Autor Tópico: Primeiro capacete  (Lida 16003 vezes)

DONdiv

  • Visitante
Primeiro capacete
« em: 10 de Maio de 2016, 16:55 »
Boa tarde camaradas,

Venho-vos pedir aqui a vossa ajuda/concelhos relativamente ao principal elemento de proteção - O Capacete.

Comprei recentemente um capacete, um Nexx XT.1. Ao comprar e dado a minha ignorância sobre o tema (também não coloco em causa o conhecimento técnico do vendedor), foi-me indicado que o meu tamanho era o XS.
A verdade é que este capacete me incomoda muito, pois está muito apertado, no entanto foi-me indicado que com o tempo este capacete ganharia alguma folga e ficaria mais confortável (como alias acontece com qualquer capacete). No entanto, do pouco que li/percebo, quer-me parecer que o capacete não deveria ficar tão exageradamente apertado, passando para lá da zona de conforto.
Paralelamente a isto, ainda acontece que ao falar com alguém com o capacete colocado ou apenas ao mexer o maxilar, mordo as bochechas, o que me parece que de todo não deveria acontecer (mais uma vez falaram-me na tal folga que haveria de vir e que isso já não aconteceria).
Outra situação é o facto de o meu queixo/boca estar praticamente (ou basta um pequeno movimento) em contacto com a queixaria (ou parte interna) do capacete. Mais uma vez não sou muito entendido, mas fico com a sensação que se um dia vier a cair, a força do impacto juntamente com a elasticidade da cara/pele, fará com que sofra graves danos ao nível de queixo, boca, dentes, etc.
Sei que o tamanho vária de cabeça para cabeça, mas para um tipo de estrutura normal, na casa dos 30 anos, 70kg, será possível que seja realmente um XS? Será que devo realmente suportar ou fazer o sacrifício do desconforto para daqui a uns tempos o capacete se ajustar a minha cabeça? Ou será que deveria ir realmente para o S? Já experimentei o S e ao agarrar o capacete e tentar rodar a cabeça (teste típico) não ficará tão estático como um XS, mas a verdade é que se for experimentar um XXS ainda mais estático fica e por ai em diante (quanto mais pequeno mais impossível será de criar qualquer movimento).

Mas pronto, perante o exposto, dêem-me lá a vossa opinião/concelhos/sabedoria  _pensador_

PS: Já comprei moto e foi a que queria  _lool_ a CB 500 X já cá canta  scooter_

 
« Última modificação: 10 de Maio de 2016, 17:02 por DONdiv »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Primeiro capacete
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2016, 17:07 »
DONdiv,

Como dono de um Nexx XT1 posso dizer que ele vai alargar um pouco, mas talvez não tanto quanto necessites...

O correto é ele ficar justo mas não apertado, e quando digo justo significa que deve apertar ligeiramente a testa e as bochechas mas não magoar!

Um truque é pores o capacete e tentares roda-lo, deve mexer muito pouco, não mais que uns mm, outro é tentares sentir a folga com o polegar na testa através da viseira aberta, deve estar encostado a toda a largura (logo justo à cabeça) e não deve ter nem espaço livre nem marcar a mesma...

Parece-me que terás que o trocar ASAP por um S...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2016, 17:08 »
Se não te sentes confortável acho que deverias mudar de capacete, o capacete quer se justo a cabeça não tão apertado, como descreves  _pensador_

DONdiv

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2016, 17:22 »
Pois, também me parece que deveria trocar...

Agora sucede um problema  _Zang_ dada a minha ignorância sobre o tema, acabei por ser convencido na loja e trazer/comprar o capacete e agora para trocar estou-me a ver grego, pois a loja acusa que não é politica deles vender capacetes que não correspondem à cabeça do utilitário e que deste modo não podem trocar, pois garantem que este capacete XS é mesmo o meu capacete, mesmo perante todos estes pontos que enumerei aqui anteriormente.  _policia_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Primeiro capacete
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2016, 17:25 »
Pois, também me parece que deveria trocar...

