Autor Tópico: Qual a melhor opção de Compra?  (Lida 11608 vezes)

Nunext84

  • Visitante
Qual a melhor opção de Compra?
« em: 13 de Março de 2016, 21:17 »
Boas.
Procuro uma scooter para deslocações casa-trabalho onde faço cerca de 70 kms por dia. (Sintra-Lisboa-Sintra) com IC19 e Segunda circular.
Qual a melhor opção de compra? Queria algo económico de consumos e manutenção que para gastar muito neste trajecto já tenho a GS 1200...

Fico aguardar a vossa ajuda com opiniões e experiências...

Abraços

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 763
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #1 em: 13 de Março de 2016, 21:55 »
Boas,

Tens várias opções tais como SYM GTS 125, YAMAHA X-Max 125, Honda Forza 125, mas na minha opinião deves fazer teste drive e escolheres depois.

Apesar dos km que fazes se não andares nos limites, são máquinas que fazem muitos km's, Caso contrário sugeria um pouco mais de cc, tipo 250/300.

Consulta alguns dos DB aqui no fórum de maneira a poderes escolher a que mais te agrade nos vários níveis.

Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Nunext84

  • Visitante
Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #2 em: 13 de Março de 2016, 22:13 »
Andei muito tempo a analisar a PCX mas acho "pequena" para quem tem 1.82m. Pensei na SH 125 da Honda mas aquela estética... Uhm não convence.
Esta semana sentei-me na Nmax e... Gostei! Parece mais confortável que a PCX para pessoas mais altas. Questão é. Será boa para 70 Kms dia com Ic19 e 2 circular? ou curta?
Ideia principal é sempre baixos consumos.

interceptor

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #3 em: 13 de Março de 2016, 22:15 »
Mas tem de ser uma 125?

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2949
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #4 em: 13 de Março de 2016, 22:32 »
Olá Nunext84,

Como tenho 1,80/1,81m posso dar algum feedback pois já fui dono de uma PCX e actualmente tenho uma X-Max 125 ABS.

A PCX é claramente curta em termos de dimensões, tenho-a certeza que te sentirás claramente apertado em cima da mesma, até porque estás habituado a uma GS. Idem para uma S-Max/N-Max, etc.

Aconselho por isso que olhes para uma Scooter GT como as já referidas X-Max, Forza, Downtown e GTS pelas suas dimensões e conforto acrescido.

Mas a principal análise que deves ter é olhar para as 250cc/300cc pois as 125cc são muito curtas para quem vem de uma mota como a que referiste.

Eu faço o IC19 pelo menos 1x por semana e esgoto a minha X-Max facilmente, pelo que noto, e como, a necessidade de algo mais! Idem na A5, e não estou habituado a motões!

Se puderes chegar a uma 400cc então seria ouro sobre azul...

É relativamente fácil fazeres TD de uma 300 ou mesmo de uma 400, e das 125cc também! Porque não começas por aí?

Boas curvas!


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Nunext84

  • Visitante
Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #5 em: 13 de Março de 2016, 23:28 »
Questão principal é consumo / facilidade entre carros. Não tem obrigação de ser 125 mas depois já deve fugir muito dos 3000€

"Problema" da GS 1200 no transito é o tamanho para circular entre carros e ter de andar sempre com embraiagem puxada e trabalhar com a caixa. Consumo nunca baixa dos 5.5 neste trajecto.
Os custos de manutenção também são altos tendo em conta que faço 1500 kms por mês.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2602
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #6 em: 13 de Março de 2016, 23:40 »
Se a tua prioridade são consumos é difícil de fugir a uma 125. Mesmo que uma 250 não gaste significativamente mais, em 1500km/mês, são alguns euros. Podes é tentar compensar isso com uma máquina que tenha plano de revisão mais alargado...
Acho que uma maxi assentava melhor relativamente à tua altura, mas é questão de experimentares todas as tuas opções.
Se gostas de máquina de caixa manual, tens alguma opções muito poupadas.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #7 em: 14 de Março de 2016, 09:49 »
Não deixa de ser engraçado o paradigma do Nunext84, há quem tenha uma 125 e deseje a todo o custo ter uma 1200GS e aqui vemos o exemplo exatamente contrário. :)

Mostra bem que os cm3 não são tudo e que a escolha de uma mota para o dia a dia deve ser feita com uma base racional.

Neste caso de facto faz todo sentido já que o habitat natural da GS não é a cidade e uma 125 estará como peixe na água em ambiente urbano, de qualquer forma e tendo em conta o percurso que fazes, a não ser que o faças exclusivamente com tráfego intenso e não passes dos 100km/h diria que de facto uma 125 é a escolha acertada, caso contrário ao fim de uma semana vais achar a 125 curta, até porque estás habituado a um motor quase dez vezes maior.

Para mim uma 125 é ótima mas exclusivamente em ambiente urbano, ou seja, cidade pura... se andamos em IC, IP, EN e AE considero curta por diversos factores que não vale a pena agora referir mas atenção que não estou a dizer que uma 125 não serve, só considero ser limitada.

Uma vez que a tua escolha/troca tem como base a economia não olhes exclusivamente para os consumos, os planos de manutenção de uma scooter não são propriamente baratos, muito por conta do curto espaço de Km em que as manutenções têm que ser feitas.

Apenas por curiosidade, quanto gastas nas manutenções programadas? São de 10000km em 10000km?

CagerOnForza

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #8 em: 14 de Março de 2016, 13:51 »
Forza 125 sem dúvida.

A melhor 125 do mercado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Velasquez

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #9 em: 14 de Março de 2016, 14:02 »
Questão principal é consumo / facilidade entre carros. Não tem obrigação de ser 125 mas depois já deve fugir muito dos 3000€

"Problema" da GS 1200 no transito é o tamanho para circular entre carros e ter de andar sempre com embraiagem puxada e trabalhar com a caixa. Consumo nunca baixa dos 5.5 neste trajecto.
Os custos de manutenção também são altos tendo em conta que faço 1500 kms por mês.

Boas,

Tem que ser mesmo uma scooter (so falando em 125cc)? Se sim, para AE e IC diria que é algo curto...eu evitava as AE nessa altura porque com os carros a passar de lado, os camiões e o vento começas a sentir desconforto...mas a N-max é mais mota..mas mesmo assim...Ja pensaste por exemplo numa cbf125? Gasta o mesmo que a pcx...mas mota e encontras algumas usadas...o preço nova também é convidativo ;)

Velasquez
« Última modificação: 14 de Março de 2016, 14:06 por Velasquez »

Nunes

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #10 em: 14 de Março de 2016, 14:39 »
Não te aconselho uma 125 para esse percurso. Ainda por cima se estás habituada a outras cilindradas.

Quanto a consumos, eu tive uma Sym Gts 125 e agora tenho a Gts 300. Os consumos são iguais, cerca de 3.4.

Se quiseres mais que 300 e mota, tens a Honda Integra ou as NC 750 que também serão económicas.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4379
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #11 em: 14 de Março de 2016, 14:47 »
Considerando os limites legais das referidas vias é óbvio que uma forza/xmax ou outra de topo das 125 chega e ainda sobra para o percurso, agora se for para andar acima dos 120/130 as 125 não dão os seus consumos variam na casa dos 3 lts aos 100km .
Se queres poupar então a CBF ganha a tudo e dá para andar a 100 sem partir.pensa bem !!!

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #12 em: 14 de Março de 2016, 16:19 »
Eu iria para uma XMax 250cc, nem que fosse usada.

jpgjpg

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #13 em: 14 de Março de 2016, 17:00 »
Faço diariamente o IC19 e subi da GTS 125 para a DT300. E já tive motos como a Hornet 600, TDM 850 entre outras.

A disponibilidade do motor para rodar nos 110 - 130 é fantástica, com consumos muito comedidos e manutenção semelhante à 125.
a 125 é curta. muito curta!

