Autor Tópico: [Mag 125] Disco de travão traseiro  (Lida 5497 vezes)

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
[Mag 125] Disco de travão traseiro
« em: 30 de Agosto de 2010, 19:52 »
Conforme já ouviram e leram em varios posts diversos vou fazer agora  ( pois tive tempo ) um pequeno resumo sobre o que aconteceu na minha MAG com A roda traseira, mais propriamente com o disco de travão ( hidraulico ), não o travão de mão que ela também tem na de traz.
Ela foi me entregue quase ainda encaixotada, e veio de reboque para a minha casa pois eu ainda não sabia andar de mota, por isso não podia vir a circular com ela e ainda por cima atravessar a Ponte para Almada.
Atenção que no meio disto tudo não quero desculpabilizar nem o fabricante , nem o Importador , ou o Mecaânico que acabou de a montar antes de me a dar.
Mas no meu serviço diz-se e é verdade que só á um acidente ou incidente se ouver o acomular de erros num mesmo sistema.
E para mim foi o que aconteceu.

( e isto é só uma especulação pois não estou a culpar ninguem pois não foi nem vai ser feito nenhum inquerito idonio ao que aconteceu )

1 - Na fabrica, apontaram os parafuzos no fim do turno e no dia seguinte outro elemento viu que já estava aparafusado e confiou ...
2 - O Importador recebe pela primeira vez este modelo de Scooter ( MAG ), e não a vai desmontar toda para ver se esta montada  _martelada_, desconhecendo se este novo modelo traz algumas recomendações ( fui soft eu sei  _Zang_)
3 - O mecânico (?) para melhor satisfazer o Cliente, após montar um ou outro "taparuwer", não a foi experimentar apos a montagem, pois eu já estava á cerca de 1 hora com o reboque á espera para levar a mota para Almada. e entregou-me assim que pode.
4 - Eu também não a experimentei no local.

E só perto de casa onde andava ( Fernão Ferro ) a experimentar a  scooter_ , pois não há tranzito, e tem muitos cruzamentos e Stop(s), e rotundas, etc, para eu treinar, senti que assim que parei a   scooter_ a roda não andava.
Fiquei em panico  _confuso_  _Zang_ ainda agora a comprei e já gripei o mutor, eu acelarava e ela nada, morreu.

Isto aconteceu a um Sabado perto das 19H00, e de pronto liguei, não para a assistencia em viagem, mas para quem ma vendeu ( EU-R.COM ), e depressa se pronteficaram a se deslocar ao local para ver o que tinha acontecido, e reparar no local se fosse possivel ...
E no local viram que o problema não estava no Motor mas na roda, ela estava bloqueada por um parafuso aliviado a bater no braço da suspenção.
Foi tudo desmontado na hora e removido aquele parafuso que já estava torto e reapertado os outros dois, e depois de a experimentarem, fui montado nela  ( com um parafuso a menos, mas em segurança ), até casa ( Almada )e no dia seguinte para o trabalho ( Aeroporto ) para a levar á oficina, assim que saisse.
Assim foi, depois das 16H levei-a lá, e foi tudo novamente desmontado e (re)colocado o parafuso em falta e mais os outros dois com o Torque correto e com cola de roscas, para não voltar a acontecer o mesmo novamente.
Se eu fiquei contente com o que aconteceu  _polb_? É claro que não, mas o serviço para mim foi 5 *****  _pol_

Desfeito a duvida das pessoas, e tirada daí a confusão, de que tinha havido uma roda que tinha saltado em andamento, ou bloqueado, quando eu ía a uns 200 e muitos na  scooter_, vou mostrar as fotos do parafuzo e a minha recomendação tecnica ( ? ) para os possuidores de uma igual á minha ou outra qualquer, pode fazer para uma mais rapida inspecção periodica em casa.

Roda / Disco do travão visto de cima :



Disco do Travão visto de baixo :


O famigerado parafuzo ( 1 de trez ) que se aliviou, e por isso rossou / bateu no braço da roda trazeira, forçando a sua paragem a baixa velocidade,

Recomendações :


Para além de uma inspeção periodica, para ver se a roda trazeira, com a mota no ar, roda livre, é recomendado que sempre que se possa, e consiga, se risque depois de bem limpa a zona com um marcador de acetato ( ? ), ou outro, o Disco e o Parafuso, e assim ve-se se ele rodou ou não


espero que dê para ver as fotos e as legendas que lá puz, caso contrario podem-nas ver directamente no "picasa"

http://picasaweb.google.com/paulo.valido/DiscoTravaoDaMAG#

Isto aconteceu com uns miseros 200 Km, e ela agora tem quase 6.000 e nunca mais aconteceu isso.

Por isso podem ver 4 erros seguidos logo um incidente ...
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 23:43 por paufer »

Tito77

  • Visitante
Re: [Mag 125] Disco de travão traseiro
« Responder #1 em: 01 de Setembro de 2010, 10:37 »
Companheiro Paulo,

Nao há nada como repor a verdade e explicar todos os males que as nossas meninas sofrem, quer seja por negligencia por parte do fabricante quer seja do concessionario. Fica o alerta para todos os proprietarios das Mag's e para todos os proprietarios em geral, pois desengane-se quem pensa que isto só acontece às "chinocas".

Agora, poupem-me quando já ouvi dizer que as rodas traseiras das mag's andam a saltar que nem pipocas...alguem já relatou um caso destes? Nao vi nada ainda

Uma questao, os parafusos que falaste sao os que unem o disco à roda?



« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 23:43 por paufer »

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
Re: [Mag 125] Disco de travão traseiro
« Responder #2 em: 01 de Setembro de 2010, 16:00 »
( ... ) Uma questao, os parafusos que falaste sao os que unem o disco à roda?

Sim, são esses.
Mas para os veres melhor, abre o link das fotos no Picasa que dá para ampliar e ver onde são e o que fazer, para ficar-mos mais descançados.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 23:44 por paufer »