Agora sucede um problema  _Zang_ dada a minha ignorância sobre o tema, acabei por ser convencido na loja e trazer/comprar o capacete e agora para trocar estou-me a ver grego, pois a loja acusa que não é politica deles vender capacetes que não correspondem à cabeça do utilitário e que deste modo não podem trocar, pois garantem que este capacete XS é mesmo o meu capacete, mesmo perante todos estes pontos que enumerei aqui anteriormente.  _policia_

Livro de reclamações. Logo.
E não sei se podem negar-se à troca do mesmo, dentro dos primeiros 15 dias...  _pensador_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

DONdiv

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2016, 17:33 »
Já agora e relativamente à questão da boca/queixo estar demasiado perto da parte interior do capacete (praticamente em contacto).
Estou certo que posso ter a minha segurança comprometida em caso de queda, dado ser realmente muito pouca esta distância? Isto é, se cair de frente, lá se vai o meu maxilar e dentes, ou não? É que a parte interior na zona da boca nem sequer tem esponja, é uma parte solida.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Primeiro capacete
« Responder #6 em: 10 de Maio de 2016, 17:46 »
Já agora e relativamente à questão da boca/queixo estar demasiado perto da parte interior do capacete (praticamente em contacto).
Estou certo que posso ter a minha segurança comprometida em caso de queda, dado ser realmente muito pouca esta distância? Isto é, se cair de frente, lá se vai o meu maxilar e dentes, ou não? É que a parte interior na zona da boca nem sequer tem esponja, é uma parte solida.

A minha está perto, mas não há contacto, ou seja,  mesmo tentando o contacto este é superficial...

Parece-me que quiseram despachar stock antigo contigo...

Reclamação directa. E fá-lo também para a fábrica, vê os contactos em http://nexx-helmets.com
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

TMaxer

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #7 em: 10 de Maio de 2016, 18:01 »
A primeira coisa a fazeres é medir a tua cabeça e ver o tamanho indicado no site da Nexx...

DONdiv

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #8 em: 10 de Maio de 2016, 18:10 »
A primeira coisa a fazeres é medir a tua cabeça e ver o tamanho indicado no site da Nexx...
Boa ideia TMaxer.
Por ai da efetivamente um S   _policia_

TMaxer

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #9 em: 10 de Maio de 2016, 18:16 »
Entao se tens XS, o capacete é muito pequeno.. nao é apenas impressao tua  _pol_

DONdiv

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #10 em: 10 de Maio de 2016, 18:25 »
Entao se tens XS, o capacete é muito pequeno.. nao é apenas impressao tua  _pol_
Pois, agora só falta conseguir a troca. Agora estão a alegar que necessitam de autorização da direção da loja para "vender" um capacete que "não corresponde ao utilizador"...
Estou a aguardar um feedback  :-X

TMaxer

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2016, 18:30 »
A situação da troca deve depender do estado do capacete...




Se tiveres caixas, manuais e acessórios todos em ordem e o capacete tiver em estado igual a novo e a compra nao tiver sido feito à muito tempo atras, não vejo o porque de o fazerem  _pensador_


Agora, se estiver usado ou marcado ou tiver sido comprado ha algum tempo, se calhar ja vao mostrar mais alguma resistência...



Ja agora, se nao for indiscricao: qual a loja?  ;)

DONdiv

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #12 em: 10 de Maio de 2016, 18:51 »
A situação da troca deve depender do estado do capacete...




Se tiveres caixas, manuais e acessórios todos em ordem e o capacete tiver em estado igual a novo e a compra nao tiver sido feito à muito tempo atras, não vejo o porque de o fazerem  _pensador_


Agora, se estiver usado ou marcado ou tiver sido comprado ha algum tempo, se calhar ja vao mostrar mais alguma resistência...



Ja agora, se nao for indiscricao: qual a loja?  ;)
Foi comprado dia 4 desde mês, nem 10 dias há. Quanto aí usado, o que usei foi 2 vezes na loja e uma em casa a tentar convencer-me que era o meu tamanho (o que não resultou).
Quanto à loja e para já, a te ter a situação resolvida, vou manter no anonimato, pois não quero ser injusto. (Mas posso indicar por MP)

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Primeiro capacete
« Responder #13 em: 10 de Maio de 2016, 19:01 »
Prezado Companheiro DONdiv:

Não desesperes e não te precipites porque o CPM tem discutido activamente a solução para o teu problema: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,28289.msg90099186.html#msg90099186
« Última modificação: 10 de Maio de 2016, 19:02 por pedroareias »

guiZmo

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #14 em: 10 de Maio de 2016, 19:06 »
Já medis-te a cabeça?