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #14 em: 14 de Março de 2016, 20:25 »
Tbm vou aqui deixar a minha opinião...
Se queres poupar a GS mas mesmo assim ter alguma disponibilidade de motor para poderes fazer umas ultrapassagens em segurança e com consumos reduzidos vai para as 250/300.
Uma 300 consome exactamente o mesmo de uma 125, mas ainda tens motor para te sentires seguro no transito.(Muitas vezes com a 125 comecei ultrapassagens e não cheguei ao fim.)
Deves olhar para a Forza 300, kymco k xct 300, sym gts 300 ex Max 250, todas elas têm consumos baixos +- iguais às 125.
Deves claramente a nível de poupança olhar para a forza 300 principalmente pelo plano de manutenção que é o mais alargado de todas as atrás mencionadas, agora se os olhos tbm tiverem algo a dizer vais claramente para a kymco como sendo a mais bonita do mercado sendo de excelente qualidade.

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk
« Última modificação: 14 de Março de 2016, 20:28 por Cláudio Nunes »

interceptor

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #15 em: 14 de Março de 2016, 20:40 »
A experiência diz me que motociclistas que passando de cilindradas mais altas para 125 desistem a curto prazo.

Com um orçamento de 3000€ deves procurar uma yamaha xmax ou xcity 250, uma Honda sh300i, uma sym gts 300 ou algo por aqui.

Partilham ciclisticas com as 125 mas com motores mais eficientes mantendo as médias de consumo na casa dos 3,5L/100.

Eu acho que tenho a solução para o teu problema anunciado nos classificados aqui do cpm :)

CagerOnForza

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #16 em: 14 de Março de 2016, 21:06 »
Porque não uma Benelli 302?

Consumos excelentes
Performance exemplar
Design brutal
Preço incrível
E um som de escape maravilhoso

;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 328
  • Localidade: Oeiras
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #17 em: 14 de Março de 2016, 21:13 »

A experiência diz me que motociclistas que passando de cilindradas mais altas para 125 desistem a curto prazo.

Com um orçamento de 3000€ deves procurar uma yamaha xmax ou xcity 250, uma Honda sh300i, uma sym gts 300 ou algo por aqui.

Partilham ciclisticas com as 125 mas com motores mais eficientes mantendo as médias de consumo na casa dos 3,5L/100.

Eu acho que tenho a solução para o teu problema anunciado nos classificados aqui do cpm :)

Concordo com o interceptor. A minha XMax 250 gastava perto dos 3,2 e é perfeita para esse tipo de percurso na minha opinião. Mas nada como experimentar e ver qual o tipo e modelo que mais gosta dentro desses parâmetros!

Cumps,


Enviado via mobile  usando o Tapatalk

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #18 em: 15 de Março de 2016, 13:36 »
3000 eur para investir numa nova moto, novo seguro e novas revisões dão para muita gasolina numa gs1200...A diferença de 3 litros aos 100km rodados faz ser preciso muitas dezenas de milhares de quilómetros para compensar o investimento numa nova moto. Com isto só estou a falar da gasolina porque se pensares em seguro e revisões e em breve inspeções então nem vale a pena pensar na amortização. Com isto não quero dizer que não invistas noutra moto, tendo em conta que o "mamute" é bom para muitas coisas mas não para o pára-arranca nem passar entre os carros nas estradas apertadas. Tendo em conta os trajetos, uma 300cc seria o ideal e ser for de caixa manual gastam praticamente o mesmo que a maioria das 125. Quanto a scooters não faltam opções em usadas mas pela minha experiência, uma 300cc scooter conduzida com alguma paixão gasta perto dos 4 litros\100km em percursos curtos\médios e só com muita contenção no acelerador é possível ficar abaixo dos 3. Gastando 4litros, estamos a falar de uma diferença de 1,5litros para a gs1200, ou seja, possivelmente 2,50 euros a mais por semana...

JViegas

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #19 em: 15 de Março de 2016, 14:01 »
Só para teres uma ideia:
A semana passada a fazer a 2ªcircular no para arranca fiz 4.1 (com pendura e carregado).
Esta semana estou a fazer Sacavém - CRIL - Odivelas (sozinho e com topcase meia carga), a 120 e hoje a maxi marca 3.8
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 14:02 por JViegas »

tjcs

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #20 em: 15 de Março de 2016, 15:33 »
Concordo com o interceptor. A minha XMax 250 gastava perto dos 3,2 e é perfeita para esse tipo de percurso na minha opinião. Mas nada como experimentar e ver qual o tipo e modelo que mais gosta dentro desses parâmetros!

