Autor Tópico: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão  (Lida 17093 vezes)

petervivas

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #25 em: 17 de Novembro de 2017, 18:04 »
Não são umas dezenas, mas sim umas centenas largas. Provavelmente essa quilometragem baixará caso se ande muito no para-arranca da cidade.

Quanto a aumentos de velocidade, não espere grandes milagres mas de certeza que, com essa gramagem, se vai notar um menor numero de rotações do motor para a mesma velocidade (quando comparados com os roletes originais).

Pessoal, tirem-me uma dúvida que eu pensava (à qual eu andava completamente equivocado pensando o contrario) :
- Visto que o companheiro Ice retirou alguma percentagem na gramagem dos roletes , e passou de 15gr dos originais para as 13gr dos Dr. Pulley, ganhando assim mais genica em aceleração ... não seria suposto com estes roletes a DT dele passar a ter um pouco mais de rotação no motor em relação ao "original", ganhando assim a dita genica ?

Com a resposta do amigo pjmartinho , vejo exatamente o contrario disto ... apontando para menor gramagem = menor rotação mas mais genica

Obrigado pelas dicas

RCEu

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #26 em: 17 de Novembro de 2017, 18:56 »
Não.
O que o companheiro quis dizer é que com menos rotação do motor consegue a mesma velocidade.
Vejamos como exemplo 100 Km/h.
E isto é apenas um exemplo porque não sei exactamente os valores...
Se antes para andar a 100 Km/h a máquina rodava a 4000 RPM,
Agora consegue andar a 100 Km/h apenas com 3500 RPM

O que acontece nestes casos é que a maioria do pessoal que faz isto deseja ter maior arranque e mais velocidade.
O difícil nisto é encontrar um ponto de equilíbrio, pois nem sempre se consegue à primeira.
Com alguma pesquisa aqui no fórum já se vai conseguindo, pois alguns testaram bastante e erraram até finalmente acertar.
Ficar com mais arranque e mais velocidade é muito bom com o mesmo motor.

Espero ter ajudado

petervivas

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #27 em: 20 de Novembro de 2017, 09:39 »
Obrigado p'la resposta Élio  _pol_

Então dessa forma, é possível encontrar-se uma relação que melhora a força e arranque e também a velocidade de ponta ?
(tinha na ideia que dava apenas para melhorar, ou arranque/força ou então velocidade, sem se complementarem)

Já agora digam-me pf, para eu saber se estou equivocado desde sempre, ou não. Assim à bruta, a analogia será:
- Menor gramagem de roletes = mais força
- Maior gramagem de roletes = velocidade ??

RCEu

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #28 em: 20 de Novembro de 2017, 11:51 »
Obrigado p'la resposta Élio  _pol_

Então dessa forma, é possível encontrar-se uma relação que melhora a força e arranque e também a velocidade de ponta ?
(tinha na ideia que dava apenas para melhorar, ou arranque/força ou então velocidade, sem se complementarem)

Já agora digam-me pf, para eu saber se estou equivocado desde sempre, ou não. Assim à bruta, a analogia será:
- Menor gramagem de roletes = mais força
- Maior gramagem de roletes = velocidade ??

Tenho ideia que sim, menos peso aumenta o arranque.

Porém, na minha 500 XCiting ainda lhe coloquei uma correia especial da malossi e umas molas na embraiagem e no veio central.
Depois troquei de mota  _lol_ _lol_

pjmartinho

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #29 em: 30 de Novembro de 2017, 00:39 »
Já agora digam-me pf, para eu saber se estou equivocado desde sempre, ou não. Assim à bruta, a analogia será:
- Menor gramagem de roletes = mais força
- Maior gramagem de roletes = velocidade ??

Assim à bruta, é mesmo assim  _pol_

A questão dos roletes Dr Pulley é que têm uma forma que não é cilindrica, como a maioria dos roletes originais. Esta forma fora do normal, permite fazer com que o variador abra mais um pouco pelo que, com menos gramagem se tem mais força no arranque mas quando as rotações começam a chegar lá "a cima", a forma do rolete ao permitir que o variador abra mais, consegue fazer a scooter atingir a velocidade que atingia com os roletes originais. No limite, pode-se dizer que mantem a mesma velocidade máxima, mas chega lá mais depressa... desde que se escolha uma gramagem que fique dentro dos 10% a 20% (penso que são estes os valores) indicados no site da Dr. Pulley.

