Talvez compre uma para a Naisa... hoje tivemos na Santomar e ela gostou bastante!
Um travão de disco é SEMPRE, mas mesmo SEMPRE muito SUPERIOR a qualquer travão a tambor!! Pela tua lógica do peso então as máquinas de competição, principalmente as 125 de velocidade usavam atrás travões a tambor, visto que pesam menos que a PCX!!A única razão para o uso de travões a tambor numa altura destas é simplesmente a redução de custos! A única vantagem é esta! Aliás falando em peso pesa muito menos um sistema de travão de disco do que um sistema de tambor!!!E levantar a roda de trás numa scooter? Desde quando? O peso de qualquer scooter está na sua maioria concentrado na traseira da moto e se existe parte que é leve é sempre a frente da moto, como muitos notam quando passam de motos normais para as scooters! Até a travagem numa scooter deve ser executada de forma diferente que numa moto normal por causa da distribuição de peso! Travando sempre mais atrás e menos à frente!Por alguma coisa as motos com sistema de travagem combinada têm a travagem regulada para travar 60 % na traseira e 40% à frente. QuQuem já andou com motos com travões a tambor sabe bem os sustos que se apanham!
Bom, vamos por partes.1) Os travões de disco são, na sua generalidade, melhores q um travão de tambor equivalente. Não obstante, um travão de tambor actual funciona muito melhor q um travão de disco dos anos 70 ou 80, porque tudo vai evoluindo - mas creio q isto é senso comum.A travagem é a transformação de energia cinética (movimento) em calor (através de fricção), pelo que os discos, ao terem a "parede" de travagem ou de contacto em contacto directo e constante com ar livre arrefecem mais rápido e ficam menos propensas a fadiga (quando já estão tão quentes que não existe mais forma de conseguir travar).2) as motas de competição usam travões de disco, pelo referido acima (resistência à fadiga/dissipação de calor).Obviamente que uma moto de uso normal (especialmente uma scooter) não vai, em princípio, andar em ritmos que possam gerar incapacidade de travagem por fadiga dos travões, nem a sua potência isso propicia.3) é física pura - um corpo em movimento, quando lhe é exercida uma força contrária à deslocação, inclina-se para a frente - a uma força exercida existe sempre uma força a ela contrária/oposta.Atenção que eu NÃO referi nunca q a roda ia levantar do chão! O q disse é que ia diminuir o atrito pela deslocação do peso para a frente, e por ter menos atrito precisa de menor potência - se for demasiada potência para a necessidade real, pode bloquear as rodasEssa é precisamente a razão da travagem ser repartida de diferentes formas - ao 'morder' mais o travão atrás, reduz essa tendência ao forçar a suspensão traseira a descer e a manter o centro de gravidade mais traseiro, para além de ser muito mais fácil para um condutor comum não ter de se preocupar com a melhor forma de travagem.No entanto... duvido dessa distribuição q falas de 60/40 - onde é que viste isso, para eu puder consultar?Quero sempre aprender mais! Normalmente, num veículo a efectividade da travagem é cerca de 70% na roda da frente - por isso é que carros, motas, bicicletas, etc, têm tendencialmente (se não sempre!) os melhores e mais potentes travões na roda da frente.Também, obviamente, por isso é que são essas as pastilhas que se gastam primeiro, aliás, como na tua moto:http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=15.msg11599#msg11599Referências:http://www.best-motorcycle-gear.com/motorcycle-brakes.htmlhttp://www.edmunds.com/ownership/techcenter/articles/43857/article.html
O vendedor já lhe fez algum preço, o meu aqui em Évora fez-me por 2.600
Falou-me em 2690 acho eu, mas nem regateei, pois se a comprar é só daqui a uns meses, ele basicamente sumou o preço dela ao valor da documentação. 2600 já está a fazer algum desconto, mas tenta que te ofereça 1 capacete e mais qualquer coisa.
Não percebo os vossos preços, a não ser que o IVA seja aí maior: de tabela é 2.399 € + 200 € para documentação = 2.599 €.Ainda estou em reflexão, adoro a estética, o motor, a agilidade e acima de tudo o consumo...
(...)Em relação ao desgaste maior das pastilhas da frente na minha moto em relação ás de trás a explicação é simples e lógica:Enquanto a manete direita faz accionar somente um conjunto de pastilhas à frente, a manete esquerda activa outro conjunto de pastilhas à frente e igualmente as pastilhas do travão detrás. Ora enquanto carregando na manete direita a força da travagem é só dirigida a um jogo de pastilhas, carregando na outra a força da travagem e logo o desgaste é distribuido tanto pelo jogo de pastilhas da frente tanto como pelo de trás, tendo por essa razão menor desgaste. Enquanto no jogo de pastilhas da frente a travagem é a 100 % no outro jogo também colocado à frente mas que funciona com o sistema combinado de travagem, a força de travagem é muito menor, logo sujeito a um menor desgaste! É simples.... (...)
acabei de chegar com a minha a casa . estou super contente com a máquina; anda bem(aos 100km/h chega com bastante facilidade) trava q chegue ,o stop&go funciona na perfeição,enfim estou maravilhado agora quero ver msm é os consumos...há e curva q é um luxo
Ainda são raras as pessoas que já a têm a na sua posse. Existe uma série de pedidos ("reservas") já feitas em vários concessionários, pelo menos na área metropolitana de Lisboa. Para a terem o mais rápido possível, segundo consta através de conversa com os concessionários, terão que fazer a dista reserva e depende de concessionário para concessionário, existem uns que estão a pedir 50% do valor da mota para a reservar, o que acho que é um absurdo , e outros que pedem 200 euros.Fanzendo agora a reserva na melhor das hipoteses terão a moto só a partir de 15 de Julho e quem não fizer e estiver á espera que tudo isto passe só no final do Verão/início de Outono é que já estarão paradas nas vitrines do stand á espera que alguém as compre.Hoje vou fazer um teste drive a uma e vou fazer a reserva. Já adquiri 2 Capacetes hoje no Lidl um modular e um jet a preços que são um mimo . Sou novo nestas andanças mas assim que já tiver a minha moto farei a minha apresnetação no fórum.Muitas coisas têm sido ditas neste forúm sobre esta moto, umas positivas e outras menos. O que gostaria de salientar é que estas motos são motos construídas tendo em conta a poupança. Sendo motos 125cc não têm necessidade alguma de ter 2 travões de disco. Outra questão é que estas motos foram feitas,principalmente para fazerem distâncias curtas, o que não impede de que se possam percorrer distâncias maiores.Se repararem esta moto em relação a uma SYM GTS, por exemplo, pesa menos 40 quilos, isto quer dizer que a moto logo ai não estará tão sobrecarregada e por isso pode fazer distâncias com custos menores de combustível, isto porque a ver vamos 40 Kg é metade do peso de uma pessoa, o que já mexe um bocadinho com a coisa.Cumprimentos e boas voltas
Já a tens ?? Que sorte, onde a compraste ?? É que penso que ainda não a entregaram a nenhum stand do Norte...Obrigado
De serviço? E já a venderam? Bolas...devem estar mesmo aflitos ou então tem mais meia dúzia de PCX de serviço, lol!