DONdiv

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #15 em: 10 de Maio de 2016, 19:08 »
Prezado Companheiro DONdiv:

Não desesperes e não te precipites porque o CPM tem discutido activamente a solução para o teu problema: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,28289.msg90099186.html#msg90099186
Ahahah é isso mesmo, já tenho solução  _lool_
Alguém disponível para trocar uma cabeça XS por a minha S?  _lol_



Já medis-te a cabeça?
Sim sim, 56,5 :O
« Última modificação: 10 de Maio de 2016, 19:13 por omcj »

TMaxer

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #16 em: 10 de Maio de 2016, 19:12 »
Foi comprado dia 4 desde mês, nem 10 dias há. Quanto aí usado, o que usei foi 2 vezes na loja e uma em casa a tentar convencer-me que era o meu tamanho (o que não resultou).
Quanto à loja e para já, a te ter a situação resolvida, vou manter no anonimato, pois não quero ser injusto. (Mas posso indicar por MP)



Nesse caso deveriam fazer a troca sem qualquer problema... não percebo a renitência em fazer a troca  _pensador_ , quando a maioria das lojas não coloca objecoes quando se troca de tamanhos errados e existem leis que estipulam este tipo de situacoes.


Em caso de recusa, so tens de dizer que como consumidor tens uns prazo para analise da tua compra e que não te encontras satisfeito com ela e que pretendes registar a situação no livro de reclamações que o vendedor te induziu em erro e forneceu um capacete de um tamanho inferior ao que necessitas e que pretendes fazer a troca

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1230
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Primeiro capacete
« Responder #17 em: 10 de Maio de 2016, 19:24 »
Cheira-me a loja do Areeiro...  _Rolley_
Exige a troca e o livro de reclamações.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeiro capacete
« Responder #18 em: 10 de Maio de 2016, 19:47 »
Se me permitem a minha humilde opinião, as medidas da cabeça não servem para nada, excepto para compra à distância. O verdadeiro teste é mesmo experimentar o capacete e ver com se sente.
Neste caso o companheiro foi iludido com promessas de que a folga de uso viria a resolver o incómodo, mas o conselho não foi acertado porque se é verdade que existe sempre uma folga da espuma, existem limites para tal e não se admite o desconforto que sente à espera de uma folga que tardará a acontecer.
Neste sentido, a falta de informação adequada do vendedor induziu a uma compra errada, pelo que a loja está vinculada à sua troca todavia, legalmente não existe obrigação de trocar porque foi uma compra presencial e o produto não tem defeito (penso eu).
Nestes casos costuma funcionar a preocupação com a reputação dos lojistas e por cortesia costumam efectuar a troca se o artigo não tem sinais que impeçam a sua venda posterior.
Por isso podes tentar trocar com base nesta presunção de cortesia (que não é mais que marketing), alegando que nos vários fóruns de motas que frequentas  _pensador_ te dizem ser vulgar isso acontecer e as lojas que o não fazem são evitadas pelos membros  (passe a ameaça velada).
Podes ainda reclamar com base em informação errada do vendedor que, como perito no artigo que vende, deveria saber que o modelo não iria ter folga suficiente para ser confortável. além da reclamação podes ainda recorrer à DECO, que com medo da má publicidade costuma obter resultados do vendedores.  _Rolley_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Primeiro capacete
« Responder #19 em: 10 de Maio de 2016, 20:56 »
Realmente essa venda não correu muito bem e no meu entender ele podem/devem trocar.
Se não o fizerem...reclamação por escrito e uma cruz na porta.
Agora, tenho visto uma coisa que a meu ver falha muito no conhecimento de quem vende (e também de quem compra) que é, para além da medida da cabeça..., o formato da mesma!
Tenho visto vários reviews a capacetes no canal REVZILLA e eles fazem sempre a referencia ao formato do capacete.
Se é para cabeças mais ovais ou cabeças mais redondas é isso faz MUITA diferença.
Por exemplo, um AGV na minha cabeça assenta como uma luva...já um SHARK...nem por isso
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Primeiro capacete
« Responder #20 em: 10 de Maio de 2016, 21:45 »
Acho que é exactamente isso.
Esse formato desse capacete não é para a forma da cabeça nesse tamanho. Existem capacetes que na mesma medida assentam bem em toda a coroa circular da cabeça medido ao nivel da testa e outros não. Capacetes é importante testar presencialmente e o vendedor podia informar do facto que não são todos iguais. Não é obrigado a fazer mas deveria fazê-lo para ter um cliente satisfeito mesmo que não venda  o capacete porque se o cliente fica mal servido nunca mais volta além dos problemas. Infelizmente acontece muitas vezes.






