O DCT, tal como qualquer automatismo, subtrai potência às motos e pode não ser desprezável. Se a diferença é utilizada efectivamente, isso já é outra questão.No caso do automatismo semelhante da VW/Audi há cerca de 13% de penalização real de consumos:http://www.caradvice.com.au/297289/volkswagen-golf-gti-gearbox-comparison-manual-v-dsg/Há também vários gráficos de dinamómetro, mas estou agora um pouco ocupado (depois ponho).Aqui vão algumas respostas oficiais e um dino:http://www.bimmerboost.com/showthread.php?2641-E92-E9X-M3-Drivetrain-Losses-Explained-DCT-%28dual-clutch-transmission%29-vs-ManualNa Honda VFR1200 há uma diferença de 14 cavalos salvo-erro. Vou ter de encontrar os gráficos.Tal como afirmei, não há bela sem senão.
Exactamente! São iguais, como era de esperar. Obrigado.
Nos carros em geral é sabido que os modelos automáticos gastam mais e têm menos velocidade de ponta mas ainda não li nada que demonstre que se passa o mesmo com as motas Honda com DCT, a nível de consumos a marca anuncia os mesmos valores que a versão manual, sobre a velocidade final não sei se perde algo mas no arranque e face à eficácia do automatismo é normal que se consiga melhores valores, mas apenas porque não há margem de erro humano, se alguém for tão eficaz a trocar mudanças quanto o sistema automático vai obter valores iguais nos 0 aos 100km/h por exemplo.
Um DCT nao é uma caixa automatica classica.Um DCT é uma caixa manual onde existem 2 embraiagens, estando os carretos assentes em 2 veios, sendo actuadados atraves de um sistema electo-pneumatico.
Exactamente. A questão é que não há humano que consiga meter mudanças com a rapidez do DCT. Nem mesmo com quick shift.
Não vejo relação da tua explicação com a minha exposição.
Nos carros em geral é sabido que os modelos automáticos gastam mais e têm menos velocidade de ponta mas ainda não li nada que demonstre que se passa o mesmo com as motas Honda com DCT
No caso da Integra até podem ser iguais, contudo em regra os sistemas DCT sao mais eficientes face as versões de caixa manual o que os leva a conseguir um ligeiro melhor consumo e por consequência melhores valores nos testes de emissões, o que devido as pressões ecologicas e à indexacao (ou isenção) da carga fiscal num veiculo à sua pegada de CO2 (bastante importante para os compradores "bulk" para frotas) tem levando a maioria dos fabricantes a abandonarem as versões manuais.Comparando um DCT a uma caixa automatica "classica", entao aí existe um grande fosso, nao só em termos de performance, como em termos de necessidades de manutencao, de consumo e de emissoes
tparracho afinal vem com suporte de matrícula 😂😂😂😂
Existe um elefante na sala que não vale a pena mencionar. O nome acaba em "09".
O Elefante paga muito mais de IUC e gasta quase o dobro do combustível. É um elefante para outro tipo de donos, portanto não tem nada a ver com isto.
Pois, tens razão, mas também há a MT-07.Não gosto de falar do que tenho, mas na minha biffer (é a de 79kW) gasto em média 6.1 l/100km sem quaisquer cuidados de poupança (como se pode observar no diário de bordo).Com cuidados a conduzir fica sempre abaixo dos 5 l/100km. Já fiz com pendura 4.1 salvo-erro. O Sapiens21 é testemunha.Portanto, é provável que uma MT-09 conduzida à mesma velocidade que a NC-750 fique muito próxima em termos de consumo.E então a MT-07 nem se fala.Para além disso, eu como cliente Honda aborrece-me que estejam sempre a alterar os modelos mais populares.Há quanto tempo não mudam a Pan-European, a Deauville ou a CB1000R? Para mim é clara a estratégia.