Autor Tópico: Prioridades no equipamento (100%citadino)  (Lida 7457 vezes)

Cat3pt

  • Visitante
Prioridades no equipamento (100%citadino)
« em: 03 de Maio de 2016, 22:51 »
Olá.

Estive a ler alguns tópicos e percebi que o ideal é ter um equipamento o mais completo possível.
No entanto, dado que isso requer algum dinheiro, vinha aqui perguntar o seguinte:

Esta semana vou buscar a minha mota (uma scooter 125).
Os trajetos que vou fazer serão cidade, por agora só cidade, penso que todas as estradas são limites de 50km/h  e serão trajetos no máximo de 4km (so ida).

Dado que já vou comprar o capacete e as luvas(mas algo ja mais ou menos ''decente''), e um amigo me vai emprestar um bom casaco de mota, é essencial neste momento proteger-me da cintura para baixo?

Pois o meu objetivo é mesmo ter a mota para ir para a faculdade, ou para o meu emprego part-time, ou ginásio. Portanto tudo trajetos muito curtos. Devo à mesma investir em boas botas e calças com proteções? Ou sendo uma scooter, em que vou andar a velocidades baixas e trajetos curtos, andar com umas calças de ganga, capacete, luvas, e um casaco bom, é suficente?

(Claro que no dia que queira começar a fazer passeios de fim de semana aí já acredito que não é com umas calças de ganga e sapatilhas que vou seguro, mas por agora não é o caso).

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2016, 23:15 »
Mais nunca é demais amigo, mesmo que se vá só ao virar da esquina  _pol_ _pol_

Nunca, mas mesmo nunca facilitar  _pol_
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 23:16 por omcj »

TMaxer

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2016, 23:22 »
Ha 2 aspectos: geralmente em Estrada e AE a velocidade é mais elevada e a protecao em caso de queda deve ser mais abrangente...




Em cidade,  geralmente anda-se mais devagar, mas o risco de acidente é muito maior  _pol_


Aconselho um bom capacete, é ver a classificação Sharp e escolher dentro dos valores que estiveres a pensar... um blusao tambem é aconselhavel com protecoes para os cotovelos e feito em material resistente à abrasao... para alem disso, algo que nos dias mais frios te proteja do frio e da chuva (o ideal é ter 2 blusoes, 1 de verao outro de inverno).


As luvas tambem sao muito importantes pois as maos geralmente sao a parte do corpo que mais depressa vai ao chao  _Rolley_ escolhe algo que as proteja da abrasao e tambem que tenha algumas protecoes... Nas inverno as luvas tambem sao muito importantes para o conforto...


Se nao andares muito depressa, as calcas de ganga desenrascam e um calcado normal tambem...  ja sabes é se caires estas vao rasgar...



Mais importante que ter o equipamento é usa-lo e aí não descures a tua segurança _pol_ cuidado de inicio, a cidade tem muitas ratoeiras, uma delas é o empedrado e os carris, sao zonas onde tens de ter muita atencao  _pol_

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2016, 23:38 »
Em cidade,  geralmente anda-se mais devagar, mas o risco de acidente é muito maior  _pol_

Verdade !

A minha experiência:
- Scooter 125 = 2 quedas (uma "vou só ali" e na única vez em que não usei blusão por ser Agosto e estar 30 e tal graus e ...pimba meio do chão numa rotunda, e o cotovelo sem pele e carne  _martelada_ e outra dentro do parque de estacionamento do shopping a 5km/h  _Rolley_)

Mota/Scooter 700 = 0 quedas (ainda e é para manter  _pol_ _pol_ _pol_)

Percebeste ???  _reg_

Protege-te !!!

 abraço  PITEIRA
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

JViegas

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #4 em: 04 de Maio de 2016, 10:05 »
Sabes tenho uma máxima desde que comecei a andar de maxi:

"Equipa-te sempre para caíres"

O equipamento é caro, pois não pode ser um equipamento qualquer, tem que te proteger das quedas, raspões pelo alcatrão e pelo mau tempo (sim, porque a chuva e o vento também desgastam e provocam danos).

Gradualmente vai evoluindo na compra do material, agora para já considera umas botas que te protejam de torções ou então um calçado que não te saia disparado em caso de queda.

Eu por exemplo só uso botas que apesar de não serem para o uso motociclista (ainda conseguirei comprar umas, mas chegará o tempo). E ainda uso diariamente umas joalheiras. É chato estar a trocar de roupa/calçado no trabalho, mas sinto que faço as minhas viagens um pouco mais descansado.

« Última modificação: 04 de Maio de 2016, 14:13 por JViegas »

raphha

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #5 em: 04 de Maio de 2016, 14:06 »
Companheiro, penso que o essencial tens. Para já não te precisas preocupar com mais material de proteção. Obviamente que se já os tivesses que nunca era demais usá-los. Mas uma vez que estás a gastar o dinheiro todo de uma vez na compra de material, podes muito bem andar so com as calças e calçado habituais. Quando estiveres mais confortável financeiramente, compras o resto. Com equipamento ou sem, o principal é ter sempre o
Máximo de atenção. Não só aos carris, empredrados e etc como também, e principalmente, com os outros utilizadores da via pública.

Boas curvas.

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #6 em: 04 de Maio de 2016, 16:48 »
Companheiro apesar de estares a pensar circular apenas em circuito urbano, não facilites nunca!

Ando de mota mais ou menos á 40 anos e as quedas/acidentes que tive até agora (felizmente apenas 3), foram todos em Lisboa...
O mais grave deles foi em Setembro de 1999 que ao sair de casa pensei... "está tanto calor"... "vou tirar as mangas do casaco (na altura um modelo Spidi que por meio de fecho de correr dava para tirar as mangas e ficar tipo colete)"... pois a descer das Amoreiras para o largo do Rato um enlatado vindo em sentido contrario, resolveu passar o duplo continuo para fazer inversão de marcha e eu fiz o resto do trajecto até ao largo do Rato a deslizar pelo alcatrão.
Para teres uma ideia, na altura tinha uma Honda CBR 1100XX e o seguro queria dar como perda total, pois até o quadro partiu... no meu corpo ainda então as marcas das queimaduras provocadas pelo alcatrão em especial nos braços, apesar do azar considero que tive muita sorte em não partir ossos ou algo mais grave!

Por isso, nunca facilites! quer seja em cidade ou não, quer seja a andar devagar ou rápido!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #7 em: 04 de Maio de 2016, 20:15 »
"Equipa-te sempre para caíres"

Penso que esta frase resume tudo o que podem dizer sobre segurança passiva. É o meu lema também. Capacete, luvas e blusão com protecções até para ir ao café. Sabes que há um estudo que diz que a esmagadora maioria dos acidentes acontecem no início ou no fim das viagens.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #8 em: 04 de Maio de 2016, 20:29 »
Não te esqueças que primeiro são os pés e depois as mãos que nos tentam amparar em qualquer situação na condução de duas rodas. Tenta pelo menos ter um calçado mais reforçado no tornozelo se não  for a canela e com sola que não escorregue facilmente porque na maioria das vezes é apenas o que faz a diferença!

Boas escolhas!


Sent from my Samsung S7 edge


pfreire

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #9 em: 11 de Maio de 2016, 16:05 »
Ainda neste tempo de chuva o que acho que faz muita falta é tambem um impermeável. Compram se em conta no olx ou assim. Prefiro de duas peças. Alem de não ficar molhado tambem nao fico sujo...
Um bom exemplo:
https://olx.pt/anuncio/fato-proteo-para-chuva-furygan-IDyGVfF.html
« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 16:08 por pfreire »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2016, 16:26 »
Este conheço pessoalmente... Está em excelente estado...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

pfreire

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #11 em: 11 de Maio de 2016, 16:56 »
Este conheço pessoalmente... Está em excelente estado...
É teu? Depois quero comissão LOL

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #12 em: 11 de Maio de 2016, 17:04 »
Não, é de uma colega de trabalho. A ela comprei uma Body Armour Dainese deste tipo:



No verão vou usa-la mais...  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #13 em: 12 de Maio de 2016, 13:28 »
Se vais andar de calças de ganga devias comprar umas joelheiras.
Normalmente os joelhos sofrem sempre numa queda...

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk


JViegas

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #14 em: 12 de Maio de 2016, 13:40 »
Não, é de uma colega de trabalho. A ela comprei uma Body Armour Dainese deste tipo:



No verão vou usa-la mais...  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_


Será que andar apenas com esta proteção e uma t-shirt ficará muito ridículo?  _corado_
É que também ando a considerar comprar uma para o verão...  _pensador_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #15 em: 12 de Maio de 2016, 19:08 »
A minha protecção é um L, se te servir podes a experimentar nas condições que descreves para tirares as dúvidas! É uma questão de combinarmos! Claro que por cima usas um casaco de verão, certo?

Inicialmente incomoda um pouco, mas as vantagens em termos de postura e protecção passiva valem, e muito, qualquer incômodo inicial que possa sentir!

Atenção que normalmente eles são em rede, não resistem muito à abrasão!

Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 19:16 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

JViegas

  • Visitante
Re: Prioridades no equipamento (100%citadino)
« Responder #16 em: 13 de Maio de 2016, 14:26 »
A minha protecção é um L, se te servir podes a experimentar nas condições que descreves para tirares as dúvidas! É uma questão de combinarmos! Claro que por cima usas um casaco de verão, certo?

Inicialmente incomoda um pouco, mas as vantagens em termos de postura e protecção passiva valem, e muito, qualquer incômodo inicial que possa sentir!

Atenção que normalmente eles são em rede, não resistem muito à abrasão!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Sim sim é com casaco de verão. Nem me atrevo a ir para a estrada sem blusão.
Obrigado pela disponibilidade.