Autor Tópico: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade  (Lida 6462 vezes)

brunoxmax

  • Visitante
xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« em: 01 de Maio de 2016, 14:46 »
ola pessoal boa tarde
Ontem ao vir do trabalho para casa pela A5 a minha xmax 250  de 2008 deixou do nada de contar a velocidade alguém já alguma vez teve algo parecido? pelo que  me disseram  ela não usa conta kilometros por bixa  será dificil de resolver? obrigado bom fim de semana

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #1 em: 01 de Maio de 2016, 16:24 »
Isso se não bicha conta klms, trabalha com um sensor que dá a informação das voltas que a roda dá e dessa forma conta os klms.

Pode esse sensor estar sujo ou ter avariado.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

TMaxer

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #2 em: 01 de Maio de 2016, 18:51 »
O problema disso é facil:


O sensor de velocidade é um anel magnetico que gira no lado esquerdo do cubo da roda da frente e infelizmente é uma zona que necessita de lubrificacao so que nas revisoes nunca ninguem está para tirar a roda e quando se troca de pneus, os homens das casas de pneus estao-se a borrifar para o fazer (e desconhecem que o tem de fazer)...


o anel acaba por ficar sem lubrificacao até que um dia com desgaste mecanico e calor, acaba por se desintegrar...


Na minha Tmax, apesar de saber isto e de ele andar sempre lubrificado, o anel partiu e depois andei uma semana sem ele e o proprio sensor acabou por ficar com uma avaria estranha... (penso que com o tira-e-mete parti ou fracionei um fio  _Rolley_ _Rolley__pensador_ _pensador_


Se for so o sensor o da T que é maior custa 23 €  _pol_



ve este post para ficares com uma ideia do sistema, é igual, somente mais pequeno em tamanho  _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg90051081.html#msg90051081

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #3 em: 01 de Maio de 2016, 20:55 »
Segue os fios e vê na zona da ficha de ligação perto do quadrante ,devido a vibração o da minha xcity partiu mas tambem era má montagem dos fios....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

brunoxmax

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #4 em: 02 de Maio de 2016, 13:59 »
obrigado amigos irei hoje de tarde a oficina de um amigo desmanchar a roda da frente ver essa tal anilha que provavelmente esta partida.. obrigado depois darei o feedback

Rodrigues

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #5 em: 02 de Maio de 2016, 14:15 »
Tive um caso desses com a Sym gts, fio partido, tanto torceu que partiu devido a má montagem de fábrica.

Só lia quando virava para a esquerda, se quisesse ver os kms teria de andar todo o dia numa rotunda  _lol_

RCEu

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #6 em: 02 de Maio de 2016, 14:53 »
Isso já me aconteceu numa X-Max igual que tive.
Verifica primeiro se o conta Km também fica parado. Se o ponteiro também não se mexer, verifica a rosca de aperto junto ao quadrante.


Na minha começou a ficar solta e deixou de fazer contacto.Foi bastante simples.

brunoxmax

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #7 em: 02 de Maio de 2016, 18:38 »
bem amigos  hoje já desmanchei a roda da frente da maquina na oficina de um amigo verificamos que a peça magnética no sem fim da roda tinha os "pernos laterais" partidos talvez mal montagem ou ter ficado ofendida quando á cerca de mais de um ano lhe meti o pneu da frente não consegui apenas a compra dessa peça ligando a varias casas de peças foi dito que apenas na yamaha ou então mandando vir ligando para a yamaha algumas casas da zona de Lisboa la consegui um sitio um pouco mais em conta e com uma pequena atençao ficou em 60€ ja com iva aqui na minha zona era 65€ mais iva  não vendem apenas a peça la tive de comprar um sem fim  todo. obrigado

TMaxer

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #8 em: 02 de Maio de 2016, 19:14 »
Na motobelas o equivalente para a Tmax e para a Fazer ronda os 23 €, dai a informacao que te tinha deixado...



isso foi má montagem aquando da troca do pneu... as 2 orelhas tem que ficar desalinhadas com as da roda  _pol_

brunoxmax

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2016, 19:22 »
sim Tmaxer  para a tmax a casa da yamaha aonde fui tinha apenas a peça mas é bem maior  e ficava-me em 17€ mais iva la ia dar os tais 23€ para a xmax não vendem apenas a peça tive de comprar (encomendar) o kit todo  agora só sexta é que vou conseguir montar. obrigado

brunoxmax

  • Visitante
Re: xmax 250 de 2008 deixou contar velocidade
« Responder #10 em: 07 de Maio de 2016, 19:19 »
bem pessoal ainda não consegui mudar o raio da peça ,só chegou ontem na yamaha já por volta das 18h e como é óbvio o mecânico a essa hora disse logo que estava fora de questão ficando para hoje.
 Hoje não parou ainda de chover e ligou-me a dizer que não vai abrir a tasca, como é um amigo de infância e não me cobra nada não posso exigir muito ficando para esta segunda,entretanto esta semana nunca parei a mota e apesar de não me estar a contar os kilometros fui sempre para o trabalho nela pois de enlatado ou saio de casa de madrugada (Cascais-Almada Hora de ponta) ou então arrisco-me a chegar atrasado algumas 2 horas o que não convém, ontem  ja depois de uns dias a andar com a mota acendeu-me a luz Laranja do Motor ela não me gasta óleo mas de qualquer das formas fui verificar estando no ponto, o mecânico disse-me para não me preocupar se tem óleo e nenhum sintoma provavelmente é de estar a andar com ela sem contar os Kilometros  mas neste momento soo vou saber depois de segunda feira será esta a causa? parei a mota só só irei pegar nela depois de montar o Sem fim..