Sent from my Samsung S7 edge


DONdiv

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #21 em: 10 de Maio de 2016, 22:25 »
Já pensei nessa opção, o problema é que agora devo-me ver grego para trocar o capacete seja pela medida a cima seja por outro capacete.
Acho que em última análise, este fica para a Maria e posteriormente comprarei um para mim (noutra loja claro  >:D). Até lá, tenho de me aguentar à bomboca com este...

De toda a maneira, não deixa de ser falha da loja em querer vender um capacete caro, aproveitando-se da minha ignorância e estado amador  _Zang_
« Última modificação: 10 de Maio de 2016, 22:28 por DONdiv »

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeiro capacete
« Responder #22 em: 11 de Maio de 2016, 00:56 »
Vários pontos em análise:

1- Como teu primeiro (?) capacete, foste presa fácil de um intrépido vendedor (eu sou vendedor há 15 anos  _reg_)
2- O impasse da troca prende-se com os 15 dias iniciais após a compra, depois ... chapéu !
3- Como aqui já referido, e numa compra presencial, esquece as medidas da fita métrica e experimenta mais que um formato/marca (Sei que é complicado, porque a nossa primeira escolha prende-se com o "sex-appeal" do capacete...)
4- Em relação a manteres o anonimato da loja, revelas que mesmo na tormenta, és um "senhor" .... um senhor cliente que não volta a gastar um tusto nesse espaço.
5- Reportando ao ponto 1, e em caso da troca não se efectivar, ganhaste experiência na aquisição do "teu melhor amigo" (espero que o teu cão não visite o fórum...  _careta_

A minha (breve) experiência: 2º capacete, mesma marca, modelos idênticos, mesmo tamanho... e não têm nada a ver um com o outro  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Abraço, boas compras !!!!!!!!

PITEIRA
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

tparracho

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #23 em: 11 de Maio de 2016, 10:05 »
Companheiro, na minha modesta opinião, devias pelo menos deixar uma reclamação no livro da Loja, se efetivamente continuarem a recusar-se em fazer a troca e devias enviar uma exposição à marca a explicar o sucedido identificando o local onde fizeste a compra (pois é importante que a marca saiba o que os seus revendedores andam a fazer).

Como já foi aqui dito, tens até 14 dias após a compra para realizar a devolução ou troca, desde que o bem adquirido não apresente sinais de má utilização (riscos, etc.). isto é uma lei, portanto, se for preciso recorre a quem de direito e exige essa devolução/troca.

tjcs

  • Visitante
Re: Primeiro capacete
« Responder #24 em: 11 de Maio de 2016, 10:11 »
Já pensei nessa opção, o problema é que agora devo-me ver grego para trocar o capacete seja pela medida a cima seja por outro capacete.
Acho que em última análise, este fica para a Maria e posteriormente comprarei um para mim (noutra loja claro  >:D). Até lá, tenho de me aguentar à bomboca com este...

De toda a maneira, não deixa de ser falha da loja em querer vender um capacete caro, aproveitando-se da minha ignorância e estado amador  _Zang_

Qual é que foi a loja ? É que ando neste preciso momento a ver hipóteses e com a oferta que existe e pelo comportamento que estão a ter, nem perderei tempo a visita-los.