Autor Tópico: Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica  (Lida 4682 vezes)

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica
« em: 23 de Maio de 2016, 09:27 »
Caros Companheiros,

Passado 6 anos e 65000km's a minha DT deixou-me, pela primeira vez, apeado a 5 minutos de casa.
Depois de sair de casa e passados cerca de 2 km's reparei que tinha ficado sem qualquer informação no painel de bordo, contudo a moto continuava a trabalhar e a puxar bem, mas  a primeira reação foi encostar e desligar o motor, para perceber se era apenas um mau contacto e para evitar estragar algo.
Foi o que fiz, mas quando a tentei por a trabalhar novamente, além de continuar sem informação no painel de bordo, a moto já não pegou.
A Centralina fez o diagnóstico como é costume (consigo perceber pelo som) contudo, como fiquei também sem luzes, nomeadamente a do travão, deve ser a razão pela qual não a consigo por a trabalhar.
Penso que seja apenas necessário substituir um fusível mas, como não tinha ferramenta para desmontar o banco e ficar com acesso à caixa de fusíveis, terei de aguardar até ao final do dia para os testar.
Até lá aguardo pelas vossas dicas.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica
« Responder #1 em: 23 de Maio de 2016, 11:44 »
Caros Companheiros,

A primeira parte do problema está resolvida.
Como não estava a gostar muito do facto de ter deixado a moto parada numa zona de passagem sem cadeado fui tentar resolver o problema.
Não há dúvida que o problema estava num fusível, que aposta a sua substituição permitiu que pusesse a moto a trabalhar. Contudo, após fazer meia dúzia de metros, o mesmo voltou a queimar, mas desta vez não cai na asneira de desligar a moto.
Neste momento já tenho a moto em casa, mas continuo com o problema por resolver.
O fusível que coloquei em substituição do que estava queimado também já andava na moto há seis anos, e a verdade é que não tinha grande cara.
Vamos ver se depois da substituição por um fusível em condições e uma pequena limpeza aos contatos resolve o problema. Caso contrário terá mesmo de ir ao doutor.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica
« Responder #2 em: 23 de Maio de 2016, 12:25 »
Boas,
Pode ser o caso de teres azar no fusível mas não me parece desde que seja da mesma amperagem claro. Cheira me mais a regulador/rectificador de tensão danificado. Procura que deves encontrar exemplos por aqui ou na net.

Os fusíveis estam lá para isso mesmo melhor o fusível que outro componente da moto.

Boas curvas


Sent from my Samsung S7 edge using Tapatalk


Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica
« Responder #3 em: 23 de Maio de 2016, 15:52 »
Isto aconteceu após ter mexido no cabo do sensor de temperatura do motor.
Há já algum tempo que, de vez em quando, aparece-me o erro 16 (erro no sensor de temperatura).
Na sexta feira desmontei o sensor para o testar e reparei que o cabo tem um pequeno corte junto à ficha.
Como verifiquei que a tensão do mesmo estava correta não voltei a ligar ao pequeno trilho do cabo, mas é possível que o problema do fusível seja daqui.
Vou tentar isolar o cabo, substituir novamente o fusível e testar.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica
« Responder #4 em: 23 de Maio de 2016, 21:28 »
Caros Companheiros,

Parece que o problema esta resolvido mas só amanha irei testar a moto como deve ser.
Limitei-me a isolar o cabo do sensor de temperatura do motor (onde tinha mexido antes dela começar a queimar fusíveis), a injetar WD40 na ficha do sensor e na ficha do fusível, e a colocar um fusível acabadinho de comprar.
Após alguns testes de luzes, aceleração e travagem, e umas voltinhas no pátio, verifiquei que não voltou a queimar o fusível.
Amanha vou voltar ao ritmo normal e esperar que não me deixe apeado.

Abraço e boas curvas,
Gonçalo Afonso

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica
« Responder #5 em: 24 de Maio de 2016, 08:00 »
Pois,devia tar a fazer curto circuito,fizeste bem....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Kymco Downtown 125i - Avaria Elétrica/Eletrónica
« Responder #6 em: 25 de Maio de 2016, 16:10 »
Caros Companheiros,

Penso que o problema está totalmente resolvido, já que após mais de 100km's não voltou a queimar fusíveis.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso