Autor Tópico: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão  (Lida 17133 vezes)

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Estimados companheiros.

Estou prestes a fazer a revisão dos 20.000 km na minha DT 300i ABS (sempre sem problemas) e gostaria de substituir os roletes de origem por uns Dr Pulley (já vi inúmeras referências que só essa alteração bastava para dar logo outra alma ao motor, que já de si é muito bom...). Já sei (julgo saber) que a medida de origem são 20x12 de 15,4 gr (8 roletes), e que para mudar para Dr Pulley deverei diminuir o peso entre 10 a 15%. As alterações que me parece ter visto mais em foruns falam em 14 gr (-10%). Será que 13,5 gr dará melhor resultado? Alguém tem alguma experiência nesta matéria que me queira ajudar?

Posso referir que na revisão anterior (aos 15.800 km) já foi substituída a correia do variador por outra nova de origem Kymco e eu troquei o filtro de ar para o BMC lavável e a vela para uma NGK iridium CR7 EIX. Com o filtro BMC julgo que a melhoria não foi evidente (mas aumentou o consumo um pouco), mas com a vela iridium pareceu-me melhorar as prestações do motor [excepto na velocidade máxima, que continua a dificilmente passar dos 140 km/h (muito embalada e em condições favoráveis de ausência de vento e apanhando uma ligeira descida já chegou perto dos 150 km/h, mas com dificuldade e com transito é impossível manter. Basta uma ligeira desaceleração devido ao transito e dificilmente volta a passar dos 140 Kmm/h. Mas estes atinge com alguma facilidade)].

Também gostaria de substituir as pastilhas de travão (ainda são as de origem e talvez ainda deêm para mais uns milhares de km!!!), mas por vezes as da frente chiam a travar (nem sempre, por exemplo ultimamente têm sido mais silenciosas, mas até aos 15.000 km chiavam bastante e eu não gosto). Não me queixo da eficiência da travagem (também não conheci outras). Alguém me aconselha outras de boa qualidade e silenciosas?

Também irei mudar os pneus, que ainda são os Kenda de origem (!!!) com muito piso, mas são muito duros e ainda tornam a suspensão da scooter mais dura do que ela já de si é (para mim, talvez o ponto menos bom desta scooter - a dureza e pouco curso das suspensões). Mas sei que uns bons pneus mais moles, fazem logo uma melhoria muito evidente no conforto (já experimentei noutras) para além da segurança. Mas neste aspecto já decidi. A maioria dos conselhos para esta scooter apontam para o Dunlop Scootsmart.

Fico aguardar sugestões e opiniôes de companheiros que assim o queiram fazer, que desde já agradeço.

Cumprimentos e boas curvas.
 scooter_

ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

pjmartinho

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2016, 21:32 »
Boas,

Fazendo contas temos que, reduzindo:

  • 15% - 13.09g, arredondando 13g
  • 10% - 13.86g, arredondando 14g

Pessoalmente, e só tendo experiência com a DT 125, iria para um valor médio, ou seja, 13,5g. Eles vendem roletes com estes pesos intermédios mas, caso não os tenham, pode-se sempre comprar um conjunto de 14g e outro de 13g e depois colocar 4 roletes de um peso e 4 de outro peso tendo o cuidado de ficarem intercalados dentro do variador.

Estes roletes têm uma forma que lhe permite abrir um pouco mais o varidor, mesmo tendo menos peso do que os originais. Por isso, penso que com 13,5g ficaria com mais aceleração mantendo, ou talvez, aumentando um niquinho na velocidade máxima.

Quanto ao filtro BMC, também coloquei uma na minha 125 e o consumo aumentou em cerca de 0,5l/100Kms... o motor respira melhor, mas também gasta um pouco mais.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2016, 17:41 »

 Obrigado PJMartinho,

Bate certo com a ideia que eu tinha. Mas teêm-me aconselhado mais para as de 14 gr. Se fossem + baratos (julgo que para a 300 cc custarão perto de 40 €), compraria os 2 conjuntos, de 14 gr e de 13,5 gr e logo experimentava... Mas não queria gastar tanto, e 1º tenho de mudar os pneus...
Quanto ao aumento do consumo devido ao filtro BMC já não sou só eu a dizer (cerca de + 10 %).. Mas há quem teime que não pode haver aumento do consumo só por isso....
Obrigado pelo contributo e boas curvas.
 scooter_
 
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

pjmartinho

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2016, 21:05 »
Não sendo eu um expert em materias de combustão, sei que é necessário 1 parte de gasolina para 12 ou 13 partes de ar (ou coisa que o valha). Ora, se se aumenta a quantidade de ar que passa para o motor, a centralina vai compensar isso e vai ter de dar mais débito de combustivel... logo o consumo aumenta.

