Autor Tópico: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v  (Lida 11452 vezes)

Luis Marques

  • Visitante
Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« em: 27 de Setembro de 2015, 01:25 »
Olá pessoal,
Recentemente adquiri uma Piaggio Fly 125 3v que tem actualmente 1400 KM mas desde os 350 que detetei uma fuga de óleo do motor por um parafuso perto do carter que suja de óleo e tenho de andar sempre a limpar, se não pinga mesmo no chão.
Alguém sabe onde é o respiro do motor do cárter?
 Já me queixei no stand onde comprei, tanto na primeira revisão como já depois aos 1300 km mas disseram que é normal e que é a condensação de óleo e sai pelo dito parafuso ( são dois parafusos debaixo do motor mas só sai por um que fica mais ou menos no meio do motor), ora um motor com esta quilometragem acho muito estranho.
Ao fim de 2 semanas parada e depois de fazerem cerca de 35 km disseram que estava resolvido, mas não, continua na mesma e vou voltar ao ataque.
No sitio desses dois parafusos (parece que os retiraram) encheram com silicone os buracos e disseram que estava resolvido, o que acho estranho a resolução, disseram ao que parece após falarem com a marca que se podiam tapar.
Alguém sabe de um problema semelhante com este motor?
Outro facto que parece estranho é que o motor parece que tem óleo a mais ( na vareta esta cerca de 2 mm acima do máximo) e andou assim até á primeira revisão, e por indicação minha disseram que realmente estava um pouco acima.
Será que tem óleo a mais e o motor retira-o para fora através do dito "buraco" do parafuso?
Agradeço ideias para tentar resolver o problema.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #1 em: 27 de Setembro de 2015, 01:44 »
Por lei o teu veículo não pode derramar nenhum líquido poluente para a via pública. Isto deve responder a algumas dúvidas. Nenhum motor com 1400km tem fugas de óleo.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2015, 10:21 »
Olá pessoal,
Recentemente adquiri uma Piaggio Fly 125 3v que tem actualmente 1400 KM mas desde os 350 que detetei uma fuga de óleo do motor por um parafuso perto do carter que suja de óleo e tenho de andar sempre a limpar, se não pinga mesmo no chão.
Alguém sabe onde é o respiro do motor do cárter?
 Já me queixei no stand onde comprei, tanto na primeira revisão como já depois aos 1300 km mas disseram que é normal e que é a condensação de óleo e sai pelo dito parafuso ( são dois parafusos debaixo do motor mas só sai por um que fica mais ou menos no meio do motor), ora um motor com esta quilometragem acho muito estranho.
Ao fim de 2 semanas parada e depois de fazerem cerca de 35 km disseram que estava resolvido, mas não, continua na mesma e vou voltar ao ataque.
No sitio desses dois parafusos (parece que os retiraram) encheram com silicone os buracos e disseram que estava resolvido, o que acho estranho a resolução, disseram ao que parece após falarem com a marca que se podiam tapar.
Alguém sabe de um problema semelhante com este motor?
Outro facto que parece estranho é que o motor parece que tem óleo a mais ( na vareta esta cerca de 2 mm acima do máximo) e andou assim até á primeira revisão, e por indicação minha disseram que realmente estava um pouco acima.
Será que tem óleo a mais e o motor retira-o para fora através do dito "buraco" do parafuso?
Agradeço ideias para tentar resolver o problema.

Companheiro, sem dúvida que tens aí um problema que deves resolver.
Não sei onde fica o respiro do cárter nem tu tens de saber, só se for por curiosidade.
Parafusos no cárter, poderá ser o dreno??? E, caso seja, não ter a anilha vedante ou está estar com defeito? Não sei... Ou tem origem de outro lado e acaba por escorrer junto desse parafuso?
Andar com óleo acima do nível pode ser prejudicial para o motor, devido ao aumento do líquido o óleo pode ir parar a zonas onde não é suposto entrar ou a maior pressão e forçar alguns retentores levando à sua deterioração.
Quanto à solução da oficina parece uma coisa muito imaginativa, digna de uma oficina de curiosos.
Talvez devesses consultar outra oficina, ainda para mais estando na garantia.
Definitivamente não há motivo para essa perda de óleo num motor novo.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 10:41 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #3 em: 27 de Setembro de 2015, 10:38 »
Companheiro não costumo tirar conclusões de forma precipitada mas no teu caso posso dizer que os mecânicos que te disseram isso são uns valentes aldrabões e ponto final! O respiro de motor que as scooters têm está junto à caixa do filtro de ar. É uma pequena peça de borracha geralmente transparente presa com uma abraçadeira e que deve ser esvaziada de tempos a tempos. Pelo que me contas, ao colocarem óleo a mais no motor, colocaram todo o motor numa pressão extrema que leva a ceder na zona mais fraca, que pode ser uma junta (tipo tampa das válvulas) ou no teu caso um parafuso na zona do cárter. Colocar silicone nesse parafuso é de tal forma "abadalhocado" que nem sei descrever esse procedimento mecânico!!!! Se fosse a ti apresentava queixa no livro de reclamações e enviava já na próxima semana uma carta à piaggio portuguesa e internacional a expor a situação e espero sinceramente que esse motor não tenha sofrido danos sérios porque numa moto com 1400km e ainda super fiável como são esses novos motores 3v é uma tristeza esse tipo de serviço. Leva já a moto a outro representante da marca ou retira já em casa o óleo a mais antes de andares com a moto!!!!

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #4 em: 29 de Setembro de 2015, 00:13 »
vai la e pede o livro de reclamações vais ver se a fuga não desaparece a minha X7 conta com 34000 km´s e não suja nem pinga óleo isso deve de ser defeito de fabrico.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

interceptor

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #5 em: 29 de Setembro de 2015, 07:54 »
Quase de certeza que tem a rosca do cárter moída.

Sérgio Gonçalves78

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #6 em: 29 de Setembro de 2015, 11:52 »
A assistência Piaggio no seu melhor... para eles ate pode estar a cair o motor que é normal.. só para não se chatearem  com a garantia

Luis Marques

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #7 em: 29 de Setembro de 2015, 23:19 »
Olá pessoal novamente, após falar com o stand onde comprei a scooter disseram que iam falar com a marca para tentar resolver a situação e de como se pode resolver. Disseram que vão ter uma scooter igual  para uma revisao e iam ver se a situação é a mesma, estou convencido que não mas vou esperar esta semana até ter noticias. Estou convencido que deve ser defeito de fabrico, vou ver qual a solução que vão dar.
Outro facto estranho que só agora notei é que o bloco tem escrito debaixo do cárter uns números escritos a marcador, já tive varias motas e nunca vi aquilo. Facto muito estranho.
Assim que tiver noticias dando aqui no fórum.
Um abraço a todos.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #8 em: 30 de Setembro de 2015, 00:24 »
Caro Luis Marques, podes dicer em que stand / oficina estás a ir com a moto?
Atenção aos radares! Eles andem aí!

JViegas

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #9 em: 30 de Setembro de 2015, 10:24 »
Companheiro. Não percebo nada mas mesmo nada de mecânica. No entanto a colocação de silicone em buracos onde estão parafusos que apertam uma peça metálica que contém óleo, não acho normal.

Uma mota com 1400 km em que frequentemente tenha que andar a limpar óleo que escorre do motor, também não acho normal.

Sugiro levar a scooter a outra oficina e que seja representante da marca, nem que para isso tenhas que fazer mais kms.

Boa sorte e vai atualizando.


Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #10 em: 04 de Outubro de 2015, 12:12 »
Pingar oleo não é normal de certeza.... Novidades?
_fcp_
 

Offline Arlindobar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Maia
  • Marca: PIAGGIO
  • Modelo: BEVERLY 350 ST ABS/ASR
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #11 em: 07 de Outubro de 2015, 11:55 »
Luís Marques,
Sou proprietário de uma liberty com o mesmo motor e nunca tive qualquer problema de motor. Oléo a pingar, só para dentro do motor.  _corado_
Pelo que percebo,  a tua foi comprada num stand que nada tem a ver com a marca. Como ainda está em garantia, leva-a a um concessionário da marca, pois qualquer intervenção pode anular a garantia. E pelos relatos  _Zang_  _Zang_ já os tinha mandado á fava. Sucateiros  _martelada_
De 09/2014 a 01/2017 - Piaggio Liberty 125 3V - 0 Km - 22289 Km.
De 02/2017 a 04/2018 - Piaggio Medley125 - 4425 Km a 17.200 Km.
De 04/2018 a .... - Piaggio BEVERLY 350 ST ABS/ASR - 7030Km a ...
" Vida boa não me abandones"

Luis Marques

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2015, 23:29 »
Olá pessoal,
A moto esta novamente na reparação na oficina estou á espera de novidades, disseram que iam ver a razão da fuga de óleo.
A moto foi comprada nova e num stand que é representante da marca (Piaggio e outras), onde já tinha comprado varias motas, mas de outras marcas e não só e nunca tive problemas com as revisões dessas motas antes, facto que me estranha que esta tenha este problema.
Se não me resolverem o problema vou ter de tomar outras atitudes e inclusivamente resolver o contrato de compra e venda, uma vez que não é normal a situação de uma moto nova com aquele problema.
Vamos ver o que me dizem.

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #13 em: 13 de Outubro de 2015, 23:45 »
Desejo-te toda a sorte na resolução do problema, eu tive uma Piaggio 125 Xevo e se havia coisa que não desaparecia era óleo.

Pode ser considerado por alguns uma atitude radical mas eu no teu caso deixava lá a mota e exija o valor de volta...

Luis Marques

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #14 em: 23 de Julho de 2016, 01:04 »
Olá pessoal de novo.
Finalmente o problema da fuga de óleo está resolvido, mas não sei como fizeram mas neste momento não existe.
Neste momento a Scooter tem 2650 km mas agora deparei com outro problema que acho estranho.
Antigamente a velocidade máxima que atingia (marcada no conta quilómetros) era de 118 Km\h fosse em reta ou a descer e cortava a injeção, mas neste momento está a cortar por volta dos 112 - 114 Km\h e mesmo a descer não dá mais.
Porque será?
Já lhe mudei a vela por uma igual porque me parecia que estava um pouco amarela no isolante mas não resolveu nada.
Também por vezes se ouve um silvo que após verificação, é da bomba de gasolina a puxar a mesma.
Falei com a oficina e disseram que o ruído é a bomba que pode estar desforrada naquele momento e está a puxar.
Será que a bomba não debita a gasolina suficiente para a velocidade naquele momento?
Numa outra oficina da marca (onde comprei a vela) disseram que também pode ser a correia de transmissão, mas com a actual quilometragem não pode ser.
Nesta mesma oficina disseram que se fosse a bomba a luz da injeção acendia a avisar mas isso não acontece.
Gostaria de saber se alguém teve este problema.
Boa curvas para todos.

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #15 em: 23 de Julho de 2016, 11:21 »
Pode ser os pesos do variador a acusar algum desgaste e dai já não dar a velocidade que dava ou filtro de ar obstruído ou o tipo de gasolina ou até como está mais calor e o motor não obter o mesmo rendimento.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Luis Marques

  • Visitante
Re: Fuga de oleo motor piaggio 125 3v
« Responder #16 em: 23 de Julho de 2016, 16:57 »
Olá de novo.
O que são os pesos do variador? Como posso verificar isso?
Nunca ouvi falar disso, mas com a quilometragem que tenho será normal?
Na oficina onde comprei a vela nova disseram que normalmente os problemas com a correia antes dos 10000 Km não acontecem.
A gasolina que uso foi sempre de 98 octanas (Bp ou Repsol), nas motas que já tive sempre usei a de 98 por ser mais rica.
Não sei o que possa ser.
Também já me lembrei que o pneu de traseiro já está com algum desgaste (o que acho estranho tendo em conta os Km e normalmente ando devagar, menos em alguma via rápida que faço ás vezes não passo dos 100 Km\h devido á tipologia de estrada onde ando) a relação de transmissão é mais curta e logo tem mais arranque mas menos velocidade de ponta, mas normalmente isso não é significativo, mas como nunca tive uma mota com um motor tão pequeno, não sei se tem influência.
Boas curvas para todos.