Autor Tópico: situação duvidosa...  (Lida 18948 vezes)

interceptor

  • Visitante
situação duvidosa...
« em: 06 de Janeiro de 2016, 21:45 »
Hoje aconteceu-me uma situação bastante caricata que me deixou algumas duvidas a qual eu partilho com vocês. Neste local, depois das 16h num dia útil o opel corsa cinzento na imagem incorre numa contra-ordenação?!

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: situação duvidosa...
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2016, 21:59 »
Boa pergunta, coisa estranha  _lol_ _lol_ _lol_ ao qual nem sei responder  _lol_ _lol_ _lol_

Culpa do ditos doutores que estão sentados numa secretaria e pronto  _lol_ _lol_
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 21:59 por omcj »

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: situação duvidosa...
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:00 »
 ;)

hummm estas a falar de qaul das infrações?  >:D

claro que incorre numa contra-ordenação, está em frente a um artº 14 _Rolley_ ( garagem)
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 22:04 por Lone Wolf »
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

interceptor

  • Visitante
Re: situação duvidosa...
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:15 »
Correcção passou a artigo 50

Artigo 50.º
Proibição de estacionamento

...

c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;



Neste caso que apresento o acesso à garagem da esquerda é feito pelo acesso onde esta estacionado o opel corsa??

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: situação duvidosa...
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:18 »
Correcção passou a artigo 50

Artigo 50.º
Proibição de estacionamento

...

c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;



Neste caso que apresento o acesso à garagem da esquerda é feito pelo acesso onde esta estacionado o opel corsa??

 _pol_ _pol_
Eu não disse que o art.14 estava correcto... apenas que estava em frente a um  _pol_ _pol_

até porque agora já nem se passa lincença para esse sinal ( acho que...)

sendo o Artigo 50.º Proibição de estacionamento o que vigora sim  _pol_
1 É proibido o estacionamento:
a) Nas vias em que impeça a formação de uma ou mais filas de trânsito, conforme este se faça num só ou nos dois sentidos;
b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;
c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;
d) A menos de 10 m para um e outro lado das passagens de nível;
e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de abastecimento de combustíveis;
f) Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento de determinados veículos;
g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semireboques quando não atrelados ao veículo tractor, salvo nos parques de estacionamento especialmente destinados a esse efeito;
h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não for cumprido o respectivo regulamento.
2 Fora das localidades, é ainda proibido o estacionamento:
a) De noite, nas faixas de rodagem;
b) Nas faixas de rodagem assinaladas com o sinal «via com prioridade».
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 30 a 150 euros, salvo se se tratar do disposto nas alíneas c) e f) do n.º 1 e b) do n.º 2, casos em que é sancionado com coima de 60 a 300 euros, ou na alínea a) do n.º 2, em que a coima é de 240 a 1 200 euros.

mas és malandro...  _careta_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: situação duvidosa...
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:29 »
Segundo o primeiro sinal e se a sinalética inscrita for "dias úteis das 10 ás 16H" e estando ele lá estacionado depois das 16H não está a incorrer em nenhuma contra-ordenação, pois só é proibida a paragem e estacionamento dentro do horário que está estipulado na placa, e dentro desse horário existe a execpção para as cargas e descargas, se for para efectuar uma carga e descarga não incorre em contra-ordenação entre as 10 e as 16h.
Atenção que ele não está em frente a nenhuma garagem, mas sim um armazém ou uma loja.

interceptor

  • Visitante
Re: situação duvidosa...
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:34 »
Então aquele autocolante em forma de sinal de transito colado na porta do armazém não têm validade nenhuma?

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: situação duvidosa...
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:38 »
Pois não, e nota que muitos proprietários de garagens ou lojas e estabelecimentos pensam que o facto de colocarem um sinal de estacionamento proibido na porta lhe confere legalidade estão enganados, para colocares um sinal daqueles numa garagem ou loja etc. tens que ter uma licença camarária daquele espaço de via pública e só depois disso é que podes colocar um sinal na porta ou portão, se chegares e colocares por tua autoria vale zero.

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: situação duvidosa...
« Responder #8 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:40 »
 _convivio_ Olá boas

O sinal se tiver inscrito artº 14 do CE foi alterado para o artº 50 do CE

e nem precisa de ter sinal na porta porque basta fazer-se o acesso de veículos

seja armazém ou garagem
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: situação duvidosa...
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:43 »
Pois não, e nota que muitos proprietários de garagens ou lojas e estabelecimentos pensam que o facto de colocarem um sinal de estacionamento proibido na porta lhe confere legalidade estão enganados, para colocares um sinal daqueles numa garagem ou loja etc. tens que ter uma licença camarária daquele espaço de via pública e só depois disso é que podes colocar um sinal na porta ou portão, se chegares e colocares por tua autoria vale zero.

Para além que eu penso que a sinalização vertical tem prioridade sobre a sinalização "colada" no portão. Corrijam-me se estiver errado....

Portanto, também penso que não incorre em infração
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: situação duvidosa...
« Responder #10 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:44 »
Pois não, e nota que muitos proprietários de garagens ou lojas e estabelecimentos pensam que o facto de colocarem um sinal de estacionamento proibido na porta lhe confere legalidade estão enganados, para colocares um sinal daqueles numa garagem ou loja etc. tens que ter uma licença camarária daquele espaço de via pública e só depois disso é que podes colocar um sinal na porta ou portão, se chegares e colocares por tua autoria vale zero.

eu tenho um sinal desses no portão da minha garagem, e sei que não vale de nada, mas que estacionem em frente e depois vão ver  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: situação duvidosa...
« Responder #11 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:45 »
Atenção que o espaço já está "autorizado" pelo sinal vertical, com as devidas excepções, pelo que aquela loja tem o seu espaço "reservado" nos dias uteis dentro daquele horário, provavelmente deve ser o horário laboral do estabelecimento.

