Autor Tópico: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012  (Lida 21064 vezes)

rodrigosa

  • Visitante
Depois de adiamentos atrás de adiamentos, arranjei finalmente tempo para criar o tópico de instalação de lâmpadas LED na minha SYM GTS 125i (modelo 2012) e tentar auxiliar os companheiros que estejam a pensar fazer o mesmo. Duas questões já a abrir: 1) estou bastante contente com o resultado final e 2) o processo tem truques.
Começando pelo que é importante, quero dizer que tudo teria sido muito, muito mais difícil se não fosse o trabalho desenvolvido pelo companheiro Piedade. Muito obrigado, Piedade! Este nosso companheiro desmontou toda a frente e grupo ótico da scooter que temos em comum, fotografou todo o processo e construiu um manual que disponibilizou aqui https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/DIY%20%E2%80%93%20Remo%C3%A7%C3%A3o%20Parcial%20da%20Carenagem%20Frontal%20e%20Grupo%20%C3%93ptico%28PT%29.pdf

Exageros à parte, é uma Bíblia para quem gostar de desmontar as máquinas!

Acrescentou ainda um outro manual, que permitiu que eu (e pelo menos o companheiro Tomé) resolvêssemos o crónico problema dos LEDs de dia fundidos, por cerca de 10 euros. Esse outro manual está aqui https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/DIY%20%E2%80%93%20Repara%C3%A7%C3%A3o%20LEDs-Luz%20de%20Dia%28PT%29.pdf

Depois de substituir os LEDs de dia, ficou com este aspeto



Desta forma, quando comecei o processo tinha as luzes que aparecem à esquerda e no final tenho as que aparecem à direita. Veja-se que inicialmente já tinha 3 leds fundidos no farol do lado direito.



Visto de dia



Portanto, não documentei a desmontagem da frente da scooter e começo este tópico depois de a ter pousada em cima da mesa  _pol_
Em primeiro lugar foi necessário retirar as lâmpadas originais de halogêneo. Com o indicador e o polegar devem apertar-se os lados da tomada que liga às lâmpadas, e puxar. Sai facilmente. Se não se fizer essa pressão lateral, a tomada nem mexe.
Depois de retirada a tomada, é este o aspeto



A borracha que envolve as lâmpadas e que impede a entrada de pó na ótica, sai facilmente, puxando. Fica-se com isto



Com o dedo empurra-se o arame, para soltar a lâmpada







As lâmpadas novas, de LED, são estas, que o companheiro Mercúrio bem aconselhou (obrigado!)



Como se verá na imagem a seguir, a base da lâmpada é desmontável e isso é muito importante para a montagem na ótica. Nesta imagem seguinte também se vê mais uma mod que eu fiz desnecessariamente  :( . Passo a explicar: Originalmente as lâmpadas, depois de montadas, ficavam com dois LEDs para a esquerda e dois para a direita. Companheiros mais experientes informaram-me de que deveriam ficar para cima e para baixo. Ainda antes de as experimentar acesas (não tinha as resistências), decidi rodar o encaixe da lâmpada 90º, fazendo novas furações na parte plástica.



Mas afinal não era necessário. Como se vê na próxima imagem, os médios à esquerda (com a furação que eu fiz) estão completamente estranhos e com um buraco de luz no centro. À direita é com a lâmpada na posição original e o aspeto final dos médios, tal como estão hoje.



Voltando à montagem das lâmpadas, em primeiro lugar instala-se a parte da lâmpada que é desmontável, usando o arame para fixar.



No meu caso, foi necessário cortar um pouco da borracha, para permitir o encaixe



Depois de cortada a borracha e de fixada a base da lâmpada com o arame, volta-se a encaixar a borracha



E depois a lâmpada



As ligações são facílimas se o tipo de lâmpada tiver sido bem escolhido. Só encaixa de uma forma  _lool_

Nesta altura agarrei na frente da scooter, voltei a montar aquilo tudo e… não funcionou!!!! Sim, depois de tudo apertado e aparafusado, não funcionou  _martelada_

A culpa, viemos a perceber depois, era de um relé chatíssimo da SYM GTS (pelo menos) que detetava um consumo muito baixo das lâmpadas LED e considerava que estavam fundidas. Dessa forma, quando se ligavam os médios as lâmpadas aguentavam-se 1 ou 2 segundos e desligavam. Os máximos funcionavam bem! Foi muito frustrante!!!
Navegando pela net cheguei à conclusão de que se trata de uma situação normal, nomeadamente na montagem deste tipo de lâmpadas em automóveis. A solução passa pela instalação, para além das lâmpadas, de umas resistências que aumentam o consumo e enganam o relé (no meu caso. Nos automóveis engana o computador de bordo).

Validei com o Piedade que é um barra nestas coisas e ele concordou que resistências de 50w e 6 ohm poderiam resolver o problema. Mandei vir e recebi isto



Voltei a desmontar a frente da máquina e instalei as resistências EM PARALELO ENTRE A MASSA E O FIO DOS MÉDIOS. Não sei se é percetível nesta foto



ATENÇÃO: As resistências aquecem muitíssimo! É importante fixá-las a algo metálico e não pintado. A minha solução, muito artesanal, foi esta



Depois é voltar a montar tudo e dar à chave  scooter_

Fica uma foto com a comparação entre a minha luz inicial e a final no escuro



E novamente os médios ligados durante o dia



Espero que tudo isto seja útil e se puder ajudar em alguma dúvida, estejam à vontade!
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 21:49 por rodrigosa »

sergio2013silva

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2015, 21:56 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Belo Brico

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #2 em: 03 de Dezembro de 2015, 22:51 »
Impressionante. Tanto a diferença a nível estético como o trabalho e dedicação. Parabéns...

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2015, 22:54 »
Excelente partilha de informação companheiro, sem duvida será uma grande ajuda para os proprietários deste modelo em questão.
Obrigado _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

afg

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2015, 23:29 »
 _palmas_ Fantástico trabalho de bricolage , mais um manual para o pessoal  que adora a bricolage _Rolley_  .
Não há dúvidas que a iluminação LED veio para ficar , não só pela estética mas principalmente pelo aumento brutal de visibilidade que proporciona , aumentando a segurança .

Este fim de semana pretendo fazer o mesmo na minha GTS EVO cuja parte elétrica é supostamente mais simples  _pensador_ , recebi as lâmpadas hoje e são idênticas , à exceção de serem H11 , pois a minha é zarolha , leva uma lâmpada para médios e outra para máximos separadamente .

Irei colocar fotos da instalação para que os companheiros que tenham este modelo possam fazer também as suas bricolages .

Boas curvas,
 scooter_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #5 em: 04 de Dezembro de 2015, 00:09 »
Como são duas, está pelo menos 10 estrelas!!!!
Obrigado pelo DIY e mais uma vez os meus parabéns pelo excelente trabaho

Abraço
Piedade


PS: E agora as de nevoeiro?  _anjo_

João Borges

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #6 em: 04 de Dezembro de 2015, 00:32 »
_palmas_ Fantástico trabalho de bricolage , mais um manual para o pessoal  que adora a bricolage _Rolley_  .
Não há dúvidas que a iluminação LED veio para ficar , não só pela estética mas principalmente pelo aumento brutal de visibilidade que proporciona , aumentando a segurança .

Este fim de semana pretendo fazer o mesmo na minha GTS EVO cuja parte elétrica é supostamente mais simples  _pensador_ , recebi as lâmpadas hoje e são idênticas , à exceção de serem H11 , pois a minha é zarolha , leva uma lâmpada para médios e outra para máximos separadamente .

Irei colocar fotos da instalação para que os companheiros que tenham este modelo possam fazer também as suas bricolages .

Boas curvas,
 scooter_

Fico á espera... curioso para ver como fica... _pensador_
Parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido! _pol_
Óptimo tutorial!
 scooter_ _pt_

TMaxer

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #7 em: 04 de Dezembro de 2015, 00:42 »
Na maioria dos farois, os led devem ficar para cima pois funcionam segundo este principio:






Tem aparecido lampadas que funcionam segundo outros principios, existindo algumas que funcionam melhor com os leds deitados  _pol_ _pol_


Ha que experimentar   ;)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2015, 07:54 »
Que excelente tutorial, companheiro.  _palmas_

Este é um trabalho de facto merecedor de realce.  _pol_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #9 em: 04 de Dezembro de 2015, 10:54 »
Excelente partilha.  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Quem tem jeito para a bricolage, já pode avançar.  _pol_ _pol_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #10 em: 04 de Dezembro de 2015, 11:18 »
Muito, muito bom!!
Um pergunta:
Como são H4 e têm dois LEDs de cada lado, como acendem especificamente os LEDs?

Imagino que os dois mais perto da base da lâmpada (um de cada lado) sejam os máximos e os mais afastados os médios.

As lâmpadas H4 que têm de ser  obrigatoriamente montadas para cima/baixo são as que acendem os LEDs só num lado nos médios e este lado tem de ficar voltado para cima.

De novo, grande post, parabéns!!!!

Talvez procurasse apenas uma relé convencional para me ver livre das resistências.
Se mandares o código desta, posso dar uma ajuda.

E conta lá: Fazer "sinais de luzes"  é ou não é divertido??

rodrigosa

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #11 em: 04 de Dezembro de 2015, 11:57 »
Muito, muito bom!!
Um pergunta:
Como são H4 e têm dois LEDs de cada lado, como acendem especificamente os LEDs?

Imagino que os dois mais perto da base da lâmpada (um de cada lado) sejam os máximos e os mais afastados os médios.

As lâmpadas H4 que têm de ser  obrigatoriamente montadas para cima/baixo são as que acendem os LEDs só num lado nos médios e este lado tem de ficar voltado para cima.

De novo, grande post, parabéns!!!!

Talvez procurasse apenas uma relé convencional para me ver livre das resistências.
Se mandares o código desta, posso dar uma ajuda.

E conta lá: Fazer "sinais de luzes"  é ou não é divertido??

Em primeiro lugar, obrigado a todos pelas palavras simpáticas! Sei que foi tudo muito amador e com condições muito abaixo das ideais, mas penso que poderá ser útil e ajudar a diminuir alguns receios  _pol_
De facto nestas lâmpadas acende um LED de cada lado nos médios e os quatro, nos máximos. Os dois mais à frente são os médios e os mais atrás, os máximos.
Quanto ao fugir às resistências (que de facto aquecem muito) está a ser estudada pelo Piedade uma solução eletrónica, mas que ainda não não funcionou satisfatoriamente. Penso que ele não desistiu  _palmas_
Quando aos máximos, são incríveis!  _lool_ Um toque no pass parece um disparo de flash. Até eu fico impressionado :)

RCEu

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #12 em: 04 de Dezembro de 2015, 11:57 »
Já faz tempo que não se via algo tão completo e tão enriquecedor.


Para mais quando o companheiro que elaborou o manual teve a cortesia de junto ao seu nome, colocar o CPM.


Cada vez mais o CPM fica mais rico com estes bricos.


Parabéns e que nunca se percam, pois têm um valor enorme.

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #13 em: 04 de Dezembro de 2015, 12:08 »
Parabéns pelo magnifico trabalho  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

rodrigosa

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #14 em: 04 de Dezembro de 2015, 12:15 »
Uma espécie de trabalho de equipa CPM com contributos do Tomé, do Mercúrio, do Piedade e com os meus 50 cêntimos.
E já agora, Élio, obrigado pelos "tócolantes" e pelos emblemas bordados, que recebi ontem, ultrapassando os 400 kms que me separam da maioria dos membros deste clube espetacular.  _lool_

RCEu

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #15 em: 04 de Dezembro de 2015, 12:20 »
Uma espécie de trabalho de equipa CPM com contributos do Tomé, do Mercúrio, do Piedade e com os meus 50 cêntimos.
E já agora, Élio, obrigado pelos "tócolantes" e pelos emblemas bordados, que recebi ontem, ultrapassando os 400 kms que me separam da maioria dos membros deste clube espetacular.  _lool_

Todo o mérito é do Jorge Almeida e do TParracho que também em equipe têm dado uma enorme ajuda na distribuição dos Bordados.

Offline tome

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 41
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS I
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #16 em: 04 de Dezembro de 2015, 15:35 »
Boas tardes,

Impressionante brico,
muitos parabéns rodrigosa,esta magnifico e bem detalhado, ficou impecavel.

Aiii,estou a ver que la vou ter de desmontar de novo a frontaria da minha Sym,estou a ver que me vou a meter em mais uma,
a ver se arranjo vontade e coragem para instalar umas lâmpadas como as tuas.

Obrigado pelo brico.
Um abraço.

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2015, 11:12 por tome »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #17 em: 01 de Fevereiro de 2017, 14:34 »
Quanto ao fugir às resistências (que de facto aquecem muito) está a ser estudada pelo Piedade uma solução eletrónica, mas que ainda não não funcionou satisfatoriamente. Penso que ele não desistiu  _palmas_
Quando aos máximos, são incríveis!  _lool_ Um toque no pass parece um disparo de flash. Até eu fico impressionado :)

O topico já tem uns tempos, mas nunca chegou a dizer se o Piedade chegou a conseguir a solução electrónica para substituir as resistencias...

Mas ficou 5 estrelas essa alteração.  _pol_

rodrigosa

  • Visitante
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #18 em: 02 de Fevereiro de 2017, 08:53 »
O topico já tem uns tempos, mas nunca chegou a dizer se o Piedade chegou a conseguir a solução electrónica para substituir as resistencias...

Mas ficou 5 estrelas essa alteração.  _pol_

Penso que não, meu caro. Ainda lá estão as resistências  _pol_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #19 em: 02 de Fevereiro de 2017, 10:50 »
Eu a nivel de eletronica não percebo quase nada, a não ser seguir um topico em que esteja a demostrar o que usar.

Por isso não leve a mal a minha pergunta pela ignorancia relativamente a este problema de os leds não acenderem sem o resistor, mas isso deve-se por pedirem mais corrente ou menos?

Sei por exemplo que em alguns modelos de carros se certos leds não terem um cambus dá erro mas julgo que mesmo assim acendem, no caso das sym para levar os H1 tem mesmo de levar o resistor ou se ouve-se um led cambus resolvia o problema?
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2017, 11:11 por PSH72 »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #20 em: 02 de Fevereiro de 2017, 15:11 »

O topico já tem uns tempos, mas nunca chegou a dizer se o Piedade chegou a conseguir a solução electrónica para substituir as resistencias...

Mas ficou 5 estrelas essa alteração.  _pol_

Boas,
Na altura em que andamos com estas coisas dos leds a informação que se foi gerando acabou por ficar dispersa em vários tópicos...
não sei se o companheiro já passou por este:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25816.50.html

mas resumindo…
a solução electrónica, apesar de funcionar (com valores aquém do objectivo inicial) provou ser  demasiado trabalhosa e cara para aquilo que se ganha com a sua instalação e portanto acabei por abandonar essa ideia.

relativamente a este problema de os leds não acenderem sem o resistor, mas isso deve-se por pedirem mais corrente ou menos?
 

Os leds consomem menos e o rele desliga passados cerca de 2 segundos, a colocação das resistência permite aumentar o consumo do conjunto e assim do ponto de vista do relé é como se este estivesse a alimentar as lâmpadas convencionais.
Tentei a solução electrónica porque gostava de ter uma solução em que não estivesse a gerar calor e a desperdiçar energia… (nas resistências)
Agora passado este tempo todo já existem lâmpadas led mais potentes e portanto se é necessária mais corrente, pelo menos que isso se traduza em algo útil (mais iluminação), tentaria encontrar uma lâmpada led mais potente e com um pouco de sorte consegue dispensar a resistência ou pelo menos diminuir a sua potência.
Abraço,
Piedade

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #21 em: 03 de Fevereiro de 2017, 14:55 »


Os leds consomem menos e o rele desliga passados cerca de 2 segundos, a colocação das resistência permite aumentar o consumo do conjunto e assim do ponto de vista do relé é como se este estivesse a alimentar as lâmpadas convencionais.
Tentei a solução electrónica porque gostava de ter uma solução em que não estivesse a gerar calor e a desperdiçar energia… (nas resistências)
Agora passado este tempo todo já existem lâmpadas led mais potentes e portanto se é necessária mais corrente, pelo menos que isso se traduza em algo útil (mais iluminação), tentaria encontrar uma lâmpada led mais potente e com um pouco de sorte consegue dispensar a resistência ou pelo menos diminuir a sua potência.
Abraço,
Piedade

Desde já obrigado por ter respondido, então neste caso se as luzes por exemplo forem 35w cada uma teria de se arranjar leds de 35w também certo, caso fosse 45wats ai talvez já surgi-se outro problema por ser mais do que o que vem de 35w ou não faria diferença?

Eu por acaso ontem vi leds h11 de 45w cada dai novamente a pergunta  _Rolley_  ;D

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #22 em: 03 de Fevereiro de 2017, 20:03 »
Na teoria sim. Lâmpadas originais 2x 35w são substituidas por leds 2x 35w. Na prática acredito que o rele não trabalha assim tanto "à pele" e portanto deve fucionar mesmo que o led fique um pouco aquém da potência da lampada original. Em sentido inverso eu não gosto de "sobrecarregar" mais ainda quando não conheço os limites dos componentes que estao nesse circuito (rele, instalação electrica etc.) portanto não o aconselho a colocar lampadas/leds mais fortes.

Para terminar, de outras experiências passadas os leds normalmente vem em kits de 2unidades e normalmente a potência que é anunciada na caixa é a soma das duas lâmpadas... para além de que as vezes os  leds nem chegam a dar aquilo que lá é referido uma vez que o valor foi baseado em valores teoricos e ou maximos absolutos. Por isso tentava perceber bem a que se referem esses 45w antes de comprar.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #23 em: 04 de Fevereiro de 2017, 12:31 »
Por exemplo estas dizem ser 35w será que neste caso davam para quem pretendia fazer a alteração, neste caso julgo que teriam de ser H4 ou conforme o modelo de lâmpadas que levam?

http://hg-light.en.made-in-china.com/product/QvYEMSbuHcVP/China-H7-LED-Hi-Low-Beam-35W-Philips-LEDs-Headlight-Bulb.html

https://pt.aliexpress.com/store/product/2015-New-35W-6-36V-H4-Led-Motorcycle-Headlight-Bulbs-3600LM-High-Low-Motorcycle-Led-Bulbs/1381698_32457170583.html?detailNewVersion=&categoryId=200002080

Depois existe estes de 36w cada

http://www.ebay.com/itm/302088691357

Depois vi estas a prova de agua só que são de 40w cada já passa os 35w

http://www.ebay.com/itm/1X-4000LM-40W-Motorcycle-Bike-CREE-LED-Headlight-H4-9003-HB2-Hi-Lo-6000K-Bulb-/261993165292

Não liguem é aos preços pois é capaz de se arranjar mais barato, é apenas para saber se seria isto o indicado ou não, o que achas piedade?
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2017, 13:57 por PSH72 »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Demonstração de instalação de luzes LED numa SYM GTS 125i, modelo de 2012
« Responder #24 em: 06 de Fevereiro de 2017, 00:38 »
Sobre as lâmpadas aconselho a leitura do topico do companheiro Mercurio
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18818.msg90120526.html#msg90120526
 _pol_