Quanto aos pneus, eu comprei um Battlax SC1 e estou muito satisfeito com eles (também só os posso comparar com os de origem).

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #4 em: 02 de Maio de 2016, 22:58 »
Obrigado PJ Martinho,

Quanto aos pneus tenho ouvido dizer muito bem desses Batlax SC1, mas há muitas opiniões favoráveis ao Dunlop ScootSmart e já tinha resolvido ir para essa solução, em principio, e já neste mês.
Há dias experimentei uma DT 300i igual á minha com uns Bridgestone Hoop e gostei imenso. Julgo que serão dos que darão maior conforto ás nossas DT que são um tanto rijas de suspensão. Será uma hipótese sempre tb a considerar.
Mas, como disse, neste momento já estava mais inclinado pelos Scootsmart... Eu dou mais importância ao comportamento em chuva (1º) e a seguir á comodidade. Espero estar a escolher bem.
Abraço e boas curvas.
 scooter_
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 23:34 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

pjmartinho

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #5 em: 03 de Maio de 2016, 01:09 »
Então, força nisso  8)

Temos de ir dar mais uns dedos de conversa nas tortas.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #6 em: 12 de Julho de 2016, 22:50 »
Olá companheiros!

Não desisti da ideia de colocar roletes Dr Pulley de 14 g na minha Kymco DT 300i ABS, pois o investimento não é exagerado, e com 23.000 km qualquer dia já precisaria de uns novos?!... E julgo que vai melhorar qualquer coisa.
Mas há mais de 2 meses que os tenho encomendados na oficina da Kymco onde faço as revisões (com 1 mês de antecedência em relação á revisão dos 20.000 km, entretanto já feita), e não há meio de chegarem, vão-me sempre dizendo que o fornecedor habitual não os tem e devem estar a chegar!!!...

Na revisão dos 20.000 km não mudaram pastilhas do travão (julgo que ainda são as de origem) e disseram que ainda devem durar outro tanto!!! O chiar das pastilhas da frente quase desapareceu, só ocasionalmente, e já não incomoda. Se os lavar com jacto de água o chiar desaparece sempre durante bastante tempo...

Entretanto, aos 20.000 km, mudei os pneus KENDA ainda de origem, para uns Dunlop ScootSmart e estou mesmo bastante satisfeito.

Abraço e boas curvas.
 scooter_
« Última modificação: 12 de Julho de 2016, 23:00 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #7 em: 12 de Julho de 2016, 23:06 »
A tua 300 é das 1as? de que ano é? Acho muito pouco os 140/150 _Rolley_

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2016, 14:03 »
Obrigado PJMartinho,

Bate certo com a ideia que eu tinha. Mas teêm-me aconselhado mais para as de 14 gr. Se fossem + baratos (julgo que para a 300 cc custarão perto de 40 €), compraria os 2 conjuntos, de 14 gr e de 13,5 gr e logo experimentava... Mas não queria gastar tanto, e 1º tenho de mudar os pneus...
Quanto ao aumento do consumo devido ao filtro BMC já não sou só eu a dizer (cerca de + 10 %).. Mas há quem teime que não pode haver aumento do consumo só por isso....
Obrigado pelo contributo e boas curvas.
 scooter_
Escusam de teimar  _martelada_ _martelada_ que com o BMC não gasta mais,porque gasta.Podem andar devagar,devagarinho;seja na 125 ou 300,mas...gasta mais!!
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

RCEu

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2016, 17:43 »
Companheiro:


Por vezes quando queremos "rapar o tacho todo" alguma coisa corre mal.


Foi o que me aconteceu. Na primeira vez que usei esses roletes coloquei uma percentagem maior e realmente a máquina tinha um arranque louco.
Só que perdeu velocidade de ponta.
Depois troquei e mudei apenas por 10% tal como descrevia no modelo da minha Xciting 500 e aquilo ganhou asas.


Recordo-me de ter trocado uns mails com o Sr. da Dr. Pulley e aquele conselho dele foi de facto fantástico.


Agora a partir daqui é uma questão de decidir aquilo que achar que irá servir melhor os seus interesses.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2016, 16:40 »
A tua 300 é das 1as? de que ano é? Acho muito pouco os 140/150 _Rolley_

Olá Panda!

