Autor Tópico: Segurança e aprendizagem  (Lida 3621 vezes)

CARDOSO

  • Visitante
Segurança e aprendizagem
« em: 07 de Fevereiro de 2016, 20:51 »
Olá a todos

Após uma consulta pelo forum e muitas voltas pela net não consegui encontrar qualquer tipo de informação acerca da existência, em Portugal, de cursos vocacionados para a condução de triciclos tais como os  MP3 da Piaggio.

Como sabem, noutros países europeus, para quem se encontra apenas habilitado a conduzir veículos automóveis ligeiros, existe inclusivamente a obrigatoriedade legal de possuir uma licença especial para condução de motociclos de cilindrada igual ou superior a 125 centímetros cúbicos e triciclos de categoria LT.

A licença obrigatória em França obriga à frequência de um curso de 4  horas para as 125 cc, e de 7 horas para as LT.

Não acredito que se saía de lá profissional, mas há sempre a possibilidade de comprar mais horas de curso.

Cá nem a pagar, mas por outro lado existe sempre (e  apenas) a possibilidade de  COMPRAR os veículos e de ter ACIDENTES   >:D

Portanto, para quem queira aprender a conduzir estes veículos com segurança e responsabilidade terá de ser um corajoso autodidata.

Já frequentei o curso de condução defensiva da honda, o qual recomendo mesmo para quem já sabe umas coisas, sendo-o, quanto a mim, imprescindível para quem pouco ou nada percebe do assunto, como eu o era  _corado_

Infelizmente, a extrema boa vontade e competência do instrutor, apesar de muito útil,  não é bastante para quem possui um triciclo MP3 com algumas caracteristicas de condução especificas comparativamente a uma outra vulgar scooter de 125 cc com menos de metade do peso.

Mesmo para quem já se safa sózinho, e não sendo legalmente (e incompreensívelmente) obrigatório, julgo que é de extrema importância aprendermos com quem sabe, até porque haverá sempre alguma coisa que  escapa aos nossos conhecimentos, e também a prática de exercícios não nos prejudica nada, de certeza.

Gostaria, portanto, de questionar-vos sobre se têm  conhecimento  da existência de algumas formações dadas em Portugal relativamente a estes veículos, e, já agora, se não acham que deveria ser legalmente obrigatória uma formação adequada tendo em vista a segurança de todos.

Agradecendo desde já a vossa ajuda,  apresento cumprimentos a todos
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2016, 20:53 por Sanheiro »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Segurança e aprendizagem
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2016, 22:17 »
Companheiro Cardoso, antes de mais....bem vindo ao CPM.  _pol_ _pol_

Sobre a tua questão, eu pessoalmente não tenho conhecimento da existência de algum curso específico para veículos de 3 rodas, tal como as referidas MP3, ainda que haja mais no mercado.

Recentemente conduzi precisamente uma MP3 (VER AQUI) e acredita no que te digo...senti uma fácil adaptação e sem dificuldade alguma, além de que e em determinados momentos, considero-a mesmo mais segura do que um motociclo tradicional (2 rodas).

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2016, 22:19 por Sapiens21 »

Nunes

  • Visitante
Re: Segurança e aprendizagem
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2016, 22:34 »
Concordo plenamente com a existência de uma formação básica para conduzir motos de qualquer cilindrada, seja 125 ou mesmo 50.

As coisas que eu vejo na segunda-circular é uma sorte não haver mais acidentes. Há tanta gente a ziguezaguear por entre vias sem reparar se vem alguma mota na entre-via onde se vai meter. E também há aqueles que pensam que os carros são obrigados a desviar-se...

CARDOSO

  • Visitante
Re: Segurança e aprendizagem
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2016, 22:47 »
Muito obrigado pelas boas-vindas Sapiens21, e pela pronta resposta.

E os meus parabéns pela excelente e isenta review relativa à MP3  _palmas_
Até em relação ao escape estou de acordo  :))

É realmente um "tanque" que passa por cima de tudo.
Foi precisamente a questão da segurança que me levou a adquirir uma exatamente igual à do teste efectuado, para além da possibilidade de poder ser conduzida por quem tem apenas carta de condução de veículos automóveis ligeiros.

E é exatamente por isso que coloquei a questão da segurança que, no meu entendimento,  deriva de uma correta aprendizagem posta em prática.

Bem haja


CARDOSO

  • Visitante
Re: Segurança e aprendizagem
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2016, 22:49 »
Concordo plenamente com a existência de uma formação básica para conduzir motos de qualquer cilindrada, seja 125 ou mesmo 50.

As coisas que eu vejo na segunda-circular é uma sorte não haver mais acidentes. Há tanta gente a ziguezaguear por entre vias sem reparar se vem alguma mota na entre-via onde se vai meter. E também há aqueles que pensam que os carros são obrigados a desviar-se...


Absolutamente de acordo. Formação técnica nunca é demais e é bem mais fácil de transmitir do que a cívica.
Cumprimentos

CARDOSO

  • Visitante
Re: Segurança e aprendizagem
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2016, 23:09 »
Peço desculpa pelo lapso no tópico da mensagem, pois queria ter escrito "em França é necessário possuir uma licença para conduzir motas até 125 cc  e LT's" e não "com 125 cc ou mais", para quem está apenas encartado com licença de condução de automóveis ligeiros.

No fundo a questão relativa à segurança é exatamente essa. A de em Portugal não ser necessária qualquer formação ou habilitação para conduzir essas motos quando apenas se têm licença de condução de veículos ligeiros.