Autor Tópico: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.  (Lida 19424 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #25 em: 10 de Maio de 2016, 14:46 »
Joao,


A opiniao que te vou dar é muito sincera e está alinhada com o meu gosto pessoal...  _pol_


Nada bate o Jcosta em termos de gozo puro... se podes meter, aconselho-te vivamente pois vai-te dar uma alma fabulosa à Tmax e cada viagem ainda vai ser mais emotiva!


Os problemas de fiabilidade do Jcosta sofrem-se um bocado por antecipação e baseados na ma experiencia dos Evo2R.

Estes tinham efectivamente problemas, pois após ganharem folga entre o cavilhao e o bronze... adeus...  _thumbdown_ isto tambem se devia ao tipo de bronze utilizacao e à falta do cavilhao grafitado.. a partir daí os Evo 3 ja nao tiveram problemas pois adoptaram a lubrificacao solida e no bronze criaram um separacao termica que permite que existam 2 zonas de dilatacao distintas.


Hoje tenho a certeza que se tiver problemas no Evo4R que os consigo resolver com a troca do cavilhao e do bronze... e tambem tenho a certeza que conseguiria reparar o meu Evo2R, só que na altura  em que tive os problemas não tinha adquirido este conhecimento  _thumbdown_


Desde que o Jcosta seja bem montado (SEM uso de oleo ou massa de lubrificacao e apertado ao binario de 160 N) nao deveras ter problemas  _pol_


O Malossi é A alternativa ao Jcosta, embora conforme ja te tinha escrito atras, ja andei muitos kms com uma 530 com Malossi e nao me convenceu  _thumbdown_


O Polini, nao experimentei, mas é opiniao unanime de que é um variador mais virado unicamente para "racing" e que tem muito pouca polivalencia: para lhe meteres uma afinacao de massas boa para "curvas", ficas com uma péssima afinação para AE e estrada... é tipo "on/off"... e a variante da Polini com 12 massas tem um design que nao me convençe  _pol_


DrPulley melhora um pouco face as massas OEM, contudo tive problemas delas se terem virado e ficado "mordidas"... ja o companheiro Filipe na sua 400 cheira-me que teve o mesmo problema... pelo que para já e até ter dados concretos, limito-me a aconselhar os pulley a quem tem scooters de 125 e 250cc... mais do que isso  _pensador_ _pensador_


Portanto, baralhando e tornando a servir: é Jcosta  _pol_ _pol_




PS: o facto de eu ter má opiniao sobre o Malossi tambem se pode dever à ma escolha de massas para o que experimentei. Ja andei de malossi noutras maquinas e a opiniao foi muito positiva  _pol_
« Última modificação: 10 de Maio de 2016, 14:57 por TMaxer »

JoaoGFR

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #26 em: 10 de Maio de 2016, 16:58 »
TMaxer, obrigado pela tua opinião detalhada. É, sem qualquer dúvida, uma grande mais valia!

Dr. Pulley, para mim, não me convence. Para trocar só as massas, prefiro ficar quieto.

O JCosta trás também ele mais quem um tipo de massas, como por exemplo o Polini que vem com 12 e 14gr? É que isso é outra coisa que não me agrada pois não quero correr o risco de colocar as massas erradas e depois ter que andar a gastar mais tempo e dinheiro para as trocar...  _thumbdown_

E que correia aconselhas para utilizar com o JCosta? A original?

Tenho que decidir o que fazer nos próximos 3000kms mas, tendo em conta a tua opinião, o JCosta voltou a ser uma forte possibilidade para ver se as BMW C600sport deixam de passar por mim como se nada fosse!  _Zang_ :P

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #27 em: 10 de Maio de 2016, 17:50 »


Os Jcosta Evo4R trazem 2 jogos de massas... 12,5 e 13,5 no caso da 500 se a memoria não me falha (na 530 não sei quais os pesos). Uso as mais pesadas e chegam para as encomendas pois até estou a pensar comprar as próximas de 14  pois posso prescindir de um pouco de disparo  _pol_


Uso a correia normal sem qualquer de problema, neste momento até estou a "esticar" uma que ja deve ter cerca de 27/28 mil Kms... ja se nota é um pouco de falta de velocidade de ponta mas estou a guardar a que tenho nova para uma viagem maior que irei fazer e tenho o interesse puramente académico em saber quantos kms é que a correia realmente faz  _Rolley_


Aquilo que o Jcosta muda mais na T é precisamente a resposta desde os 0 aos 80/100... no caso da 500 a mudança é praticamente da noite para o dia pois ganha-se praticamente 2 seg de 0-100, para perceberes a diferenca basta ver estes 2 videos:


OEM:





JCosta:




Para alem dos cuidados que enumerei na montagem, ha que também fazer uma pequena rodagem: os primeiros 400 ou 500 kms nao deves ter uma conducao muito brusca, e de inicio também vais notar que as rotações ficam um pouco elevadas devido aos topos das massas ainda nao estarem acamadas

JoaoGFR

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #28 em: 11 de Maio de 2016, 10:50 »
Obrigado TMaxer pela ajuda se bem que a minha carteira não vai ficar nada agradada com este incentivo extra a deixa-la mais magra...  _palmas_
Vou utilizar os 3000kms que me faltam para decidir o que fazer.
Neste momento tenho é que trocar o pneu de trás que, passados 17mil kms, já está a atingir o seu limite de utilização...

Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #29 em: 13 de Maio de 2016, 09:46 »
Pessoal,

Só um aparte neste tema, alíás, 2 pontos diferentes dos quais eu gostaria de obter uma opinião.

Primeiro: Para além dos miticos Akrapovic, o que é que acham da linha Yoshimura para a TMAX?

Segundo: Conheçem uma boa oficina para alinhar direções de motas/maxi's ?

Abraços a todos

Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #30 em: 13 de Maio de 2016, 10:06 »
Este Yoshimura + os pipes (clicar no link ) http://i.ebayimg.com/images/g/eqIAAOSw6BdXMGRf/s-l1600.jpg
Ficaria a matar na Tmax 530 só que, são cerca de 1000 aérios e aqui o Je aguentou os ímpetos e preferiu manter o escape original ...... Este Yoshimura R77 carbon e o Akrapovic para quem queira mimar a T é uma peça quase obrigatória para dar estilo e personalidade a esta já de origem ( sem mexer ) excelente scooter.
1 abraço
Scooterado
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 10:07 por Scooterado »
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

JoaoGFR

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #31 em: 13 de Maio de 2016, 10:20 »
Para mim o Akrapovic tem uma grande mais valia... é homologado para utilizar na via publica.
E com a nuvem das inspeções para motas sempre a pairar sobre nós, nada como andar descansado...  _thumbdown_
E depois, eu pelo menos, estou plenamente satisfeito com o akrapovic, tanto em termos sonoros, como de diferença de prestações para o escape de origem.

Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #32 em: 13 de Maio de 2016, 10:30 »
Ok, percebido.

Realmente vem aí as "inspecções" para alguém encher os bolsos.

E relativamente a uma oficina que seja boa para alinhar direções?!

Abraços
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

JoaoGFR

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #33 em: 13 de Maio de 2016, 10:53 »
Eu só costumo ir a duas oficinas:

- Motobelas, em Belas
- JB Motos, a caminho de Sesimbra

Conheço ambos os donos e sempre fui bem atendido.
Agora no que toca a alinhar direções não sei pois foi algo que nunca fiz...

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #34 em: 13 de Maio de 2016, 11:25 »
Boas!  _pol_


o Yoshimura, não estou muito familiarizado com ele... já há uns tempos andei a ver umas ponteias em carbono que vi nuns fóruns Americanos, mas não consegui perceber se tinha homologação e catalisador ou não.


Ambos vão ser necessários, agora que parece que vai ser obrigatório o IPO para as motos.




O Cesar da Motobelas é uma boa aposta, já la fiz um alinhamento quando tinha a X Max e ficou bom... com T trocou-me o oleo da suspensao, tambem 5*


Recomendo tambem outro: A MotoGira em Linda a Velha  _pol_ é unanimemente uma das melhores, senao a melhor oficina para scooters Yamaha na zona da Grande Lisboa  _pol_





Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #35 em: 13 de Maio de 2016, 11:33 »
Ok,

Lembras-te quanto é que gastaste com o alinhamento?

Eu acho que devem existir escapes Yoshimuras homolgados.

Ainda por cima os Japoneses nestas coisas não gostam de "brincar".

Abraços

Marco Rodrigues
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 11:37 por Zapman »
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #36 em: 13 de Maio de 2016, 12:28 »
Na altura foi feito numa revisao...


O alinhamento nao deve ser muito caro...

A troca de oleo da suspensao é que é um bocado caro pois perde-se quase meio dia para desmontar aquilo tudo

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #37 em: 14 de Maio de 2016, 11:31 »
Cada dia uma nova lição:



Como ja tinha escrito algures atras e no meu DB, Dr Pulley é muito bom para scooters com cilindradas mais baixas 125/250


Para as grandes, desaconselho:





Offline Zapman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamanha
  • Modelo: T-MAX 530 ABS
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #38 em: 14 de Maio de 2016, 21:41 »
Eh diabo!!! Isso está tudo massacrado!!!!