A minha Kymco DT 300i ABS é de Dezembro/2014
Comprei-a a um particular com 6 meses de uso apenas e cerca de 10.800 km, impecável, e ainda com 1 ano e 1/2 de garantia. Nunca deu problemas, está com 23.000 km impecável.
Levou correia de transmissão nova aos 16.000 km, filtro ar BMC lavável e vela NGKCR7 Iridiun Eix mais ou menos na mesma altura.
Mudei pneus aos 20.000 km como já disse atrás.
Não quero fazer grandes alterações mais, pois o desempenho já satisfaz bastante para as minhas necessidades, excepto talvez na velocidade em AE, pois até aos 130 km/h vai e mantém com facilidade, até aos 140 km/h vai com frequência mas precisa de mais embalagem e basta uma desaceleração para ter esperar um pouco que volte aos 140 Km/h... e com vento contra nem pensar.
150 km/h já deu por 2 ou 3 vezes, mas só muito embalada e apanhando uma descida, mas é difícil de manter.
E a posição do acelerador para mim diz muito. A 130 km/h consigo manter com 1/2 punho de acelerador ou pouco mais, mas se quiser ir para os 140 km/h precisa de ir prego a fundo. E o consumo vai por ai acima.
Conclusão, para mim a velocidade de cruzeiro em AE anda entre os 120 e 130 km/h (no velocimentro), o que já não é mau. Mas ás vezes dava jeito um pouco mais (para acompanhar companheiros em máquinas mais potentes, por exemplo).
Mas curiosamente, no conta-rotações nunca consegui ultrapassar das 8.000 rpm. A 140 km/h estabilizada em recta o conta-rotações não passa das 7.800 rpm! E nunca senti o motor "cortar", apenas não desenvolve mais. Mas já tenho ouvido falar em chegarem ás 8.500 e mesmo 9.000 rpm! Não sei se será verdade, pelo menos na DT300i (talvez isso seja possível nas 125?).
Mas como não gosto muito de andar em AE, para a maioria das minhas necessidades chega e sobra.
Muito obrigado, e boas curvas.
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2016, 16:58 »
Companheiro:


...
Depois troquei e mudei apenas por 10% tal como descrevia no modelo da minha Xciting 500 e aquilo ganhou asas.


Recordo-me de ter trocado uns mails com o Sr. da Dr. Pulley e aquele conselho dele foi de facto fantástico.


Agora a partir daqui é uma questão de decidir aquilo que achar que irá servir melhor os seus interesses.

Caro Élio,

Muito obrigado pela partilha de informação.
Já debati o assunto com bastante gente (alguns com experiência e credibilidade) e a minha conclusão foi precisamente retirar cerca de 10% na gramagem dos roletes, o que na minha DT 300i conduz aos cerca de 14 gramas. Já sei que não vai aumentar significativamente a velocidade de ponta, mas o motor ficará com mais genica e melhor resposta ainda, e a própria concepção dos roletes é bastante diferente dos originais, para melhor claramente. E o custo não será excessivamente grande... Como a minha é uma 300 cc, garantiram-me que não valerá a pena investir na mudança do variador, que já é suficientemente bom, o que não se aplica ás 125 cc, pois nessas a mudança de variador faz-se sentir significativamente.

E já agora uma pergunta, se me puderem ajudar, aonde adquirir roletes Dr Pulley de 14 gr para a Kymco DT 300i ABS de Dez./2014? É que já estou cansado de esperar no agente da Kymco onde encomendei (há mais de 2 meses), e talvez pudesse encomendá-los directamente via Internet, ou comprá-los numa loja física caso exista, pois até agora tem-me sido difícil encontrar.
Cumprimentos e boas curvas
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

RCEu

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2016, 17:56 »
http://drpulley.shopnix.de/


Na minha também mudei uma série de coisas menos o variador.


O Slidding pieces também são importantes e não são caros.


Mandei vir sempre de lá.


O trabalho que mais gostei foi na SpeedMaster, executado pelo Rui e são agentes Kimco


https://goo.gl/maps/p9jznA59bT92

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #13 em: 15 de Julho de 2016, 00:12 »
Companheiro Élio,

Muito obrigado pela ajuda e informação.
Eu estava a pensar montar os "Dr. Pulley Sliding roll SR2012/8-14" com o custo de 41,90 € + custos envio nesse site. Mas pensava que era apenas uma mera troca dos roletes originais no variador, já com 23.000 km de uso, por estes novos, sem ser preciso mais nada, excepto uma limpeza claro, tendo em conta que a correia é de boa qualidade e foi mudada há cerca de 5.000 km.
Mas aconselhas também os "Dr. Pulley sliding pieces (SP)", mas qual a principal vantagem? Também são peças de desgaste?
Já fui em tempos (só para conhecer) ao representante Kymco que sugeriste e fiquei com boa impressão, mas fica-me muito fora de mão, dado que moro em Lisboa (Sete Rios).
Achas que eles terão estes roletes e tratam da respectiva montagem, ou será melhor eu encomendar directamente na Net e montá-los num dos agentes da Kymco (a minha ainda está a coberto da garantia, até final do ano)?
Muito obrigado desde já pela ajuda e boas curvas
 scooter_

« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 02:18 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

RCEu

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #14 em: 15 de Julho de 2016, 08:42 »
O deslisador ajuda o mecanismos a funcionar melhor na função de abertura e fecho.
Mas indo por partes. Sugiro um telefonema para o Rui a saber se tem (ele encomenda mas ficam mais caros) e depois logo vê o que é melhor.
Ficar fora de mão é verdade, mas compensa. Acho que  mão de obra é mais barata e o serviço é muito bom. Além de que deixa assistir ao que estão a fazer.
Ponto a favor.
Também moro na Agualva e ia lá.

Em relação à correias, usava uma malossi em kevlar.
Valeu todo o dinheiro que dei por ela.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #15 em: 15 de Julho de 2016, 17:17 »
Caro Élio,

Mais uma vez agradeço os seus conselhos que foram muito úteis. Já falei com o Sr Rui.
Entre outras dicas, aconselhou-me a não colocar roletes de 14 gr na minha. No máximo 13,5 gr (tenho de confirmar se existem, julgo que não e ele tb não tinha a certeza), se não houver, mandar vir de 13 gr. mais os tais 4 slides que o Élio também referiu. Ele não tem em stock.
A partir de algumas perguntas que me fez e sintomas que lhe descrevi, julga que a minha DT deve precisar de afinação, pois na última revisão (aos 16.000 km) sei que não foi nada afinado, só mudança de óleo e filtros. Provávelmente na dos 10.000 Km também não (não sei, pois ainda não era minha). Com 23.000 km actuais e como mudei o filtro de ar para BMC e a vela para iridium (mudanças feitas por mim), precisa certamente de ser afinada...
Logo que tiver os roletes fiquei de agendar uma ida lá á Speed Master para os montar e afinar o motor.

A propósito de uma sugestão do PJMartinho, de entremear roletes de 13 gr com de 14 gr, desaconselhou-me totalmente. Iriam sempre predominar os maiores...

E pronto, por agora é tudo. Espero que estas dicas possam ser úteis a mais companheiros.

Mais uma vez obrigado Élio.
Abraço e boas curvas.
 scooter_
« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 17:19 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

RCEu

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #16 em: 15 de Julho de 2016, 17:39 »
Eu disse-lhe que não ia ficar desiludido com o Rui.

É isto que ele aconselhou?  http://drpulley.shopnix.de/product_info.php?products_id=954

E aquela questão das 13 gr. também já lhe tinha dito. Não mencionei pesos porque desconhecia. Mas isso foi o que me disseram quando correu mal da primeira vez.


Vamos aguardar e espero ter ajudado.


Boas curvas.

« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 17:42 por Élio »

