20000km em cbf125
Deixo aqui a segunda parte deste pequeno percurso
Como relatado aqui a cbf veio pela vontade de experimentar uma mota de caixa manual e validar eventuais evoluções, a primeira das quais seria a carta A.
Começou aqui
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21781.0.htmlE 10K depois
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25625.0.htmlA cbf tem o lado commuter que tenho usado bastante, é a minha máquina de eleição para o percurso dia-a-dia. Leve, estreita, simples e poupada.
Depois dos percursos de fim-de-semana feitos pelos arredores de Lisboa, entre Ericeira e Setúbal, acabei por elevar a fasquia e levei-a a passear por este cantinho.
2015
1º passeio
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24464.50.html2º passeio
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24980.0.html2016
1º passeio
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,28744.0.html2º passeio
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,29243.0.htmlCom pendura fomos ao Budha Eden e ao evento Cpm minas do Lousal, bem como pequenos encontros.
A primeira apreciação não variou desde então uma valente pequena máquina que me tem proporcionado desfilar por belas paisagens.
Aprendi e fui-me habituando ao desfilar de kilometros. Atualmente passeios de 1500kms não me preocupam minimamente, quer a mim ou à máquina e, como se costuma dizer, venham mais.
Os pontos positivos e negativos enunciados anteriormente mantêm-se, a manutenção tem permitido minimizar problemas de corrosão e envelhecimento estético.
Vida de cidade e na aglomeração de trânsito significa desgaste superior em alguns componentes e “marcas de guerra” associadas.
As pastilhas dianteiras não duraram 20K e alguns plásticos tiveram de ser retocados.
As caixas de direcção têm de ser trocadas em breve, bem como o guiador que levou um toque.
De resto nada de lâmpadas fundidas nem tive furos.
O conforto continua a ser muito aceitável por via do banco, suspensão e roda 17”
Com topcase, alforges e mala de depósito consigo uma boa capacidade de carga nos passeios que fiz.
Principal manutenção feita
Trocas de óleo atempadas, cada 4K
Válvulas verificadas aos 4K e 21K
Pastilhas 2x
Manutenção regular transmissão e corrente esticada aos 12K
Não adicionei outros extras aos que tinha mencionado no post anterior.
Custos totais, via spritmonitor
20306km 488€
20827km 363lts
Manutenção 255€
Manutenção prevista
Caixas direcção, guiador, protecção escape, bomba gasolina ?
Transmissão ok, conto que dure até 40K
Pneus ContiGo ok, conto mais 10K
Um comentário que tinha deixado em post anterior, seria que este modelo seria uma boa escolha para iniciante ou como commuter para emparelhar com uma máquina mais potente e mais virada para lazer. ~
No meu caso foi esta última situação que acabou por acontecer. Optar por manter suportanto os baixos custos anuais de iuc e seguro parece mais interessante que ter apenas um veiculo que consuma mais de 3,5lts no dia-a-dia.
Termino desta forma a opinião da cbf125. Este modelo já não é vendido e foi substituído pela cb125f, deixando de ter interesse em potenciais interessados num veiculo novo.
Creio que a partir daqui será um envelhecer gradual com a respectiva manutenção associada.