Autor Tópico: compre uma xmax 250 ( desiludido )  (Lida 69090 vezes)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #150 em: 14 de Maio de 2016, 12:51 »
Sim , de facto o mais conveniente é colocar  o que diz no manual , no meu caso diz 10W-40 , mas como sou um picuinhas com a moto e gosto de ter as coisas como deve ser , fui trocar o oleo que tinha quando a comprei  ouseja valvolina 80W90 , o mecanico disse que esse não era o que lhe correspondia e era melhor mudar , eu mudei logo pelo 10W40 , e so foram 4 euros.
No entanto cheguei a uma conclusão ;  fiz 2000 kms com o oleo 80W90 na transmissão , e sinceramente não notei nenhuma diferença entre um e outro , talvez , ( não sou mecanico ) mas talvez ,  não tinha mal nenhum andar com o oleo que ja tinha ouseja o 80W90.


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #151 em: 14 de Maio de 2016, 14:14 »
Pode ser que se note minimamente no consumo.
De qualquer modo nos fluídos normalmente só se nota a longo prazo.
O que o fabricante recomenda terá razões para isso por isso até saber os porquê sempre é melhor aposta.

Com azeite também anda... tem que ser é virgem extra claro! :))

Sent from my Samsung S7 edge using Tapatalk


Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #152 em: 16 de Maio de 2016, 12:21 »
Já encomendei oleo 10w-40  Motul 7100 sintetico 100% , foram 10 euros a mais    que o semi-sintetico , mas penso que seja superior , não encontrei o yamalube ,  apenas chegue mudo , embora o que tem ainda não tenha os 3000 kms.

Mais a frente vou querer mudar a vela , mas pelo que tenho visto já não é uma operação tão fácil como mudar o oleo , tenho visto alguns tutoriais no youtube de motos semelhantes , mas ainda não encontrei uma especificamente da xmax 250 , se vir que não consigo mudar levo a oficina.

De resto não estou a ver que mais possa fazer / mudar  a moto , ja mudei o liquido refrigeração , pneus , correia e roletes , oleo da transmissão ,  só falta mesmo o oleo do motor e vela .
« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 12:22 por jose luis »

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #153 em: 16 de Maio de 2016, 12:37 »
O óleo dos travões também se muda!... De 2 em 2 anos... Pelo menos

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk


Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #154 em: 18 de Maio de 2016, 20:18 »
Ora que chatice , recebi um email da texoleo a comunicar que o oleo que escolhi esta esgotado ( ja o tinha pago e encomendado ) , em alternativa pedi o castrol racing 10W-40

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #155 em: 18 de Maio de 2016, 21:07 »
Companheiro, parece que a mota já está ok  _pol_.  vai ver que é uma excelente  mota

Não tem culpa do dono que teve...  _thumbdown_.

boas curvas
Espirito Aventura

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #156 em: 19 de Maio de 2016, 13:58 »
Sim , de momento estou a gostar bastante da moto tem cumprido , para o trajecto que faço penso que não necesito motor maior ,  no entanto no meu ver as scooter tem um "  problema "  é que tem as rodas picaninas e qualquer buraco , depressão ou calçada em paralelo sentes se bastante , penso que uma moto maior com roda maior passa por todo tipo de piso que não lhe faz diferença , ainda ontem ia na ic-19 e ha uma parte que tem tipo um buraco en linha ontem pasei por cima disso e parecia que estava num carril do comboio.

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #157 em: 19 de Maio de 2016, 14:34 »
Rodas pequenas tem a minha, parece uma 50 ;-) 13 à frente e 12 atrás :-)
Quanto à transmissão, não comento nem argumento manuais mas acho estranho uma transmissão que leve óleo de motor, a minha Evo pelo manual leva (e levou) 100 ml de 85W140, coloquei o Motul Gear competition. A transmissão tende a ser a caixa da mota por isso acho estranho ser igual ao motor mas pronto sempre a aprender coisas novas.

Enviado do meu GT-N7100 através de Tapatalk


Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #158 em: 19 de Maio de 2016, 16:14 »
Rodas pequenas tem a minha, parece uma 50 ;-) 13 à frente e 12 atrás :-)
Quanto à transmissão, não comento nem argumento manuais mas acho estranho uma transmissão que leve óleo de motor, a minha Evo pelo manual leva (e levou) 100 ml de 85W140, coloquei o Motul Gear competition. A transmissão tende a ser a caixa da mota por isso acho estranho ser igual ao motor mas pronto sempre a aprender coisas novas.

Enviado do meu GT-N7100 através de Tapatalk

A minha Honda CN 250 de 1994 também levava na transmissão o mesmo óleo do motor 10w40, portanto nem é nenhuma modernice. Uma vez certa oficina mudou para um óleo mais grosso dizendo ser o aconselhado e não notei nada de melhor antes pelo contrário, voltei ao 10w40 e fez muitos kms e sem barulhos, folgas ganhas ou qualquer problema.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #159 em: 19 de Maio de 2016, 20:27 »
Pois , no manual diz muito  claro , utilizar na transmissão  10W-40 , se os engenheiros japoneses da Yamaha optaram que o mais conveniente para este motor / mota  era colocar oleo 10W-40 em vez da valvolina 80W-90  foi por alguma coisa , no entanto ate agora não notei diferença alguma entre um e outro.

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #160 em: 04 de Junho de 2016, 14:25 »
Ja consegui tirar o sinal de OIL , bastou só carregar 6 segundo no botão OIL CHANGUE , ate agora a moto impecável 5 estrelas , é  só por gasolina e fazer kms.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #161 em: 04 de Junho de 2016, 15:21 »
josé luis, tenho tb uma Xmax 250.
Sem qualquer paternalismo, mudar a vela é muito, muito fácil, no máximo tarefa para dois minutos. Sim, dois.
Não é necessário desmontar nada.
Vou por umas fotos

interceptor

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #162 em: 04 de Junho de 2016, 16:46 »
josé luis, tenho tb uma Xmax 250.
Sem qualquer paternalismo, mudar a vela é muito, muito fácil, no máximo tarefa para dois minutos. Sim, dois.
Não é necessário desmontar nada.
Vou por umas fotos
Isso também depende do tipo de mão... Se for uma mão tipo talocha não vai ser assim tão rápido.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #163 em: 04 de Junho de 2016, 16:54 »

Até com a mão do Popeye!
É só tirar o cachimbo, desapertar a vela que lá está é pôr a nova.

E agora vou incendiar este tópico:
Põe a NGK normal, o custo acrescido da Iridium não trás qq benefício.

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #164 em: 04 de Junho de 2016, 17:31 »
Obrigado Mercurio !! mas deixa ver se entendi a foto ,  isso fica do lado direito da moto , não é  preciso desmontar nada , a chave da vela tem espaço ?

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #165 em: 04 de Junho de 2016, 21:27 »
Exactamente. Põe a Scooter no descanso lateral, a vela está no lado direito.
 Não é necessário desmontar nada.
Quando meteres a vela nova mete-a à mão e usa a chave apenas para o aperto final.
Desta forma eliminas o risco de cruzares a rosca.
Se não me engano, depois de já não conseguires enroscar mais à mão, tens de enroscar mais 3/4 (três quartos)  de volta com a chave.
Essa informação está na caixa da vela.
E pronto, fácil!

Tens aí uma grande Scooter, talvez das melhores.

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #166 em: 05 de Junho de 2016, 19:42 »
Obrigado Mercurio , já dei uma espreitadela e sim , provavelmente com uma chave consiga tirar , nunca pensei que estivesse nesse sitio , pensei que tinha que desmontar o baú , no entanto acho que por enquanto  a minha vela ainda esta boa , pega de estalo e não se engasga ao andar.
Obg.
Cumps.

RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #167 em: 04 de Julho de 2016, 11:14 »
Pelo que mais ou menos vou vendo, a satisfação e confiança vão aumentando,à medida que o tempo vai passando.


Fico satisfeito por verificar isso mesmo. Essa é mesmo uma excelente máquina.


Boas curvas

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #168 em: 27 de Novembro de 2016, 09:21 »
Viva !! grande  " motão " resultou ser a x-max , comprei  algo reticente usada  e aparentemente mal  cuidada , com sensivelmente 37 000 kms. tem agora  51000 kms.  _pol_ , ando com ela todos os dias faça chuva ou sol ( por certo ontem nunca apanhei tanta chuva , na ic-19 os carros passavam e saltava logo uma banhada de agua encima ) revisões , estou sempre encima dela oleo sintetico cada 4000 kms, embora o sinal começa a piscar cada 3000 , só mudo aos 4000 ( oleo motul ) nivel de agua nunca acrescentei , a vela ainda não mudei , bateria a mesma , a correia mudei quando a comprei , acabou por aparecer o sinal  de muda na correia no quadrante mas não consigo apagar  ,  no entanto , quando guardo a moto ainda sento un cheirinho como a quente ou queimado , mas penso que seja normal ou feitio dela , porque se fosse para avariar ja fosse avariado  com os kms  que ja fiz , pega sempre de estalo e nunca me ficou mal .

No entanto acho que consome um bocado ( 3.6 L/100 ) normal para esta moto e ano de fabrico , mas  uma NC 700 com quase o triplo de cilindrada consome ligeiramente menos e anda mesmo muuuuuito mais  ,  a x-max como as rodas são pequeninas as vezes quando passa por estrada em mau estado tornasse algo desconfortável ,  para chegar aos 130 kms , tem que ser mesmo com o punho fechado e quase nunca faço isso " para não estragar / esmifrar  a moto " , resumindo :

Excelente compra / moto.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: compre uma xmax 250
« Responder #169 em: 27 de Novembro de 2016, 10:07 »
Ainda bem que a sua  Xmax 250 já está a dar-lhe felicidade  _pol_  afinal de contas a scooter tem as suas qualidades.

Todas as máquinas tem as suas qualidades e defeitos, a forma como as tratamos também conta muito para os retornos que nos dão.

Pelo que me lembro, a sua compra foi já de uma Xmax 250 bem usada  :-?  e com sinais de maus tratos   _Rolley_ pelo antigo dono.

Este tópico deveria ser mais um diário de bordo, já que é essa a forma como tem sido comentado e actualizado.  _anjo_

Afinal de contas, no Forúm CPM, existe  sempre uma preocupação que os nossos diários de bordo sejam uma ferramenta para quem procure informação sobre as máquinas ... este tópico acaba por ser estranho, já que o leio como seja o Diário de bordo da sua Xmax 250 e não sobre a experiência geral de quem tem a Xmax 250 .

Neste tópico, começa por estar desiludido, e com razão sobre quem lhe vendeu a scooter,  mas depois de lido percebe-se que na realidade as coisas foram mudando e que até haviam razões .

Proponho que alterasse o titulo, é que o "desiludido" leva ao erro de quem leia e quem sabe um dia a querer vender a sua Xmax o comprador leia só as "gordas " "desiludido" sem ler que afinal agora está satisfeito  _pensador_

« Última modificação: 27 de Novembro de 2016, 10:13 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura