Autor Tópico: conselhos sobre pneus  (Lida 2505 vezes)

Offline moto2cool

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conselhos sobre pneus
« em: 13 de Novembro de 2021, 20:55 »
" As pressões dos pneus são um fator crucial para determinar como sua mota se comporta e com que rapidez você gasta seus pneus (não exatamente baratos).
 Existem muitos mitos e equívocos sobre quais pressões você deve correr no molhado, em dias de pista ou quando você está carregado de bagagem. Normalmente, você encontrará alguém sustentando a barra que sabe mais do que as recomendações dos fabricantes. Para descobrir o quão perto eles estão de estar certos, conversamos com um especialista genuíno - um homem que deve saber se cansa.

Leo Smith passou anos como testador-chefe de desenvolvimento de pneus da Avon. Ele agora é gerente de produto de motocicletas. Ele disse: "Provavelmente somos questionados mais sobre a pressão dos pneus do que sobre qualquer outro aspecto de um pneu." Há tanta informação ruim que as pessoas não conseguem separar a verdade da ficção.

Smith diz que isso é em grande parte culpa das próprias empresas de pneus. Vários anos atrás, diferentes fabricantes de pneus recomendavam diferentes pressões para diferentes pneus e diferentes motas. Mas há cerca de 10 anos, uma decisão foi tomada entre as empresas para padronizar as pressões para que a maioria das motas pudesse rodar da mesma forma, independentemente dos pneus que estivessem usando. Esse padrão é 36 psi na frente e 42 psi na parte traseira.

Existem algumas exceções, como algumas importações de cinza de 400 cc que rodam 29 psi na frente e 36 psi na parte traseira. Outra exceção notável é a Kawasaki ZX-12R - que foi projetada para rodar 42 na frente e atrás. Mas se você tem uma mota moderna e convencional, é provável que esteja rodando o padrão 36/42.

Esse número 42 em particular fará com que muitos cavalheiros do bar balancem a cabeça. Mas não é uma figura escolhida ao acaso. As pressões determinam como seus pneus defletem. Quanto mais baixa for a pressão, mais o pneu flexionará. Isso pode ser uma viagem confortável quando você está navegando em linha reta, mas o pneu flexionará muito rápido em velocidade e tornará sua moto instável. A mota parecerá vaga ao fazer curvas e parecerá que vai virar em uma curva repentinamente. Isso ocorre porque o pneu não é "forte" o suficiente e está literalmente dobrando sob você.

A moto também parecerá chata nas curvas e fará curvas sob aceleração. Por outro lado, se você inflar demais um pneu, o flex será mais lento, mas tornará sua mota mais estável em altas velocidades. O conforto de condução e a capacidade do pneu de absorver choques serão perdidos e os seus pulsos e parte traseira sofrerão o maior impacto. A moto será tão dura que muitas pessoas pensarão que têm um problema de suspensão.

As curvas não serão tão ruins quanto quando a pressão está muito baixa, mas você perderá novamente a sensibilidade e o feedback dos pneus. Por exemplo, se você andar sobre uma pedra, um pneu inflado demais não pode absorvê-la e o pneu quebra o contato com a estrada. Smith diz que o mito clássico sobre a pressão dos pneus é que você os esvazia para pilotar em tempo húmido. Ele diz que a maior parte da aderência vem do composto do pneu e da área de contato - e a forma do pneu onde ele entra em contato com a estrada é tudo.

Os padrões de piso impedem que a água se acumule sob os pneus - o que pode fazer com que a mota entre em aquaplanagem. Smith diz: "Um bom pneu dianteiro joga água o suficiente para permitir que a traseira reduza a potência. Se você reduzir a pressão do pneu, a banda de rodagem fica comprimida e não consegue limpar tanta água." No mínimo, Smith recomenda que você aumente o pneu traseiro em 2-3 psi no molhado, mas deixe a frente como está.

Outro equívoco amplamente difundido é que as recomendações psi são o máximo que o pneu pode suportar. Eles não são. O valor apenas mostra a que pressão os pneus foram testados para uso geral. Você poderia inflar com segurança um pneu até cerca de 50 psi se realmente quisesse, embora isso não fosse muito bom.