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: situação duvidosa...
« Responder #12 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:46 »
eu tenho um sinal desses no portão da minha garagem, e sei que não vale de nada, mas que estacionem em frente e depois vão ver  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Então o que é que tu fazes omcj?  _pensador_ _pensador_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 22:48 por CaMorais »

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: situação duvidosa...
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:48 »
Então o que é que tu fazes omcj?  _pensador_ _pensador_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Vem cá estacionar a tua viatura e depois logo vés  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: situação duvidosa...
« Responder #14 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:53 »
Vem cá estacionar a tua viatura e depois logo vés  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
No dia que aí for estacionar a minha viatura, (penso que em breve a irei lá estacionar) vais pagar umas mines acompanhadas de umas sandochas de carne assada. _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Desculpa interceptor pelos off-topics, mas penso que a situação que referes está esclarecida.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

interceptor

  • Visitante
Re: situação duvidosa...
« Responder #15 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:54 »
Já mandaram a conversa para o lodo.... _thumbdown_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: situação duvidosa...
« Responder #16 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:03 »
Resumindo e pelo que vejo na foto, é assim, para cargas e descargas pode ser 24 horas por dia, tirando as ditas cargas e descargas só fora do horario que está no sinal é que se pode estacionar, o sinal no portão não vale de nada, vale zero, é como se não estive-se lá  _pol_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: situação duvidosa...
« Responder #17 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:06 »
Onde o corsa está estacionado, não tem marcação de estacionamento, não sei se isso tem alguma validade legal, o sinal de fim de proibição de estacionamento, deveria estar a seguir ao Polo e que deve ter "enganado" o condutor do corsa.
Na minha opinião está mal estacionado, porque está a tapar o acesso á garagem, o sinal nem é necessário.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: situação duvidosa...
« Responder #18 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:07 »
Já mandaram a conversa para o lodo.... _thumbdown_
Interceptor, se realmente o sinal que o senhor tem na porta do estabelecimento tivesse legalidade não haveria necessidade de terem colocado o sinal vertical como fizeram, com as excepções e estipulações horárias.
Quanto á situação de garagem, se realmente estiver impedido o seu acesso por um carro estacionado á frente da mesma, chama-se a policia, estes identificam o proprietário da garagem e se for o caso reboca-se o automóvel.
Quanto aos off-topics, peço-te desculpa, não tinha essa intenção, mas sabes que com o omcj é inevitável _Rolley_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

NUNO_FERREIRA

  • Visitante
Re: situação duvidosa...
« Responder #19 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:08 »
Não sei se todos já repararam bem no sinal vertical.....Não é um proibido parar e estacionar, mas o sinal em questão é o C21 - fim da paragem ou estacionamento proibidos
Posto isto a coisa fica mais estranha  _lol_ _lol_ _lol_.

Está de novo lançada a discussão  _pensador_ _pensador_

 _lool_

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: situação duvidosa...
« Responder #20 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:09 »
Onde o corsa está estacionado, não tem marcação de estacionamento, não sei se isso tem alguma validade legal, o sinal de fim de proibição de estacionamento, deveria estar a seguir ao Polo e que deve ter "enganado" o condutor do corsa.
Na minha opinião está mal estacionado, porque está a tapar o acesso á garagem, o sinal nem é necessário.
José, nota uma coisa, aquele local não é garagem, a garagem está a seguir, tem a porta branca, na porta verde é um estabelecimento ou uma loja, se fosse garagem não teria as placas acessórias com a indicação de horas e com a indicação das excepções.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1662
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: situação duvidosa...
« Responder #21 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:10 »
Estes gajos assassinam a conversa... deixem estar que já vem aí o "lápis azul"... _martelada_

Eu tenho algumas dúvidas em relação ao espaço do portão de garagem branco que está a seguir. Existe sinalização vertical que encerra a proibição anterior, mas depois existe sinalização amarela no chão, sinalização colocada na porta (que vale o que vale...) e o código da estrada que impede o estacionamento no acesso a garagens. Neste caso ninguém pode parar ou estacionar nesse espaço, correto?

Outra dúvida, o Corsa cinzento está fora das linhas de estacionamento que estão marcadas no chão. Isso não é problema?

Ainda mais uma: é necessário que o sinal vertical que indica o fim da proibição de estacionamento tenha a referência ao período horário e a "cargas e descargas"? Se anula o anterior, não bastava colocar somente o sinal?


Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: situação duvidosa...
« Responder #22 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:11 »
Onde o corsa está estacionado, não tem marcação de estacionamento, não sei se isso tem alguma validade legal, o sinal de fim de proibição de estacionamento, deveria estar a seguir ao Polo e que deve ter "enganado" o condutor do corsa.
Na minha opinião está mal estacionado, porque está a tapar o acesso á garagem, o sinal nem é necessário.

Pois, só que aquilo originalmente se calhar não era uma garagem/armazem, era uma loja e depois foi convertida, agora se legal ou não, não se sabe, alem que até tem a marcação no passeio, mas isso........

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: situação duvidosa...
« Responder #23 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:13 »
O anterior também deve ter horário.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1662
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: situação duvidosa...
« Responder #24 em: 06 de Janeiro de 2016, 23:14 »
ok. Mas para anular não é preciso estar a dizer tudo... basta anular...  :))