Autor Tópico: C-ME: desafio aos Makers nacionais  (Lida 5363 vezes)

antonio-rodrigues

  • Visitante
C-ME: desafio aos Makers nacionais
« em: 20 de Outubro de 2015, 08:54 »
Caros,

Para quem quiser acompanhar ou contribuir, lancei um desafio no fórum do blog de tecnologia para o qual contribuo com regularidade.

Vamos ver onde a(s) comunidades(s) nos levam a partir de uma ideia destas  _pensador_

C-ME: desafio aos Makers de serviço:
https://groups.google.com/d/msg/aberto-ate-de-madrugada/0510YtuK1tU/V2DPpJD4AwAJ

A ideia é obter algo deste género, mas mais tecnológico (wireless, conectado à mota).


up the irons! \,,/



[Edit] Como o tópico no Google Groups exige login no sistema, copiei o conteúdo para aqui, de modo a que percebam a ideia tal como foi apresentada.

----------- Cópia do texto colocado no Google Groups -----------
Aproveitando o lançamento do Intel Curie orientado a wearables, venho propor um desafio aos Makers de serviço...

Codename:
C-ME

Contexto:
Sendo utilizador de scooter, e tendo já abordado este assunto com alguns colegas com scooters e motos tradicionais, a opinião geral é que o sistema de sinaléctica nas motos é algo curta. Piscas muito juntos, de pouca intensidade, e pode com certeza ser melhorada. Curiosamente, não tem havido muito trabalho em torno deste tema - só há pouco tempo foi registada a patente para sinais LED embutidos em casacos(!).

Na net encontram-se alguns projectos, alguns até já em fase de comercialização, mas os que encontrei a meu ver têm uma falha: baseiam-se no modelo de "casaco com LEDs embutidos". O que é bastante limitador. Primeiro porque os casacos comercializados com esse sistema são bastante dispendiosos; segundo, porque o sistema obriga o motard a adquirir / trocar de casaco - quer goste daquele modelo ou não...

Aparte dos projectos em crowdfunding que já existam, julgo que seria um bom desafio.


Ideia?
Criar um dispositivo baseado em conjuntos ou fitas LED, portátil, para uso imediato e que permite elevar uns patamares a segurança passiva do piloto, através de sinaléctica nas costas / ombros muito mais elevada, visível e de percepção fácil & directa pelos outros condutores. O dispositivo deve ficar de algum modo sincronizado com as ações do piloto em tempo real (travar / sinalização de mudança direcção), via Bluetooth (WiFi?).

Deve ser versátil e de múltipla utilização.
Por exemplo, um sistema de "tiras" semelhantes às alças de uma mochila normal, cruzadas, com uma área central que permita alojar bateria + chip Bluetooth(?), pensada para ser ajustável em comprimento mas também em adicionar/remover "tiras" consoante a necessidade de expansão da funcionalidade - usar por cima de uma mochila, por exemplo.

Desafio(s)?
Perceber o nível de compatibilização que se poderá alcançar com as manetes de travões e sinalização de mudança direcção. Não devem existir muitas variantes, mas obviamente de nada serve um sistema destes que apenas seja compatível com 1 ou 2 modelos...

Em seguida, desenhar um sistema que seja "fácil" de montar - ainda que seja necessária intervenção de um técnico / electricista, para ligações consistentes a bateria, relés, etc.

Em segunda (ou terceira/quarta/....) fases, olhar para o estilo da coisa e tentar fazer diferente: pelo menos, que não seja tão grosseiro ou com aspecto tão desleixado / arcaico, como alguns exemplos que tenho visto. Como os olhos também comem, captar o interesse dos endusers também passa por ai ;)


Confesso que já estive quase, mas com tanta coisa a acontecer aqui para os meus lados, não tenho espaço para... :\

O que acham?
Alguém com vontade em pegar nisto?
Ou acham que é uma ideia descabida, já existem 50.000, nunca usaria........ deixem as vossas opiniões.

--------------------------------------------------------------------
« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 10:04 por antonio-rodrigues »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #1 em: 20 de Outubro de 2015, 12:36 »
Boas,
Percebo perfeitamente a necessidade deste tipo de dispositivos para os utilizadores de bicicleta, aliás o sistema da foto é mesmo para esse tipo de utilização, agora para os utilizadores de mota/scooter e como estas dispõe de alguma sinalização fico com algumas dúvidas e deixo algumas perguntas:

- O potencial universo de utilizadores de mota/scooter veria tal sistema como mais um gadget ou algo fundamental?
- Um sistema destes teria obviamente um custo considerável, qual seria o "target price" de algo deste género não esquecendo que não é apenas aquilo que se coloca no casaco mas ainda uma unidade a instalar na mota.
- Como aconteceu em tempos com o 3º stop nos carros, existe algum tipo de legislação que impeça a utilização deste tipo de acessórios?

Cumps
Piedade

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #2 em: 20 de Outubro de 2015, 13:33 »
Olá Piedade,

Levantas questões bem pertinentes!

Esta ideia não passa para já disso mesmo, uma ideia. Que surgiu por acaso e tendo-em deparado com projectos na net semelhantes. Achei interessante, e um bom exercício para os Makers  _pol_

- O potencial universo de utilizadores de mota/scooter veria tal sistema como mais um gadget ou algo fundamental?
Depende.

Sistema acessório se for para usar apenas em determinado contexto: por exemplo, um utilizador que faz sempre 90% das vezes AE, mas nas sextas feiras tem que cicular durante 3h no transito caótico em hora de ponta.

Sistema fundamental para quem circula o dia inteiro no meio do transito e leva a segurança a sério - e qualquer sistema que amplie essa segurança é bem-vindo.

- Um sistema destes teria obviamente um custo considerável, qual seria o "target price" de algo deste género não esquecendo que não é apenas aquilo que se coloca no casaco mas ainda uma unidade a instalar na mota.
Isso ainda não foi analisado. Tendo em conta que será necessário um sistema controller + wireless, tipo Arduino ou RaspberryPi ou o novo Intel Curie ($30), a parte de tecido da coisa, mais as fitas LED não ficará abaixo dos 60/70 EUr, direi eu assim por alto. Há que juntar a isso o custo de instalação, desconhecido.
A parte comercial ainda nem sequer foi equacionada, lancei o desafio para perceber como poderá evoluir e até que ponto a coisa seria possível massificar ou não.

- Como aconteceu em tempos com o 3º stop nos carros, existe algum tipo de legislação que impeça a utilização deste tipo de acessórios?
Boa questão  _pensador_
Alguém tem conhecimento sobre essa matéria?
Não me ocorreu, e não faço ideia se há algum tipo de impedimento a que possamos usar sinalizadores luminosos além dos que fazem parte do veículo... se for proibido, então a coisa acaba por aqui  _reg_

Obrigado pelo contributo  _pol_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #3 em: 20 de Outubro de 2015, 18:25 »
Percebi, parece-me uma boa ideia que necessita de ser mais trabalhada mas é interessante. 

Citar
... um bom exercício para os Makers  _pol_

Não me considerando eu um Maker mas mais um Developer, já deixei de fazer exercício faz algum tempo e não penso em retomar (pelo menos deste tipo) _lol_

Como disse anteriormente a ideia parece interessante.  Tecnicamente é exequível, com um risco baixo, mas acho que nesta fase o principal seria mesmo perceber se o mercado alvo está receptivo e sentiria a necessidade de assimilar este tipo de produto/solução ... como lhe quiserem chamar.

Se não houverem objecções por parte do CPM, porque não colocar aqui um questionário? Não somos assim tão poucos e poderias ficar com uma ideia mais bem formada sobre a potencial receptividade a um equipamento destes... e assim sentires-te mais confiante para alavancar a ideia. 
 
Segundo percebi, tudo isto se configura como um pequeno projecto e não como um trabalho de bricolage... e se tratado da primeira forma existem "ferramentas"  adequadas para te ajudar neste tipo de cenário.

Estou-me agora a lembrar por exemplo de alguns pequenos projectos e produtos que passaram pelo "shark tank - Pt".   

Abraço,
Piedade
« Última modificação: 20 de Outubro de 2015, 18:27 por piedade »

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2015, 09:53 »
Piedade, temos que combinar um cafézito um dia destes  _pol_

Vou adicionar a pool.
Tal como referes, vale a pena tomar o pulso à coisa e perceber se há real interesse em algo do género.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2015, 13:22 »
Boas Companheiros,
Eu estou a trabalhar em algo similar.
Não é para o casaco nem para vestir por cima porque acho alterações ao casaco não é boa ideia. É numa mochila onde está um powerbank que alimenta o receptor. O emissor estará escondido de dentro da caixa do stop traseira fonte tenho a alimentação da presença e o sinal do travão e piscas de cada lado.

Nada de arduinos caros ou variações complicadas, são tipo flora, micros ou trinkets a cerca de 3 euros cada. Bluetooth, WiFi são caras, mas para isto ou RF ou esp86 a cerca de 1 ou 2 euros são mais que suficientes.
Falta o módulo GPS porque ja que estou a fazer a coisa faço um logger para ver no maps, tenho outra idea aqui que pode ainda ficar melhor mas será uma segunda faze, de resto tenho tudo de outros projectos e os switch mecânicos de inclinação já chegaram, tenho placas acelarometro que vou utilizar para o travão porquê quero que acenda menos brilhante quando estou a abrandar e no top quando aperto o travão.

Para a luz tenho LEDs, fitas, Individual e El Wire que acho que fica muito bem para os travões em especial.

Isto começou antes do verão mas como ainda não parei em casa pois mais se arrastando.

Procurem mochila para motociclistas na NET e encontram projectos parecidos. Nada disto é novo mas como cada um pode fazer à sua medida pode ficar engraçado.

Boas curvas e nos projectos!

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2015, 14:10 »
Temos de ver depois esse projecto, Cross.  _palmas_ _pol_ _pol_

É coisa para ir fazendo sem pressas, ou em poucos dias tens isso pronto?  :)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2015, 14:22 »
Ora é mesmo esse espírito que procuro neste desafio  _pol_

O meu "problema" divide-se em dois.

Primeiro, a falta de tempo para esse e mais uns quantos projectos de Apps/Sites que vão sendo adiados ad eternum...

Como referiu o companheiro Piedade, já não me vejo a regressar a esses "exercícios"  _lol_

Segundo, porque mencionaste uma série de coisas que nem faço ideia de como funcionam nem como aplicar, quanto mais ter capacidade de decidir se são ou não adequadas ao projecto  _Rolley_

Daí ter lançado o desafio à comunidade de makers.

No limite, podíamos aproveitar a coisa e juntar os projectos  _pensador_

A limitação(?) que vejo na tua variante é a necessidade de ter que usar obrigatoriamente uma mochila.
Quando pensei na possibilidade de umas "tiras" como se vê na foto, tem precisamente a ver com o facto de querer obter uma coisa independente, práctica e muito fácil de colocar/remover/arrumar. Isso levou à ideia de um dispositivo de usar por cima do casaco ou no limite até acoplada ou por cima de uma mochila, se for necessário.

Vamos aguardar pelo resultado da votação durante uma ou duas semanas e tentar perceber a apetência por produtos deste tipo.

Quando tiveres evolução no teu projecto vai deixando aqui umas notas, para a malta ir acompanhando  _pt_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2015, 15:27 »
Boas,
Pelo menos já temos por cá mais companheiros que se juntaram a esta conversa.
Vejo ideias, projectos em curso e sabe-se lá ainda quantos mais vão aparecer.
Não vejo limitações mas sim oportunidades. Se houver interesse e disponibilidade para juntar esforços tanto melhor pois o resultado final será sem dúvida melhor.
Companheiro Rodrigues, no meu post anterior quando falava que isto me parecia assunto para um projecto de pequena  dimensão queria mesmo chegar a este ponto. Isto envolve ou melhor poderá envolver diversas áreas desde materiais a software/Apps. Com uma pequena equipa multidisciplinar em volta de um projecto comum julgo que se podem  criar coisas interessantes.
Citar
Vamos aguardar pelo resultado da votação durante uma ou duas semanas e tentar perceber a apetência por produtos deste tipo.

Quanto a isto 100% de acordo!

Abraço
Piedade

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2015, 15:32 »

Isto começou antes do verão mas como ainda não parei em casa pois mais se arrastando.


Companheiro, este seu comentário faz-me lembrar de um certo projecto "cruise-control" que ficou aqui na gaveta já lá vai algum tempo  _Rolley_

Abr,
Piedade

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2015, 15:48 »
Pois, isto de ideias e projectos tem estes "senãos": ou falta tempo, ou falta t$mp$  _lol_
Já tenho o tracker GPS na gaveta há uma semana, e ainda nem lhe meti o SIM para testar sequer...  _corado_

No que puder contribuir com ideias & sugestões estou cá, para meter as mão na massa já será mais complicado.

Ainda há pouco sugeriram activar a sinalização via sensor no capacete(?) com um inclinar a cabeça para o lado que se pretende virar. Pouco ortodoxo, e à partida deve requerer alguma habituação.

Mas por vezes destas ideias malucas surgem outras que combinadas dão resultados surpreendentes  _convivio_


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #11 em: 22 de Outubro de 2015, 00:13 »
Companheiro, este seu comentário faz-me lembrar de um certo projecto "cruise-control" que ficou aqui na gaveta já lá vai algum tempo  _Rolley_

Abr,
Piedade
Pois entendo bem o porquê porque afinal passa se o mesmo comigo.
Não há tempo para tudo e confesso que tenho preferido ir dar uma voltas quando posso e o tempo está bom do que ficar em casa...

Agora quando estiver a chover e apetecer menos sair pois pode ser que encontre tempo mas como o trabalho também aperta no final do ano... Vamos ver. De qualquer modo também acho que todas as ideias sempre são boas!

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #12 em: 22 de Outubro de 2015, 00:20 »
Temos de ver depois esse projecto, Cross.  _palmas_ _pol_ _pol_

É coisa para ir fazendo sem pressas, ou em poucos dias tens isso pronto?  :)
Boas Sapiens,
Infelizmente :'( é para se ir fazendo...

Tivesse eu tempo! Mas passo a passo!
 ;)


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: C-ME: desafio aos Makers nacionais
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2015, 00:37 »


Pois, isto de ideias e projectos tem estes "senãos": ou falta tempo, ou falta t$mp$  _lol_
Já tenho o tracker GPS na gaveta há uma semana, e ainda nem lhe meti o SIM para testar sequer...  _corado_

No que puder contribuir com ideias & sugestões estou cá, para meter as mão na massa já será mais complicado.

Ainda há pouco sugeriram activar a sinalização via sensor no capacete(?) com um inclinar a cabeça para o lado que se pretende virar. Pouco ortodoxo, e à partida deve requerer alguma habituação.

Mas por vezes destas ideias malucas surgem outras que combinadas dão resultados surpreendentes  _convivio_

Boas,
Sim claro tudo a bom tempo e medida!

Sobre ser para a mochila parece uma boa solução no geral para protótipo. Neste tipo de projectos depois da primeira versão é que aprendemos e alterações e melhoramentos não vai faltar.
Utilizar o capacete e ter dois micro switch no ombro um de cada lado protegido com massa-borracha e clicar para piscar já foi feito, tens que se andar a abanar a cabeça para ligar e desligar assim como debaixo do braço.

Todas as ideias são bem vindas!

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk