha Downtown,

NSilva

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #12 em: 02 de Julho de 2019, 14:37 »
Provavelmente não leu como deveria ser, porque existem vários tópicos no forum, inclusivé diários de bordo com estas alterações e mesmo assim a mudança não foi feita da melhor forma.

O peso dos roletes está a mexer com isso tudo. Esses roletes que tem, apenas serve para arranca. Agora das duas uma:

- Aumenta o peso -> Perde arranque e ganha ponta
- Diminui o peso -> Perde ponta e ganha arranque.

É nisto que tem de se basear neste momento

fmartinho

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #13 em: 03 de Julho de 2019, 01:06 »
Provavelmente não leu como deveria ser, porque existem vários tópicos no forum, inclusivé diários de bordo com estas alterações e mesmo assim a mudança não foi feita da melhor forma.

O peso dos roletes está a mexer com isso tudo. Esses roletes que tem, apenas serve para arranca. Agora das duas uma:

- Aumenta o peso -> Perde arranque e ganha ponta
- Diminui o peso -> Perde ponta e ganha arranque.

É nisto que tem de se basear neste momento
Como assim?  Eu não tenho problema em perder no arranque, quero é velocidade de ponta.
Que pesos aconselham nestes casos?
Já agora, onde posso ler os tópicos em questão?

Sent from my SM-A605FN using Tapatalk


fmartinho

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #14 em: 03 de Julho de 2019, 01:06 »
Eu tenho Kymco com variador malossi, não é x-max, contudo.. estranha-me um bocado o peso dos roletes que colocaste.

De 8gr ??? Isso não é leve demais ? Isso explica a perda de ponta, mas aposto que ganhaste e bem no arranque. Correto ?

Eu tenho de 11.5gr na minha Downtown,
E com 11.5 resulta?

Sent from my SM-A605FN using Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #15 em: 03 de Julho de 2019, 08:42 »
Como assim?  Eu não tenho problema em perder no arranque, quero é velocidade de ponta.
Que pesos aconselham nestes casos?
Já agora, onde posso ler os tópicos em questão?

Sent from my SM-A605FN using Tapatalk

Fmartinho, primeiramente é preciso ter a noção que não vais ficar com uma 200cc ou algo parecido.
Pessoalmente, já andei em motas com variador jcosta ou malossi e posso dizer que a alteração que fizeram na altura, tinha como objetivo o aumento de velocidade de ponta, diminuindo ligeiramente a força de arranque.

Os roletes são o próximo passo que terás de investir. Menos gramagem, vai tirar velocidade de ponta e aumentar o arranque e maior gramagem vai diminuir a força em arranque e aumentar a velocidade de ponta (sendo esta a opção que tu pretendes).

Posso já alertar-te visto que estás a ficar surpreendido com estas alterações, que a manutenção desse sistema tem de ser feita com mais regularidade.
Outra coisa que vais notar, são os consumos: Aumentando a ponta, vais elevar as rotações ou seja, vais andar sempre perto do redline (pensa na saúde da mota a longo prazo...  _Rolley_)

No que diz respeito aos tópicos, dá uma olhadela nestes:

Kymco Downtown 125 - Axe

Yamaha X-max 125 - Roletes Dr Pulley

Deixo aqui estes dois, sabendo que certamente existem muito mais para ver e ler.

Boa sorte.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #16 em: 03 de Julho de 2019, 11:59 »
Parece me que te falta aì apenas um melhor compromisso no peso dos roletes para um equilibrio arranque /velocidade ponta .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

fmartinho

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #17 em: 03 de Julho de 2019, 16:58 »
Obrigado companheiros, estou um pouco mais animado.
Já agora, caso tenham conhecimento, que gramagem aconselham, sabendo que o que pretendo é mais velocidade de ponta?

Sent from my SM-A605FN using Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #18 em: 03 de Julho de 2019, 17:00 »
Eu talvez experimentasse os de 10GR mas antes de o fazer, informa-te bem se são compatíveis e se trazem melhoria.

fmartinho

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #19 em: 14 de Julho de 2019, 09:59 »
Só para deixar o meu testemunho sobre como acabou tudo

1.instalei o variador Malossi com roletos 8 gr, e um escape akrapovic
2. A xmax ficou muito nervosa nas perdeu em velocidade de ponta . Desilusão
3.fui lá e trocaram apenas o escape, voltando ao de origem
4.a xmax ficou incrível, arranques nervosos e sobretudo velocidade de ponta na casa dos 125
5.voltei à oficina e pedi para trocar os roletos para mais pesado, tipo 10 gr, como tinha lido e sugerido
6.catastrofe! A xmax mal chegava as 7500 rotações e aos 100 km/h
7.fui à oficina uma última vez, e reinstalaram os roletos de 8 gr.
8.Tudo ok de novo. Não vou mexer mais

Conclusao: na acreditar em tudo o que diz, a não ser que tenhas tempo para andar a fazer experiências com um mecânico disponível

Sent from my SM-A605FN using Tapatalk


petervivas

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #20 em: 18 de Julho de 2019, 11:38 »

Conclusao: na acreditar em tudo o que diz, a não ser que tenhas tempo para andar a fazer experiências com um mecânico disponível


Companheiro não é bem assim! De mota para mota os pesos dos roletes, peso da pessoa, vento, tipo de terreno em que costumas andar, etc etc etc ... tudo influencia.
Eu por exemplo, uso roletes de 11 e no teu caso tu não gostas, e eu sinto-me confortável com esse peso de roletes.
Tudo depende, tudo mexe... quando fazemos alterações ja sabemos que poderá não ser a primeira que funciona/resulta

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #21 em: 19 de Julho de 2019, 07:51 »
Só para deixar o meu testemunho sobre como acabou tudo

1.instalei o variador Malossi com roletos 8 gr, e um escape akrapovic
2. A xmax ficou muito nervosa nas perdeu em velocidade de ponta . Desilusão
3.fui lá e trocaram apenas o escape, voltando ao de origem
4.a xmax ficou incrível, arranques nervosos e sobretudo velocidade de ponta na casa dos 125
5.voltei à oficina e pedi para trocar os roletos para mais pesado, tipo 10 gr, como tinha lido e sugerido
6.catastrofe! A xmax mal chegava as 7500 rotações e aos 100 km/h
7.fui à oficina uma última vez, e reinstalaram os roletos de 8 gr.
8.Tudo ok de novo. Não vou mexer mais

Conclusao: na acreditar em tudo o que diz, a não ser que tenhas tempo para andar a fazer experiências com um mecânico disponível

Sent from my SM-A605FN using Tapatalk
Boas isso nao é fácil de afinar e se tiveres  de recorrer a alguém e pagar .. Esquece la isso... Em geral e pela experiência que tenho.... O que fica bem na minha mota exemplo 8gr nao quer dizer que   fique vem na tua ou a teu gosto..lol .. Terias de testar muito rolete e molas ate ficar a gosto ...
Quem me conhece sabe que eu em media levo quase 2 semanas acertar a variacao..lol

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk


Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #22 em: 19 de Julho de 2019, 07:54 »
Umas fotos para veres como não é chegar e ja está 

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk


fmartinho

  • Visitante
Re: Yamaha XMAX 125 2015 vareador malossi
« Responder #23 em: 19 de Julho de 2019, 21:26 »
Obrigado pelas fotos, dá para entender que é preciso paixão e paciência!

Sent from my SM-A605FN using Tapatalk