Autor Tópico: Top Case  (Lida 6527 vezes)

AJCaiado

  • Visitante
Top Case
« em: 21 de Janeiro de 2016, 12:21 »
Caros companheiros,

Estou a pensar adquirir e montar uma Top Case na minha Sym GTS 300i evo. Tenho conversado com alguns companheiros que me têm dito que as Top Case provocam alguma instabilidade na condução e também algum ruído. Qual a vossa opinião?

Um abraço e boas curvas!  scooter_


Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Top Case
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2016, 13:03 »
Viva companheiro
Da minha experiencia em circular com top case, não notei qualquer instabilidade. Diga-se em abono da verdade que poucas vezes rodei acima dos 100km/h.
Quanto aos ruídos, estamos a falar de duas peças que se encaixam (top case + base) e acho até natural que se note algum ruído, devido às folgas quase obrigatórias.
Mas há por aqui pelo forum "mãos engenhosas" que talvez já tenham pensado na melhor forma de os anular.

 _convivio_
Rui

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Top Case
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2016, 13:40 »
Na minha passei a ter uma pequena trepidação no volante. Não é uma trepidação que se sente mas sim que se vê.
Passo a explicar. Entre os 40 e os 60km/h se tirar as mãos o guiador treme. Se voltar a agarrar não sinto nada, nem sequer uma vibração extra.
Em suma, como as mãos são para manter no volante, não traz problema nenhum.

Vince On Wheels

  • Visitante
Re: Top Case
« Responder #3 em: 21 de Janeiro de 2016, 14:23 »
Tenho uma gts 125 evo com uma givi v47 e sinceramente não notei grande diferença no comportamento com a adição da top case. Nem vibração nem ruido.
O efeito que o marcio_s refere tambem dei por ele...mas apenas qd se tira as maos do volante...caso contrario tudo bem!


Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Top Case
« Responder #4 em: 21 de Janeiro de 2016, 17:50 »
Uma top case bem montada e que esteja em boas condições não deve provocar qualquer vibração, a vibração do guiador não deve ter relação com a top case, penso eu, mas só quem a vê pode dar opinião certa :)
Da mesma forma, excepto eventualmente em grandes velocidades, não deve ter grandes consequências no consumo ou potência da maquina, porque está atrás do corpo do motociclista. As malas laterais terão mais consequências  _pensador_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Top Case
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2016, 21:39 »
Qualquer top case provoca maior instabilidade e consequentemente maior consumo.
Tem tudo a ver com a circulação do ar. O facto de estar atrás do condutor não quer dizer nada.

Há marcas que inclusivamente desaconselham o uso da top case em simultâneo com as malas laterais.

A instabilidade do guiador pode-se resolver com uns pesos maiores, o que aliás, deveríamos fazer sempre que instalamos uma top case.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Top Case
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2016, 09:43 »
Boa dica, na próxima revisão vou abordar essa questão a ver em quanto me fica

rnguerreiro

  • Visitante
Re: Top Case
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2016, 16:09 »
Boas.

Tenho, na minha TMax, uma GIVI V47 ( http://www.givi.it/cases/Monokey/V47) e confirmo que existe um ligeiro "varejar" na frente entre os 60 e 70 km/h.

Na minha humilde opinião e apesar de ter usado top-cases em todas as motas que tive até hoje, as top-cases são de evitar porque alteram o fluxo aerodinâmico da mota, aumentam o consumo, são caras e traduzem comportamentos inesperados (ex: varejar).

Uma última nota: atenção às dimensões da top-case que se pretende adquirir...

Um abraço,
R
 

lgs

  • Visitante
Re: Top Case
« Responder #8 em: 24 de Março de 2016, 15:17 »
Boa tarde

Comprei agora uma Honda PCX 125 e estou indeciso em adquirir uma top case de 33 ou 37l. Tenho receio que a de 37 seja muito grande. Podem me dar a vossa opinião?

Obrigado

Navegante

  • Visitante
Re: Top Case
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2016, 23:03 »
Boa tarde

Comprei agora uma Honda PCX 125 e estou indeciso em adquirir uma top case de 33 ou 37l. Tenho receio que a de 37 seja muito grande. Podem me dar a vossa opinião?

Obrigado

Para a PCX um 35 é o ideal, maior já é grande demais.