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #17 em: 19 de Julho de 2016, 23:05 »
Olá!
Venho transmiti-vos actualização das minhas "demarches".
Já mandei vir de um site holandês, importador dos Dr Pulley para a Holanda, pois foi onde encontrei o preço mais barato para o conjunto roletes SR2012/8 13,5 gr + deslizadores SP2012 AA (4 deslizadores) = 38 €. O pior são os custos de transporte que ficam em + cerca de 18 € (!!!). E roletes de 13,5 gr só encontrei neste site e no alemão. Mas mesmo assim fica bastante mais barato do que mandar vir do site alemão representante do Dr. Pulley, e principalmente porque além disso este não tinha deslizadores disponíveis para a minha DT 300i... Paguei por Pay Pall e já recebi e-mail a dizer que já tinham sido expedidos. Até agora tudo bem e rápido. Vamos ver quantos dias demoram a chegar...
Acabei por passar hoje pelo Speed Master e falei pessoalmente com o Sr.Rui, mas não fiquei muito esclarecido, face a tantos elogios que tenho lido relativamente aos Dr.Pulley... Na opinião dele não vou ganhar grande coisa com a mudança dos roletes (mas garante que vai melhorar, mas para não esperar muito, principalmente que velocidade de ponta não deve melhorar por isso). Mas continua a afirmar que a minha scooter terá de precisar de afinação por eu ter colocado um filtro BMC e uma vela NGK CR7 iridium (trocadas por mim sem mais nada), e tb por nunca ter sido afinada em 23.000 Km (nas revisões que fez na minha posse - 15.000  e 20.000 km em agentes oficiais da Kymco, tenho quase a certeza que não houve afinação, apenas mudanças de filtros e óleo e correia de transmissão aos 16.000 km, e na dos 5.000 e 10.000 km que fez na Motobelas com o anterior dono não sei, mas é provável que ainda não precisasse de afinações) e que depois de ele lhe mexer eu irei notar muita diferença.
Ora sempre ouvi dizer e li em muitos "Posts" que a centralina é que comandava o motor, e se o débito de ar passou a ser maior por causa do filtro BMC ter muito maior área de entrada de ar, a centralina compensava e enviava a mistura ar/combustível correcta/adequada... Que não haveria afinações a fazer. Agora o Sr. Rui contradiz totalmente essa versão ...Não sei que pensar.
Por outro lado, manifestou alguma dificuldade em conseguir marcar uma data para montar os roletes e afinação logo que eu os recebesse, mas que iria tentar, mas avisou que até Setembro estava muito apertado. Não me pareceu muito bom prenúncio... aliado ao facto de me dar a entender que dificilmente me poderia facultar uma moto de cortesia, só se por acaso tiver alguma disponível na altura (fiquei com a sensação que o mais provável será não arranjar). Então como vou regressar a casa duma oficina tão fora de mão para quem mora em Lisboa, e voltar no dia seguinte para buscar a minha DT?.
Também me perguntou se a minha DT 300 i tinha os mostradores brancos (as mais antigas) ou pretos (mais modernas como tem a minha que é de Dez./2014). É que as de mostradores brancos seriam melhores em vários aspectos e andavam mais?!... Nunca tal tinha ouvido, e porque iriam piorar coisas num modelo mais recente? Enfim, fiquei admirado, pois nunca tinha ouvido tais opiniões...
De qualquer modo vou tentar marcar a ida ao Speed Master logo que receba os roletes, e darei conhecimento da evolução. Mas se a mudança de roletes e as afinações forem na mesma altura, ficarei sempre sem saber ao certo que parte das eventuais melhorias se terá devido a quê?!
Abraços e boas curvas
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #18 em: 06 de Setembro de 2016, 17:11 »
Já recebi (com alguma demora devido a extravio nos correios...) os roletes e deslizadores Dr. Pulley que já montei na DT 300i.
Inicialmente montei os roletes de 13,0 gr (os de origem são de 15,5 gr e no site do Dr Pulley recomendam retirar 10 a 15%), que vieram por engano.
Posteriormente troquei pelos de 13,5 gr. que foi a gramagem que tinha pedido e acabou por chegar posteriormente.
Como nota, posso confirmar que a instalação é muito fácil e rápida (menos de 1 h. mesmo sem grande experiência) desde que tenham a ferramenta própria para fixar o variador quando se desaperta a porca, e também convém uma chave dinamométrica (?) para dar o aperto certo na porca ao montar. Eu não tinha mas consegui emprestado por um companheiro já com muita experiência nesta matéria.
Primeiras impressões, ainda incompleta pois não tive ainda oportunidade de fazer AE para testar melhor a velocidade máxima:
Numa 1ª impressão a velocidade máxima parece não aumentar significativamente com a mudança de roletes, quer de 13,0 quer de 13,5 gr. Mantêm-se em cerca de 140 km/h em recta embalado, sem ventos contra, chegando a cerca de 150 km/h se apanhar uma descida, bem embalada e sem vento contra (demora um pouco a lá chegar).
Quanto á aceleração, com os de 13,0 gr nota-se um significativo aumento de genica (um termo menos correcto mas talvez mais significativo), até aos 110-115 km/h. Depois disso, até á velocidade máxima parece ter ficado um pouco mais lenta (repito que o tempo que andei com eles não deu para retirar uma conclusão muito taxativa sobre este aspecto). Para quem anda predominantemente em cidade e pouca AE, poderá ser a gramagem ideal. A melhoria das performances até aos 110 km/h nota-se bem.
Com os roletes de 13,5 gr que montei depois e ainda continuam, julgo que a diferença para os roletes de origem não será significativa em todos os aspectos, mas se houver alguma diferença será para melhor. Mas quanto a mim, não justifica trocar de propósito, mas sim quando for da substituição por desgaste dos de origem, pois encomendados na Internet até devem ficar mais baratos (não tenho informação do preço dos roletes originais) e por tudo o que li serão claramente melhores. Como eu pretendia era um pouco mais de velocidade, no fundo melhorar a resposta em AE (dos 130 aos 140 km/h ou mais se possível), pois a genica que tem de origem afigura-se-me já muito boa para as velocidades mais baixas, vou manter os roletes de 13,5 gr e esperar que na velocidade máxima ainda melhore alguma coisa, o que irei confirmar quando fizer alguma deslocação com mais AE (tive uma lesão num pé que me manteve sem andar na scooter cerca de 3 semanas, e desde que recomecei ainda não tive oportunidade).
Uma coisa que reparei é que parece existir um período inicial de "acamamento" (não sei se se usa esta expressão) dos roletes e deslizadores (talvez mais até para os deslizadores), pois parece-me notar-se mais a melhoria após algumas dezenas de km ???
Como nota final poderei referir que os roletes originais, com 23.500 km de utilização, ainda não aparentavam muito desgaste (na balança, mantinham os 15,5 gr), e talvez durassem até aos 35.000-40.000 km (??).
Aqui fica a minha experiência que aqui partilho, caso possa interessar a outros companheiros.

Penso só ir á SpeedMaster, ao mecânico sr. Rui, quando da revisão dos 25.000 km, que deverá ocorrer lá para o final deste mês, início de Outubro, e ver então se haverá alguma "afinação" que dê mais velocidade á DT.

Abraço e boas curvas.
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

RCEu

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #19 em: 06 de Setembro de 2016, 17:17 »
Acabou por acontecer tudo o que lhe tinha dito em relação aos pesos. Agora só espero que esteja satisfeito com o trabalho do Rui.
Boas curvas

pjmartinho

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #20 em: 06 de Setembro de 2016, 21:12 »
...
Uma coisa que reparei é que parece existir um período inicial de "acamamento" (não sei se se usa esta expressão) dos roletes e deslizadores (talvez mais até para os deslizadores), pois parece-me notar-se mais a melhoria após algumas dezenas de km ???
....

Não são umas dezenas, mas sim umas centenas largas. Provavelmente essa quilometragem baixará caso se ande muito no para-arranca da cidade.

Quanto a aumentos de velocidade, não espere grandes milagres mas de certeza que, com essa gramagem, se vai notar um menor numero de rotações do motor para a mesma velocidade (quando comparados com os roletes originais).

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #21 em: 06 de Setembro de 2016, 22:37 »
Penso só ir á SpeedMaster, ao mecânico sr. Rui, quando da revisão dos 25.000 km, que deverá ocorrer lá para o final deste mês, início de Outubro, e ver então se haverá alguma "afinação" que dê mais velocidade á DT.


Moro mais ou menos perto da SpeedMaster, se na altura que vieres à revisão houver dificuldades em dispensarem mota de cortesia é uma questão de combinar e eu posso dar boleia de e para.

Abraços!

ZeP

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #22 em: 07 de Setembro de 2016, 02:51 »

Moro mais ou menos perto da SpeedMaster, se na altura que vieres à revisão houver dificuldades em dispensarem mota de cortesia é uma questão de combinar e eu posso dar boleia de e para.

Abraços!

ZeP

Muito obrigado Zé Pedro pela disponibilidade.
Depois falamos.
Abraço e boas curvas nessa nova máquina  scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #23 em: 07 de Setembro de 2016, 02:55 »
Não são umas dezenas, mas sim umas centenas largas. Provavelmente essa quilometragem baixará caso se ande muito no para-arranca da cidade.

Quanto a aumentos de velocidade, não espere grandes milagres mas de certeza que, com essa gramagem, se vai notar um menor numero de rotações do motor para a mesma velocidade (quando comparados com os roletes originais).

Obrigado Paulo, pelo interesse e opiniões.
Para já não notei diferença significativa nas rotações do motor para a mesma velocidade.
Mas, como disse, ainda fiz poucos km.
Abraço e boas curvas
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

pjmartinho

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #24 em: 07 de Setembro de 2016, 04:49 »
Essa diferença de rotações é mais notoria em velocidades mais elevadas, do que em velocidades "citadinas"