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #30 em: 30 de Novembro de 2017, 09:41 »
Dr pulley compensa sim, mas não faz milagres. A mim deu-me mais genica, mais arranque e aumentou a velocidade máxima. De origem tinha 10,5 coloquei pulley 9,5.
Atenção que apesar se ser simples a montagem temos de ter cuidado porque basta um eatar ao contrário é fica horrível.
Para mim compensou mas não nos podemos esquecer que são motores fraquinhos.
Eu acho que andar a 110 antes do red numa 125 é bem bom  scooter_

petervivas

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #31 em: 30 de Novembro de 2017, 14:12 »
Eu tambem tenho roletes Malossi + variador na minha maquina Downtown e estou super satisfeito, contudo....  _pensador_

Tenho de 10.5 (acho eu) e ando em auto estrada a 100 na ordem das 8000.
Contudo, sinceramente ando um pco de orelha no ar quanto a uma situacao:
 - A maquina so me arranca por volta das 5500/5800, qualquer ultrapassagem manda se para cima das 7000.. em estrada normal, abaixo das 6500 é raro / impossivel.

Isso nao sera rotacao a mais para um motor que de origem chega apenas as 7000 e que arranca abaixo das 4000 ?
Quando se referem a "red-line" é o que ? Nas ultimas 1000 rotacoes do motor ?

pjmartinho

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #32 em: 01 de Dezembro de 2017, 02:20 »
Eu tambem tenho roletes Malossi + variador na minha maquina Downtown e estou super satisfeito, contudo....  _pensador_

Tenho de 10.5 (acho eu) e ando em auto estrada a 100 na ordem das 8000.
Contudo, sinceramente ando um pco de orelha no ar quanto a uma situacao:
 - A maquina so me arranca por volta das 5500/5800, qualquer ultrapassagem manda se para cima das 7000.. em estrada normal, abaixo das 6500 é raro / impossivel.

Isso nao sera rotacao a mais para um motor que de origem chega apenas as 7000 e que arranca abaixo das 4000 ?
Quando se referem a "red-line" é o que ? Nas ultimas 1000 rotacoes do motor ?

Já não me lembro com todo o rigor, pois já lá vai mais de 1 ano que não tenho a Downtown mas, lembro-me que na minha por volta das 4000rpm a embraiagem começava a "pegar" mas só arrancava lá para as 5000 rpm. Inicialmente isto fazia-me um pouco de confusão pois foi a minha primeira mota e, na altura, pensava em "modo carro"... um carro a arrancar nas 5000rpm é para derreter pneu (ou embraiagem)... depois percebi que nas motas estas rotações são "normais". Depois de estar em andamento era possivel andar nas 4000 rpm a velocidades de 35-40Kms/h. Se quisesse fazer um arranque mais rápido ela ia para as 7000 rpm e ficava lá enquanto a velocidade ia subindo.

Um coisa que me lembro, é que em andamento normal, as rotações andavam muito tempo nas 6000-7000rpm (mais ou menos) com grandes variações de velocidade, ou seja, nas 6000rpm era capaz de ir a 60Km/h e nas 7000rpm a mais de 80Kms/h. Penso que o binário máximo deste motor é dado nestas rotações motivo pelo qual, com um ligeiro aumento de rotações a velocidade sobe bastante.

Quando enrolava o punho chegava às 9000rpm com o ponteiro a marcar 115Km/h. A andar a direito, ela não passava das 9500 rpm com o ponteiro a marcar 118Km/h. Só em descidas bastante inclinadas e longas, conseguia que o ponteiro passasse um "niquinho" dos 120Kms/h e as rotações quase nas 10000rpm mas nunca cortou a injecção.

Ainda hoje, e já com cerca de 22.000Km feitos, ela faz a CREL até à saida para o MARL diáriamente e, o meu enteado (que ficou com ela) diz que vai sempre nas 9000-9500rpm com o ponteiro a marcar pouco mais de 115Km/h e só nas descidas grandes é que passa dos 120Km/h mas que a mota não chega às 10000rpm nem corta a injecção nestas rotações... e regra geral, o corte de injecção acontece quando se entra no "red line".

petervivas

  • Visitante
Re: Roletes Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS e pastilhas travão
« Responder #33 em: 04 de Dezembro de 2017, 16:11 »
pjmartinho, obrigado pela tua resposta e vontade em ajudar

Já falei com o meu mecânico de confiança para esclarecer todo este assunto e ele pôs-me completamente na boa.

Diz que a mota tem total saúde, que as rotações são normais devido a estes roletes e variados, que as DT são excelentes maquinas e que tenho aqui uma bela mota com este kit montado!
O motor apenas responde ao kit de embraiagem que esta montado, e estas rotacoes (diz ele) sao normalissimas para as motas deste segmento, isto é feito para trabalhar a rotacoes altissimas , estão construidas e testadas para isso mesmo!

Obrigado pela tua ajuda, a minha está a rodar nos mesmos registos da que tinhas e vendeste, a minha tem quase 23 000, e segundo o "sr Antonio" a maquina tá nova !!  _pol_