Mas a maior área de debate tem que ser os track days. Se você já esteve em um, é quase certo que alguém lhe disse que será melhor reduzir a pressão dos pneus. Você tem mais aderência assim, eles dizem. Smith tem conselhos radicalmente diferentes.

Você deve deixá-los sozinhos, diz ele. "Os pneus de corrida têm uma construção e rigidez totalmente diferentes dos pneus de estrada, por isso precisam de menos pressão para manter a forma da carcaça. É daí que vêm os rumores e os maus conselhos." o padrão de piso. Eles vão esquentar muito e isso vai corroer o desgaste dos pneus. Você quase certamente vai estragar um set em um dia sem ganhar qualquer vantagem na aderência. “

Smith diz que conhece pessoas que baixam o pneu traseiro para apenas 22 psi quando se dirigem para a pista. O conselho dele é deixar seus pneus em paz, dizendo que um bom pneu em pressões padrão dará mais aderência do que você precisa em um dia de pista porque você quase certamente não estará indo tão rápido ou por tanto tempo quanto os pilotos. As superfícies da pista também oferecem uma aderência muito melhor do que a estrada - outra razão para deixar a pressão dos pneus igual tanto para o trajeto quanto para o contorno.

Muitas pessoas também perguntam aos especialistas da Avon se eles deveriam aumentar o psi para levar passageiros na garupa. Novamente, não há necessidade. As pressões acordadas pelos fabricantes de 36/42 foram alcançadas após testes com pilotos, bagagem, pneus frios e todas as outras combinações que você possa imaginar.

Um dos poucos casos em que Smith recomenda que você altere suas pressões é quando seus pneus se desgastam. Um pneu gasto perdeu muita resistência à medida que a forma e os níveis de flexibilidade mudaram. Isso significa que terá um comportamento diferente em relação a um pneu novo. Experimente aumentar os pneus em 2 psi quando estiver com cerca de 40% de profundidade do piso. Isso fará apenas uma pequena diferença, mas deve melhorar um pouco o manuseio da mota.

Talvez você não precise ficar mudando a pressão dos pneus, mas precisa mantê-los. Smith recomenda que você os verifique uma vez por semana, no mínimo absoluto, mas para ser mais seguro, você realmente deve verificá-los todos os dias porque um pneu pode mudar até 3 psi por conta própria apenas por causa das mudanças no clima.

Você deve sempre medir a pressão dos pneus quando eles estão frios. Algumas motas agora vêm com medidores de pressão dos pneus em seus kits de ferramentas sob o selim. Se você não tem um, vale a pena comprar um. Eles custam apenas algumas libras e ocupam tanto espaço quanto uma caneta. Os medidores do pátio são notoriamente imprecisos."

origem: MCN

(tradução google, para brasileiro mas parece legível)
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Offline Lourenço

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Re: conselhos sobre pneus
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2021, 12:07 »


(tradução google, para brasileiro mas parece legível)

 ;) Não é possível traduzir nada para "brasileiro" se de idiomas se trata. nem para madeirense, açoriano, alentejano, algarvio, beirão, minhoto etc. Existem diferenças regionais, por vezes acentuadas pela distância ou isolamento geográfico, em alguma escrita ou entoação mas a língua ou idioma é o Português tal como acontece com todas as línguas universais, francesa, inglesa, espanhola, etc.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2021, 12:07 por Lourenço »

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Re: conselhos sobre pneus
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2021, 13:58 »
;) Não é possível traduzir nada para "brasileiro" se de idiomas se trata. nem para madeirense, açoriano, alentejano, algarvio, beirão, minhoto etc. Existem diferenças regionais, por vezes acentuadas pela distância ou isolamento geográfico, em alguma escrita ou entoação mas a língua ou idioma é o Português tal como acontece com todas as línguas universais, francesa, inglesa, espanhola, etc.
Eu sei mas alguns termos como bicicleta e equitação em vez de mota e conduzir uma mota, se eu não adaptasse não ficaria bem
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