O material não aguenta.
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito!!!
                   

samalex

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #39 em: 05 de Junho de 2016, 10:09 »
Olá a todos.

Sou novo aqui no fórum e este será o meu segundo post além da apresentação, mas a verdade é que só recentemente tive a necessidade de vir aqui à procura de algumas informações e deparei-me com este tópico que julgo estar relacionado com o meu problema. Caso contrário desde já apresento o meu pedido de desculpas.

A quem me puder ajudar, estou com o seguinte problema, comprei há cerca de um ano uma Yamaha TMAX 500 ABS com cerca de 7000km e tem agora 10000km, toda de origem. Entretanto, ouvi dizer que com um variador J.COSTA iria ter um comportamento melhor na mota, sem prejudicar consumos, e recentemente surgiu a oportunidade de comprar um, ainda que usado (cerca de 1000km de uso).
Assim, fui a uma oficina e montaram-me o dito variador, um J.COSTA EVO3-R com massas que pesei com 13g.

Ora, assim que saí da oficina não cabia em mim de contente!!! A mota estava com uma resposta!!! TOP!!!
Assim que me atingiu alguma sobriedade, comecei a perceber alguns aspetos que me deixaram um bocado desiludo, e que passo a partilhar:
-  A aceleração de facto está mais imediata e responsiva, mas à custa das rotações do motor que estão demasiado elevadas em relação á origem;
- O arranque de parado necessita de uma rotação mais elevada, sendo necessário dar mais "gás" para poder vencer a inércia inicial;
- Tenho a sensação que para manter uma velocidade constante em reta, tenho que fornecer mais rotação ao motor;
- A primeira volta que dei com a mota, dei-lhe umas boas acelerações, o que levou a ligar a ventilação do radiador. Isto quase nunca aconteceu com o variador de stock, que também levava umas boas malhas;
- Se as rotações subiram, também os consumos, pelo que me parece...

Estou num dilema, pois não sei se isto vai normalizar, se preciso mudar massas para mais pesadas (tipo 14, 14,5 ou mesmo 15) para diminuir os consumos e as rotações e manter alguma resposta, e será que se mantiver este nível de rotações se o motor não virá a sofrer num período mais curto?

Agradeço a ajuda desta malta mais entendida, pois já estive quase para voltar à oficina e pedir para me instalarem o variador de origem novamente...

Cumprimentos a todos.

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #40 em: 05 de Junho de 2016, 11:29 »
Boas,

O Evo3 R tem 2 kits de massas na caixa: 12,5 e 13,5  _pol_ Se puderes pesa novamente as que tiraste para percebermos quais destas sao, pois se forem as 12,5 é normal que esteja a fazer mesmo muita rotacao pois é o setup de pista  _pol_



Algumas das coisas que descreves sao absolutamente naturais num variador after, o arraque de parado deve-te passar para as 2500 rpms... isto é para que quando estejas parado e queiras fazer um arranque mais rápido, o motor estar com mais potencia para dar um primeiro impulso mais forte.


A situacao das rotacoes também é normal, os variadores aftermarket para te garantirem uma resposta melhor tem que usar sempre um pouco mais motor pois é a única forma de ir buscar mais power, embora não quantifiques o que sao as "rotações demasiado elevadas" que falas... o ponto de equilibrio do motor a velocidades constantes de 70/100 sao as 5000 RPMs e para ires a 140/150 deves ver cerca de 6-6500 rpms  _pol_

rodando todo o punho ja a 90/100, o normal é que va até as 7/7200  _pol_



Em velocidade constante e em aceleracoes normais de transito a sensacao que deves ter é a oposta a que descreves: vais precisar de rodar menos punho.


Quanto à ventilação, na minha é muito normal disparar no para-arranca de Lisboa, mas praticamente só no verão  _pol_ se destes umas gazadas e depois baixaste a velocidade também é normal que dispare.



Para podermos entrar em mais pormenores, precisava de saber mais umas coisas:

- o peso correcto das massas
- o comprimento das massas (31 mm)
- se a montagem do variador foi a seco ou se meteram oleo o u massa
- se com o cavilhao montado, existe folga entre o cavilhao e o bronze
- se a tua T tem akapovic
- se as massas sao mesmo novas ou ja se nota algum desgaste no topo


samalex

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #41 em: 05 de Junho de 2016, 11:59 »
Olá TMaxer.

Obrigado pela rápida resposta.

Então é assim, quando digo "rotações demasiado elevadas", sinceramente não me recordo das que tinha no variador de origem, o que noto é que o motor faz mais ruído agora para andar, logo está mais rotativo! A 100 km/h anda na casa das 5000 rpm em reta, mas tipo a arrancar num semáforo calmamente, para chegar aí aos 30-40 km/h, tenho que o elevar às 4000 rpm...

