Autor Tópico: Questões - Yamaha CT 50 S  (Lida 33661 vezes)

pedrocrv

  • Visitante
Questões - Yamaha CT 50 S
« em: 14 de Março de 2016, 21:41 »
Boas!

Como disse na minha apresentação, sou novo no mundo das 2 rodas e tenho algumas dúvidas relativas a este assunto.

Irei andar numa Yamaha CT 50 S que nos últimos anos tem andado muito pouco. Pelo que me foi dito a scooter precisa de:
-Travões (afinar ou colocar novos, ainda não experimentei)
-Luz de pisca (só dá o som do pisca, não ilumina no quadrante)
-Trocar/reparar o pneu de trás (aparentemente passados uns dias fica vazio)
-Umas voltas a fundo porque "está presa" e a fazer fumo.

Alguém me pode dar umas dicas de como reparar isto em casa?

Outras questões:
-Que óleo é usado nestas scooters e quanto gasta de óleo?
-Onde posso comprar material para ela? Tenho aqui perto uma grande loja de componentes de carros, terá para mota ou tem de ser alguma loja especifica?


Muito Obrigado!
PedroC

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #1 em: 14 de Março de 2016, 22:13 »
Olá.

Aparentemente o que tens para fazer é bastante simples e dado ao preço dos componentes apostaria em material novo.

Certamente terás de o comprar numa loja de material de moto mas não precisas de ir na origem pois há de tudo cá fora.

Travões: Poderá resumir-se a afinar o parafuso de regulação. Mete a moto com a roda traseira e afina até começar a oferecer resistência ao rolamento da roda. Quando neste ponto, desafina umas duas a três voltas o parafuso e fica no ponto. Se não resultar, terás de mudar os calços. Na frente é da mesma forma (se bem me lembro uso tambores em ambas rodas). Caso mudes os calços, aproveita e limpa bem ambos tambores e passa uma lixa fina neles.

Piscas: Se dá som, liga as lâmpadas de sinalização mas não indica no quadrante, certamente terás a lâmpada do mesmo fundida.É relativamente fácil retirar o mesmo e mudar a dita lâmpada!

Pneus: Se teve muito tempo parada, vê como está a borracha pois uns pneus para essa moto são baratos e por pouco mais que remendar algo que poderá já não ter as melhores propriedades de aderência, metes uns novos!

Voltas a fundo e óleo: Nunca num motor parado à muito tempo e mais a 2 tempos. Poderás colar os segmentos. Compra um bom óleo de mistura 100% sintético. A moto ficará mais solta e fará menos fumo com um óleo destes como protegerá muito mais o motor. Não terás velas isoladas nem escapes a pingar óleo ou mesmo entupidos! Faz uma rodagem como fosse nova e vai puxando progressivamente por ela.
 Muda-lhe também o óleo da transmissão!
Por fim, se possível, vê o estado dos roletes.

Se fosses da zona de Lisboa, fazíamos  isso na minha garagem e com uns 50€ de material :-)



É uma boa moto e com um bom escape fica a andar bem mesmo de origem.

Boas voltas
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #2 em: 14 de Março de 2016, 22:26 »
Olá.

Aparentemente o que tens para fazer é bastante simples e dado ao preço dos componentes apostaria em material novo.

Certamente terás de o comprar numa loja de material de moto mas não precisas de ir na origem pois há de tudo cá fora.

Travões: Poderá resumir-se a afinar o parafuso de regulação. Mete a moto com a roda traseira e afina até começar a oferecer resistência ao rolamento da roda. Quando neste ponto, desafina umas duas a três voltas o parafuso e fica no ponto. Se não resultar, terás de mudar os calços. Na frente é da mesma forma (se bem me lembro uso tambores em ambas rodas). Caso mudes os calços, aproveita e limpa bem ambos tambores e passa uma lixa fina neles.

Piscas: Se dá som, liga as lâmpadas de sinalização mas não indica no quadrante, certamente terás a lâmpada do mesmo fundida.É relativamente fácil retirar o mesmo e mudar a dita lâmpada!

Pneus: Se teve muito tempo parada, vê como está a borracha pois uns pneus para essa moto são baratos e por pouco mais que remendar algo que poderá já não ter as melhores propriedades de aderência, metes uns novos!

Voltas a fundo e óleo: Nunca num motor parado à muito tempo e mais a 2 tempos. Poderás colar os segmentos. Compra um bom óleo de mistura 100% sintético. A moto ficará mais solta e fará menos fumo com um óleo destes como protegerá muito mais o motor. Não terás velas isoladas nem escapes a pingar óleo ou mesmo entupidos! Faz uma rodagem como fosse nova e vai puxando progressivamente por ela.
 Muda-lhe também o óleo da transmissão!
Por fim, se possível, vê o estado dos roletes.

Se fosses da zona de Lisboa, fazíamos  isso na minha garagem e com uns 50€ de material :-)



É uma boa moto e com um bom escape fica a andar bem mesmo de origem.

Boas voltas

Obrigado Pela resposta!

É fácil tirar a roda traseira? Ou ao desapertar o parafuso que a segura pode soltar-se mais alguma coisa?

Onde compro o óleo sintético e o óleo da transmissão? Presumo que o óleo sintético seja o que leva no "frasco" por baixo do banco certo?

A rodagem que dizes, como é que é feita?

O que são os roletes? O que é, ou melhor qual é, um bom escape?

Muito obrigado!

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #3 em: 14 de Março de 2016, 22:35 »
Em relação a tirar a roda traseira, não me lembro como é nesse modelo mas certamente terás de tirar o escape. Mas é algo muito fácil de fazer.

Em relação ao óleo, qualquer casa de motos deverá ter. Nas grandes superfícies também costumam ter. O da transmissão tens de saber as características do mesmo pois poderá ser algum tipo de valvolina ou como muitas Hondas usam, óleo de motor! Ideal era passares numa oficina Honda a saberes. Ou mesmo comprar lá.

Neste momento não sei o que há de escapes para ela pois já lá vão 20 anos que tive a minha.

A rodagem deve ser feita sem acelerações bruscas e de inicio a velocidades tipo até 60km/h durante uns 500km. Depois podes ir até a uns 80km/h e por vezes a fundo. Depois dos 1000km podes andar à vontade se ela não se tiver queixado até aí.

Os roletes são as peças que fazem abrir o variador e consoante o peso fazem a moto ter mais força (e menos ponta) ou o inverso.

Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #4 em: 14 de Março de 2016, 23:15 »
Obrigado!

Vou passar aqui nos mecânicos de motos "da esquina" a ver sobre isso dos óleos para me indicarem os mais adequados para a transmissão!

A scooter marca os 80 de máximo, por isso deve custar-lhe a lá chegar, nunca andei de scooter não tenho essa noção  _lol_

As carenagens são fáceis de encontrar ou começa a ser complicado devido à idade da scooter?

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #5 em: 15 de Março de 2016, 21:37 »
Malta,

Que lojas online recomendam, que vendam peças para uma scooter com 22 anos?

Que lojas conhecidas é que têm top cases e a que preços?

Obrigado
PedroC

Tormentinha

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #6 em: 15 de Março de 2016, 22:38 »
Pedrocrv

Vai a este link no custojusto e encontras muito material.... _pol_

http://www.custojusto.pt/portugal/q/yamaha+ct+50

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #7 em: 20 de Março de 2016, 19:42 »
Companheiros,

Chegou hoje o dia de ir buscar a scooter.

Nunca tinha andado de scooter e até gostei da experiência  _palmas_

Contudo, devido à idade da mesma (é de 90) tem as suas coisas a resolver para ficar a 100%, e preciso da opinião de pessoas mais experientes na matéria nas seguintes questões:

- Piscas: Funcionam mas não estão intermitentes, bem como o "apito" que faz não me soa bem. O que pode ser?
- Bateria: Está morta, só pega com o kick, já estive a dar uma vista de olhos pela net e encontrei de vários tipos. Qual o melhor a escolher? Não dá jeito nenhum andar sempre a dar à perna de cada vez que se pára...
- Indicador da gasolina: Não indica nada, está sempre em baixo, será a bóia?

Obrigado!

JPedro C

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #8 em: 20 de Março de 2016, 19:58 »
Boas,por partes,
Vê se as lâmpadas estão boas (Dos piscas)senão o relé foi a vida.
Se não há bateria o manómetro funciona só com o motor a trabalhar mas mal .
Bateria tens de por igual ,acho que é a y6 br ou parecido ,já não me recordo.

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #9 em: 20 de Março de 2016, 20:13 »
Obrigado pela resposta!

As lâmpadas estão boas, todas dão, só não dão é intermitentes.. Onde será que se encontra o relé?

Por baixo da carenagem do volante?

Obrigado!

JPedro C

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #10 em: 20 de Março de 2016, 21:29 »
Já fui ver qual o modelo da bateria, é uma Yuasa YB4L-B, servem as compatíveis?

Obrigado

JPedro C

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #11 em: 20 de Março de 2016, 23:13 »
Sim é essa mesmo, qualquer uma com essa especificação dá, o relé ou está aí ou nas carenagens laterais próximo a bateria

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #12 em: 21 de Março de 2016, 21:24 »
Hoje fui dar uma voltinha por aqui pelo bairro e reparei que está a fazer um pouco de fumo azul quando puxo mais pela scooter... Será óleo a mais, óleo de fraca qualidade??

Já agora, com a carta B, até que cilindrada se pode conduzir? Tenho ideia de que é até 50cc, mas ao ver alguns anúncios na net de scooters vejo que há gente a dizer que se podem conduzir as 125cc com apenas a carta B...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #13 em: 21 de Março de 2016, 21:39 »
O fumo é normal dos 2tempos se puxares depois de quente já não faz

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

interceptor

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #14 em: 21 de Março de 2016, 21:41 »
Com a categoria B podes conduzir uma 125 se tiveres mais de 25 anos.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #15 em: 21 de Março de 2016, 21:52 »
Um motor a dois tempos tem sempre tendência a fazer algum fumo mas (estando bem regulado) em bom oleo faz sempre (muito) menos ou nenhum. Aposta num bom 100% sintético que verás que vale bem a pena a todos níveis.
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #16 em: 21 de Março de 2016, 21:57 »
Obrigado pelas respostas.

Eu tinha uma ideia de que os 2 tempos faziam fumo, mas quando vi o que esta estava a fazer fiquei um pouco preocupado! Como é que deve ser feita a regulação do motor? Ainda não tive grande tempo para limpar filtros... Tenho que dar mais umas voltas a ver se me adapto, se não entrego-a à dona dela...

Então neste momento, tendo eu quase 24 anos, qual é a melhor carta a tirar para poder conduzir motas 125cc?

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #17 em: 21 de Março de 2016, 22:04 »
A bomba de oleo dá para regular mas se não te quiseres preocupar fazes a mistura directa no deposito. Com um bom óleo basta a 2.5%(até 2%)!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #18 em: 25 de Março de 2016, 11:46 »
A regulação é fácil de fazer? Estou a pensar levar a um mecânico para ser afinada.

Tenho os plásticos vermelhos com a cor esbatida e frágeis, pintados a spray ficarão bem? (Tendo em consideração que ao restaurar uma bicicleta foi toda pintada por mim)

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #19 em: 25 de Março de 2016, 13:11 »
A scooter ficou sem gasolina ontem, e hoje depois de lhe meter gasolina nao pega, ja lhe dei ao kick e nada, nem sinal de nada. Ha alguma coisa que se tem de fazer quando se fica sem gota?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #20 em: 25 de Março de 2016, 14:18 »
Como não tem bomba eléctrica só dando ao pedal ou starter ela vai puxando

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #21 em: 25 de Março de 2016, 15:04 »
Já consegui, obrigado!

Daqui a pouco vou publicar um video com o fumo no ralenti, para darem a vossa opiniao

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #22 em: 26 de Março de 2016, 16:40 »
Cá está o link para o video do trabalhar da scooter. O que é que vocês acham da quantidade de fumo? A meio dei um toquezinho no acelerador e nota-se mais fumo...

https://vid.me/YD3V

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #23 em: 26 de Março de 2016, 17:21 »
Boas!
O fumo  parece-me o normal para um motor 2 tempos,acho não tenho a certeza que já não se pode circular com essas matrículas amarelas,essas são as matrículas ainda da camara municipal, julgo que agora são brancas.
Cpts
Rcastro

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #24 em: 26 de Março de 2016, 18:25 »
Boas!
O fumo  parece-me o normal para um motor 2 tempos,acho não tenho a certeza que já não se pode circular com essas matrículas amarelas,essas são as matrículas ainda da camara municipal, julgo que agora são brancas.
Cpts
Rcastro


Boas!

Obrigado pela resposta! Aqui onde vivo, há alguma gente a andar de scooter, algumas delas também já com idade e não me recordo de as ver a fazer tanto fumo, daí a minha preocupação... Até porque depois de filmar fui andar com ela uns metros e sem puxar grande coisa por ela, deixava uma "mancha" de fumo no ar.

A matrícula apesar de ser das amarelas, é das normais 00-AA-11, há algum problema com elas?

Boa Páscoa

JPedro C