Tentativa de tradução das conclusões finais do teste da "Motor Live" (em francẽs)
https://www.youtube.com/watch?v=fAmVLeasSPA&feature=youtu.be(agradecendo o "link" colocado pela companheira Carla Lopes)
Kymco X-Town 125 CBSMotor: Monocilíndrico 4T, refrigerado a água.
Cilindrada: 124,8 cm3
Potência Máxima: 10,5 kW às 9000 rpm (rpm=rotações por minuto)
Binário: 11,2 Nm às 7000 rpm
Transmissão: Variador, Correia
Travão Dianteiro: 1 Disco - CBS, 260 mm
Travão Traseiro: 1 Disco - CBS, 240 mm
Altura do Assento: 785 mm
Capacidade do Depósito: 12,5 l
Peso: 177 kg
Preço de lançamento em França: 3.499 €
Disponibilidade: A partir de Junho de 2016
Conclusão:
Factores Positivos (segundo a "Motor Live")
Desenho e acabamentos
Motor ágil e linear
Boa maneabilidade
Cofre para dois capacetes (um integral e um "jet")
Equipamento
Acessibilidade
Factores Negativos (segundo a "Motor Live")
Amortecedores algo rijos
Instrumentação algo triste e sem indicador de consumo
Ergonomia para os mais altos
Forma do cofre
-------------------
A minha opinião:
- Gosto do desenho da scooter
(agressivo mas sóbrio)
- Gosto que tenha duas luzes à frente
(uma ou duas luzes não tem a ver com eficácia, mas é mais simétrico e bonito)
- O peso é comedido para a envergadura
- A altura do assento não é descomunal mas é algo alta (785 mm)
(Para se ter uma noção, a Sym GTS tem 760mm... é estranho a revista afirmar que o espaço é acanhado para os de estatura mais elevada)
- O poder guardar dois capacetes
(apesar de um deles ter de ser um "jet" não é dramático, há cofres bem mais pequenos)
- A ideia de uma suspensão a dar para o rijo pode ajudar no desempenho "desportivo" mas penaliza-a em viagens maiores
- Não tem indicador de consumo
(Com tanta electrónica, não dispor da possibilidade de verificar o consumo é uma falha)
- Tem ajuste das manetas dos travões
(isto não foi salientado na conclusão do teste mas é algo que a maioria das motas não têm e há quem isso faça falta)
- Só tem CBS (Travagem Combinada)
(a ausência de ABS vai penalizá-la face à concorrência, aliás a Kymco costuma utilizar uma boa marca, a Bosh)
- Não percebi qual era a marca dos pneus (suponho que serão da compatriota "Maxxis")
O preço (3.499 € em França) é interessante, apesar de não ter ABS.
Para se ter uma noção, por cá, de gama idêntica, temos:
Sym GTS125 ABS/S&S, 4199€ (sem ABS, 3.799€);
Honda Forza 125 (ABS), 4.790 €;
Suzuki Burgman (ABS) 3.599€ (sem ABS, 3.199€)
Yamaha XMax (ABS) 4.395,00 €
Aqui está uma proposta que poderia ser levada em conta para quem se inicia nas 125, ou quem quer mudar para algo mais "encorpado". A Kymco é uma marca que pauta pela excelente relação preço/qualidade, em termos de pós-venda não é raro encontrá-la em alguns concessionários que também representam a Honda.
Infelizmente, olhando a tradição do importador nacional, "amanhá não será a véspera do dia" em que será colocada à venda.