Naquele teste que anda a circular nalguns fóruns que foi traduzido de espanhol, falam em que as massas de 12,50gr podem variar entre as 12,90gr e as 13gr, e sendo que eu pesei 2as, o que a balança mediu foi 13gr, suponho que sejam as de 12,50gr.

Quanto ao comprimento delas não as medi, mas supondo que quem comprou não mexeu nas que vinham de origem, devem ser as de 31mm que são as recomendadas para este variador JC605FS EVO3-R. Quem me vendeu o variador não me forneceu o segundo jogo de massas... :/

O variador foi montado a seco, conforme manda o livro, numa oficina agente Yamaha, aqui perto de minha casa. Suponho que não haja folga no bronze, senão o mecânico tinha-me alertado logo, e não se ouvem ruídos extra... aliás, com este variador, o som da mota é mais limpo, sem nada a chocalhar, como por vezes parecia com o desacelerar no variador de origem.

A minha mota não tem nenhuma ponteira Akrapovic e as massas apresentam um pouco de desgaste no topo. Ainda só conduzi uns 100 kms desde que instalei o variador.

Possivelmente a solução será mesmo comprar massas novas e mais pesadas, não?

Junto imagem do interior do variador e da cabeça das massas:



Abraço e obrigado pela ajuda ;)

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #42 em: 05 de Junho de 2016, 14:56 »
Boas  _pol_


Pois, se conseguir ter acesso a uma balança mesmo muito precisa, por favor pese-as outra vez para eliminarmos esta variável... se passar num supermercado, use uma da fruta ou uma que esteja acessível aos clientes


Em relacao as rotacoes no arranque, isso é mesmo assim e foi definido no ângulo inicial da rampa do variador  _pol_ o fenómeno é o mesmo de quanto queremos arrancar mais depressa com um carro com caixa manual, aceleramos mais com o carro embraiado para quando soltarmos a embraiagem este ter mais potencia e termos mais determinação tanto no momento do arranque como no outro a seguir... se vir os meus videos dos arranques com pesos OEM, Dr Pulley de 15g e Jcosta vai ver que a Tmax 500 é um bocado asmatica no arranque a fundo desde parado, à volta dos 30 / 40 Kmh... a rampa do Jcosta sobe um pouco as rotacoes para ele ter uma melhor resposta

Arranques:


Jcosta





Drpulley:




OEM 19g:






O facto dos topos dos pesos nao estarem gastos também influencia muito algum excesso de rotação... o normal é eles estarem assim:



Estes variadores tem algum tempo de rodagem... penso que com 1000 Kms está OK, mas assim que os topos começarem a gastar a rotação abaixa um pouco  _pol_


O melhor é ler estes posts do meu DB e voltamos a falar com as duvida que ainda substitirem:


http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg90058535.html#msg90058535

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg327882.html#msg327882

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg330884.html#msg330884






BTW: o Evo 3R é indicado para a Tmax com escape Akrapovic ou outra marca aftermarket e é um variador mais desportivo... o Evo 3 URBAN é um pouco mais rapido do que OEM, mais pacifico e recomendado para Tmax 500 com escape OEM  _pol_

samalex

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #43 em: 05 de Junho de 2016, 15:21 »
Pois, agora só conseguirei ter os dados das massas quando voltar a abrir a transmissão... é que não tenho a chave de prender a campânula para poder desmontar aquilo... Já agora, alguém me sabe dizer onde comprar isso a um preço simpático? Quanto à chave dinamométrica até tenho acesso a uma!

Bem, TMaxer, foste bestial nas tuas respostas e só tenho a agradecer a ajuda prestada a um rookie que pouco percebe disto!

Entretanto vou fazer mais uns kms para ver se a "bichinha" acalma, e depois partilho as conclusões.

Cumprimentos

TMaxer

  • Visitante
Re: T-Max 530 - Malossi? J Costa? Polini? Dr. Pulley? Opiniões e conselhos.
« Responder #44 em: 05 de Junho de 2016, 16:13 »
Não é fácil comprar as chaves muito baratas.


No meu dB tem os planos para construir com as medidas exactas dos furos, se souber alguém que consiga fazer uma é ótimo mas convém usar tubos ou chapa de aço muito forte pois a força de aperto é bem grande.


Pelas rotações que falas penso que deve estar tudo normal... Quando trocares massas mete umas de 14, foi às que comprei há pouco tempo (ando com13,5 no evo4r). Fica andar um pouco menos mas na verdade em termos de mundo real não tenho falta de speed  _pol_


Depois falamos, se quiseres abre dB Para irmos partilhando as experiências  _pol_