Autor Tópico: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!  (Lida 23681 vezes)

El_Bento

  • Visitante
Re: CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA TEM MAIS ENCANTO NA FAIXA DO BUS
« Responder #25 em: 14 de Outubro de 2015, 14:27 »
Boa info, Odivelas! ;)
 _convivio_

odivelas

  • Visitante
Re: CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA TEM MAIS ENCANTO NA FAIXA DO BUS
« Responder #26 em: 14 de Outubro de 2015, 14:47 »
 _pol_ _convivio_

Cumps,
Odivelas

odivelas

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA TEM MAIS ENCANTO NA FAIXA DO BUS
« Responder #27 em: 14 de Outubro de 2015, 15:05 »
Viva,
Alterei o Título do tópico para [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!...
Isto para que não haja duvidas que a notícia que anda a circular na net (especialmente em blogs de motociclismo e no Facebook) ainda não está aprovada e por isso não é ainda possível, legalmente, circular pela faixa do BUS.

Está quase... mas falta o "quase"...

Cumps,
Odivelas
« Última modificação: 14 de Outubro de 2015, 15:06 por odivelas »

jotapê

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #28 em: 14 de Outubro de 2015, 15:40 »
A circulação na faixa do BUS não é permitida mas é tolerada .... coisas diferentes!


Embora este ano note uma agressividade maior dos taxistas, encostam-se ao maximo, quando veêm uma mota a aproximar-se pelo espelho encostam-se ao lado para não deixar passar... enfim civismo no seu melhor!

De forma geral noto cada vez menos civismo nos condutores em geral então quando chove... :(
Já apanhei condutores na avenida da republica que se dão ao trabalho de baixar o vidro e dizerem-me que se eles estão parados eu também fico. há dias em que esqueço poiso sono é demasiado, outros onde ultrapasso e depois circulo a 20 a hora , alguns aprendem e pedem desculpa outros querem bater e alguns aceleram para desaparecer.




Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #29 em: 14 de Outubro de 2015, 16:03 »
Essa dos taxistas é geral, tenho sempre o dobro do cuidado com esses "artistas"  _thumbdown_ mas esse comportamento já o via quando circulo de carro. Imagino a frustração deles passarem parte da vida nas filas de transito e verem passar por eles uns "bacanos" sempre a circular, sem problemas de transito.
A bílis deve ferver lá dentro  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ só isso já merece a nossa compreensão  _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

madds

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #30 em: 14 de Outubro de 2015, 16:07 »
Pela minha experiência é um pau de 2 bicos.

Como moro no Porto já andei dezenas de vezes na faixa do bus e detectei os seguintes problemas:

- ficar parado atrás de autocarros e outros - na maior parte do seu curso as faixas bus são de linha contínua e para ultrapassar um autocarro, um carro em descarga ou outros obstáculos temos de pisar o traço.
- Semáforos? - é um bocado estranho passarmos o semáforo verde para bus.
- fim de faixa bus - algumas faixas convergem com as faixas "normais" e aí perdemos a prioridade ao reentrar na faixa de rodagem.
- peões distraídos - enquanto não for uma medida mais divulgada os peões vão olhar para nós ao longe e pensar que nos vamos desviar. Já me aconteceu alguns atravessarem-se à minha frente e ficarem com cara de indignados por eu estar naquela faixa.



Ainda não fui alvo de más atitudes por parte de nenhuns utilizadores da faixa bus, sejam taxistas ou condutores bus. Não se esqueçam que um utilizador de mota que não tenha carro é um possível utilizador de táxi quando necessitamos de andar com mais gente, por isso faz sentido que sejam benevolentes com os motards.

Somos beneficiados com esta possível mudança no código, mas sinceramente não a uso tanto quanto pensei que ia usar.
O transito do Porto é diferente do de Lisboa. Se em Lisboa é normal fazer um percurso de poucos kms em mais de uma hora, aqui pelo Porto é uma escala mais reduzida.

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #31 em: 14 de Outubro de 2015, 16:29 »
 Boas em relação aos nossos amigos taxistas eu da minha parte só tenho a dizer bem, ou tenho sorte ou voçes teem azar.
Até na faixa do Bus tenho sido facilitado.
Agora era giro eles despacharem-se com esta disposição camararia
 scooter_ scooter_ _convivio_
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

jotapê

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #32 em: 14 de Outubro de 2015, 18:16 »
Boas em relação aos nossos amigos taxistas eu da minha parte só tenho a dizer bem, ou tenho sorte ou voçes teem azar.
Até na faixa do Bus tenho sido facilitado.
Agora era giro eles despacharem-se com esta disposição camararia
 scooter_ scooter_ _convivio_


se cada motociclista enviasse um email para a CML e eles vissem o possivel nicho de eleitores isto arrancava mais depressa!!!

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #33 em: 14 de Outubro de 2015, 18:31 »
Mas alguém já foi multado por circular de moto no bus? Pergunto isto porque eu por cá no Porto sempre usei a via do bus mesmo antes da legislação ter sido aprovada e nunca me multaram por isso. Pode ter sido sorte mas o que me pareceu sempre foi que as autoridades sempre fizeram de conta que não viam, afinal, é a coisa mais lógica de acontecer e nunca vi nenhum moto a impedir a passagem de táxis ou autocarros. Cá pelo porto, quando a lei foi aprovada lá vieram os taxistas reclamar que estava errado e que o número de acidentes iam aumentar e blábláblá. Sabem o que aconteceu? Que eu saiba zero acidentes devido a motos circularem no corredor de bus e continuamos a fazer o que já se fazia mas desta vez dentro do código da estrada.

odivelas

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #34 em: 14 de Outubro de 2015, 22:18 »

se cada motociclista enviasse um email para a CML e eles vissem o possivel nicho de eleitores isto arrancava mais depressa!!!

Ora nem mais...

Da minha parte tá feito. Aqui neste post alguem disse que ia enviar... eu enviei logo! So assim conseguimos alguma coisa...

Cumps,
Odivelas

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #35 em: 14 de Outubro de 2015, 22:57 »
Ora nem mais...

Da minha parte tá feito. Aqui neste post alguem disse que ia enviar... eu enviei logo! So assim conseguimos alguma coisa...

Cumps,
Odivelas

Qual foi o email para onde enviaste?

Tenho 2 contas de email....vão seguir 2 emails..... mais o da Maria..... passa a 3....
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

odivelas

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #36 em: 15 de Outubro de 2015, 09:38 »
Qual foi o email para onde enviaste?

Tenho 2 contas de email....vão seguir 2 emails..... mais o da Maria..... passa a 3....

Viva,

toffy aqui fica:
dmmt.dagpm@cm-lisboa.pt

Cumps,
Odivelas

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #37 em: 15 de Outubro de 2015, 22:17 »
Viva,

toffy aqui fica:
dmmt.dagpm@cm-lisboa.pt

Cumps,
Odivelas

Obrigado.... vai seguir
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline Nove Mil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2019
  • Mensagens: 69
  • Localidade: Loures
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #38 em: 15 de Outubro de 2015, 22:44 »
Boa noite,

Gostava apenas de dizer que, talvez inspirado por este tópico, hoje pela primeira vez fiz a Gago Coutinho quase toda pela faixa do bus. Ao fim do dia. Não havia ninguém por lá e aproveitei!

Amanhã vou experimentar outra vez.


Um abraço,
9Thousand

odivelas

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #39 em: 15 de Outubro de 2015, 23:19 »
Boa noite,

Gostava apenas de dizer que, talvez inspirado por este tópico, hoje pela primeira vez fiz a Gago Coutinho quase toda pela faixa do bus. Ao fim do dia. Não havia ninguém por lá e aproveitei!

Amanhã vou experimentar outra vez.


Um abraço,
9Thousand

Eu faço sempre a Gago Coutinho de manha pelo BUS...
E a A1 ou Eixo Norte Sul pela berma (qd ha transito)...
Mas la ta... nao se pode...

Cumps,
Odivelas

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #40 em: 16 de Outubro de 2015, 10:39 »
Atenção que o facto de ser ilegal coloca-os nas mãos dos policias e a sua tolerância ( ou vontade de trabalhar :) ) o facto de nada acontecer nas viagens não quer dizer que uns meses depois não apareça uma cartinha lá em casa   _reg_ até porque a matricula está convenientemente atrás da mota  _policia_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

odivelas

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #41 em: 16 de Outubro de 2015, 11:05 »
Atenção que o facto de ser ilegal coloca-os nas mãos dos policias e a sua tolerância ( ou vontade de trabalhar :) ) o facto de nada acontecer nas viagens não quer dizer que uns meses depois não apareça uma cartinha lá em casa   _reg_ até porque a matricula está convenientemente atrás da mota  _policia_

Nem mais...
Eu por mim falo... arrisco um pouco... se aparecer a dita cuja a casa não posso reclamar...
Mas por acaso, tenho ideia que os Srs da Farda são um pouco compreensíveis com a malta das motas. Posso estar enganado, mas é o que me parece...
Eu qd faço estas coisas, vou sempre em 4 piscas e smp com velocidade moderada... ao menos vêm que vou ali com algum cuidado e com sinalização... mas claro que vale o que vale.

Cumps,
Odivelas.

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #42 em: 16 de Outubro de 2015, 11:22 »
Nem mais...
Eu por mim falo... arrisco um pouco... se aparecer a dita cuja a casa não posso reclamar...
Mas por acaso, tenho ideia que os Srs da Farda são um pouco compreensíveis com a malta das motas. Posso estar enganado, mas é o que me parece...
Eu qd faço estas coisas, vou sempre em 4 piscas e smp com velocidade moderada... ao menos vêm que vou ali com algum cuidado e com sinalização... mas claro que vale o que vale.

Cumps,
Odivelas.

A diferença é que, se fores na faixa do BUS, raramente te chateiam.
Já se te apanharem na berma, nas AE's, IC's, etc, não te perdoam...
Podes contar com a cartinha em casa, se não te pararem logo no momento. E não lhes interessa a velocidade moderada ou os 4 piscas.
Já houve aqui alguns exemplos disso, um deles o nosso saudoso companheiro Jorge Vaz.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 11:23 por Carlujo »
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

odivelas

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #43 em: 16 de Outubro de 2015, 11:26 »
A diferença é que, se fores na faixa do BUS, raramente te chateiam.
Já se te apanharem na berma, nas AE's, IC's, etc, não te perdoam...
Podes contar com a cartinha em casa, se não te pararem logo no momento. E não lhes interessa a velocidade moderada ou os 4 piscas.
Já houve aqui alguns exemplos disso, um deles o nosso saudoso companheiro Jorge Vaz.

Epaaaaaaa a serio?
Vou ter mais atenção então...
Hoje por acaso ao chegar a Praça de Espanha, por acaso passei por um carro da PSP de modos que quase pela berma... uiiiii a ver vamos...
Por acaso no Eixo Norte Sul é so motas na berma e qd a PSP está lá a malta desvia-se e até agr nada... A Sra Agente que volta e meia lá está vê mas passa-lhe ao "lado"... e por vezes até cumprimenta a malta...

Cumps,
Odivelas.
 

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #44 em: 16 de Outubro de 2015, 14:12 »
Nem mais...
Eu por mim falo... arrisco um pouco... se aparecer a dita cuja a casa não posso reclamar...
Mas por acaso, tenho ideia que os Srs da Farda são um pouco compreensíveis com a malta das motas. Posso estar enganado, mas é o que me parece...
Eu qd faço estas coisas, vou sempre em 4 piscas e smp com velocidade moderada... ao menos vêm que vou ali com algum cuidado e com sinalização... mas claro que vale o que vale.

Cumps,
Odivelas.
Foi mesmo na berma da A5 que apanhei uma bela multa. Mas depende muito dos sitios. No eixo NS já vi muitas vezes motas da psp com outras motas atras na berma. Depende da boa vontade / tolerância

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #45 em: 16 de Outubro de 2015, 16:03 »
A diferença é que, se fores na faixa do BUS, raramente te chateiam.
Já se te apanharem na berma, nas AE's, IC's, etc, não te perdoam...
Podes contar com a cartinha em casa, se não te pararem logo no momento. E não lhes interessa a velocidade moderada ou os 4 piscas.
Já houve aqui alguns exemplos disso, um deles o nosso saudoso companheiro Jorge Vaz.


Tenho de discordar.

A forma de condução conta muito. Devido à empresa que trabalho que tem "proximidade" à PSP de Lisboa posso afirmar tal.
Os policias de transito devido à localização da esquadra que estão afectos, almoçam muitas vezes nos refeitórios da minha empresa e é normal falar com eles, especialmente com com os que se deslocam de moto pois adoro as histórias que contam do seu dia a dia.
E segundo os mesmos, por norma tapam os olhos excepto aos "campeões" que nunca os perdoam.
Mas por vezes, tem acções de controlo de determinadas atitudes e geralmente nesses casos são acompanhados por superiores pelo que aí não podem tapar os olhos.
Mas claro, como em todas as profissões, há vários tipos de atitudes e nem sempre se está com mesma disposição. São um conjunto de coisas que podem fazer haver multa ou não.
Eu, na ic19 parada só ando pela berma pois no meio dos carros já fui atirado ao chão o que para além do corpo com mazelas, resulta sempre com os seguros a atribuir 50% de culpa a ambos intervenientes (se não existirem mais).
Assim sendo, vou continuar a optar pela berma mesmo que isso possa resultar numa multa e suas consequências pois acho qu compensam bem a nível de segurança. Além isso, vou sempre devagar, de olhos abertos e sempre que vejo policia na berma, esquivo-me para dentro da via. Por norma estão sempre nos mesmos lugares mas vou sempre com atitude que podem estar logo ali à frente.
Sei que não é exemplo para ninguém, sendo apenas a minha opção e já lá vão quase 16 anos de ic19 (no meu caso e 10 no da minha mulher) e até hoje nunca nos tocou nada.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

odivelas

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #46 em: 16 de Outubro de 2015, 17:09 »
pois eu de facto a atitude de ir pela berma é mais por precaução... acho muito mais perigoso ir no meio dos enlatados que so nao respeitam como ainda ha os indecisos que andam smp de faixa em faixa... sei que é proíbido andar na berma mas por outro ld qd tirei a carta smp me ensinaram a tomar a atitude defensiva e por isso precavenho-me e vou pela berma e smp de 4 piscas e claro bem mais devagar que em faixa sem transito.
olha a ver vamos...

Cumps,
Odivelas

Enviado do meu Galaxy S5.


antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #47 em: 16 de Outubro de 2015, 21:10 »
Pela berma ainda não andei, quando se proporcionar na altura irei avaliar se o risco é maior pela berma mediante as alternativas. Lá está, é avaliar se é preferível a circular no meio dos enlatados ou arriscar a dolorosa mas ir mais seguro pela berma.

Já no BUS ando com frequência sempre que se justifica e a ritmo mais moderado/cuidadoso.

Nine Thousand, é sempre a dar-lhe  _pol_

Offline Nove Mil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2019
  • Mensagens: 69
  • Localidade: Loures
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: [ALERTA] CIRCULAR DE MOTO EM LISBOA NO BUS - AINDA NÃO É LEGAL!
« Responder #48 em: 16 de Outubro de 2015, 22:37 »
Sim António Rodrigues, hoje estava tudo parado na subida para o relógio. Olhei cá de trás e vi muitos enlatados encostados e pouco espaço para furar. Adivinha qual foi a primeira coisa que me ocorreu. Exacto: toca a entrar na faixa do bus.

Estou a gostar desta ideia mesmo sem a aprovação da assembleia municipal.


Um abraço e bom fim de semana,
9Thousand