Cumps,


Enviado via mobile  usando o Tapatalk

Plenamente de acordo. Faço todos os dias Loures - centro de lisboa - Loures (pelo menos) e com a minha xmax 250 os consumos são entre os 2.9/3.2.

E o percurso é misto, tanto faço AE como cidade.

Para quem faz o IC19 diariamente sentirás falta de uma cilindrada maior que 125. E como foi bem dito os consumos das 250/300 são semelhantes aos da 125.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #21 em: 15 de Março de 2016, 16:28 »
Plenamente de acordo. Faço todos os dias Loures - centro de lisboa - Loures (pelo menos) e com a minha xmax 250 os consumos são entre os 2.9/3.2.

E o percurso é misto, tanto faço AE como cidade.

Para quem faz o IC19 diariamente sentirás falta de uma cilindrada maior que 125. E como foi bem dito os consumos das 250/300 são semelhantes aos da 125.

Concordo, uma 400cc já poderá ser demais, além de mais largas e pesadas, consomem um pouco mais.

A minha Sw-T na cidade faz média de 5,0 l/100, mas como é a minha única mota vale o compromisso entre citadina / estradista. Se tivesse uma GS 1200 na garagem não hesitava e comprava uma 250/300 para estas voltas.

tparracho

  • Visitante
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #22 em: 15 de Março de 2016, 17:00 »
Concordo que a cilindrada de 250 ou 300 será a ideal para o que pretendes, mas... ficar com uma GS 1200 parada e comprar uma outra mota acresce custo de seguro e IUC, que como o Farmoboy disse e bem, dificilmente rentabilizas só com a diferença de consumo entre uma e outra.

As manutenções das scooters, também não são assim tão baratas, sobretudo quando têm que trocar a correia (embora acredite que sejam mais baratas que as manutenções de uma BMW  _Rolley_).

Portanto, no que toca à questão da poupança, acho que não vais efetivamente poupar grande coisa.

Agora, se olharmos para a questão de andares com mais à vontade entre o trânsito, aí sim, a scooter vai-te trazer diversas vantagens.

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #23 em: 15 de Março de 2016, 17:16 »
Concordo que a cilindrada de 250 ou 300 será a ideal para o que pretendes, mas... ficar com uma GS 1200 parada e comprar uma outra mota acresce custo de seguro e IUC, que como o Farmoboy disse e bem, dificilmente rentabilizas só com a diferença de consumo entre uma e outra.

As manutenções das scooters, também não são assim tão baratas, sobretudo quando têm que trocar a correia (embora acredite que sejam mais baratas que as manutenções de uma BMW  _Rolley_).

Portanto, no que toca à questão da poupança, acho que não vais efetivamente poupar grande coisa.

Agora, se olharmos para a questão de andares com mais à vontade entre o trânsito, aí sim, a scooter vai-te trazer diversas vantagens.

Não diria melhor que o Tiago  _palmas_ _palmas_ _palmas_

O Pedro (Interceptor) tem algo que te possa interessar  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Boas escolhas !!!!!!!!!!
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Qual a melhor opção de Compra?
« Responder #24 em: 15 de Março de 2016, 18:32 »
Não diria melhor que o Tiago  _palmas_ _palmas_ _palmas_

O Pedro (Interceptor) tem algo que te possa interessar  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Boas escolhas !!!!!!!!!!

Acho que é por aí o caminho! ou algo semelhante!
X-max 250 usada não excede o valor e não envergonha ninguem no andamento e não gasta nada de mais em relação a uma 125cc.

Eu na altura tinha uma 1.000cc e passei para uma 125cc  ...e vieram-me lágrimas aos olhos ! ( e não era por causa do frio) A diferença é brutal por muito que nos tentemos mentalizar.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz