Autor Tópico: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015  (Lida 4056 vezes)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« em: 18 de Dezembro de 2015, 23:48 »
Mais um exemplo de um recall!
Quando as coisas correm menos bem, independente do custo os construtores têm que chegar a frente e pôr como deve ser. Uns mais graves que outros mas sempre como prioridade.

Se bem que este vai ser motor todo fora e muitas horas de trabalho... 16 horas e à volta de 1500 por máquina???

Mais uma boa conduta de um construtor!

Boas curvas


http://www.motorcyclenews.com/news/2015/december/recall-yamaha-2015-yzf-r1-and-yzf-r1m/

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2015, 00:18 »
Por acaso sabia desta situação desde o dia 16/12 e que afecta todas as unidades do ano 2015.

O site Autoevolution abordou o assunto de forma muito séria por via do potencial perigo na condução.
http://www.autoevolution.com/news/yamaha-r1-and-r1m-recall-extends-to-europe-things-are-official-103014.html

Os custos envolvidos serão bastante elevados e claro que quando envolve perigo de vida na condução, a intervenção deve ser imediata. Coisas destas naturamente que não deviam acontecer...mas ninguém duvide que a Yamaha está a apressar-se no contacto com os clientes, no sentido de evitar algum mal maior, não havendo marca que possa assobiar para o lado...Honda, BMW, Ducati, Kawasaki....etc... Como diz a expressão inglesa "Shit Happens"

Actuar e sem olhar a custos é algo que merece destaque e a Yamaha está a fazer o que lhe compete e correctamente.


Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2015, 08:45 »
Este é um caso como ainda não tinha visto. Uma intervenção tão profunda no motor dá que pensar.

Que desenvolvimento teve este motor?

Quantos klms de testes foram feitos?

As Caixas de Velicidades são desenvolvidas em departamentos próprios e pergunta-se que cuidados foram tomados no fabrico destas e outras caixas de velocidades......

Muitas perguntas sem resposta.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2015, 16:38 por Joao Santos »
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2015, 09:16 »
Há sempre coisas que podem escapar nos testes exaustivos que são feitos....e os "nomes sonantes" estão lá todos.



- BMW C650GT e C600 Sport com problemas graves na linha de travagem à frente;

- Honda GL 1800 GoldWing com problemas no cilindro mestre do travão traseiro;

- Yamaha XT 250 (2015) com problemas no sistema de injecção e abastecimento de combustível;

- Suzuki GSX-R750  com problemas na transmissão ao ponto da corrente sair, com consequências gravosas.

Etc...

Etc...

Mas actuar está na base destas operações e nesse tocante, é motivo de realce positivo.
As grandes companhias levam a cabo testes exaustivos, mas quando lhes aparece a fava...assumem-no, sendo que aquilo que o consumidor pode e deve pedir é rapidez na actuação.


FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2015, 13:45 »
Em 2003 se não me engano milhares de unidades da bandit 1200 foram chamadas à marca para substituir todos os segmentos do motor! Em 2002 a Suzuki decidiu alterar ligeiramente a dimensão dos segmentos e o motor começou a gastar mais de 1 litro de óleo a cada 1000km. Nem imagino o que é uma pessoa comprar moto novinho e com meia dúzia de quilómetros ter o motor aberto ou caixa de velocidades para intervenção profunda. Se fosse comigo acho que deixava de confiar na moto mas ninguém está livre de isso acontecer, principalmente com a ânsia do mercado por novos modelos cada ano que passa.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #5 em: 19 de Dezembro de 2015, 19:34 »
Nem imagino o que é uma pessoa comprar moto novinho e com meia dúzia de quilómetros ter o motor aberto ou caixa de velocidades para intervenção profunda. Se fosse comigo acho que deixava de confiar na moto mas ninguém está livre de isso acontecer, principalmente com a ânsia do mercado por novos modelos cada ano que passa.

Caso acontecesse comigo, a moto ia imediatamente de volta á procedência.

Continuo a não achar que seja meritório para uma marca haver recalls, seja em que marca fôr e seja em motas ou em carros.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #6 em: 19 de Dezembro de 2015, 20:08 »
Este recall refere-se a 3936un do modelo referenciado.
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #7 em: 22 de Dezembro de 2015, 18:12 »
Acho que desta vez nestes modelos é a dobrar... Muito mau! "Bad press à seria nos modelos de topo...."!
Parece que ao mesmo tempo já são dois recalls por dois problemas diferentes nos mesmo modelos...

Parece que são menos unidades 146 mas o que é mais de notar não é por defeito de um lote de materiais mas reconhecida deficiente montagem. Muito mais difícil de apanhar estes casos todos!

Fonte: http://www.visordown.com/motorcycle-news--general-news/yamaha-r1-and-r1ms-recalled-over-fire-risk/30614.html
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 18:13 por cross »

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Recall: Yamaha R1 e R1M 2015
« Responder #8 em: 22 de Dezembro de 2015, 18:22 »
146 unidades com o problema de fuga de óleo e risco de incêndio, porque existe outro problema com as caixas de velocidades que é inexplicável.

2 problemas bem graves. Pergunta-se que desenvolvimento teve este motor?

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015