Honda EV-CUB
(o protótipo que vai mesmo avançar para a produção em massa)
Segundo noticiado
hoje em websites ligados ao sector do motociclismo, as palavras do presidente da Honda Motor Co - Takahiro Hachigo - estão a começar a fazer eco e a fazer relançar o interesse no modelo que tinha sido apresentado o ano passado (divulgado igualmente no fórum CPM) e na altura ainda em formato protótipo sob o nome: Honda EV-Cub Concept 2015.
Ora hoje o presidente da Honda disse numa conferência de imprensa que o modelo
EV-CUB será introduzido no mercado como modelo de produção em massa, iniciando-se primeiramente no Japão dentro de cerca de 2 anos.
"(....)Honda is planning to introduce the EV-Cub as a mass-production model based on the design concept in about two years in the Japanese market initially."
Isto acaba por demonstrar que as marcas estão a voltar-se cada vez mais para o caminho dos modelos eléctricos e a iniciar o desenvolvimento e posteriores testes intensivos nos mesmos, para que aquando da sua chegada ao mercado e consequente utilização em contexto real, tudo se processe de forma serena e com a fiabilidade que tem sido "colada" à generalidade dos modelos eléctricos.
Terá uma autonomia de 150-200Kms?
A versão definitiva terá baterias amovíveis para carregar dentro de casa?
O carregamento das mesmas a 100% será possível de ser feito em apenas 2-3 horas?
O preço e prestações do modelo de produção será equivalente a uma scooter de 125cc?Estas e outras perguntas certamente terão resposta com o tempo, mas este é também um virar de página inequívoco na indústria, numa altura em que o presidente da Honda disse igualmente que até 2030 a marca terá cerca de 2/3 dos modelos de carros movidos a energias alternativas: petrol-battery hybrid; plug-in hybrid; battery electric e fuel cell vehicles (FCV).
Imagens obtidas em: http://icdn3.digitaltrends.com; http://1.bp.blogspot.com